A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observação de aula "Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência.” Gustavo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observação de aula "Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência.” Gustavo."— Transcrição da apresentação:

1 Observação de aula "Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência.” Gustavo Heidrich

2 O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola.
E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos: Analisar o planejamento das atividades, As produções dos alunos; O resultado das avaliações ... Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula.

3 O objetivo dessa ferramenta de formação é analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados. Muitas vezes, o próprio docente não percebe que uma pequena mudança em sua prática pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho. O C P, vai saber como romper eventuais barreiras para usar a observação da sala de aula como uma ferramenta formativa.

4 Outras finalidades da obs. de aula
Demonstrar uma competência; Partilhar um sucesso; Explorar formas alternativas de alcançar objetivos curriculares; Aprender; Apoiar um colega; Avaliar o progresso; Reforçar a confiança; Estabelecer laços.

5 Além disso... Diagnosticar aspectos e/ou dimensões do conhecimento e da prática profissional a trabalhar/melhorar; Estabelecer as bases para a tomada de decisão fundamentada sobre o processo ensino-aprendizagem; Proporcionar o contato e a reflexão sobre as potencialidades e limitações de diferentes abordagens, estratégias, metodologias e atividades.

6 Tipos de observação de aula
No contexto internacional, a observação de aula assume diferentes tipologias: Informais Formais

7 Observação Informal São visitas de curta duração (15 a 20 min);
Focam-se em aspectos específicos: metodologias de ensino, gestão do tempo, interação com os alunos. Pode envolver o agendamento de futuras observações, principalmente quando é detectado algum problema.

8 Orientações para observação informal
Não discriminar os professores; Observar frequentemente; Focar a observação; Desanuviar o ambiente; Valorizar os sucessos; Fornecer Feedback; Estimular as observações por convite.

9 Observação Formal Incluem uma reunião de preparação e planejamento da observação; Deixa claro os focos específicos e os procedimentos da observação; Na sessão pós-observação, promove a discussão e reflexão crítica sobre os acontecimentos observados e identificação dos aspectos positivos e aspectos a melhorar; Permite a avaliação global do processo.

10 Como dar os primeiros passos e quebrar resistências
A ideia é simples: você entra na classe, assiste a uma aula, faz anotações e, com base nelas, tem mais segurança para planejar os encontros de formação e orientar os professores, certo? Certo. Só que não é tão simples assim: alguns docentes sentem seu espaço invadido com a presença de um observador. É preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais.

11 Quebrando resistências...
O primeiro passo: Conversar com toda a equipe nos encontros coletivos, esclarecendo que os principais objetivos são: Montar a pauta de formação continuada com base nas necessidades de ensino e conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhados com a equipe.

12 Obs.: É bom consultar cada um dos professores para ver se eles topam receber você. Mesmo quando todos estão acostumados a essa rotina, é importante avisar o professor quando a visita será realizada. Envolver os professores na elaboração da pauta também pode ser um procedimento útil para quebrar resistências, pois eles mesmos podem indicar em que pontos necessitam de ajuda e de soluções didáticas.

13 Compromisso formativo
Estabelecer um cronograma de observação; Deixar claro os critérios de observação; Para diminuir a ansiedade, ao terminar cada observação, o coordenador deve conversar com os docentes, mas a verdadeira devolutiva vem depois da análise que ela faz do que viu e dos outros registros do professor.

14 No fim, cada docente recebe um relatório sobre as observações do coordenador e as devidas sugestões e considerações. No segundo encontro individual, conversam novamente sobre a prática do professor, o CP faz as orientações teóricas e traçam um planejamento, que fica registrado no relatório como um compromisso formativo entre eles.

15 Atenção à postura dentro da sala de aula
O espaço da sala de aula é do professor! Só ajude se for solicitado...

16 Devolutivas consistentes apontam caminhos
Ofereça uma devolutiva de qualidade, que venha a acrescentar ... Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que você viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito. Em seguida, trate dos pontos que precisam ser melhorados.

17 Não se esqueça de ouvir o professor, que certamente vai expor as dificuldades que encontra e as necessidades que ele tem para colocar em uso as propostas feitas por você.

18 Questione... Ao realizar o Feedback, adapte o questionamento a cada professor; Fomente a reflexão através da exploração de situações hipotéticas e cenários alternativos: Quais as alternativas possíveis? Como gostaria de alcançar estes objetivos? Que medidas deveria ter tomado para... Que tipo de apoio gostaria de ter tido?

19 Evitar... Ficar anotando tudo que o professor fala;
Não estabelecer contato visual; Distrair-se enquanto o professor fala (olhar disperso); Falar sobre outros assuntos; Inferir e concluir precipitadamente; Conversar em locais tumultuados; Expressões faciais e corporais que exprimem reprovação...

20

21 “Todo processo formativo é sempre conflituoso
“Todo processo formativo é sempre conflituoso. O coordenador só conquista o respeito do grupo quando o docente percebe que as devolutivas têm resultados positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no desempenho dos alunos”. Fátima Camargo (USP)

22 Fazer do erro uma oportunidade de ensinar
Anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo. Os erros e as intervenções dos professores também podem ser registrados para a tematização da prática durante os encontros coletivos e os individuais.

23 O resultado final desse processo deve ser um planejamento de formação para o professor e para toda a equipe docente. Acreditar nessa perspectiva pressupõe encarar o educador como um profissional capaz de construir as próprias estratégias de ensino com base na reflexão sobre a prática.

24 Fonte: http://revistaescola. abril. com. br/pdf/coordenacao-formacao
Fonte: REIS, P. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação CCAP. Lisboa. Disponível em: Organização: SRE - Quirinópolis


Carregar ppt "Observação de aula "Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência.” Gustavo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google