A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)"— Transcrição da apresentação:

1 A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Nutrição no Ciclo da Vida I

2 Alimentação da Nutriz Existem muitos tabus e mitos relacionados à dieta da mãe que amamenta: A primeira recomendação é a de que nenhum alimento deve ser excluído da sua dieta habitual só porque está amamentando. Da mesma maneira, ela não precisa incluir alimentos específicos para ter sucesso na lactação

3 Alimentação da Nutriz O princípio básico da alimentação da mãe que amamenta é garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para sua saúde. A diferença está no aumento da necessidade de energia, pois há um grande gasto de calorias para a produção do leite, cerca de 500 à 900Kcal/dia.

4 Alimentação da Nutriz O mais importante contudo é a mãe estar segura de que o seu leite é um alimento seguro e completo para o bebê, que já vem pronto de natureza, e portanto não é preciso se prender a mitos populares sobre os benefícios ou prejuízos de determinados alimentos.

5 Alimentação da Nutriz Uma precaução importante para mães que amamentam, que não pode ser esquecida, é o aumento na ingestão de líquidos Por exemplo: 1 litro de água, mais chás e sucos naturais. Isso evitará que a mãe desidrate e com isso diminua a produção de leite.

6 Precauções necessárias para a nutriz
Evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corante, alimentos light e adoçantes artificiais. Não exagerar em temperos de odor forte, como o alho. Não fumar nem fazer uso de bebidas alcoólicas. Não tomar medicamentos sem orientação médica, pois algumas drogas podem ser transmitidas para o leite.

7 Precauções necessárias para a nutriz
Repouso e relaxamento: a mãe que amamenta precisa de repouso, exercício moderado e relaxamento. Ambos os cônjuges precisam encontrar maneiras para relaxar, buscando reduzir o estresse de sua nova situação familiar, além de atender às suas próprias necessidades pessoais.

8 Verdades sobre a alimentação da nutriz
A canjica é um ótimo alimento para a nutriz, pois é rica em proteínas, cálcio e carboidratos. Porém não foi comprovado ainda que seu consumo aumenta a produção de leite. A cerveja é uma bebida alcóolica e por isso deve ser evitada durante o período de amamentação. É um mito acreditar que ela aumenta a produção de leite.

9 Enriquecendo a alimentação da nutriz
No caso de mães que não conseguem ganhar peso, ou emagrecem demasiadamente no período de amamentação, o indicado é rever os hábitos alimentares, procurando seguir a lista de alimentos indicados e lançar mão de enriquecimento das refeições, no caso de inapetência.

10 Algumas dicas Acrescentar leite em pó (2 col. de sopa) ao leite diário; Fazer vitaminas com leite condensado adicionado; Acrescentar azeite de oliva às saladas cruas; Utilizar grãos integrais pelo menos 1 vez ao dia; Variar alimentação, pelo menos 1 porção de cada grupo alimentar; Beber bastante líquidos, principalmente água e sucos naturais.


Carregar ppt "A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google