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Administração de Marketing I

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing I
Profª. Drª. Louise Lage

2 Administração em Marketing I

3 Sistema de Marketing Moderno
Fornecedores Sistema de Marketing Moderno Concorrentes Empresa Intermediários de marketing Ambiente Ambiente Consumidor final

4 Administração de Marketing
Implementação de programas para criar trocas com compradores-alvo para alcançar os objetivos organizacionais Administração da demanda Encontrar e aumentar a demanda, também alterá-la e reduzi-la como em Demarketing Relacionamentos lucrativos com os clientes Atrair novos clientes e reter e construir relacionamentos com clientes lucrativos

5 Processo de Administração de Marketing
Estágio 1. Marketing empreendedor Estágio 2. Marketing profissionalizado Estágio 3. Marketing burocrático

6 Processo de administração de Marketing.
PM SDP MM I C Pesquisa de mercado Segmentação/ definição e público/posicionamento Mix de Marketing Implantação Controle

7 PM SDP MM I C MARKETING. Pesquisa de Mercado.
Ponto de partida. Permite identificar oportunidades no mercado, revela segmentos. Quem são os clientes? Quais suas necessidades? Quais sua preferências? Quais suas percepções?

8 no contexto do Marketing :
A Pesquisa no contexto do Marketing : A Pesquisa é uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras:

9 Tipos de Pesquisa de Mercado
1. Pesquisa Interna Análise de Vendas Previsão de Vendas 2. Pesquisa Externa Pesquisa do Produto Pesquisa de Vendas Pesquisa sobre o Consumidor

10 Algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing...
Qual é a participação de mercado da marca “X” na categoria de produto ? Qual é o perfil demográfico, sócieconômico e psicológico do consumidor do produto ? Qual é o grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

11 Dúvida Decisão Informação Os executivos de Marketing e Comunicação
Se deparam diariamente com muitas dúvidas que envolvem, de alguma maneira, riscos para a organização. Dúvida Há, então, a necessidade de informações sistematizadas e obtidas por correta metodologia que venham a indicar respostas para as dúvidas, suposições ou hipóteses. Informação Decisão A Pesquisa de Marketing irá colaborar para tornar as decisões do executivo de marketing mais seguras, fornecendo a informação objetiva, precisa e que atenda às suas necessidades.

12 Mercado Alvo A Pesquisa poderá ser desenvolvida para
qualquer necessidade de informação relacionada ao Mix de Marketing das organizações Comunicação Produto Distribuição Preço Mercado Alvo

13 Alguns tipos de pesquisas :
Satisfação e expectativas Teste de conceito e de produto Hábitos e atitudes Imagem de produto e de marca Produto Preço Avaliação de preço para produtos/ serviços Teste de sensibilidade a preços Avaliação de custo x benefícios Comunicação Pré-teste de propaganda Pós-teste de propaganda Avaliação de conceitos para campanhas Distribuição Satisfação e expectativas dos canais Avaliação/ aceitação para novos canaisc Segmentação psicográfica Potencial para produtos/ serviços Mercado Alvo

14 ANÁLISE ADAPTAÇÃO ATIVAÇÃO AVALIAÇÃO Entender o ambiente e o mercado
Observando o conceito dos 4As, desenvolvido por Raimar Richers, é possível concluir que a pesquisa pode ser desenvolvida em qualquer fase do modelo proposto desde que haja a necessidade de informação para subsidiar as decisões. Entender o ambiente e o mercado (consumidor, públicos, economia, concorrência e tendências) ANÁLISE Ajustar a oferta - desenvolver e modificar produtos/ serviços. ADAPTAÇÃO ATIVAÇÃO Comunicar, distribuir e vender Avaliar os resultados / monitorar o desempenho AVALIAÇÃO

15 O Plano de Pesquisa Definindo o Problema de pesquisa e determinando os objetivos do estudo.

16 Planejamento de Pesquisa : Determinação dos objetivos
Passos fundamentais: Indagação básica do estudo Indica o propósito da Pesquisa Levanta ás hipóteses envolvidas Decisões envolvidas a partir dos resultados Definição do Problema de Pesquisa Informações que serão levantadas no estudo Áreas de abordagem “Promessa dos resultados” Determinação dos objetivos

17 Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem)
Objetivo Primário O principal objetivo da pesquisa será o de identificar hábitos de uso e atitudes em relação ao telefone celular. Objetivos Secundários (ou áreas de abordagem) posse de telefone celular por operadora perfil do usuário de celular (sexo,idade, classe,renda) intenção de compra de telefone celular nos próximos seis meses satisfação com o sistema/ operadora troca de operadora critério para decisão de escolha de operadora valor médio gasto conta de celular percepção do preço das contas Critérios para decisão de escolha de uma operadora de telefonia celular

18 Definição do Problema de Pesquisa
Após a privatização e abertura do mercado de telefonia celular as operadoras vêm disputando um mercado novo e em crescimento constante. A Tela A, operando há três anos no mercado Paulista, supõe que é a líder em participação/ número de usuários e que o grau de satisfação com o sistema como um todo é satisfatório com relação aos serviços e também ao preço cobrado. A pesquisa deve trazer dados a respeito da atual dimensão do mercado de telefonia celular em São Paulo, identificando hábitos de uso,satisfação e expectativas com as operadoras. Os resultados do estudo devem possibilitar a adequação da oferta de produtos e serviços assim como das estratégias de preço da Tele A.

19 Os métodos de Pesquisa Determinando os procedimentos metodológicos para a realização do projeto e o tipo de análise desejada.

20 Para algumas DECISÕES necessitamos:
De cada 100 caixas de sabão em pó vendidas,quantas são da marca “X” ? Quantificar as variáveis envolvidas Qual é o percentual de usuários do medicamento “y” que percebem efeitos colaterais ? Qual é a proporção do público-alvo que compraria o novo produto?

21 Então, utilizamos a metodologia de Pesquisa Quantitativa,
obtida a partir de: O caldeirão de sopa... O universo. Amostras representativas do universo Aquela “colherada” na mão... A amostra. Retornar a mesma colher no caldeirão... O gostinho especial, que ninguém faz igual.

22 Pesquisa Quantitativa :
O segredo da representatividade da amostra: distribuição probabilística número de unidades amostrais margem de erro (possível variação dos resultados da pesquisa, para mais ou para menos) 200 unidades amostrais, em um universo infinito, possibilitará o erro máximo de 7,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

23 Exemplo de Pesquisa Quantitativa Metodologia e principais resultados
Hábitos de uso e satisfação com o telefone celular População - SP

24 Metodologia Pesquisa quantitativa Entrevistas pessoais - população 18 anos ou mais Ponto-de-fluxo populacional amostra = 500 entrevistas Erro amostral = 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

25 Posse de telefone celular (Estimulada e única, em %)
POSSUI NÃO POSSUI Base: Total da amostra = 1000 entrevistas

26 (Espontânea e única, em %)
Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Sexo Idade Escolaridade Base: Total da amostra = 502 entrevistas

27 (Espontânea e única, em %)
Perfil da amostra (Espontânea e única, em %) Situação profissional Classificação sócio-econômica (Critério Brasil) Renda mensal familiar Base: Total da amostra = 502 entrevistas

28 Empresas operadoras dos sistemas de telefonia celular
(Espontânea e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

29 Incidência de troca de aparelho de telefone celular
(Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

30 Incidência e razões de troca de operadora de telefone celular
(Estimulada e múltipla, em %) Operadora anterior à troca (Espontânea e única, em %) Tele B Celular - 11 casos Tele A - 8 casos Base: Total da amostra = 502 entrevistas

31 Pagamento das contas do telefone celular
Responsável pelo Pagamento Valor Médio Mensal da Conta (Espontânea e múltipla, em %) (Espontânea e única, em %) Média = 115 Mediana = 80 Moda = 50 Base: Total da amostra = 502 entrevistas

32 Percepção do valor da conta telefônica do celular utilizado
(Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

33 (Espontânea e múltipla, em %)
Grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa de telefonia celular (Espontânea e múltipla, em %) 33 Base: Total da amostra = 502 entrevistas

34 (Espontânea e única, em %)
Intenção de aquisição de outra linha de telefone celular nos próximos seis meses (Espontânea e única, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

35 Empresa da qual pretende adquirir a outra linha de telefone celular
(Espontânea e única, em %) PRETENDE ADQUIRIR NÃO PRETENDE ADQUIRIR Base: Total da amostra = 502 entrevistas

36 (Estimulada e múltipla, em %)
Critérios mais importantes na hora de decidir a empresa/operadora para comprar um aparelho de telefone celular (Estimulada e múltipla, em %) Base: Total da amostra = 502 entrevistas

37 Para conhecer opiniões não-mensuráveis,
Para alguns objetivos de Pesquisa, necessitamos compreender “em profundidade” as motivações e atitudes das pessoas, não havendo a necessidade de quantificar as respostas. Para conhecer opiniões não-mensuráveis, procurando entender os “ Por quês” do comportamento, utilizamos a metodologia de Pesquisa Qualitativa.

38 Entender os aspectos sociais e culturais envolvidos na relação
de consumo Pesquisa Qualitativa Descobrir os valores e preconceitos estabelecidos Interpretar o comportamento de acordo com as experiências e explicações dos movimentos/ ações.

39 Metodologia de Pesquisa Qualitativa:
Discussão em Grupo: 10 a 12 pessoas Perfil Homogêneo (sexo, idade, classe sócieconômica, consumidor de... não-usuário...) Presença do Moderador Utilização de roteiro Sala de espelho: reuniões gravadas em vídeo Duração média: 60 a 90 minutos

40 Metodologia de Pesquisa Qualitativa:
Entrevistas em Profundidade: Relação intimista com o entrevistado = entrevistas individuais Utilização de roteiro Técnica utilizada: quando o público é de difícil acesso assuntos que podem ser constrangedores/ polêmico para Discussão em Grupo deseja-se maior foco na informação individual

41 O mundo dos adolescentes
Exemplo de Pesquisa Qualitativa Metodologia e principais resultados O mundo dos adolescentes

42 Introdução: Objetivos Metodologia: Universo
Investigar o universo de valores do público adolescente, buscando identificar códigos, sinais, símbolos e ícones que compõem os padrões de linguagem desse público. Este estudo deverá subsidiar o desenvolvimento de futuras campanhas de comunicação voltadas a este target. Metodologia: Estudo Qualitativo através de Discussões em Grupo “ Desestruturadas”. Universo Adolescente de ambos os sexos com idade entre 12 e 17 anos, pertencentes às classes ABC, residentes na cidade de São Paulo.

43 Discussões em grupo “Desestruturadas “
Introdução: Discussões em grupo “Desestruturadas “ Considerações Metodológicas: grupos mistos com10 participantes. Amostra Idade B/C 12/13 anos 2 14/15 anos 2 16/17 anos 2

44 Principais Resultados
Ser adolescente é ... Viver contradições Começar a Viver muitas experiências novas mas conservar um pé na infância.  Relacionar-se com o sexo oposto; ansiar pela aproximação e ao mesmo tempo ter ondas de arrepio e suor diante da possibilidade de contato.  Buscar sua independência sem sentir-se totalmente livre. Ter desejos nem sempre fáceis de realizar. Sentir-se onipotente e injustiçado  Sentir a necessidade de apagar as marcas do passado que, no entanto, ainda ronda muito perto.  É satirizar, ser divertido e ao mesmo tempo entediado.  É estar ligado em 220v e também dormir muito.  É testar os limites, quebrar as barreiras e desejar um porto bem seguro, quem sabe imutável...

45 Ser adolescente é ... Ser insatisfeito
Ter um dia “estressantemente” monótono onde insatisfação é a palavra de ordem.  Reclama-se da falta do que fazer - tudo é muito chato! Os dias seguem uma estressante rotina com muitas obrigações e coisas desagradáveis para fazer. O território doméstico é o espaço por onde circulam a maior parte do dia e onde o tédio e a monotonia às vezes batem mais forte.

46 Ser adolescente é ... Relacionar com o mundo de forma virtual
 Trancafiados dentro da pretensa “segurança doméstica”, nossos adolescentes assistem o mundo através dos recursos disponíveis: TV Computador Telefone Música Estudos e lições Experiências dos irmãos mais velhos.  Na verdade, os instrumentos domésticos acabam por projetar os jovens para fora de casa, como veículos da sensação de liberdade; ou como diriam os “Nativus” - “... Liberdade prá dentro da cabeça...”

47 Ser adolescente é ... Viver um intervalo de vida:
 É negar o passado e projetar-se mentalmente para o futuro.  É ter a necessidade urgente de transgredir, ironizar, ser irreverente e bem humorado como forma de “colorir” esta fase de espera.  É criar válvulas de escape e distrair-se enquanto a adolescência não passa, enquanto a idade adulta não vem.  Viver este intervalo consiste em encontrar veículos para a superação da ad0lescência.

48 Ser adolescente é ... Vencer desafios e superar medos
 É lutar contra os limites na tentativa de obter liberdade, vencer as pressões internas e externas.  É conviver com o sentido da morte como forma de expressão.  É tentar vencer a sensação de medo do desconhecido que se revela totalmente crua na idéia da morte.  É desafiar e superar os próprios medos talvez como um desejo de desafiar a morte, o fim.

49 Enfim, Ser adolescente é ...
 Ser experimentalista  Ser volúvel e imediatista  Ser globalizado e ao mesmo tempo doméstico  Ser rígido na obediência das regras grupais  Ser inconformado com a rigidez das regras paternas e sociais  Procurar ter a sensação de liberdade  Reconhecer as diferenças e ter muita dificuldade em conviver com elas.

50 A elaboração de formulários
para coleta de dados

51 A elaboração de questionários e roteiros :
Deve atender / contemplar todos os objetivos da pesquisa Elaboração de formulário para coleta de dados Para cada objetivo deve haver, no mínimo, uma pergunta no formulário. Portanto, é necessário determinar inicialmente, e com bastante clareza, os objetivos da pesquisa e, posteriormente elaborar o formulário para a realização das entrevistas.

52 A elaboração de questionários e roteiros :
Elaboração de roteiros para pesquisa qualitativa Tópicos ou perguntas totalmente abertas Perguntas em ordem lógica e sequencial, recomenda-se a mínima utilização de perguntas abertas. Elaboração de questionário para pesquisa quantitativa

53 de questionários para pesquisas quantitativas
Elaboração de questionários para pesquisas quantitativas Alguns cuidados: utilizar linguagem simples/adequada não remeter a um passado distante não fazer perguntas constrangedoras utilizar escalas de medição de atitudes inserir as perguntas que despertem o interesse do entrevistado no início do questionário questões-filtro no início do questionário não ser extremamente extenso /cansativo não ser tendencioso / forçar respostas

54 PM SDP MM I C MARKETING Etapas: (Nível estratégico) S – Segmentação.
D – Definição do público. P – Posicionamento. Quais segmentos/público alvo somos competentes para atingir? A partir da PM: Quais benefícios nos diferenciarão na mente do consumidor?

55 FOCO no comportamento do CONSUMIDOR
"Analisar as necessidades do consumidor, segmento por segmento do mercado, é o segredo para entender a demanda de produtos novos. Contudo, 80% dos novos produtos fracassam porque visam necessidades inexistentes ou problemas que já foram resolvidos por outros produtos existentes no mercado . É muito difícil gerar novas necessidades. É mais produtivo estudar os consumidores, detectar as necessidades insatisfeitas e, então, analisar a maneira de criar produtos para responder a elas." Roger Blackwell

56 PM SDP MM I C Mix de Marketing. MARKETING Etapas: (Nível tático)
Ferramentas: Produto: Tangível + Embalagem + Serviços. Preço: Preço + Encargos + Garantia + Entrega Praça: Tornar o produto disponível e acessível Promoção (Composto Promocional): Propaganda, promoção de vendas.

57 + MARKETING Mix de Marketing. (MM) Quatro Ps: Produto. Preço Promoção
Praça Política Público +

58 MARKETING Mix de Marketing. (MM) Quatro Ps: Quatro Cs: Produto. Preço
Promoção Praça valor para o Cliente menor Custo Conveniência Comunicação Ps: Visão de dentro para fora da empresa. Cs: De fora para dentro.

59 Mais recente apresentada por Kotler.
Processo Social por que envolve pessoas, consumidores, usuários, clientes. Gerencial Processo gerencial de tomada de decisão. Indivíduos e Grupos: Marketing trabalha com indivíduos envolve resposta dos indivíduos. Outras trabalham com grupos (social) Nos temos comportamentos diferentes quando agimos isoladamente e quando agimos em grupos. 59

60 A Alma do Seu Negócio de Varejo
Para o marketing, sua empresa pode ser representada no esquema abaixo, que chamamos Composto de Marketing. Para termos sucesso, devemos oferecer um produto diferenciado, a um preço justo, através de um PDV agradável e uma comunicação eficiente. O Composto de Marketing é a alma do seu negócio Ponto de Venda Produto Composto de Marketing de Varejo Preço Comunicação

61 Mix de Marketing -Esforços direcionados à “PERSEGUIÇÃO” dos objetivos de MKT junto ao mercado-alvo. MKT MIX PRAÇA Canais Cobertura Variedades Locais Estoque Transporte PRODUTO Variedades de Produtos Qualidade Design Características Nome da Marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções Mercado Alvo PREÇO Preço de Lista Descontos Concessões Prazo de pagamento Condições de Financiamento PROMOÇÃO Promoção de Vendas Publicidade Força de Vendas Relações Publicas Marketing Direto

62 Mix de Marketing 4 P’s 4 C’s - Cliente - Produto (Product)
- Preço (Price) -Custo - Praça (Place, Point of Purchase, POP) -Conveniência - Promoção ( Promotion) -Comunicação - COCLUSÃO: Empresas vencedores conseguem atender às NECESSIDADES DOS CLIENTES de MANEIRA ECONÔMICA e CONVENIENTE através de uma COMUNICAÇÃO EFETIVA.

63 Mix de Canais -Esforços direcionados ao “ALCANCE “ do Mercado-Alvo.
A) Canal de Comunicação - Transmite e recebe informações (canais de diálogo, SAC); B) Canal de Distribuição - Demonstra ou entrega produtos e serviços TANGÍVEIS ao comprador ou usuário; - Armazéns, veículos de transporte, distribuidores, atacadistas, revendedores; C) Canal de Vendas - Realiza transações com compradores potenciais; - Distribuidores, revendedores, bancos, seguradoras, etc;

64 Check List – Gerência de Produto
Na grande maioria das vezes os clientes encontram as mercadorias que procuram? Meu estoque de perfumaria é amplo e variado ? Trabalho com linhas de produtos difíceis de se achar na redondeza ? Tenho seções especiais para Diabetes, Perfumes Importados, Skin Care, etc.? Invisto constantemente em treinamento da minha equipe em Farmacologia ? Invisto constantemente em treinamento da minha equipe em Perfumaria ? Realizo reuniões no mínimo semanais com minha equipe para planejamento do trabalho ? Minha equipe trabalha uniformizada (em ótimo estado de uso) ? Adoto formas de estimulo da equipe através de comissões para venda de produtos ? Nunca falta troco em minha loja ? Ofereço serviços únicos em minha loja, tais como teste de diabetes, atendimento pós venda? Meu serviço de entregas é eficiente, uniformizado, bem treinado e com um bom visual ? NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA > Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 Pontos Importantes

65 Check List – Gerência de Preço
Trabalho com margens agressivas (10% sobre CMV) nos produtos formadores de Imagem $ ? Trabalho com ofertas mensais (promoções) do tipo jornal de ofertas, rádio, etc? Trabalho com descontos negociados (caso a caso) quando eventualmente são necessários? Trabalho com uma diferença máxima de 10% do preço à vista para o preço a prazo? Trabalho com pelo menos os 02 principais cartões de crédito da minha praça? Trabalho com pelo menos os 02 principais sistemas de cheques eletrônicos da minha praça? Trabalho com Cheque Pré e disponho de materiais de comunicação do Cheque Pré ? Trabalho com algum sistema de Crédito Pessoal para os clientes que não possuam cheque? Utilizo etiquetas de gôndolas em todos os produtos auto-serviço de minha loja? Sempre utilizo números terminados em final impar (3,5,7,9) em minhas ofertas de produtos? Gerencio o volume de cheques pré e o volume de cheque inadimplentes? Invisto em propaganda (rádio, jornal, etc), sempre divulgando ofertas e condições especiais? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA > Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0

66 Check List – Gerência de Ponto de Venda
Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 O visual externo da minha loja está no padrão e destaca-a das outras lojas no visual da rua? O visual interno da minha loja está no padrão da rede e destaca-a dos concorrentes? O Back Light (luminoso) da minha loja esta no padrão e em ótimo estado de conservação? A loja está sempre bem iluminada, com todas as luzes acesas (mesmo durante o dia)? Existe som ambiente na loja durante o período de trabalho? As gôndolas e prateleiras estão sempre limpas e sem pó? As gôndolas e prateleiras estão sempre bem abastecidas, mesmo após finais de semana? A sala de aplicação está sempre higienizada e bem organizada? Os banheiros estão sempre limpos? O cliente sempre encontra vagas para estacionar com facilidade? O pagamento no caixa é sempre rápido e eficaz? (ou seja, raramente existem filas...) Exponho as mercadorias através de uma setorização mínima (ex: fraldas + chupetas )? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA >

67 Check List – Gerência de Comunicação
Sempre Quase Sp As Vezes Nunca Nota 4 Nota 3 Nota 2 Nota 0 Distribuo o Jornal de Ofertas nas redondezas da minha loja, sempre cara a cara? Sempre mantenho faixas e banners de campanhas da rede limpos e bem esticados? Sempre utilizo materiais de decoração de loja (de campanhas) nos locais indicados? Invisto em pelo menos uma rádio dirigida ao meu público alvo, como mídia complementar? Invisto em pelo menos um jornal da minha cidade como mídia complementar? Invisto em pintura de muros na área de influência primária (AIP) de minha loja? Se um cliente ligar para a operadora telefônica, irá conseguir encontrar meu nome fantasia? Se perguntar a 10 pessoas na minha AIP sobre onde fica minha loja, elas saberão responder? Utilizo carro de som (quando for possível) em minha AIP? Participo de eventos (como patrocinador) em minha comunidade? Já realizei uma operação de implantação de imãs de geladeira em minha AIP? Realizo pequenas promoções locais (sorteios de pequenos prêmios) para meus clientes? Pontos Importantes NOTA FINAL SOMATÓRIA DE TODOS OS ITENS ACIMA >

68 Gráfico de Desempenho do Composto de MKT
Instruções: a) Divida as somatórias da cada composto do marketing (produto, preço, pdv, com) por 48 e multiplique por 100. b) Pinte os quadrados das colunas referentes as variáveis até a nota alcançada. NOTA AVALIACAÇÃO PROD PREÇO PDV COM 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Alto Risco Excelência Regularidade Mediocridade

69 PM SDP MM I C MARKETING Etapas: Implementação: Gerar produto/serviço;
Definir preço; Distribuir; Promover;

70 PM SDP MM I C Gerência Produto Vendas Marketing Integrado Atendimento
Etapas: Gerência Produto Vendas Marketing Integrado Atendimento

71 Comparação entre Orientação de Vendas e a de Marketing
Pontos de partida Focos Meios Fins Produção Produtos existentes Vendas e promoção Lucros obtidos pelo volume de venda Orientação de marketing Mercado Necessidades do cliente Marketing integrado Lucros obtidos pela satisfação do cliente

72 MARKETING PM SDP MM I C Etapas: Controle: A empresa deve definir mecanismos de feedback do mercado, para que possa realizar correções e melhorias em seus processos.


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