A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens

2 Por que as pessoas buscam grupos? Status; Segurança; Realização de tarefas; Socialização; Desejo; Vontade; Motivação

3 Qual a diferença entre uma grupo e uma equipe?

4 GRUPO E EQUIPE Toda equipe é um grupo; mas nem todo grupo é uma equipe. GRUPO EQUIPE GRUPO EQUIPE

5 Vantagens do Trabalho em Equipe As equipes têm mais fontes de informação; A equipe é mais criativa; O trabalho em equipe incrementa a aprendizagem; Satisfação dos membros quando participam de um processo de decisão; Os membros da equipe aprendem mais sobre si próprios através da interação.

6 Desvantagens do Trabalho em Equipe O gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades de comunicação e interação, afetando os resultados do trabalho. Certos indivíduos ficam constrangidos ou são marginalizados por acharem o trabalho em equipe difícil e contrário a seu estilo natural. As equipes começam a disputar entre si, em detrimento da empresa como um todo.

7 Histórico BOPE Batalhão Operações Especiais; Criado em 19 de janeiro de 1978; Desenvolvido: competencia, coragem e determinação; So os fortes sobrevivem; Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão; A remuneração não é alta.

8 ENTENDENDO O QUE É SER CAVEIRA

9 Pilares para formação EQUIPE BOPE CONDUTA QUALIDADERESULTADO

10 Por que entrar no BOPE?

11 Motivação Como motivar uma equipe?

12 MOBILIZAR – TREINAR – AGIR - CORRIGIR -Princípio Relevância – Querer/Poder/Fazer; -Princípio Desconforto – Adaptação/Evolução; -Princípio Desidratativo – Superação Limites; -Princípio Cooperação – Trabalho Equipe.

13 5 MANDAMENTOS DOS CAVEIRAS 1)Aprenda sempre: o saber não ocupa espaço; 2)Reconheça sua missão, Estabeleça metas, Planeje e determine tempo para cumpri-las: Comece logo e termine o que começar ; 3)Faça sempre o melhor e seja disciplinado na execução; 4)Você é o líder de você mesmo e o seu próprio adversário: Não reclame, não adie, e não desista, Persista! 5)Você nunca está sozinho: tem sua família e sua equipe. Valorize isso e lute por eles.

14 Para quem decide vencer Missão Dada é Missão Cumprida!

15 PARA TER UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE PRECISA É TREINAMENTO!!

16 O INDIVÍDUO E O GRUPO a ) interesses, inibições; b) aptidões, desejos, frustrações; c) valores e motivações variadas; d) desejo de segurança, companheirismo; e) perguntas às suas dúvidas. As pessoas trazem para o grupo:

17 FORMAÇÃO DE EQUIPES dividir responsabili- dades; descobrir e/ou desen- volver novos poten-ciais; oportunizar a integra- ção; promover a vivência da fraternidade; tornar viável a reali- zação do trabalho. OBJETIVOS: não é imposta, mas conquistada; só com o consenti- mento do grupo; o líder: sabe mais; caça talentos; valoriza e confia na equipe; autocontrole; auxilia o grupo na con- secução dos objetivos. LIDERANÇA:

18 Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros: Confiança; Empatia; Respeito a individualidade; Comunicação aliada a interação; Afetividade; Afinidade.

19 PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UMA EQUIPE COOPERAÇÃO Sinergia – derivada do grego Synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho

20 Cinco Desafios das equipes Os membros confiam uns nos outros; Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura, porém, sem radicalismo; Eles se comprometem com as decisões e planos de ação; Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos; Eles se concentram na realização dos resultados coletivos. ( E não somente os individuais).

21 Diferença entre grupo e equipe GrupoEquipe Trabalhar sozinhoTrabalhar Juntos Ênfase nas habilidades técnicasÊnfase nas habilidades interdisciplinares (interpessoal) Atividades e tarefas estritamente definidas Tarefas (habilidade e conhecimento amplo) Coordenadores determinam o trabalhoCoordenadores e equipe determinam e planejam juntos Informações restritas ao coordenadorInformações compartilhadas entre todos Recompensa no desempenho individual Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é desencorajado e punido Assumir riscos é encorajado

22

23 EQUIPES DE ALTA PERFORMACE BUSCAM Resultados financeiros compatíveis; Custos compatíveis com qualidade; Nível qualidade honesto: cliente e empresa; Reconhecimento e satisfação para a equipe; Aprendizagem e crescimento pessoal – desafio e sentido do trabalho; Integra as pessoas e eleva a confiança; Fortalece o grupo e a organização; Atinge resultados.

24 Estrutura Organizacional Horizontalizada; Foco no cliente; Acesso à informações; Apoio à inovação; Ênfase no aprendizado; Flexibilidade; Remuneração por resultados; Trabalho em equipe CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

25

26

27 BARREIRAS PARA EQUIPES DE ALTA PERFORMACE 1.Metas e objetivos confusos; 2.Papéis não resolvidos; 3.Tomada de decisão equivocada; 4.Políticas erradas, procedimentos obtusos; 5.Problemas relacionados as pessoas; 6.Liderança ruim; 7.Organização com visão embaçada; 8.Feedback mal feito; 9.Sistemas de recompensas mal concebido; 10.Falta de vontade de mudar; 11.Falta de suporte.

28 OS 5 C´S DE UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE

29 FORMAÇÃO DE EQUIPES CRITÉRIOS: interesse em se preparar para a tarefa; disponibilidade para as atividades propostas; habilidade em relação às atividades educacionais ou as de relacionamento com as pessoas; Missão, Visão e Valores são parte da equipe. SELEÇÃO: Entrevista, dinâmicas, testes. PRÁTICA Treinamento; Desenvolvimento.

30 EQUIPE BEM INTEGRADA comunica-se bem; lidera e sabe liderar na hora certa; é motivada, acredita no que faz; é criativa, encontra soluções novas para os problemas; é atualizada, está bem informada e usa as informações quando precisa; transmite informações corretas entre os membros da equipe.


Carregar ppt "GRUPOS E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google