A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música nas Escolas Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música nas Escolas Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível."— Transcrição da apresentação:

1 Música nas Escolas Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível

2 Por que Música nas Escolas é bom para o Brasil? Porque alimenta o mercado de instrumentos musicais Porque alimenta o mercado de instrumentos musicais Porque alimenta o mercado editorial do setor Porque alimenta o mercado editorial do setor Porque estimula os compositores a criarem novos materiais que atendam a essa nova demanda Porque estimula os compositores a criarem novos materiais que atendam a essa nova demanda Provoca a cadeia produtiva da música a repensar o que Manter, o que Recuperar e o que Aperfeiçoar. Provoca a cadeia produtiva da música a repensar o que Manter, o que Recuperar e o que Aperfeiçoar.

3 Por que Música nas Escolas é bom para as Escolas de Música? Porque pode criar uma demanda maior de alunos para as escolas de música Porque pode criar uma demanda maior de alunos para as escolas de música Cria a necessidade de se ter um profissional ou uma instituiçao especializada em educaçao musical para ajudar as escolas ( criar grupos de estudo) Cria a necessidade de se ter um profissional ou uma instituiçao especializada em educaçao musical para ajudar as escolas ( criar grupos de estudo) Pode aproximar as escolas de música de suas comunidades Pode aproximar as escolas de música de suas comunidades Obriga os profissionais da área a pensarem nessa nova realidade. Obriga os profissionais da área a pensarem nessa nova realidade.

4 Realidade a ser enfrentada: Poucos professores com formaçao pedagógica em música Poucos professores com formaçao pedagógica em música Muitas escolas públicas e privadas a serem atendidas Muitas escolas públicas e privadas a serem atendidas Ausência de conteúdo oficial a ser trabalhado nas escolas Ausência de conteúdo oficial a ser trabalhado nas escolas Grande oferta de trabalhos consistentes para ajudar na questao Grande oferta de trabalhos consistentes para ajudar na questao Professores ( não músicos) perdidos quanto ao caminho a seguir e que ferramentas utilizar Professores ( não músicos) perdidos quanto ao caminho a seguir e que ferramentas utilizar

5 Como a Yamaha vem contribuindo com a Música nas Escolas? Através das atividades pedagógicas do programa Sopro Novo: Através das atividades pedagógicas do programa Sopro Novo: - Seminários de musicalizaçao através da flauta doce - Workshops para instrumentistas e regentes de banda - Recitais artísticos e didáticos do Quinteto Sopro Novo e dos artistas do Sopro Novo Bandas - Publicaçao de material didático

6 Material didático O material didático é o mais rápido meio para contribuir diretamente com os professores em escala nacional. O material didático é o mais rápido meio para contribuir diretamente com os professores em escala nacional. É a primeira ajuda que o professor leigo procura É a primeira ajuda que o professor leigo procura A Yamaha Musical do Brasil lançou através do Programa Sopro Novo 3 cadernos de repertório para flauta doce além dos cadernos de regência, saxofone, trompete e trombone A Yamaha Musical do Brasil lançou através do Programa Sopro Novo 3 cadernos de repertório para flauta doce além dos cadernos de regência, saxofone, trompete e trombone Nesse ano lançou o Caderno Aprendendo a Ler Música e lançará os cadernos de Flauta Transversal e Percussao. Nesse ano lançou o Caderno Aprendendo a Ler Música e lançará os cadernos de Flauta Transversal e Percussao.

7 Caderno Aprendendo a Ler Música Faz parte da coleçao de cadernos Sopro Novo publicada pela editora Irmaos Vitale para atender especificamente professores do ensino fundamental que queiram aprender a flauta doce para usá-la como ferramenta de alfabetizaçao musical em sala de aula. Faz parte da coleçao de cadernos Sopro Novo publicada pela editora Irmaos Vitale para atender especificamente professores do ensino fundamental que queiram aprender a flauta doce para usá-la como ferramenta de alfabetizaçao musical em sala de aula.

8 Metodologia Baseado em métodos ativos de musicalizacao e iniciaçao musical tais como:Orff, Kodaly, Willems e outros. Baseado em métodos ativos de musicalizacao e iniciaçao musical tais como:Orff, Kodaly, Willems e outros. Testado pelos monitores do Programa Sopro Novo durante 7 anos em 19 estados do Brasil e quase 100 cidades Testado pelos monitores do Programa Sopro Novo durante 7 anos em 19 estados do Brasil e quase 100 cidades Vivenciado por mais de 3000 professores que vem utilizando com sucesso em sala de aula Vivenciado por mais de 3000 professores que vem utilizando com sucesso em sala de aula

9 Aprendendo a Ler Música Apresenta de maneira simples os passos que podem ser dados para compreender os conceitos musicais que promoverao a compreensao da necessidade de se dominar o código musical para registrar conhecimento, idéia e criaçoes musicais Apresenta de maneira simples os passos que podem ser dados para compreender os conceitos musicais que promoverao a compreensao da necessidade de se dominar o código musical para registrar conhecimento, idéia e criaçoes musicais

10 Aprendendo a Ler Música Não pretende ser O Caminho, mas é um excelente caminho Não pretende ser O Caminho, mas é um excelente caminho É descomplicado, ilustrado musicalmente através de CD e pode ser utilizado por professores de diversos instrumentos embora tenha sido pensado para ser utilizado com flauta doce É descomplicado, ilustrado musicalmente através de CD e pode ser utilizado por professores de diversos instrumentos embora tenha sido pensado para ser utilizado com flauta doce

11 Segundo Edgar Willems O importante não é o método e sim ter método

12 Parafraseando Kodaly... Que a Música seja para Todos


Carregar ppt "Música nas Escolas Música nas Escolas O Sopro Novo e o caderno Aprendendo a Ler Música como uma ferramenta disponível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google