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PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA PERÍODO - 03N TURMA – 01 ARACAJU,2009 DISCIPLINA: TEORIA GERAL.

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1 PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA PERÍODO - 03N TURMA – 01 ARACAJU,2009 DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

2 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO HENRY FAYOL (1841-1925) NASCEU EM CONSTANTINOPLA, EM UMA FAMÍLIA BURGUESA, FOI EDUCADO NO LICEU DE LION NA FRANÇA. FORMOU-SE EM ENGENHARIA DE MINAS E ENTROU PARA UMA EMPRESA METALÚRGICA E CARBONÍFERA, ONDE FEZ CARREIRA. PUBLICOU EM 1916 O LIVRO “ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL E GERAL”.

3 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE DO TODO ORGANIZACIONAL E DE SUA ESTRUTURA PARA GARANTIR EFICIÊNCIA A TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS. (PESSOAS E/OU DEPARTAMENTOS) ABORDAGEM SISTÊMICA, GLOBAL E UNIVERSAL DA EMPRESA, INAUGURANDO UMA ABORDAGEM ATÔMICA E ESTRUTURAL QUE RAPIDAMENTE SUPLANTOU A ABORDAGEM ANALÍTICA E CONCRETA DE TAYLOR. FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA TÉCNICAS; COMERCIAIS; FINANCEIRAS; SEGURANÇA CONTÁBEIS e; ADMINISTRATIVAS.

4 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA TÉCNICAS: RELACIONADAS COM A TRANSFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE BENS (PRODUTOS E/OU SERVIÇOS); COMERCIAIS: RELACIONADAS COM A TRANSAÇÃO DE COMPRA, VENDA E PERMUTA; FINANCEIRAS: RELACIONADAS COM A CAPTAÇÃO E BOM USO DO CAPITAL; SEGURANÇA: RELACIONADAS COM A PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO DAS PESSOAS E DOS BENS; CONTÁBEIS: RELACIONADAS COM OS CONTROLES E REGISTROS DAS DESPESAS ORGANIZACIONAIS (INVENTÁRIOS, BALANÇOS, CUSTOS E ESTATÍSTICAS); ADMINISTRATIVAS: RELACIONADAS COM A INTEGRAÇÃO DE TODAS AS OPERAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO; AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS, COORDENAM E SINCRONIZAM AS DEMAIS FUNÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES, TENDO PORTANTO, INTERFERÊNCIA E INFLUÊNCIA SOBRE AS DEMAIS FUNÇÕES.

5 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS PREVISÃO – VISUALIZAR O FUTURO E TRAÇAR O PROGRAMA DE AÇÃO, UNIDADE, CONTINUIDADE, FLEXIBILIDADE E PRECISÃO. ORGANIZAÇÃO – CONSTITUIR O DUPLO ORGANISMO MATERIAL E SOCIAL DA EMPRESA. PROPORCIONA TODAS AS COISAS ÚTEIS AO FUNCIONAMENTO DA EMPRESA. COMANDO – DIRIGIR E ORIENTAR OS RECURSOS (HUMANOS E MATERIAIS). LEVA A ORGANIZAÇÃO A FUNCIONAR. SEU OBJETIVO É ALCANÇAR O MÁXIMO RETORNO DE TODOS OS RECURSOS ORGANIZACIONAIS. COORDENAÇÃO – HARMONIZAR TODOS OS ATOS E TODOS OS ESFORÇOS COLETIVOS. SINCRONIZA AÇÕES EM SUAS PROPORÇÕES CERTAS E ADAPTA OS MEIOS AOS FINS. CONTROLE – VERIFICAR PARA QUE TUDO OCORRA DE ACORDO COM AS REGRAS ESTABELECIDAS E AS DIRETRIZES TRAÇADAS.

6 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL DIVISÃO DE TRABALHO: CONSISTE NA ESPECIALIZAÇÃO DAS TAREFAS E DAS PESSOS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA; AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE: É O DIREITO DE DAR ORDENS E O PODER DE ESPERAR OBEDIÊNCIA; DISCIPLINA: DEPENDE DA OBEDIÊNCIA, COMPORTAMENTO E RESPEITO AOS ACORDOS ESTABELECIDOS; UNIDADE DE COMANDO: CADA EMPREGADO DEVE RECEBER ORDENS DE APENAS UM SUPERIOR. PRINCÍPIO DA AUTORIDADE ÚNICA; UNIDADE DE DIREÇÃO: A ORGANIZAÇÃO TODA DEVE ESTAR SE MOVENDO EM DIREÇÃO A UM OBJETIVO COMUM; SUBORDINAÇÃO DO INTERESSE INDIVÍDUAL AO INTERESSE GERAL: OS INTERESSES GERAIS DA EMPRESA DEVEM SOBREPOR- SE AOS INTERESSES INDIVIDUAIS;

7 REMUNERAÇÃO DO PESSOAL: O PAGAMENTO DEVERIA SER JUSTO, NÃO EXPLORATIVO, E RECOMPENSAR O BOM DESEMPENHO; CENTRALIZAÇÃO: CONCENTRAÇÃO DA AUTORIDADE NO TOPO DA HIERARQUIA DA ORGANIZAÇÃO; CADEIA ESCALAR: LINHA DE AUTORIDADE QUE VAI DO ESCALÃO MAIS ALTO AO MAIS BAIXO EM FUNÇÃO DO PRINCÍPIO DE COMANDO; ORDEM: UM LUGAR PARA CADA COISA E CADA COISA EM SEU LUGAR. É A ORDEM MATERIAL E HUMANA, PARA O BEM DA EFICIÊNCIA E COORDENAÇÃO; EQUIDADE: JUSTIÇA PARA ALCANÇAR A LEALDADE DO PESSOAL; TODOS OS EMPREGADOS DEVERIAM SER TRATADOS O MAIS “IGUALMENTE” POSSÍVEL; PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL

8 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL ESTABILIDADE DO PESSOAL NO CARGO: A RETENÇÃO DOS TRABALHADORES MAIS PRODUTIVOS DEVERIA SER ALTA PRIORIDADE DA ADMINISTRAÇÃO, A ROTATIVIDADE DE PESSOAL É PREJUDICIAL PARA ORGANIZAÇÃO; INICIATIVA: OS ADMINISTRADORES DEVEM ENCORAJAR AS INICIATIVAS DOS TRABALHADORES, CAPACIDADE DE VISUALIZAR UM PLANO E ASSEGURAR PESSOALMENTE SEU SUCESSO; ESPÍRITO DE EQUIPE: OS ADMINISTRADORES DEVEM ENFATIZAR A HARMONIA E A BOA VONTADE GERAL ENTRE OS EMPREGADOS, COMO GRANDE FORÇA PARA ORGANIZAÇÃO.

9 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR ADMINISTRAR É APLICAR O CONHECIMENTO À AÇÃO. NA DÉCADA DE 40, ADMINISTRAR SIGNIFICAVA : “AQUELE PESSOAL DO ANDAR DE CIMA”. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SURGIU A NECESSIDADE DE ALGUÉM PARA POR ORDEM E/OU TOMAR CONTA DAS PESSOAS, LOGO SURGIU O ADMINISTRADOR. DÉCADA DE 50, PRIMEIRA DEFINIÇÃO: ADMINISTRADOR, É AQUELE QUE DETÉM POSIÇÃO E PODER; ADMINISTRADOR, É ALGUÉM QUE TEM SUBORDINADOS. NOS ANOS 60, SURGE OUTRA DEFINIÇÃO: ADMINISTRADOR, É ALGUÉM RESPONSÁVEL PELOS SUBORDINADOS; ATUALMENTE, “ADMINISTRADOR, É ALGUÉM RESPONSÁVEL POR APLICAR O CONHECIMENTO À AÇÃO EFETIVA”.

10 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR O ADMINISTRADOR NÃO É AVALIADO TÃO SOMENTE POR POSSUIR PROFUNDOS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E UM CURRÍCULO PROFISSIONAL INVEJÁVEL. ELE É AVALIADO PELA MANEIRA COMO REALIZA SEU TRABALHO E OS RESULTADOS QUE CONSEGUE OBTER COM OS RECURSOS DISPONÍVEIS, OU SEJA; SEU MODO DE AGIR; SUAS ATITUDES; POR SUA PERSONALIDADE E; FILOSOFIA DE TRABALHO.

11 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR CARACTERÍSTICAS DO ADMINISTRADOR: SOLUCIONAR PROBLEMAS; DIMENSIONAR RECURSOS E PLANEJAR SUA APLICAÇÃO; DESENVOLVER ESTRATÉGIAS; FAZER DIAGNÓSTICO DE SITUAÇÕES; TRANSFORMAR A INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO E ESTE EM AÇÃO EFETIVA; FORMAR UMA BOA EQUIPE E LIDERÁ-LA.

12 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR OS ADMINISTRADORES SÃO RESPONSÁVEIS: PELOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO E DE SEUS SUBORDINADOS; POR DISTRIBUIR OS TRABALHOS, PLANEJAR E CONTROLAR OS RESULTADOS; POR DECIDIR QUEM DEVE SER ADMITIDO, PROMOVIDO E DEMITIDO; PELA ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS NOVOS EMPREGADOS; PELO TREINAMENTO DE SEUS SUBORDINADOS; E POR ZELAR PELA SEGURANÇA NO TRABALHO DE TODO PESSOAL.

13 SEGUIDORES DE FAYOL LUTHER GULICK (1892-1983) LYNDALL URWICK (1891-1984) NASCIDO NO JAPÃO, FOI DIRETOR DO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA, NA UNIVERSIDADE DE COLUMBIA. POSDCORB: PLANNING (PLANEJAMENTO); ORGANIZING (ORGANIZAÇÃO; STAFFING (ASSESSORIA); DIRECTING (DIREÇÃO); COORDINATION (COORDENAÇÃO); REPORTING (INFORMAÇÃO); BUDGETING (ORÇAMENTAÇÃO).

14 SEGUIDORES DE FAYOL JAMES MOONEY (1884-1957) ALAN REILEY (1869-1947) FOI PRESIDENTE DA GENERAL MOTORS EXPORT CORPORATION – 1920. AUTOR DO CLÁSSICO ONWARD INDUSTRY (INDÚSTRIA PROGRESSIVA) – 1931. NO QUAL SE PROPUNHA A ESTABELECER OS PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL QUE PERMITIRIAM O ALCANÇE DOS OBJETIVOS INDUSTRIAIS ‘LUCRO POR MEIO DE SERVIÇO’.

15 APRECIAÇÃO CRÍTICA LYNDALL URWICK – FUNDAMENTA-SE NA CONCEPÇÃO DE QUE PARA ESPECIALIZAR O TRABALHO ADMINISTRATIVO, A ORGANIZAÇÃO DEVERIA SE: RESTRINGIR AO ESTUDO DA ESTRUTURA DA EMPRESA; COMPREENDENDO: ÓRGÃOS, ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR ESSES ÓRGÃOS; MÉTODOS POR MEIO DOS QUAIS ESSAS ATIVIDADES ERAM REALIZADAS e o; RESPECTIVO INTERLIGAMENTO E INTER-RELACIONAMENTO.


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