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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE

2 Planejamento: O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa...

3 Planejamento: O propósito do planejamento pode ser definido assim, como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

4 Confusões sobre o planejamento:
O planejamento não deve ser confundido com: * Previsão... * Projeção... * Predição... * Resolução de problemas... * Plano...

5 Previsão: Corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades...

6 Projeção: Corresponde a situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica...

7 Predição: Corresponde à situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre o seu processo e desenvolvimento...

8 Resolução de Problemas:
Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes...

9 Plano: Corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento...É o limite da formalização e da visão estática do Planejamento...

10 Planejamento Estratégico:
Corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende e deve ser diferente do passado...

11 Planejamento Estratégico:
Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa...

12 Princípios do Planejamento:
O planejamento dentro de uma empresa deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados... Podemos separar estes princípios em gerais e específicos...

13 Princípios Gerais: O princípio da contribuição ao objetivo;
O princípio da procedência do planejamento; O princípio de maior penetração e abrangência; e O princípio de maior eficiência, eficácia e efetividade.

14 Princípios Específicos:
Planejamento participativo; Planejamento coordenado; Planejamento integrado; Planejamento permanente.

15 Partes do Planejamento:
Segundo Ackoff (1974), o planejamento é um processo contínuo que envolve um processo de decisões inter-relacionadas que podem ser compreendidas em cinco partes: 1) Planejamento dos fins;

16 2) Planejamento de meios;
3) Planejamento organizacional; 4) Planejamento de recursos; 5) Planejamento de implantação e controle.

17 Administração Estratégica:
Quanto mais rápido o ambiente de negócios de uma empresa muda, mais atenção os administradores estratégicos s(DE e gerentes) devem prestar atenção para manter a organização inovadora e sensível às respostas...

18 Administração Estratégica:
Os verdadeiros estrategistas procuram capturar as melhores oportunidades de crescimento da empresa e criar defesas fortes contra as ameaças e as oportunidades...

19 Tipos de Planejamento:
Considerando os níveis hierárquicos da organização, podem-se distinguir três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico... Planejamento Tático... Planejamento Operacional...

20 Planejamento Estratégico:
É o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada...

21 Planejamento Tático: Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico...

22 Planejamento Operacional:
Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Este tipo de planejamento da referência aos planos de ações ou aos planos operacionais iniciais...

23 Diferenças básicas entre os três tipos de Planejamento:
DISCRIMINAÇÃO PLAN. ESTRATÉGICO PLANEJTº. TÁTICO PRAZO MAIS LONGO MAIS CURTO AMPLITUDE MAIS AMPLA MAIS RESTRITA RISCOS MAIORES MENORES ATIVIDADES FINS E MEIOS MEIOS FLEXIBILIDADE MENOR MAIOR

24 Diferenças básicas entre os três tipos de Planejamento:
DISCRIMINAÇÃO PLAN. TÁTICO PLAN . OPERACIONAL PRAZO MAIS LONGO MAIS CURTO AMPLITUDE MAIS AMPLA MAIS RESTRITA RISCOS MAIORES MENORES ATIVIDADES MEIOS MEIOS FLEXIBILIDADE MENOR MAIOR

25 Filosofias do Planejamento:
Segundo Ackoff (1974;4) existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes que devem ser consideradas: *Filosofia de satisfação; *Filosofia de otimização; *Filosofia de adaptação;

26 Filosofia da Satisfação:
Esta é uma filosofia que dirige os esforços para um mínimo de satisfação, porém não necessariamente para excede-lo. Satisfazer significa fazer “suficientemente bem” para que o resultado esteja dentro do mínimo necessário esperado.

27 Filosofia de Otimização:
A filosofia de otimização busca fazer o melhor possível. A sua base de atuação é em cima de modelos matemáticos para otimizar o processo decisório. Exige cuidados especiais para a sua implantação quanto às resistências ativas e passivas e também com a possível falta de motivação.

28 Filosofia de Adaptação:
A filosofia de adaptação procura sempre o equilíbrio da empresa, seja ele interno ou externo, por isso é chamada de homeostase. É uma filosofia na empresa que denomina ao planejamento a questão da inovação.

29 Filosofia de Adaptação:
Este tipo de filosofia apresenta algumas características básicas: * O planejamento não está nos planos e sim nos processos para produzi-los; * Atribui ao fator humano a culpa pela falta de eficácia administrativa e de controles; * Estabelece que o conhecimento futuro pode ser de três tipos: certeza, incerteza e ignorância;

30 Filosofia de Adaptação:
Quando os resultados não correspondem, estes geram desequilíbrios...Ai a filosofia de adaptação pode responder da seguinte forma: * De forma passiva; * De forma antecipatória ou adaptativa; ou * De forma ativa ou auto-estimuladada;

31 Teoria de Sistemas: Uma vez que o planejamento estratégico trata da empresa como um todo como já vimos anteriormente, é de fundamental importância para o executivo compreender alguns aspectos da teoria de sistemas:

32 Teoria de Sistemas: Conceito: Um sistema é definido como sendo um conjunto de partes (elementos) interagentes e interdependentes que, unidas, formam o todo unitário com determinado objetivo para efetuar a chamada função de produção de uma organização.

33 Elementos: Os objetivos; As entradas no Sistema;
O processo de Transformação; As saídas do sistema; Os controles e as avaliações; A realimentação ou o Feedback...

34 Quanto aos objetivos... Estes se referem tanto aos objetivos do usuário do sistema como também aos objetivos do próprio sistema...

35 As entradas no sistema... Este elemento fornece ao sistema o material, as informações e a energia para a operação ou processo que vai possibilitar as saídas que devem estar em sintonia com os objetivos pré-estabelecidos...

36 O processo de transformação...
Este elemento possibilita a transformação do insumo (entrada) em produto, bem ou serviço (saida)...

37 As saídas do sistema... Este elemento determina os resultados do processo de transformação. As saídas devem ser, portanto, coerentes com os objetivos do sistema e, tendo em vista, o processo de controle e avaliação, as saídas devem ser quantificáveis, de acordo com os parâmetros parâmetros previamente fixados...

38 Os controles e as avaliações...
Este elemento verifica se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos inicialmente. Neste tipo de elemento é necessário uma medida de desempenho denominada padrão para que tudo seja feito de maneira adequada...

39 Feedback do sistema... Este elemento pode ser entendido como sendo a reintrodução de uma saída como forma de informação. Se a entrada faz aumentar o desempenho da saída o do processo, a retroalimentação é considerada positiva, caso contrário, será considerada negativa...

40 Feedback do sistema...

41 Ambiente: Conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência no sistema. Seu resumo está baseado na hipótese de que o conjunto de elementos existentes não pertencem ao sistema...

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43 Ambiente: O ambiente da empresa também é chamado de meio ambiente, meio externo, meio ou entorno... Veja porque... Existe o ecossistema que é o todo...existe o sistema que é o que se esta estudante e é uma parte do ecossistema...existe o subsistema que são as partes do sistema...

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