A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero

2 Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber Hegel ( ) O Estado político é a esfera dos interesses públicos e universais no qual as contradições estão mediatizadas e superadas. O Estado não é a expressão ou o reflexo do antagonismo social, mas sua superação. É a unidade recomposta e reconciliada consigo mesma.

3 Hegel (1770-1831) Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber Hegel ( ) A sociedade civil é um sistema de carecimentos, estrutura de dependências recíprocas, na qual os indivíduos satisfazem suas necessidades através do trabalho, da divisão do trabalho e da troca; asseguram a defesa de suas liberdades, propriedades e interesses através da administração da justiça e das corporações. Trata-se da esfera dos interesses privado, econômico/corporativos e antagônicos entre si.

4 Unidade I – Bases Conceituais: Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber
Conforme Carnoy, para Hegel o Estado ideal envolve uma relação justa e ética da harmonia entre os elementos da sociedade. O Estado é eterno, não histórico; transcende a sociedade como uma coletividade idealizada. Ele é mais do que as instituições políticas. O Estado é para Hegel o representante da coletividade social, acima dos interesses particulares das classes, assegurando que a competição entre os indivíduos e os grupos permanecessem em ordem, enquanto os interesses coletivos do “todo” social seriam preservados na ações do próprio Estado.

5 Unidade I – Bases Conceituais: Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber
Karl Marx ( ) O Estado é para Marx, nada mais que um órgão ou instrumento de dominação de uma classe sobre a outra. Para ele as idéias dominantes de uma época são as idéias da classe economicamente dominante do período. O tema Estado na obra de Marx está sempre vinculado à noção de que a estrutura social e a consciência humana estão na relação direta das condições materiais de uma sociedade. Desta maneira as formas de Estado emergem das relações de produção e não do desenvolvimento geral da mente humana, ou do conjunto das vontades humanas.

6 Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber Para Marx, a sociedade civil não é fundada pelo Estado que lhe absorve, como afirmara Hegel. Ao contrário, é a sociedade civil, como conjunto das relações econômicas que explica o surgimento do Estado, seu caráter e a natureza de suas leis. A sociedade civil se divide em classes sociais que se constituem em função de diferentes posições dos indivíduos em face dos meios de produção. ..\..\disciplinas\sociologia_organizaçoes\karl_marx_2008_1.ppt

7 Max Weber (1864-1920) YouTube - Max Weber
Unidade I – Bases Conceituais: Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber Max Weber ( ) YouTube - Max Weber A autoridade política se caracteriza pelo exercício de um das três formas: Legalidade – Burocracia: tem sua base de fundamentação na tradição jurídica, no direito. A autoridade política é legal, pautada pela “ordem impessoal do direito” e os governados devem obediência às regras e normas que compõem a ordem impessoal, como as constituições e demais códigos jurídicos característicos do Estado Moderno. A forma em que se estrutura e funciona um Estado de Direito ou de bases legais é a Burocracia. Burocracia.pptx

8 Unidade I – Bases Conceituais: Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber
Tradição – Patrimonialismo: É Estado que têm como domínio político o modelo de autoridade pessoal do governante, advinda do costume e exercida tradicionalmente, seus princípios têm uma certa rigidez, sendo fixos e formais. Nas circunstâncias de governos tradicionais, os governados podem ser pares ou súditos e os servidores são ligados pessoalmente ao chefe. É o oposto do princípio da impessoalidade, neste perfil, predominam as relações pessoais e de influência junto à autoridade. Nesta forma de domínio político, segundo Weber, “sua norma nada tem de racional ou de técnico, possui um conteúdo concreto: a validade do costume considerado inviolável, em razão da santidade do que sempre foi. Não é um código que faz sua unidade, mas a própria pessoa do soberano que perpetua o ‘eterno ontem’”. (Galliano, 1981:84)

9 Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Moderno: Hegel; Marx; Weber Carisma: Quando abolidos os regimes tradicionais ou legais. As autoridades se constituem a partir do “carisma, qualidade tida como excepcional de liderança, que se manifesta como uma espécie de magnetismo pessoal mágico e que leva a pessoa ‘carismática a ter certa preponderância sobre as demais”. Podem ser situados como autoridades carismáticas, heróis militares, líderes revolucionários, demagogos, ditadores, líderes político-religiosos - que governam estados cujas doutrinas e confissões guiam politicamente os governados, entre outros.

10 Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Ampliado: Gramsci Antonio Gramsci ( ) A sociedade civil como parte do momento estrutural, como Marx a classifica, constituiu o ponto de partida para a análise de Gramsci. Entretanto este introdução profunda inovação na tradição marxista: é integrar a sociedade civil ao momento superestrutural. Este é constituído por dois grandes níveis: a sociedade civil (conjunto dos organismos vulgarmente denominados privados); e o segundo, denominado sociedade política ou Estado.

11 Unidade I – Bases Conceituais:
Estado Ampliado: Gramsci Ao colocar tanto o Estado quanto a sociedade civil como parte do momento superestrutural, Gramsci afirma: “Esses dois níveis correspondem, de um lado, à função de hegemonia, que o grupo dominante exerce em toda a sociedade; e, de outro, a dominação direta ou ao comando que é exercido através do Estado e do governo jurídico” (Gramsci, 1971, p.12)


Carregar ppt "Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google