A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009

2 CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano (verificar, analisar, sintetizar e enumerar) Aproveita muito o trabalho de Taylor (administração científica) Utiliza o controle estatístico de processo (Shewhart) Adota os conceitos sobre comportamento humano (Maslow) – hierarquia das necessidades Aproveita o conhecimento ocidental sobre qualidade (pós segunda guerra mundial)

3 CONCEITO DE PROCESSO Relacionamento de Causa e Efeito Sempre que ocorre algo (efeito, fim, resultado) existe um conjunto de causas (meios). É necessário separar as causas de seus efeitos no gerenciamento

4

5 CAUSASEFEITO RESULTADO DE UM PROCESSO Matéria- Prima Medida Método Máquina Mão de Obra Meio ambiente Característica da Qualidade Item de Controle Fornecedores Fornecimento Próprio Instrumentos Inspeção Informação Procedimento Deterioração Manutenção Físico Mental Oficina Clima

6 CONCEITO DE PROCESSO Processo é um Conjunto de Causas Que provoca um ou mais efeitos Dividido em família de causas Todo processo deve ter “entrada”e “saída” Enquanto houver causas e efeitos haverá processos O processo é controlado por meio de seus efeitos

7 CONCEITO DE PROCESSO ENTRADA Cliente com uma necessidade SAÍDA Cliente com uma necessidade atendida Passo 1 Passo 2 Passo 3 Entrada É uma cadeia de atividades entre dois limites Passo “ N ” Saída P R O C E S S O

8 ITENS DE CONTROLE Os itens de controle de um processo são índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua qualidade total. Para que a empresa possa gerenciar de fato cada processo é necessário medir (avaliar) os seus efeitos.

9 ITENS DE CONTROLE Nunca se deve estabelecer um item de controle sobre algo que não se possa exercer controle, ou seja, atuar na causa do desvio. O item de controle é um dos pilares de um bom gerenciamento. Se você não tem itens de controle, você não gerencia.

10 O QUE É UM PROBLEMA? Um problema é o resultado indesejável de um processo. Portanto, como o item de controle mede o resultado de um processo podemos dizer que “problema é um item de controle com o qual não estamos satisfeitos”. GERENCIAR É RESOLVER PROBLEMAS!

11 CAUSAS EFEITO Entregas do cliente Rodabem atrasadas em 1 mês Mão-de-Obra Material/Insumo Método Máquina Medida Meio ambiente -Funcionários não competentes -Recebimento de insumos fora de especificação -Procedimentos e controles inadequados. -Equipamentos sem manutenção adequada. -Equipamentos sem calibração. -Condições de trabalho inseguras CAUSA RAÍZ CAUSA RAIZ: AS RODAS ESTÃO SENDO REJEITADAS NA INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO, POR NÃO ESTAREM REDONDAS.

12 CONCEITO DE CONTROLE Planejamento do Processo Metas Procedimentos-padrão Acidente. Foi localizado um problema. Causa Análise de Processo Padronização Estabelecer itens de controle Manter sob controle Exemplo: Novo Aeroporto


Carregar ppt "GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google