A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO MÉDIO 2010 Reunião de Pais - 2ª série 08.03.2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO MÉDIO 2010 Reunião de Pais - 2ª série 08.03.2010."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO MÉDIO 2010 Reunião de Pais - 2ª série

2 A Borboleta Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandava-as para aprofundarem os conhecimentos com um sábio da floresta. O sábio sempre respondia a todas as perguntas corretamente e sem hesitar. Impacientes com isso, as meninas resolveram apresentar-lhe uma pergunta que ele não soubesse responder.

3 Então, uma delas teve uma ideia. - O que você vai fazer? - perguntou a irmã - Vou esconder uma borboleta em minhas mãos e perguntar a ele se ela está viva ou morta. Se ele disser que está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou esmagá-la e matá-la. Assim qualquer resposta que ele nos der estará errada! As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio: - Temos aqui uma borboleta. Diga, ela está viva ou morta? Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você. Ela está em suas mãos.

4 VISÃO DO COLÉGIO SANTA MARIA PARA O ENSINO MÉDIO A escola é o lugar de construção do conhecimento. O fio condutor do trabalho do Ensino Médio é a construção da competência acadêmica necessária para ingresso no mundo de educação superior e do trabalho profissional numa realidade globalizada.

5 Plano de ação 2010 FAMÍLIA ESCOLAALUNO

6 Características da série Série intermediária (sem transições): foco. Série intermediária (sem transições): foco. Complexidade crescente de conteúdos e habilidades. Complexidade crescente de conteúdos e habilidades. Nível de abstração crescente. Nível de abstração crescente. Aprofundamento crescente. Aprofundamento crescente. RITMO INTENSO CONTEÚDO CUMULATIVO

7 Ênfase metodológica: SISTEMATIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO FORMALIZAÇÃO APROFUNDAMENTO

8

9

10 Objetivos: Ampliar e exercitar aptidões para resolver questões das diferentes provas. Apresentar soluções com agilidade. Desenvolver a resistência física e emocional. Adquirir maior segurança. : Ações: Atualização contínua sobre os vestibulares para reorientação dos planos de ensino. Simulados periódicos (ENEM, FUVEST, PUC...) Curso pré-vesibular à tarde para 3º ano. Curso pré-vesibular à tarde para 3º ano. Novo ENEM e Vestibulares.

11 APROVAÇÕES VESTIBULARES 2010

12 Língua Inglesa visando à Língua Inglesa visando à certificação em exames internacionais. Níveis: FCE (First Certificate in English) FCE (First Certificate in English) FCE 1 (First Certificate in English) FCE 1 (First Certificate in English) CAE (Certificate in Advanced English) CAE (Certificate in Advanced English)

13 AVALIAÇÃO CONTÍNUA FREQUÊNCIAINSTRUMENTOSABRANGÊNCIA INDICADORES EXTERNOS METACOGNIÇÃO

14 RECUPERAÇÃO ATIVIDADES AO LONGO DO CURSO ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ATIVIDADESPARALELAS

15 Monitorias de Ciências da Natureza.

16 ; ; reuniões periódicas com a Orientação; reuniões periódicas com a Orientação; tarde de entrevistas com professores. tarde de entrevistas com professores.

17 PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL Projetos na cidade de São Paulo. 2. Viagem a Telêma- co Borba (PR).AMBIENTAL Embaixadores do Clima: Projetos de intervenção no ColégioPROFISSIONAL Estágios nos setores

18 Ampliação cultural. Sarau literário. Sarau literário. Encontros filosóficos. Encontros filosóficos. Simulações: vivência de situações concretas de realidade acadêmica nas quais os alunos põe em prática o conhecimento adquirido. Simulações: vivência de situações concretas de realidade acadêmica nas quais os alunos põe em prática o conhecimento adquirido. Participação em simulações externas (SIEM, Fórum FAAP). Participação em simulações externas (SIEM, Fórum FAAP). Organização e participação na SiSA (Simulação Interna do Colégio Santa Maria). Organização e participação na SiSA (Simulação Interna do Colégio Santa Maria). Eleições Eleições 2010.

19 Olimpíadas. OBA OBQ OBF

20 Orientação Profissional. Foco no diálogo entre o sujeito e a realidade para possibilitar uma escolha consciente. AUTO-CONHECIMENTO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO INFORMAÇÃO PROFISSIONAL E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

21 Dinâmicas de grupo em classe. Visitas a universidades. Encontros com profissionais (informações sobre experiência profissional) Encontros com ex-alunos (informações sobre experiência acadêmica). Semana na empresa (16 a 19/11): Contato direto com a realidade do mundo do trabalho através de uma vivência em empresas.

22 Vivências voltadas para o conhecimento do contexto profissional: caracterização de profissões, empregabilidade, atribuições profissionais, cotidiano do ambiente de trabalho.

23 Construindo a identidade adulta

24 Como é nosso aluno de 2º ano?

25 O que dizem os alunos...

26 Quanto às expectativas para a finalização do Ensino Médio Vestibular: Entrar em uma faculdade pública Entrar em uma faculdade pública Entrar em uma boa faculdade Entrar em uma boa faculdade Estar preparado para o vestibular Estar preparado para o vestibular Ter ideia clara do que fazer: inserção no mercado, cursos, profissões, salários, conhecimentos. Ter ideia clara do que fazer: inserção no mercado, cursos, profissões, salários, conhecimentos. FUTURO

27 Propostas de trabalho: Estudar desde o começo do ano; Estudar desde o começo do ano; Ampliar o repertório de conhecimentos; Ampliar o repertório de conhecimentos; Desenvolver habilidades; Desenvolver habilidades; Desenvolver métodos eficazes de estudo; Desenvolver métodos eficazes de estudo; Aprender o que ficou pendente; Aprender o que ficou pendente; Superar-se no aprendizado; Superar-se no aprendizado; Obter melhores resultados nos simulados; Obter melhores resultados nos simulados; Melhorar os resultados; Melhorar os resultados; Passar de ano. Passar de ano. EMPENHO

28 Projeto pessoal: Amadurecer, ser responsável, autônomo, independente. Amadurecer, ser responsável, autônomo, independente. Conquistar novas amizades, valorizar as antigas. Conquistar novas amizades, valorizar as antigas. Viajar, fazer intercâmbio. Viajar, fazer intercâmbio. Estar aberto a novas experiências, Estar aberto a novas experiências, Curtir a vida, ser feliz. Curtir a vida, ser feliz. Trabalhar e sustentar-se. Trabalhar e sustentar-se. NOVAS FRONTEIRAS

29 Quanto aos desafios para este ano... Melhorar desempenho em matérias ou áreas em que apresenta dificuldades (Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Estudar mais. Dominar os conteúdos em todas as áreas: base consistente. Passar de ano. Aumentar concentração. Ganhar maturidade: responsabilidade, organização, dedicação. Conciliar todas as atividades e projetos. Fazer as lições de casa. Melhorar as médias de simulados. Preparação para o vestibular e o Enem. AVANÇO

30 Quanto aos pontos fortes... Determinação, força de vontade Determinação, força de vontade Esforço Esforço Concentração Concentração Prazer pelo estudo Prazer pelo estudo Dedicação Dedicação Organização Organização Paciência Paciência CAPACIDADE

31 Quanto às dificuldades... Preguiça Dificuldade de concentração Dificuldade de organização AÇÃO

32 O que pensam os pais...

33 Considerando o histórico escolar de seu filho/sua filha até o momento e seus hábitos em relação ao estudo, que posturas você considera imprescindíveis para que ele/ela consiga atingir o objetivo de excelência acadêmica?

34 Organização pessoal. Organização pessoal. Aprofundamento. Aprofundamento. Persistência: superação de dificuldades anteriores. Persistência: superação de dificuldades anteriores. Encarar desconfortos do amadurecimento: responsabilidade. Encarar desconfortos do amadurecimento: responsabilidade. Disciplina para o estudo. Disciplina para o estudo. Disponibilidade. Disponibilidade. Metas definidas. Metas definidas. Prazer em aprender. Prazer em aprender. Administrar emoções. Administrar emoções. Equilíbrio. Equilíbrio. Autonomia. Autonomia. Trabalhar no presente, para colher os frutos no futuro. Trabalhar no presente, para colher os frutos no futuro. Administrar o tempo. Administrar o tempo. Posturas desejáveis

35 O que esperam os educadores...

36 Perfil do aluno Vontade e compromisso. Vontade e compromisso. Disponibilidade e perseverança. Disponibilidade e perseverança. Atitude em aula: atenção, interação, contribuições, perguntas, registro com autoria, exposição de dúvidas. Atitude em aula: atenção, interação, contribuições, perguntas, registro com autoria, exposição de dúvidas. Hábito de estudo: regularidade, ir além das tarefas e trabalhos solicitados. Hábito de estudo: regularidade, ir além das tarefas e trabalhos solicitados. Leitura reflexiva. Leitura reflexiva. Organização: material e espaço-temporal. Organização: material e espaço-temporal. Assiduidade e pontualidade. Assiduidade e pontualidade.

37 Há apenas duas regras para se lidar com os filhos adolescentes. A primeira é: "Não faça nada.Tudo o que fizer estará errado". A segunda é: "Fique por perto para "catar'' os cacos". Rubem Alves


Carregar ppt "ENSINO MÉDIO 2010 Reunião de Pais - 2ª série 08.03.2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google