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Gestão e Empreendedorismo

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Apresentação em tema: "Gestão e Empreendedorismo"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão e Empreendedorismo
Professor Mestre Eliomar B. Furquim

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3 Objetivo disciplina Permitir que os alunos possam adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da gestão e do empreendedorismo e permitir o conhecimento das principais práticas de gestão aplicadas pelas organizações (com ou sem fins lucrativos), tendo em vista a busca da excelência de desempenho.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor. Definir: “Empreendedorismo pode ser aprendido?” Comportamentos dos empreendedores de sucesso: Características do empreendedor. Planos de Negócios: O que é e para que serve; Estrutura do Plano de Negócios; Pesquisa de Mercado; Planejamento de Marketing; Planejamento Financeiro; Desenvolvimento de um Plano de Negócios. Fundamentos da Excelência - Critérios utilizados para avaliar a aplicação dos Fundamentos da Excelência: (FNQ) Empreendedorismo Corporativo: Definição e conceitos; Aplicação empresarial.

5 Através das estratégias de trabalho e de avaliações, os alunos deverão ter a oportunidade de desenvolver as competências: Comunicação e expressão Desenvolvimento ético e pessoal Trabalho em Equipe

6 ESTRATÉGIA DE TRABALHO
As aulas deverão ser predominantemente, expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado para cada aula. Deverão ser sempre, sugeridos materiais de leitura adicionais, como forma de estimular e orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos Vídeos, filmes, artigos e textos que estimulem a reflexão sobre si mesmo, seus objetivos e sua vida atual.

7 AVALIAÇÃO Serão respeitados os critérios de avaliação e aprovação definidos pela Universidade. Visando a estimular os trabalhos em equipe, poderão ser realizadas provas em duplas. Estímulo ao desenvolvimento de uma Feira de Empreendedorismo, a ocorrer no final do semestre, na própria universidade, que deverá ser avaliada por todos os professores e alunos do curso.

8 ATENÇÃO FALTAS – 25% - MAXIMO 10 FALTAS NO SEMESTRE
CELULAR – PROIBIDO EM SALA DE AULA.

9 “ Podemos dar um barco a uma pessoa, podemos colocar o barco na água, podemos colocar essa pessoa no barco, podemos dar os remos a essa pessoa, mas para o barco andar, só se essa pessoa quiser”

10 Por que ensinar empreendedorismo?
Alta taxa de mortalidade das empresas ( a cada 3 empresas criadas, duas fecham as portas); As relações de trabalho estão mudando; A metodologia do ensino tradicional não é adequada para formar empreendedores; A percepção da importância da prática administrativa; Ética e Cidadania I HAVE A DREAM

11 Comente a idéia Muitos buscam o sigilo do negócio, mas é preciso discutir a idéia. Buscar opiniões a respeito do negócio.

12 A importância das perguntas...
A metodologia do empreendedorismo consiste na tese de que os alunos é que geram o conhecimento. É a formação de uma pessoa capaz de aprender a aprender e definir a partir do indefinido.

13 O ensino não visa a criação de empresas de sucesso e sim empreendedores de sucesso.
É uma das áreas que mais se cometem erros, caberá a habilidade do empreendedor aprender com eles e transformá-los em alimento para acertos e sucessos.

14 Aprendizado “normal” X Aprendizado do empreendedor
“Ele quer induzir Luísa a buscar sozinha o conhecimento de que necessita; quer que ela aprenda a aprender. Diferentemente do aprendizado nas áreas em que se busca a resposta certa, a grande virtude do empreendedorismo é a capacidade de formular as perguntas pertinentes, que geralmente não apontam para uma só verdade, para uma única “resposta certa”, mas para vários caminhos e diferentes alternativas.” Pág. 54 – O Segredo de Luísa

15 O fracasso acontece se... O empreendedor não muda suas idéias;
Gasta pouco tempo na comunicação com sócios, colaboradores e clientes; Faz mais, em vez de aprender mais. Pág. 59

16 Fatores de sucesso... Imagine como fazer funcionar algo.
Tenacidade e criatividade irão triunfar; Qualquer coisa é possível se você acredita que pode fazê-la; Veja o copo meio cheio, e não meio vazio;

17 Seja insatisfeito com o jeito como as coisas estão e procure melhorá-las;
Faça as coisas de forma diferente; Não assuma riscos desnecessários, mas assuma risco calculado se considerar que a oportunidade é certa para você;

18 Tenha orgulho de suas realizações, isso é contagiante;

19 Fontes de Idéias Negócios existentes Franquias e patentes
Revistas da área, institutos de pesquisa, universidades etc Feiras e exposições Contatos profissionais Observação

20 Exercício Criatividade
Na sequência abaixo, corte dez letras, de forma que as que ficarem formem uma palavra, sem alterar a ordem. B S A E N I S L A E N T R A A S

21 Criatividade – vídeo Jogando Dama

22 Resultado B S A E N I S L A E N T R A A S BANANA

23 Fator mais importante da empresa
O empreendedor líder e a qualidade de sua equipe.

24 O mentor O que é um mentor?
“É um empreendedor experiente que atua como conselheiro para o novo empreendedor. Na elaboração do Plano de Negócios, o mentor terá importante papel. Ele será um consultor em todas as fases de elaboração.” “ o mentor é um mestre que irá ensinar a arte de empreender”

25 O sete segredos do sucesso (de acordo com Fernando Dolabela – Timmons/94)
Não há segredos. Somente o trabalho duro dará resultados; Tão logo surge um segredo, todos o conhecem imediatamente; Nada mais importante do que um fluxo de caixa positivo; Se você ensina uma pessoa a trabalhar para outras, você a alimenta por um ano; mas se você a estimula a ser empreendedor, você a alimenta, e a muitas outras, durante toda vida;

26 Não deixe o caixa ficar negativo;
O empreendedorismo, antes de ser técnico ou financeiro, é fundamentalmente um processo humano; A felicidade é um fluxo de caixa positivo.

27 Aula 02 – C.Computação –

28 A Computação está presente em praticamente todas as atividades humanas, portanto, o bacharel em Ciência da Computação pode atuar em diversas áreas, como: Controle de processos em fábricas, Área empresarial e de empreendedorismo, Robótica, Projeto de redes de computadores, Projeto de hardware específico, Pesquisa científica, Projeto de banco de dados, Projeto de computação gráfica e jogos de computadores.

29 Sucesso é uma consequência do trabalho especial.
Se você faz o que todo mundo faz, você chega aonde todo mundo chega. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, precisa fazer o que a maioria não faz. Roberto Shinyashiki

30 transformando idéias em negócios - Pessoas e Processos -

31 “ Nosso alvo na vida deveria ser não ultrapassar os outros, mas o de ultrapassar a nós mesmos”
M.J. Babcock

32 Características de um pessoa empreendedora

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41 Exercício “Casos de sucesso – como Natura, Microsiga, Gol, TAM, Grupo Ultra – deveriam ser mais comentados e discutidos. São lições de empreendedorismo as quais vale a pena conhecer. Quando João Hansen Júnior resolveu optar pelo PCV em tubos e conexões para sistemas hidráulicos no final da década de 1950, sua atitude foi considerada maluca (...). Hoje, a Tigre é uma empresa de grande porte, responsável pelo saneamento básico, principalmente em residências, em 90% dos municípios do país.” Fonte: LAMBRUNHO, Joseph A. O brilho da ousadia. Empreendedor, nº 93, jul   A)  Necessidade de realização, isenção fiscal e amigos influentes. B) Disposição para assumir riscos, autoconfiança e poucos escrúpulos. C) Autoconfiança, vasta experiência em negócios e necessidade de assumir riscos. D) Visão global do mercado, profundo conhecimento de macro-economia e contato com fornecedores exclusivos. E) Disposição para assumir riscos, necessidade de realização e autoconfiança.

42 Resposta “Casos de sucesso – como Natura, Microsiga, Gol, TAM, Grupo Ultra – deveriam ser mais comentados e discutidos. São lições de empreendedorismo as quais vale a pena conhecer. Quando João Hansen Júnior resolveu optar pelo PCV em tubos e conexões para sistemas hidráulicos no final da década de 1950, sua atitude foi considerada maluca (...). Hoje, a Tigre é uma empresa de grande porte, responsável pelo saneamento básico, principalmente em residências, em 90% dos municípios do país.” Fonte: LAMBRUNHO, Joseph A. O brilho da ousadia. Empreendedor, nº 93, jul   a)  Necessidade de realização, isenção fiscal e amigos influentes.   b) Disposição para assumir riscos, autoconfiança e poucos escrúpulos.   c) Autoconfiança, vasta experiência em negócios e necessidade de assumir riscos. d) Visão global do mercado, profundo conhecimento de macro-economia e contato com fornecedores exclusivos.        e) Disposição para assumir riscos, necessidade de realização e autoconfiança.

43 Processo Empreendedor

44 Identificar e avaliar a oportunidade ;
Desenvolvimento o Plano e Negocio ; Determinar e Captar os Recursos; Necessários Gerenciar o Negocio

45 Identificar e avaliar a oportunidade
Criação e abrangência da oportunidade Valores percebidos e reais da oportunidade Riscos e retornos da oportunidade Oportunidade versos habilidades e metas pessoas Situação dos competidores

46 Desenvolvimento o Plano e Negocio
1 – Sumario Executivo 2 – O conceito do Negocio 3 – Equipe de Gestão 4 – Mercado e Competidores 5 – Marketing e Vendas 6 – Estrutura e Operação 7 - Analise estratégicas 8 – Plano Financeiro

47 Determinar e Captar os Recursos Necessários
Recursos pessoas Recursos de amigos e parentes Angels Capitalista de risco Bancos Governo incubadoras

48 Gerenciar o Negocio Estilo de gestão Fatores críticos de sucesso
Identificar problemas atuais e potenciais Implementar um sistema de controle Profissionalizar a gestão Entrar em novos mercados Entender a influencia das Varias Variaves do Macro e Micro - Ambiente.

49 Embraer na China

50 COMO SE DIVIDE O MACRO AMBIENTE ?
MICROAMBIENTE EMPRESA

51 MACROAMBIENTE Forças tecnológicas Forças demográficas Forças políticas Forças culturais Forças naturais Forças econômicas

52 AMBIENTE DEMOGRÁFICO População humana ocupação raça sexo idade
Mudanças na estrutura etária do país Mudanças na família

53 movimentação da população
AMBIENTE DEMOGRÁFICO Migrações movimentação da população Aumento da escolaridade Composição étnica da população

54 Entretenimento e comunicação consomem 60% do tempo online dos adolescentes brasileiros.

55 AMBIENTE ECONÔMICO Constituído por fatores que afetam o poder de compra e padrão de gastos do consumidor Crédito Renda impostos Preços Poder de compra Custo de vida Distribuição de Renda Taxa de juros

56 A crise no sistema bancário nos Estados Unidos tem provocado quedas generalizadas nas bolsas de todo mundo e muitas dúvidas sobre a economia global. A Bolsa de Valores de São Paulo também vem sofrendo com grandes quedas, o valor do dólar voltou a subir e o crédito internacional ficou mais difícil. (Maio 2010) CRISE ECONÔMICA DA GRÉCIA DIVIDE PAÍSES EUROPEUS (Outubro de 2010) Revista Época Outubro de 2008 “A crise econômica é que vai mandar em 2010”

57 AMBIENTE NATURAL Escassez de matéria prima Custo de energia EMPRESA
Nível de poluição Recursos naturais

58 Empresa deve investir em P& D
AMBIENTE TECNOLÓGICO Novos produtos Oportunidades e Ameaças Novas tecnologia Empresa deve investir em P& D

59 desktop colorido

60 Proteção ao consumidor
AMBIENTE POLÍTICO Concorrência Proteção ao consumidor LEGISLAÇÃO Impostos Leis trabalhistas

61 Empresas brasileiras resgatam funcionários na Líbia
Pelo menos 128 colaboradores brasileiros da Odebrecht, Petrobrás e Andrade Gutierrez deixaram a capital Trípoli. Os 148 funcionários e parentes da Queiroz Galvão também poderiam ser resgatados ainda hoje. ( – 24 de Fev. ) – acesso

62 Cultura da interface – Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar – Steven Johnson Ao demonstrar como as interfaces – aqueles botões, figuras e palavras na tela através dos quais controlamos a informação – interferem em nossa vida cotidiana, delineia um exuberante panorama cultural e histórico, no qual as interfaces atuais assumem seu devido lugar na linhagem da inovação artística

63 A oportunidade Busca, formatação, criação Análise e avaliação
Retorno econômico Perspectiva de retorno

64 Próxima aula – 02-03 – Turma P

65 Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo
não estão preparados para implementar seus projetos empresariais. Eles apenas tiveram uma idéia, mas não identificaram uma necessidade de mercado!

66 O que é oportunidade em empreendedorismo?
Oportunidade = preparação, situação, chance

67 Fatores situacionais Experiência (trabalho, hobby, interesses…)
Oportunidades alternativas de carreira Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores de sucesso) Educação Redes sociais de relacionamento (network) Necessidades financeiras pessoais Economia local, regional e nacional

68 Fatores pessoais Auto-controle e auto-confiança
Motivação para fazer acontecer Auto-controle e auto-confiança Tolerância à ambiguidade Aceitar riscos Atenção às oportunidades Determinação Paixão

69 Fontes de idéias para novos negócios
Experiência prévia no ramo % Aperfeiçoamento de negócio atual % Identif. de oport. de negócios /nec. mercado 11% Busca sistemática % Brainstorming ou hobby % Fonte: Inc. Magazine

70 Sorte? Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

71 Evento de “disparo” vs. Decisão sistemática
Insatisfação com o trabalho Desemprego/perda do trabalho Crise na carreira Oportunidade bate à porta! Escolha deliberada da carreira a seguir

72 Implicações para a carreira
Trabalhe em uma indústria que você goste Pesquise a indústria Obtenha um trabalho em uma empresa de rápido crescimento nesta indústria Seja paciente: aguarde a oportunidade certa bater à porta

73 Encontrando oportunidades de alto potencial
Ganhe experiência relevante no ramo Construa seus contatos profissionais (network) Saiba onde detectar oportunidades Leia tudo e de tudo, Converse com todos Boas oportunidades são difíceis de encontrar, seja paciente!

74 Refletindo... A jornada empreendedora passa por
uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

75 Exercício – Criatividade - folha de papel


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