A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO

2 Estrutura do trabalho Minicurso Horário: 8h30 às 10h30 Combinados EDUCAÇÃO

3 Desafio...

4 Fábrica de Bolas EDUCAÇÃO

5 O que foi exercitado nesse desafio? Alinhavando ideias... EDUCAÇÃO

6 Persistência EDUCAÇÃO

7 Compromisso com o trabalho assumido EDUCAÇÃO

8 Busca de oportunidade EDUCAÇÃO

9 Assumir risco calculado EDUCAÇÃO

10 Busca ativa de informação EDUCAÇÃO

11 Definição de objetivos EDUCAÇÃO

12 Persuasão e rede de relacionamento EDUCAÇÃO

13 Exigência de qualidade e eficiência EDUCAÇÃO

14 Planejamento sistemático e monitoramento EDUCAÇÃO

15 Autoconfiança EDUCAÇÃO

16 Criatividade na solução de problemas EDUCAÇÃO

17 Tome este CHA... diariamente! C ONHECIMENTO A TITUDE H ABILIDADE EDUCAÇÃO

18 Atenção aos paradigmas EDUCAÇÃO

19 Criatividade

20 CRIATIVIDADE = SOBREVIVÊNCIA EDUCAÇÃO

21 Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples, isto é criatividade. Charles Mingus EDUCAÇÃO

22 CICLO DE Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO

23 Aprendizagem Vivencial Ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum insight desta atividade e aplica seus resultados. EDUCAÇÃO

24 A aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente estável do comportamento e este é o OBJETIVO TÍPICO DA EDUCAÇÃO. O precursor desta abordagem de aprendizagem vivencial foi o psicólogo americano David Kolb. EDUCAÇÃO

25 CAV 1.Vivência 2.Relato 3.Processamento 4.Generalização 5.Aplicação EDUCAÇÃO

26 CAV – Etapa 1 - VIVÊNCIA Atividade em si / fazer / criar / construir / simular Propiciar a aprendizagem através da ação/ da descoberta de formas que funcionam e formas que não funcionam Criar uma base comum de dados Dica: O professor observa/ somente interfere se necessário/ registra pontos relevantes EDUCAÇÃO

27 CAV – Etapa 2 - RELATO Exposição dos sentimentos Tornar disponível para o grupo o resultado da experiência de cada indivíduo Compartilhar reações e observações Partilhar o que aconteceu em termos afetivos Dica: Fala quem quiser / a pergunta é quase sempre no geral. EDUCAÇÃO

28 CAV – Etapa 3 - PROCESSAMENTO Expressar observações É considerada a parte mais crítica do CAV e não deve ser ignorada Avaliar o processo grupal (dinâmica do grupo) Partilhar o que aconteceu em termos cognitivos e afetivos na vivência Dica: O professor deve seguir a ordem cronológica da atividade / deve ter um roteiro de perguntas para conduzir o grupo ao objetivo de aprendizado. EDUCAÇÃO

29 CAV – Etapa 4 - GENERALIZAÇÃO Comparar vivência e realidade Identificar como se dá no dia a dia situações semelhantes às vivenciadas na atividade vivencial Inferência de princípios sobre o mundo real Inferir princípios que poderiam ser aplicados na realidade Dica: O professor contribui com exemplos / pode-se introduzir embasamento teórico EDUCAÇÃO

30 CAV – Etapa 5 - APLICAÇÃO Planejamento de comportamento mais eficaz Os alunos estabelecem propostas pessoais de mudança de atitude É o propósito para o qual todo o processo é planejado Dica: Fala quem quiser / pode-se utilizar técnicas para a aplicação / posterior aos depoimentos da turma pode-se introduzir a teoria. EDUCAÇÃO

31 O Ciclo de Aprendizagem Vivencial não termina nesse estágio. O aluno ao praticar os conceitos adquiridos está gerando uma nova experiência vivencial, concreta, estimulando um novo percurso de todos os estágios. EDUCAÇÃO

32 Como trabalhar bem, com maior possibilidade de êxito?

33 LEMBRE... O uso de soluções tecnológicas é inevitável EDUCAÇÃO

34 CULTIVE IDÉIAS CRIATIVAS QUE AGREGUEM VALOR EDUCAÇÃO

35

36 Procure se conhecer EDUCAÇÃO

37 UTILIZE A RESOLUÇÃO PRODUTIVA DE PROBLEMAS

38 -RPP- 1.Contato com o problema 2.Compreensão Clara do problema 3.Estabelecimento de objetivos 4.Definição de Estratégias 5.Alocação de recursos 6.Ação 7.Avaliação Sucesso Fracasso BUSCA DE INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO

39 -RPP- As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam. Esta é uma característica do EMPREENDEDOR !!! EDUCAÇÃO

40 ACREDITE EM VOCÊ MESMO TENHA CONFIANÇA EM SI! EDUCAÇÃO

41 O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR ALGO A ALGUÉM......É A ÚNICA! Makarenko EDUCAÇÃO

42 Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive. Do Poema Para Ser Grande - Ricardo Reis

43 Referências Cortella, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética. 6ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Feldman, Clara. Encontro: uma abordagem humanista. Belo Horizonte, MG: Crescer, Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. São Paulo, SP: Artmed, Projetar, Grupo. Vivências - uma abordagem efetiva... (ET.al.).2 Ed., revista e ampliada – Belo Horizonte, MG: Grupo Projetar, EDUCAÇÃO

44 Muito obrigada. Prazer em estar aqui com vocês! EDUCAÇÃO


Carregar ppt "Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google