A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,"— Transcrição da apresentação:

1 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE

2 Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram, em 2003, US$ 1,515 bilhão, representando 2,4% no total exportado pelas empresas de todos os portes;  Em número de firmas, as micro e pequenas empresas industriais exportadoras alcançaram 7.002 unidades em 2003, representando 62,1% do total de firmas exportadoras, sendo 2.627 microempresas (23,3%) e 4.375 pequenas empresas (38,8%). Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, 1998-2003. (2004)

3  Crescimento no número de micro e pequenas empresas exportadoras, que passa de 5.778 firmas, em 1998, para 7.002, em 2003. Possíveis causas:  Criação de consórcios de exportação, desenvolvidos pela APEX;  Incentivos à diversificação da pauta exportadora, incorporando empresas com novos produtos antes ausentes da pauta;  Programa “Exporta Fácil” dos Correios, que facilitou e agilizou as vendas externas de produtos de pequeno valor;  Implantação da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (MDIC), auxiliando as empresas a ingressarem ou expandirem a atividade24. Fonte: Sebrae. As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira, 1998-2003. (2004) Presença das MPE Industriais nas Exportações

4 Dificuldades dos Exportadores Brasileiros Fonte: Markwald, R. e Puga, F. (2002) Maiores Dificuldades % Lidar com procedimentos burocráticos e administrativos 43,6 Obter informações comerciais: mercados, concorrência, etc 23,5 Adaptar-se para atender à demanda externa: produtos, processos produtivos 16,5 Obter informações sobre regras do mercado externo: normas técnicas, barreiras comerciais 12,8 Não respondeu 3,6 Total100,0

5 Mercado Brasileiro de TI Valores aproximados: Mercado Brasileiro: 10 bilhões de dólares Participação Multinacionais: 8,3 bilhões de dólares Participação Emp.Nacionais: 1,7 bilhões de dólares Importação: 1 bilhão de dólares (royalties) Exportação: 400 milhões de dólares Fonte: Softex

6 EXPORTAÇÃO OU INTERNACIONALIZAÇÃO?

7 Motivações para Internacionalização Proativas Decisão estratégica da empresaDecisão estratégica da empresa Acesso a novos mercadosAcesso a novos mercados Maior volume de vendasMaior volume de vendas Melhores margens de lucroMelhores margens de lucro Segurança às oscilações no mercado internoSegurança às oscilações no mercado interno Compromisso com a inovação, qualidade e competitividadeCompromisso com a inovação, qualidade e competitividade ImagemImagem Reativas Pressões da concorrênciaPressões da concorrência Excesso de capacidade produtivaExcesso de capacidade produtiva Saturação do mercado domésticoSaturação do mercado doméstico

8 Decisão de Internacionalização Aproveitamento de oportunidades casuais Lucro no curto prazo Atitude deliberada para aproveitar uma oportunidade Estratégia de Internacionalização Posicionamento face à Internacionalização

9 COMO? (Formas de Operação) Exportação, Agentes, Subsidiárias, Licenciamento, Franchising, etc. MODO DE ACESSO O QUÊ? Vendas de produtos, Serviços, Know- How SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL ONDE? (Mercados) (Distância Política, Cultural e Física) AMBIENTE/ SEGMENTAÇÃO INTERNACIONAL Dimensões Internas da Internacionalização Estrutura Gerir Relações Internacionais Finanças Competências Internas INTERNACIONALIZAÇÃO As Dimensões da Internacionalização


Carregar ppt "EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google