A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTENSÃO ARTERIAL - INTRODUÇÃO O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTENSÃO ARTERIAL - INTRODUÇÃO O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6."— Transcrição da apresentação:

1

2 HIPERTENSÃO ARTERIAL - INTRODUÇÃO O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Pres

3 Pressão Arterial Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea e sofrem a influência pessoal e ambiental Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea e sofrem a influência pessoal e ambiental

4 Hipertensão Arterial Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

5 Para a Organização Mundial de Saúde, os valores admitidos são SISTÓLICADIASTÓLICANível < 130 < 85 Normal Normal limítrofe Hipertensão leve Hipertensão moderada > 179 > 109 Hipertensão grave > 140 < 90 Hipertensão sistólica ou máxima

6 Hipertensão Arterial No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão. No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão. A hipertensão arterial pode ser sistólica e diastólica (máxima e mínima) ou só sistólica (máxima). A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida. A hipertensão arterial pode ser sistólica e diastólica (máxima e mínima) ou só sistólica (máxima). A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida.

7 A hipertensão arterial pode ser: Primária – Herança genética em 70% dos casos – aumento da rigidez das paredes arteriais. Primária – Herança genética em 70% dos casos – aumento da rigidez das paredes arteriais. Secundária – existe um fator causal. Secundária – existe um fator causal. Medicamentoso; Medicamentoso; Coração; Coração; Cérebro; Cérebro; Rins; Rins; Doenças Vasculares; Doenças Vasculares; Diabetes Mellitus; Diabetes Mellitus; Visão. Visão.

8 Hipertensão Arterial No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva. No sistema nervoso central podem ocorrer infartos, hemorragia e encefalopatia hipertensiva. No coração, pode ocorrer cardiopatia isquêmica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita. No coração, pode ocorrer cardiopatia isquêmica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita. Nos pacientes com insuficiência renal crônica associada sempre ocorre nefroesclerose. Nos pacientes com insuficiência renal crônica associada sempre ocorre nefroesclerose.

9 Hipertensão Arterial No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores; No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores; No sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes, podendo levar a cegueira. No sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes, podendo levar a cegueira.

10 Hipertensão Arterial Cerca de 85% dos pacientes com AVE, acidente vascular encefálico e 40% da vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada. Cerca de 85% dos pacientes com AVE, acidente vascular encefálico e 40% da vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada. Isto é, tem outras patologias como diabetes mellitus, doenças vascular e outras. Isto é, tem outras patologias como diabetes mellitus, doenças vascular e outras.

11 Hipertensão Arterial As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não existe uma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco. As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não existe uma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco. Sedentarismo; Álcool; Sedentarismo; Álcool; Stresse; Idade; Stresse; Idade; Raça; Sexo. Raça; Sexo. Obesidade; Obesidade; Alimentação; Alimentação; Hereditariedade; Hereditariedade; Fumo; Fumo;

12 Que fatores podem estar relacionados á pressão arterial alta? - História familiar Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico. - Idade Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade. - Raça A pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca. - História familiar Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso comunique ao médico. - Idade Pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade. - Raça A pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.

13 Que fatores podem estar relacionados á pressão arterial alta? - Sal A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial, por reter líquidos e dilatar o vaso sanguíneo. - Sal A ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial, por reter líquidos e dilatar o vaso sanguíneo. - Obesidade Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico e nutricionista sobre um programa de exercícios e dieta adequada para uma perda gradual de peso. - Obesidade Pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo e, se você estiver acima deste peso, consulte seu médico e nutricionista sobre um programa de exercícios e dieta adequada para uma perda gradual de peso.

14 Que fatores podem estar relacionados á pressão arterial alta? - Diabetes Pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais. - Abuso de álcool Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação. - Diabetes Pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais. - Abuso de álcool Estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de "abuso" pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira recomenda-se moderação.

15 Que fatores podem estar relacionados á pressão arterial alta? Vida sedentária Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão. Vida sedentária Um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão. Cigarro O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial. Cigarro O hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial.

16 Porque a pressão arterial alta é um problema? A maioria das pessoas não têm sintomas. Por isso é chamada de "doença silenciosa". Apesar da ausência de sintomas, pressão arterial elevada pode causar danos a seu corpo. A maioria das pessoas não têm sintomas. Por isso é chamada de "doença silenciosa". Apesar da ausência de sintomas, pressão arterial elevada pode causar danos a seu corpo.

17 Hipertensão Arterial - Sintomas Dor de cabeça; Dor de cabeça; Tonturas; Tonturas; Cansaço; Cansaço; Enjôos; Enjôos; Falta de ar; Falta de ar; Sangramentos nasais; Sangramentos nasais; Dor na nuca(pescoço). Dor na nuca(pescoço).

18 Como a pressão arterial se altera durante o dia? A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. A pressão arterial varia durante o dia dependendo da sua atividade. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Ela aumenta quando você se exercita ou quando está excitado e diminui quando você está relaxado ou quando dorme. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - altera a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial. Até mesmo a postura - sentado ou em pé - altera a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.

19 Como saber se é Hipertenso? O único meio de você saber é a checagem de sua pressão arterial por um profissional da área de saúde. Cada vez que você checar sua pressão arterial, anote no cartão de controle. O único meio de você saber é a checagem de sua pressão arterial por um profissional da área de saúde. Cada vez que você checar sua pressão arterial, anote no cartão de controle. Se você tem pressão alta é importante trabalhar em conjunto com seu médico, planejando um programa de controle adequado. Se você tem pressão alta é importante trabalhar em conjunto com seu médico, planejando um programa de controle adequado.

20 Dicas para controlar a pressão l - Tome seus remédios regularmente, como prescrito. Caso você sinta algo diferente após a ingestão, informe ao médico. l - Tome seus remédios regularmente, como prescrito. Caso você sinta algo diferente após a ingestão, informe ao médico. 2- Compareça ao consultório nas datas marcadas de controle de sua pressão, o que permitirá ao médico tomar as providências adequadas. 2- Compareça ao consultório nas datas marcadas de controle de sua pressão, o que permitirá ao médico tomar as providências adequadas. 3- Caso o médico recomende, aprenda como medir sua pressão em casa. Peça-lhe que indique a aparelhagem necessária e lhe ensine a usá-la. Seria uma boa idéia algum familiar aprender também.

21 Dicas antes de aferir a P A. Repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável Repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável A bexiga deve estar vazia (urinar antes) A bexiga deve estar vazia (urinar antes) Após exercícios, álcool, café ou fumo aguardar 30 minutos para medir; Após exercícios, álcool, café ou fumo aguardar 30 minutos para medir; Não sentar com as pernas cruzadas; Não sentar com as pernas cruzadas; O manguito do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado ao braço e ter a largura de 40% da circunferência do braço,sendo que este deve ser mantido na altura do coração; O manguito do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado ao braço e ter a largura de 40% da circunferência do braço,sendo que este deve ser mantido na altura do coração; Não falar durante o procedimento; Não falar durante o procedimento; Esperar 1 a 2 minutos entre as medidas; Esperar 1 a 2 minutos entre as medidas; Manguito especial para crianças e obesos devem ser usados; Manguito especial para crianças e obesos devem ser usados; A posição sentada ou deitada é a recomendada na rotina das medidas; A posição sentada ou deitada é a recomendada na rotina das medidas; Vale a medida de menor valor obtido. Vale a medida de menor valor obtido.

22 Controlando e Prevenindo a Hipertensão Controle periodicamente sua pressão arterial; Controle periodicamente sua pressão arterial; Deixe de fumar; Deixe de fumar; Minimize o uso de álcool; Minimize o uso de álcool; Mantenha seu peso ideal; Mantenha seu peso ideal; Faça exercícios físicos sob orientação médica; Faça exercícios físicos sob orientação médica; Evite alimentos ricos em gorduras, eles contêm grandes quantidades de colesterol, que é prejudicial à sua saúde; Evite alimentos ricos em gorduras, eles contêm grandes quantidades de colesterol, que é prejudicial à sua saúde; Diminua o sal nos seus alimentos; Diminua o sal nos seus alimentos; Evite alimentos embutidos; Evite alimentos embutidos; Evite a tensão; Evite a tensão; Enfrente melhor sua vida. Enfrente melhor sua vida.

23 5 passos para reduzir o consumo de sal; 1. Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho; 1. Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho; 2. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. Atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote 2. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. Atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote 3. Cuidado com as conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha – alimentos conservados em sal e os salgadinhos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho; 3. Cuidado com as conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha – alimentos conservados em sal e os salgadinhos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho; 4. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados; 4. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados; 5. Nunca tenha um saleiro à mesa. 5. Nunca tenha um saleiro à mesa.

24 Controlando e Prevenindo a Hipertensão Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais. Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais. Aumentar o consumo de potássio também auxilia o controle da pressão, isto pode ser feito através do aumento no consumo de frutas e verduras. Aumentar o consumo de potássio também auxilia o controle da pressão, isto pode ser feito através do aumento no consumo de frutas e verduras. Uma dieta rica em vegetais e frutas contém 2 a 4g de potássio/dia e pode ser útil na redução da pressão e prevenção da hipertensão arterial. Uma dieta rica em vegetais e frutas contém 2 a 4g de potássio/dia e pode ser útil na redução da pressão e prevenção da hipertensão arterial. Os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, diz a médica. Os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, diz a médica.

25 Controlando e Prevenindo a Hipertensão A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial naquelas pessoas que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial naquelas pessoas que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. A recomendação é a seguinte: A recomendação é a seguinte: para os consumidores de álcool, a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente – 50% de álcool). para os consumidores de álcool, a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente – 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados. Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados.

26 Controlando e Prevenindo a Hipertensão É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável, tais como: É importante destacar que a dieta é apenas uma das medidas para controle da pressão do hipertenso. Ela deve ser acompanhada da adoção de outros hábitos de vida saudável, tais como: prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcoólicas, controle do estresse e manutenção do tratamento medicamentoso, quando houver prescrição médica para tal prática de atividade física regular, abandono do tabagismo, ingestão moderada de bebidas alcoólicas, controle do estresse e manutenção do tratamento medicamentoso, quando houver prescrição médica para tal

27 Recomendações dietéticas para hipertensos - preferir - Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados; - Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados; - Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha; - Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha; - Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras; - Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras; - Peixes e aves preparadas sem pele; - Peixes e aves preparadas sem pele; - Produtos lácteos desnatados. - Produtos lácteos desnatados.

28 Recomendações dietéticas para hipertensos - limitar Limitar: Limitar: - Sal; - Sal; - Álcool; - Álcool; - Gema de ovo: no máximo três/semana; - Gema de ovo: no máximo três/semana; - Crustáceos; - Crustáceos; - Margarinas, dando preferência às cremosas, alvarinas e ricas em fitosterol. - Margarinas, dando preferência às cremosas, alvarinas e ricas em fitosterol.

29 Recomendações dietéticas para hipertensos - evitar - Açúcares e doces; - Açúcares e doces; - Frituras; - Frituras; - Derivados de leite na forma integral, com gordura; - Derivados de leite na forma integral, com gordura; - Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras; - Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras; - Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote. - Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote.

30

31

32 Formação de placa de ateroma

33 Bibliografias consultadas Prado, F Cintrado. Manual Pratico de Diagnóstico e tratamento ;16°edição, São Paulo,editora Artes Medicas, Prado, F Cintrado. Manual Pratico de Diagnóstico e tratamento ;16°edição, São Paulo,editora Artes Medicas, Timby Bárbara K. Enfermagem Médico-cirurgica, 8° edição, São Paulo; editora Manole, Timby Bárbara K. Enfermagem Médico-cirurgica, 8° edição, São Paulo; editora Manole,

34 OBRIGADA!!!!!!


Carregar ppt "HIPERTENSÃO ARTERIAL - INTRODUÇÃO O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google