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APQ. Lugar da nascente do Almonda a inícios do século XX, onde nasceria a Fábrica 1 Breve História da Empresa.

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1 APQ

2 Lugar da nascente do Almonda a inícios do século XX, onde nasceria a Fábrica 1 Breve História da Empresa

3 1939 A Fundação da Renova SA -Logótipo inicial: ousadia e fortaleza -O enquadramento numa economia fechada -Mudança gradual de estratégia: dos papéis de impressão para os produtos de consumo

4 1960 Indústria de produtos de grande consumo Criando as fundações para uma marca líder

5 1970/1980, em diante Especialização na produção e transformação de papéis tissue Expansão da infraestrutura: a Fábrica 2

6 …melhores práticas … Natureza, Segurança e Qualidade Certificação Ambiental ISO Certificação de Segurança e Higiéne OSHAS Certificação de Qualidade, ISO 9001:2000

7 Desenvolvimento da Marca

8 Anos 80: travessia das fronteiras nacionais A abordagem ao mercado espanhol -Espanha: uma experiência de esforço e recompensa -Competitividade do mercado espanhol

9 A difícil ascensão à credibilidade -A importância da persistência -A importância da inovação -O acesso aos mercados distribuidores -Fornecer razões para oferecer Renova aos cidadãos

10 Sucesso…após 10 anos Não há ganhos sem esforço! -Marca Nº 1 na Ibéria [guardanapos, ano 2004] -Marca Nº1 nos hipermercados espanhóis [guardanapos]

11 2001… Para além de Espanha: França

12 Um jogo muito diferente de Espanha -Um mercado de produtos de consumo maduro e… -Ainda muito regulado: proteccionismo a la française -Estamos em mais de 50% da distribuição essencial

13 2004…passando as Ardenas Bélgica e Luxemburgo

14 Perspectiva… Abordagem à Europa 1939Final dos anos

15 I Renova. Para um novo bem estar. …estratégia de afirmação II - Marca -Novo universo de acção -Novos padrões de exigência -Inovação e desenvolvimento de produto -Importância da imagem e do design -Publicidade

16 Mantemos um olhar no globo e outro nas lojas O nosso futuro depende de milhões de pequenas decisões, de segundos, sobre o que colocar no cesto de compras! A batalha dos 7 segundos – o tempo médio de decisão, segundo alguns estudos …E a guerra pela ideia de que não é tudo a mesma coisa… ou como afirmar a nossa diferença!!

17 será que não é tudo o mesmo? Não! -A diferenciação acentua a concorrência, e portanto melhora a relação qualidade - preço -Quando é tudo o mesmo, os cidadãos não têm escolha! -Quando é tudo o mesmo, não há investimentos em inovação, a espinha dorsal da sustentabilidade, não há criação de valor, não há expansão económica Admirem a beleza da variedade: não GRITA por vida?

18 …o nosso desafio… Tentar desenvolver uma singularidade no espaço-tempo das empresas Não a MAIOR empresa do sector, mas a mais ORIGINAL: -Ser-se diferente, requer genes realmente diferentes -Temos que acreditar na variedade e diferença de cada indivíduo, pois isso cria um ambiente propício à originalidade -Ou seja, não basta PARECER diferente. É preciso SER mesmo diferente.

19 …um exemplo…A organização de mkt da Renova III – organização Fluída Quântica… departamento pequeno e horizontal fundamentalistas de marca suportam diversas forças de vendas desenvolvem produtos do zero desenvolvem campanhas pub animam tribos de cidadãos na internet divide-se em 3 equipas: brand management / business research e / dream factory

20 …task forces quânticas, cada uma com a sua missão… muito anti-burocratas… Equipas em interferência permanente: BMG (business management group): gestão dos produtos (4 Ps) produto / promoção / preço / lugar (place) seguimento dos mercados lançamento de novos produtos busca de oportunidades BRG (business research group): criatividade / conceitos / custos / controlo (4 Cs) conceitos de novos produtos desenvolvimento de novos produtos desenvolvimento de sol. internet desenvolvimento de sol. intranet multiplexers de informação fundamentalistas de optimização

21 Equipas criando em interferência DF (dream factory): ligações à estratégia global comunicação de conceitos campanhas de pub desenvolvimento de imagem relações públicas …task forces quânticas, cada uma com a sua missão… Objectivo: emergência rápida de decisões

22 …acerca de… Inovação Renova… Que inovação?

23 …Que permitiu a entrada num mercado maduro… Uma testa de ferro em França tratamento de superfície segurança dermatológica tecnologia exclusiva qualidade irrepreensível packaging moderno

24 …e a história continua… Un papier toilette révolutionnaire!

25 …um must have... produto ou objecto? Inovação

26 Afinal, não é tudo a mesma coisa Crónicas de um produto improvável… Alimarket El Mundo Qué Diez Minutos Maxim Neo2 Mía Sorpresa Distribución Actualidad Pronto Nova Metro El Correo GallegoEl Nérvion Aral Droguería y Perfumeria Magazine del Mundo Hoy por Hoy Ser Consumidor Diário Económico Expresso Independente MarketeerPública Visão Elle Le Nouvel Observateur Le Figaro Biba Faire Savoir Faire Les Echos Stratégies CB News Zurban Influencia Intermedia France Inter France 2 Direct 8 Telematin The Washington Post The Sidney Morning Times The Toronto Star

27 …olhar diferente… oferecemos olhares criativos sobre o mundo, através do olhar de fotógrafos famosos. Fazemos publicidade, ou estamos no negócio de arte? -A atitude desafiante da Harley Davidson -Guerra? Ou Guerilha? Guerilha! -O fim da pub TV: à frente da Procter&Gamble [ Size DOES Matter! ]

28 …o nosso objectivo… Interferir: adicionar uma EXPERIÊNCIA ao acto de comprar

29 …o nosso objectivo… Interferir: adicionar uma EXPERIÊNCIA ao acto de comprar

30 Exportações: uma exortação estratégica. -A importância da diferenciação e da inovação -Criar valor acrescentado e incorporar know-how -O problema da escala e a importância da abertura de espírito -A necessidade de aculturação ao mundo -Exportar Diferença, Marca, Inovação, Valor!

31 …para que não seja tudo a mesma coisa… inovamos, inovamos, inovamos…

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