A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA APLICADA I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA APLICADA I"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA APLICADA I
ALUNA: Dirce Luzia Casani CURSO: Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) DISCIPLINA: Informática Aplicada I PROFESSOR: Nilzo Machado

2 O QUE É HIPERTENSÃO A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade.

3 Hipertensão arterial Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

4 HIPERTENSÃO ARTERIAL Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Uma pressão arterial sistólica de 140 ou mais é considerada hipertensão. Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra. Um número normal de pressão arterial diastólica é inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 é considerada hipertensão

5 A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente alta. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença.

6 Alimentação para hipertensos
Reduzir a quantidade de sal na elaboração de alimentos para não mais que 2g; Retirar o saleiro da mesa; Restringir o consumo de alimentos industrializados como: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks; Dar preferência aos temperos naturais como: limão, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha, em substituição aos similares industrializados.

7 ALIMENTAÇÃO PARA HIPERTENSOS

8 EVITAR O SAL Evite alimentos ricos em sal e reduza a ingestão de sal Se o sangue contém excesso de sal, os rins retém mais e eliminam menos água. O aumento do volume sanguíneo leva a um aumento da tensão arterial. Consequentemente, a tensão arterial aumenta. Se tal ocorrer de forma permanente, o doente pode desenvolver tensão arterial elevada.

9 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Escolha alimentos ricos em potássio e fibras
Dietas ricas em potássio e fibra Uma dieta rica em potássio e fibra produz uma redução moderada da tensão arterial. O potássio provoca um aumento da eliminação de água que provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial.

10 ALIMENTO QUE AJUDA A COMBATER A HIPERTENSÃO
A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.

11 CORAÇÃO SAUDÁVEL

12 PREVENINDO A HIPERTENSÃO

13 ALIMENTAÇÃO SADIA E ADEQUADA

14 MENSAGEM

15 MENSAGEM


Carregar ppt "INFORMÁTICA APLICADA I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google