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A Sociologia das Organização O fator humano na organização.

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1 A Sociologia das Organização O fator humano na organização

2 Os pioneiros: Robert Owen, em 1789, com 18 anos, comprou sua própria fábrica, na Escócia. Robert Owen, em 1789, com 18 anos, comprou sua própria fábrica, na Escócia. Era indignado com as práticas selvagens que encontrou nas fábricas da Escócia, principalmente com o emprego desumano de mão de obra infantil. Era indignado com as práticas selvagens que encontrou nas fábricas da Escócia, principalmente com o emprego desumano de mão de obra infantil.

3 Robert Owen Estava mais de cem anos à frente de seu tempo por defender a classe trabalhadora; Estava mais de cem anos à frente de seu tempo por defender a classe trabalhadora; Defendeu, em 1825, horas de trabalho regulamentadas para todos, legislação sobre mão de obra infantil, educação pública e envolvimento de empresários em trabalhos comunitários Defendeu, em 1825, horas de trabalho regulamentadas para todos, legislação sobre mão de obra infantil, educação pública e envolvimento de empresários em trabalhos comunitários

4 Robert Owen Fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de- infância e a primeira cooperativa. Fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de- infância e a primeira cooperativa. Fundou, nos Estados Unidos da América, a êxito esperado. Fundou, nos Estados Unidos da América, a colônia socialista denominada Nova Harmonia, sem obter o êxito esperado.

5 Os Estudos Hawthorne Realizados por um grupo de funcionários na Usina Western Eletric, em Hawthorne, perto de Chicago. Realizados por um grupo de funcionários na Usina Western Eletric, em Hawthorne, perto de Chicago. Os Estudos foram supervisionados pelo professor Elton Mayo de Havard Os Estudos foram supervisionados pelo professor Elton Mayo de Havard

6 Os Estudos Hawthorne Concluíram que o fator humano afetava diretamente na produção. Concluíram que o fator humano afetava diretamente na produção. A integração, os relacionamentos grupais eram preponderantes. A integração, os relacionamentos grupais eram preponderantes.

7 Os Estudos Hawthorne Os padrões do grupo definiam a produção de cada trabalhador. Os padrões do grupo definiam a produção de cada trabalhador. Compensação financeira ficava em segundo plano em relação a proteção e acolhimento do grupo. Compensação financeira ficava em segundo plano em relação a proteção e acolhimento do grupo.

8 Os Estudos Hawthorne Para funcionar adequadamente a empresa deveria aliar a técnicas adequadas para agilizar a produção com a adimplemento das necessidades sociais dos trabalhadores. Para funcionar adequadamente a empresa deveria aliar a técnicas adequadas para agilizar a produção com a adimplemento das necessidades sociais dos trabalhadores.

9 Os Estudos Hawthorne- primeiro experimento Examinar relação entre produtividade e ambiente físico, representando as condições com diferentes intensidades de iluminação. Examinar relação entre produtividade e ambiente físico, representando as condições com diferentes intensidades de iluminação. Introdução o grupo de controle para comparar os resultados Introdução o grupo de controle para comparar os resultados

10 Os Estudos Hawthorne- primeiro experimento A produção não variou muito com o aumento ou diminuição da luz. A produção não variou muito com o aumento ou diminuição da luz. Ao contrário continuava crescendo. Ao contrário continuava crescendo. Só decaiu quando a luz foi quase que totalmente reduzida Só decaiu quando a luz foi quase que totalmente reduzida

11 Os Estudos Hawthorne- primeiro experimento A iluminação era um fator secundário dentre outros que influenciavam na produção A iluminação era um fator secundário dentre outros que influenciavam na produção

12 Os Estudos Hawthorne- segundo experimento Testes na montagem de relés na Western Eletric Testes na montagem de relés na Western Eletric Um grupo de mulheres foi isolado dos demais para ser observado mais de perto. Um grupo de mulheres foi isolado dos demais para ser observado mais de perto. Este grupo teve um assistente que anotava o desempenho diariamente. Este grupo teve um assistente que anotava o desempenho diariamente.

13 Os Estudos Hawthorne- segundo experimento Com o decorrer dos anos, a produção aumentou e o absenteísmo era pelo menos de um terço dos demais grupos da produção. Com o decorrer dos anos, a produção aumentou e o absenteísmo era pelo menos de um terço dos demais grupos da produção. Tal fato deveu-se a serem considerados um grupo especial, um grupo com “status” que tinha a atenção da administração da empresa. Tal fato deveu-se a serem considerados um grupo especial, um grupo com “status” que tinha a atenção da administração da empresa.

14 Os Estudos Hawthorne- terceiro experimento Foi criado um terceiro grupo de observação para averiguar um sistema de pagamento de incentivos. Foi criado um terceiro grupo de observação para averiguar um sistema de pagamento de incentivos. Esperava-se que os funcionários competissem entre si para aumentar a produção e ganhar mais incentivos. Esperava-se que os funcionários competissem entre si para aumentar a produção e ganhar mais incentivos. Mas a produção continuou fixa e uniforme Mas a produção continuou fixa e uniforme

15 Os Estudos Hawthorne- terceiro experimento Os membros do grupo foram inquiridos. Descobriram que a produção se mantinha estável para o grupo se proteger. Os membros do grupo foram inquiridos. Descobriram que a produção se mantinha estável para o grupo se proteger. Se aumentassem muito a produção, os mais lentos poderiam ser repreendidos ou demitidos. Se aumentassem muito a produção, os mais lentos poderiam ser repreendidos ou demitidos. Daí estabeleceram a idéia de uma produção justa Daí estabeleceram a idéia de uma produção justa

16 Conclusões do Estudo: Nível de Produção Resultante da Integração Social O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar. Nível de Produção Resultante da Integração Social O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar.

17 Conclusões do Estudo Comportamento Social dos Empregados Comportamento Social dos Empregados Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Portanto, a administração não pode tratar os empregados um a um, mas sim como membros de grupos e sujeitos às influências sociais desses grupos. A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina, proposto pela Teoria Clássica Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Portanto, a administração não pode tratar os empregados um a um, mas sim como membros de grupos e sujeitos às influências sociais desses grupos. A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina, proposto pela Teoria Clássica

18 Conclusões do estudo: Recompensas e Sanções Sociais Recompensas e Sanções Sociais Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de hommo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social. Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de hommo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social.

19 Conclusões do estudo Grupos Informais Grupos Informais Enquanto os clássicos se preocupavam com aspectos formais da organização como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização etc., os autores humanistas se concentravam nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc. A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais. Esses definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento. Enquanto os clássicos se preocupavam com aspectos formais da organização como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização etc., os autores humanistas se concentravam nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc. A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais. Esses definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.

20 Conclusões do estudo: Relações Humanas Relações Humanas As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato. A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia. As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato. A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.

21 Conclusões do estudo Importância do Conteúdo do Cargo Importância do Conteúdo do Cargo A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho.Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho.Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.

22 Conclusões do estudo: Ênfase nos Aspectos Emocionais Ênfase nos Aspectos Emocionais Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas. Daí a denominação de sociólogos da organização aos autores humanistas Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas. Daí a denominação de sociólogos da organização aos autores humanistas

23 Conclusões do estudo: “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem- estar social” “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem- estar social” “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem- estar social” “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem- estar social” Elton Mayo

24 Conclusões do estudo: O resultado do trabalho em Hawthorne serviu de base para o livro de Elton Mayo: “ The Human problems of an industrial civilization”, publicado em 1933. Logo tornou-se um best-seller. O resultado do trabalho em Hawthorne serviu de base para o livro de Elton Mayo: “ The Human problems of an industrial civilization”, publicado em 1933. Logo tornou-se um best-seller.

25 Conclusões do estudo Ainda hoje somos afilhados de Hawtorne, quando procuramos valorizar o fator humano na empresa e o trabalho em equipe. Ainda hoje somos afilhados de Hawtorne, quando procuramos valorizar o fator humano na empresa e o trabalho em equipe.


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