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PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRANDO AS EXPERIÊNCIAS NOS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR (SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO)

2 PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
EIXOS NORTEADORES Interações Brincadeiras CRIANÇA =>Como pessoa real: singular, capaz, participante ativa e com direitos =>Como construtora de significados e coconstrutoras da aprendizagem PEDAGOGIA DA INFÂNCIA =>Pautada na criança, nas relações/interações, na escuta e nas cem linguagens da criança PROFESSORA =>Mediadora/responsável das ações educativas => capaz, profissional de educação de infância/ crianças

3 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA E COMO EIXOS NORTEADORES a Brincadeira e as Interações; Os tempos = precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito => de se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; de apropriar-se de diferentes linguagens e saberes...

4 AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
Os tempos = precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guarde uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados. Os tempos = precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

5 Questões norteadoras Como estão sendo organizadas as diferentes experiências? Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Que sequência de atividades significativas estão sendo sugeridas? A organização das experiências e das atividades nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as atividades? Tudo está centrado no professor? As crianças ficam muito tempo ociosas?

6 Questões norteadoras No planejamento e integração das experiências, a organização das atividades está acompanhada da organização dos espaços e materiais? Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida? A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm respeitado os ritmos e possibilidades de aprendizagens das crianças? Essas experiências são interessantes e significativas para as crianças? Os Tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais?

7 Questões norteadoras Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? Que sequência de atividades concretizam essas experiências? As atividades propostas estão coerentes com as experiências escolhidas? As interações estão contempladas nas atividades propostas? De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências/atividades pelas crianças?

8 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? As experiências fundamentais garantidas pelas práticas pedagógicas que compõem a Proposta Curricular, que têm as interações e a brincadeira como eixos norteadores relacionadas às necessidades das crianças de educação e cuidado PARA QUÊ? Aprendizagens que as crianças podem construir ao participarem dessas experiências (previstas nas Diretrizes Curriculares) e muitas outras EM QUAIS TEMPOS? Os tempos que não podem faltar Tempo de chegada; de roda de conversa; de história; de parque; de higiene e alimentação; de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo; de áreas diversificadas; de saída; e outros... COMO? Organização das experiências – elaboração de sequências de atividades significativas nos Tempos que não podem faltar; nos espaços e com quais materiais. Nessa organização é preciso considerar possibilidades de: - interação (criança/criança; professor/criança); escolhas das crianças; brincadeiras; desafios; produção; diálogo e negociação; escuta das crianças e de respeito ao seu ritmo e interesse; ação criativa e exploratória das crianças e de representação verbal (oral, escrita/desenho).

9 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? PARA QUÊ? EM QUAIS TEMPOS COMO - Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; Conhecimento de si e do mundo – Experiências sensoriais, expressivas e corporais As crianças podem aprender: a participar de jogos interativos, a cooperar; a conviver, a brincar; a resolver conflitos; a se movimentar com desenvoltura; a imitar movimentos; a explicar as regras de um jogo; ajustar seu movimento nas diferentes situações; a explorar o espaço. Chegada Dividir as crianças em dois grupos e para cada grupo propor: Brincadeira de cabo de guerra e de pular corda; Possibilidades de interação: escolha dos grupos (crianças escolherem com quem quer brincar); explicação das regras da brincadeira (ouvir as crianças); Recursos: Material (corda) e espaço

10 O QUÊ? PARA QUÊ? EM QUAIS TEMPOS COMO

11 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil) PARA QUÊ? As crianças podem aprender: - a brincar de roda e de jogos; a conviver com os amigos, a fazer escolhas; a dramatizar, a vivenciar personagens, a fantasiar-se; a criar enredos; EM QUAIS TEMPOS? - Tempo de chegada COMO? Que sequência de atividades propõe? Receber as crianças com: *brincadeiras de roda que possibilitem imitações; *brincadeiras no parque (circuito com caixas de papelão; com cordas; com bolas, jogo de amarelinha); Disponibilizar livros de história e propor situações que instiguem as crianças a descrever personagens, relatar situações similares, recontar a história Apresentar músicas variadas e propor danças ao som dos vários ritmos (àquelas que não quiserem participar sugerir outras experiências).

12 Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança segunda terça quarta quinta sexta Expressividade Corporal – Que sequência de atividades significativas propõe? Explorando o espelho; desenhando parte do corpo; desenhando o colega; desenho com interferência... Equilíbrio e Coordenação Que sequência de atividades significativas propõe? Jogos e desafios (obstáculos) Deslocamentos Brincadeira de pega, dança das cadeiras; busca ao tesouro. Movimentos Específicos Jogo de elástico, danças, desafio na centopéia, bambolê, circuito no parque Movimentos amplos Circuito de corrida e desafios no parque, subir e descer, brincadeira com corda.

13 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? Experiências que promovam a expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; - Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: expressar corporal e verbalmente suas vivências, sentimentos e opiniões; socializar as brincadeiras e atividades preferidas; - a ajustar seu movimento nas diferentes situações das quais participam (brincadeira); a usar gestos, expressões faciais e movimentos corporais para se comunicar com diferentes parceiros EM QUAIS TEMPOS? - Tempo de roda de conversa COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? apresentar as fichas das crianças com o nome e conversar sobre outros componentes da família; organizar o jogo de imitação com cartões de figuras humanas em diferentes posições e com diversas expressões faciais; propiciar situações de diálogo em que as crianças falem sobre as brincadeiras e jogos preferidos propor o jogo das cadeiras

14 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? Experiência de relações quantitativas e numéricas - Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia literatura PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: - Produzir coleções de objetos, - a contar os objetos da coleção, a representar as quantidades envolvidas (do jeito que sabe). As crianças podem aprender: - a identificar e apreciar quadros de pintores famosos e a conhecer suas vidas; a conhecer algumas técnicas de pintura e material de artes; a apreciar uma música e desenvolver uma dança; EM QUAIS TEMPOS? Tempo de roda de conversa Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? No parque, pedir que as crianças recolham pedrinhas, folhas, gravetos e outros objetos que encontrem pelo chão. Na sala, separar e contar o material que conseguiram. Pedir para as crianças que desenhem a coleção de objetos de que mais gostaram (essa experiência de contagem pode ser desenvolvida por meio de sequências didáticas (outras coleções, em casa...) - propiciar situações em que as crianças: - apreciem as obras de pintores renomados; desenhem e pintem algumas obras desses pintores famosos; pesquisar sobre o pintor e outras obras;

15 Experiência de relações quantitativas e numéricas...
segunda terça quarta quinta sexta Experiências de relacionar quantidades e de construir a noção de número - Contagem: série numérica e representações de quantidades - Que sequência de atividades significativas propõe? - Contar crianças; objetos... Experiências com formas e orientações no espaço e no tempo - Jogos de Construção Que sequência de atividades significativas propõe? Espaço e Forma (deslocamentos de si e de Objetos, Exploração de objetos Experiências de relacionar quantidades e de construir a noção de número – Jogos Matemáticos Relações Numéricas: Classificação, seriação e Correspondência numéricas. resolução de situações- problema – Desafios Criação e Resolução/ representação de situações- problema cotidianas – de juntar, tirar, repartir; Grandezas e Medidas - Medição os pés das crianças Exploração do tempo (calendário, painel de aniversários);

16 Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia, literatura Segunda terça quarta quinta sexta Fazer artístico Que sequência de atividades significativas propõe? aprender a desenhar com diversos materiais (oficina de arte) Apreciação artística conhecer o trabalho e a vida de artistas; produzir releituras; realizar aulas passeio a museus; montar um mural de artistas Fazer artístico - pintar com gostar de música e de dançar; conhecer a vida e o trabalho de cantores modelar, esculpir com

17 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? - Experiências que possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar (Diretrizes Curriculares) PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: construir atitudes de cuidado de si; habilidades na hora de comer; ampliar seus gostos alimentares e a importância de alimentos saudáveis; EM QUAIS TEMPOS? - Tempo de alimentação e higiene COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? Preparo do lanche: - Na roda conversar sobre a importância de lavar as mãos antes de comer; acompanhar e orientar as crianças até o banheiro para que lavem suas mãos; Lanche: solicitar que as crianças peguem seus copos/talheres e incentivar que se alimentem de forma independente, sem desperdiçar os alimentos; propiciar momentos de escolhas dos próprios alimentos; de servir os alimentos; fazer um painel do lanche.

18 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora; Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: explorar o espaço por meio de movimentos diversos, como andar, correr, saltar, subir, descer etc., com autonomia, presteza e confiança. interagir e negociar com os amigos; construir e identificar regras de convivência; EM QUAIS TEMPOS? Tempo de parque COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? - delimitar certas áreas do pátio com divisórias, giz ou fita adesiva e colocar alguns obstáculos para que as crianças se movimentem dentro deles. propiciar situações em que as crianças fiquem à vontade no parquinho. oferecer bambolês, cordas, bicicleta, incentivar brincadeiras diferentes (esconde, pega, circuito de jogos...)

19 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos (Diretrizes Curriculares) PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: gostar de ler e de ouvir histórias, antecipar o significado da história por meio das ilustrações; identificar as características dos personagens, dos lugares; diferenciar desenho de escrita; EM QUAIS TEMPOS? - Tempo da Roda de história COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? A CONVERSA PRECISA RODAR escolher, com a ajuda das crianças, uma história já conhecida por elas e pedir que recontem essa história por meio das imagens; pedir que apresentem (gestos, vozes...) uma característica de um personagem; propiciar situações em que as crianças manuseiem diferentes livros e tenham um leitor disponível

20 Integrando as experiências das crianças (sugestão de planejamento)
O QUÊ? Experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; (Diretrizes Curriculares) PARA QUÊ? As crianças podem aprender a: cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo; guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares enquanto esperam os pais EM QUAIS TEMPOS? - Tempo da saída COMO? Que sequência de atividades significativas propõe? as crianças vão escolher o cantinho que quiserem para brincar enquanto aguardam seus pais chegarem para buscá-las. colocar brinquedos à disposição das crianças.

21 A brincadeira como eixo norteador das práticas pedagógicas
Importante!!! Tempo destinado ao jogo livre – iniciativa da criança (interação com outras crianças e com os objetos) Brincar de faz de conta Brincar com jogos de Construção *Jogos de encaixe; jogos de manipulação (substâncias diferentes: areia, farinha, argila, água, panos) Brincar Com Jogos Jogo de correspondência- memória, quebra cabeça; dominó, sete erros, dado, boliche, baralho; imitação, pareamento ... no Parque *Jogo com bambolês; bolas, circuito, areia, água... * Jogos coletivos (futebol, volei, pega...) Brincar na sala * Faz de conta; jogos de construção, brincadeira com jogos, com brinquedos... Com caixas; sucata; oficina de brinquedos, com blocos e jogo de empilhar.... Brincar com jogos *Jogo Sequência Lógica *Jogo de Correspondência bingo de numerais, dominó...


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