A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Projeto:. APRESENTAÇÃO Todo Sistema de Educação tem como um de seus pilares a formação integral dos educandos. Para tanto, é fundamental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Projeto:. APRESENTAÇÃO Todo Sistema de Educação tem como um de seus pilares a formação integral dos educandos. Para tanto, é fundamental."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Projeto:

2 APRESENTAÇÃO Todo Sistema de Educação tem como um de seus pilares a formação integral dos educandos. Para tanto, é fundamental o fortalecimento da parceria entre a família e a escola. Duas instâncias imprescindíveis para o desenvolvimento do homem. É importante destacar que quando falamos em integração entre família e escola não nos referimos à antiga forma de colaboração dos pais na escola, mas da efetiva responsabilidade, efetiva parceria com a escola na formação do cidadão.

3 Quanto maior o envolvimento dos pais, melhor o desenvolvimento do aluno, que ganha segurança, autoestima e melhores notas. Dividindo responsabilidades, somando esforços, multiplicando resultados e diminuindo a evasão escolar, certamente será possível manter a qualidade do ensino e ampliar o desempenho escolar e pessoal dos alunos.

4 Importância da integração escola-família no processo pedagógico Antes de pensar em educação de qualidade hoje, é preciso assegurar que a família esteja presente na vida escolar dos alunos em todos os sentidos. Ou seja, é preciso uma interação entre escola e família. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.

5 Envolver os familiares na elaboração da proposta pedagógica pode ser a meta da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito à disciplina e ao bom desenvolvimento da aprendizagem de seus educandos. A sociedade moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma constatação que norteia os arredores dos setores educacionais, pois é na escola que essa crise pode aflorar mais, ficando em maior evidência.

6 METODOLOGIA A família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança.

7 O Projeto FAMÍLIA PRESENTE envolve atividades com ênfase na integração das famílias na escola, com o objetivo de aproximar os pais dos princípios desenvolvidos na escola, tais como: aprender e gostar de aprender; socializar ideias e argumentar sobre elas; descobrir as diferentes linguagens (escrita e falada), bem como o funcionamento da natureza e do que é produzido pelo homem; compromisso, responsabilidade, organização e reflexão, além de abranger as diferentes áreas do conhecimento, como Linguagem, Matemática, Artes, Meio Ambiente e Sociedade, Música ou Movimento.

8 Propiciar a interação entre família e escola é resgatar vínculos positivos para, juntos, tratarem de questões que condizem com as duas instâncias.

9 A Era 2000 Educação, Reintegração e Apoio propõe que sejam atendidas 36 unidades escolares mensalmente durante o ano letivo, em semanas intituladas Família Presente. Um período na unidade escolar, com atividades diversificadas para a família, com ações universalizadas em eixos temáticos e distintas em sua aplicação local. As atividades serão divididas em temas norteadores com palestras empreendedoras e de formação cidadã para a família.

10 OBJETIVO GERAL Pensar em projetos educacionais baseados nas demandas da comunidade e das possibilidades humanas, territoriais e temáticas do entorno é uma característica da gestão escolar organizada em redes. Trata-se da escola que quebra o muro, abre as portas, se desenclausura e faz o currículo desenrijecer. Por isso, proporcionar a integração família – escola – comunidade, por meio de atividades diversificadas baseadas nas demandas da comunidade é o principal objetivo a ser alcançado pelo Projeto Família Presente fortalecendo a aprendizagem do educando.

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Possibilitar a ampliação de espaços de interação e diálogo entre a comunidade e a escola; Possibilitar a ampliação de espaços de interação e diálogo entre a comunidade e a escola; Estimular a participação ativa da família nos processos formativos geridos pela escola; Estimular a participação ativa da família nos processos formativos geridos pela escola; Proporcionar a participação e cooperação institucional dos pais e da comunidade na escola, assim como na Associações de Pais; Proporcionar a participação e cooperação institucional dos pais e da comunidade na escola, assim como na Associações de Pais; Proporcionar educação contextualizada com a comunidade; Proporcionar educação contextualizada com a comunidade; Ter o auxílio da família na formação curricular do aluno e seu êxito na vida escolar Ter o auxílio da família na formação curricular do aluno e seu êxito na vida escolar

12 PÚBLICO ALVO A família, a escola, a comunidade, a associações de pais são os principais atores do Projeto Família Presente. METAS METAS O Projeto Família Presente terá como metas: Reunir 60% dos responsáveis por alunos em cada sábado da programação destinada para a família na escola durante o ano letivo; Reunir 60% dos responsáveis por alunos em cada sábado da programação destinada para a família na escola durante o ano letivo; Ampliar a participação dos responsáveis na programação do Ampliar a participação dos responsáveis na programação do calendário escolar em 50%. calendário escolar em 50%.

13 Eixos Temáticos do Projeto FAMÍLIA PRESENTE 1. Cidadania – A construção dos direitos por meio da educação, desafios da aprendizagem. 2. Responsabilidade Social – Papel da família na avaliação da aprendizagem 3. Cultura e Educação – Participação da família 4. Saúde e Esporte – Prevenção às Drogas 5. Meio Ambiente e Sustentabilidade – consciência crítica da educação familiar e escolar – Participação da família na construção de conceitos e valores 6. Saúde e Esporte - Qualidade de Vida 7. Empreendedorismo e Responsabilidade Social

14

15

16 Etapas Eixo temático Temas Transversais Semana/Mês 1 Lançamento do Projeto Cidadania – A construção dos direitos por meio da educação, desafios da aprendizagem. Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 17,18,19 de junho 2 Responsabilidade Social - Papel da família na avaliação da aprendizagem Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia. 08 de julho 3 Cultura e Educação - Participação da família Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 13 de agosto 4Saúde e Esporte - Qualidade de vida Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 18 de setembro 5 Responsabilidade Social – O papel da família na avaliação da aprendizagem Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 07 de outubro 6Saúde e Esporte - Prevenção às Drogas Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 08 de outubro 7 Meio Ambiente e Sustentabilidade – consciência crítica da educação familiar e escolar. Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 13 de novembro 8 Empreendedorismo e Responsabilidade Social Avaliação do Ensino, Prevenção às drogas, Emancipação pela Educação, saúde do corpo e da mente, tecnologia 09 a 11 de novembro

17 Serão realizadas algumas atividades especificas nas etapas abaixo determinadas: Na etapa 1: Lançamento do projeto com Dinamização da Equipe Movimento nos encontros dos 13 polos. Na etapa 1: Lançamento do projeto com Dinamização da Equipe Movimento nos encontros dos 13 polos. Nas etapas 2 a 7: Dinamização dos encontros em 4 ou 5 polos, mensalmente, sendo 2 palestrantes oriundos de projetos específicos da SME e, os demais, selecionados pela ERA 2000, com acompanhamento de animação cultural. Nas etapas 2 a 7: Dinamização dos encontros em 4 ou 5 polos, mensalmente, sendo 2 palestrantes oriundos de projetos específicos da SME e, os demais, selecionados pela ERA 2000, com acompanhamento de animação cultural. Na etapa 8: Encerramento do projeto com Dinamização da Equipe Movimento nos encontros dos 13 polos. Na etapa 8: Encerramento do projeto com Dinamização da Equipe Movimento nos encontros dos 13 polos. Ao final desta etapa serão totalizados quatro atendimentos anuais nos 13 polos.

18 Dinamização das atividades nos polos: Palestra Motivacional com práticas temáticas. Animação Cultural Dirigida de interação e/ou gincana com as famílias. Serviços Integrados e Parceirizados de Atendimento ao Cidadão. Apresentações sócio educacionais dos alunos.

19 Recursos Materiais Apostilas e mensagens didáticas Site com redes sociais Filipetas convite Faixas Mídia: sonorização e projeção de imagens Mochilas de malha com logomarca do projeto silkada

20 Segunda-feira18-06Terça-feira19-06Quarta-feira POLO 1 POLO 2 POLO 6 POLO 4 POLO 3 POLO 7 POLO 5 POLO 9 POLO 8 POLO 13 POLO 10 POLO 10 POLO 11 POLO 12 POLO 12 JUNHO - CIRCUITO I Lançamento do Projeto

21 JULHOAGOSTOSETEMBROOUTUBROOUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO08(segunda-feira)13(terça-feira)18(quarta-feira)07(segunda-feira)08(terça-feira)13(quarta-feira) 09 a 11 (segunda a quarta-feira) Polos 1, 4, 5,13 Polos 2, 3, 9, 10,12 Polos 6, 7, 8,11 Polos 2, 3, 9, 10,12 Polos 1, 4, 5, 13 Polos 6, 7, 8, 11 TODOS OS POLOS

22 A equipe Era 2000 será a promotora das atividades e controle da qualidade, além de dar a publicidade necessária para que a rede seja envolvida pelo desafio de agregar os responsáveis na conquista pelo melhor índice do desenvolvimento do ensino. No projeto, a coordenadoria de comunicação realizará ações de divulgação integrada, junto ao Projeto Família Presente, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Três Rios e o grupo ERA Educação, Reintegração e Apoio.

23 O objetivo principal de atuação da equipe será fortalecer e confirmar o sucesso do projeto desenvolvido pela prefeitura e divulgar as ações bem sucedidas alcançadas nas atividades que envolvem famílias e escolas. A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as formas múltiplas de relacionamento com os públicos devem integrar este composto maior de Comunicação, porque a experiência revela que, quando todos gritam juntos, o som fica mais forte e, sobretudo, que, quando todos combinam e ensaiam o grito, ninguém desafina.

24 Por melhor que seja a Escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos. Por melhor que seja a Escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos. Gabriel Chalita


Carregar ppt "Apresentação do Projeto:. APRESENTAÇÃO Todo Sistema de Educação tem como um de seus pilares a formação integral dos educandos. Para tanto, é fundamental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google