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Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos (27)3227-3613/88149853.

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1 Liderança e comprometimento organizacional Profª Alzira Bermudes Barcellos alzirabermudes@uol.com.br (27)3227-3613/88149853

2 Alguns pressupostos sobre liderança: Líder é o indivíduo que possui seguidores; Líder é o indivíduo que possui seguidores; Liderança não se relaciona diretamente com caráter; Liderança não se relaciona diretamente com caráter; O verdadeiro líder nasce pronto; O verdadeiro líder nasce pronto; A liderança é um fenômeno situacional. A liderança é um fenômeno situacional.

3 Liderança é:  A influência interpessoal para a consecução de comportamentos ou ações, na direção de um ou mais objetivos;  O potencial de influência de uma pessoa sobre outra (ou outras), mudando sua maneira de pensar, agir, ser;  Só se concretiza e se legitima se houver consentimento de outrem.

4 Liderança é: É conectar os seus empregados ao negócio; É obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários; É a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deve ser feito; É a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas.

5 Fatores que influenciam o estilo de liderar:  Características pessoais do líder: personalidade, visão de mundo, do trabalho e da organização; percepção de seu próprio papel e dos subordinados, competências etc.;  tipo de organização: grau de modernidade e complexidade, grau de burocratização, cultura organizacional, experiência acumulada, prestígio;  a natureza do trabalho;  o tamanho do grupo;  a urgência dos trabalhos;  Tempo de convivência e sinergia dos grupos;  a maturidade profissional dos liderados.

6 Bases e legitimação da liderança Crença na superioridade do ponto de vista teórico, técnico ou relacional Eficiência, eficácia, segurança, autonomia, criatividade Competên- cia Afeto, admiração, respeito, confiança, valorização Respeito, valorização dos outros, empatia, ações justas Referência Reconhecimento do poder de oferecer vantagens Controle de recursos e recompensas Recom- pensa Temor de represálias ou perda de vantagens Força, ameaça de aplicação de sanções Coerção LegitimaçãoBasePoder

7 Valores de um líder O valor do conhecimento O valor da conquista O valor da inteligência emocional O valor da autocrítica O valor da humildade

8 Dimensões situacionais da liderança A partir da relação de tempo de convivência e sinergia do grupo: Técnica Administrativa Psicossocial Política/estratégica

9 Ser chefe e ser líder Os Chefes empurram Os líderes puxam Os Chefes comandam Os líderes comunicam Os Chefes são mestres Os líderes são maestros Os Chefes são comandantes Os líderes são treinadores Os Chefes são os donos da voz mais alta Os líderes dos ouvidos mais acurados O Chefe administra O líder inova Os Chefes é um cópia O líder é um original O Chefe mantém O líder desenvolve O Chefe focaliza os sistemas e a estrutura O líder inspira confiança

10 Ser chefe e ser líder O Chefe pergunta "como" e "quando“. O líder pergunta "o quê" e "por quê?“ O Chefe convive melhor no "status-quo“. O líder desafia, muda O Chefe é um bom soldado. O líder é ele mesmo O Chefe faz a coisa corretamente. O líder faz a coisa certa O Chefe obtém resultados através - ou apesar - das pessoas. O líder desenvolve pessoas e grupos. O Chefe quer segurança e estabilidade. O líder quer desafios O Chefe busca "status" de vida. O líder privilegia qualidade Os Chefes são obedientes. Os líderes contestadores Os Chefes são fazedores. Os líderes criativos. O Chefe veste a camisa da empresa. Os líderes participam dos negócios da empresa

11 Liderança “A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes.” (Peter Drucker)

12 Liderar e gerenciar.... Gerenciar é colocar para trabalhar os seus empregados no seu negócio; Gerenciar é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como empregados; Gerência é a arte de fazer com que os outros façam algo que você está convencido que deva ser feito; É a arte de mobilizar os outros a trabalhar; É a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados.

13 GESTÃO DE CONFLITOS O conflito é inevitável na vida humana; Conflito é um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante;

14 GESTÃO DE CONFLITOS O conflito não é bom e nem ruim, depende da forma como lidamos com ele; Nas organizações, pode ser definido como conflito, quando as partes da empresa procuram exercer o seu poder em busca de objetivos ou metas; Como não é possível viver sem conflito, as pessoas e as organizações precisam saber administrá-lo e resolvê-lo.

15 EFEITOS POSITIVOS DOS CONFLITOS Expressões de reivindicações, oportunizando o acerto de contas; Feedback; Atenção ao problemas existentes; Desenvolvimento de diferentes pontos de vista, interesses e valores.

16 EFEITOS NEGATIVOS DOS CONFLITOS Desperdício de energia humana e tempo; Competitividade excessiva; Desenvolvimento de sentimentos ruins como: frustração, hostilidade e tensão; Quando não resolvido, prejudica o resultado da organização.

17 DETECTANDO O CONFLITO... Existência de grupos que realizam trabalhos diferentes e específicos; Necessidade de compartilhar recursos humanos, materiais ou financeiros; A interdependência de atividades;

18 RESOLVENDO O CONFLITO Foco no resultado; Foco no relacionamento; Integração; POSSÍVEIS RESULTADOS Perde-perde; Perde-ganha; Ganha-ganha;

19 A resolução de um conflito leva a novos e diferentes conflitos e assim indefinidamente. Uma das maneiras de avaliar a eficácia da solução é verificar o caráter dos novos conflitos que dela ocorrem. Nas empresas, é fundamental a atuação da alta liderança, mas também a disciplina da autoliderança, ou seja, se reconhecer como indivíduo e aceitar as diversidades.

20 “MUITOS EMPRESÁRIOS E LÍDERES PROCURAM EMPREGADOS COM PERSONALIDADE SEMELHANTE. MAS SE NÓS VEMOS TUDO DA MESMA MANEIRA, UM DE NÓS É DESNECESSÁRIO”. Stephen Covey


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