A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os estudos mostram que a avaliação é a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, para os alunos, a avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os estudos mostram que a avaliação é a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, para os alunos, a avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Os estudos mostram que a avaliação é a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, para os alunos, a avaliação é a atividade mais temida e menos gratificante. Margarita Ballester Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

2 Por que é difícil avaliar? Toda a avaliação é sempre: Injusta Incômoda Incompleta Ideológica Toda a avaliação é facilmente: Autoritária Excludente Humilhante Insidiosa Professora Denise Helena La Salvia

3 Avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Luckesi, 1978 Professora Denise Helena La Salvia

4 A avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica. Cipriano Luckesi Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

5 FINALIDADE DA AVALIAÇÃO CONCEPÇÃOTAREFA Avaliação: CONTROLE Avaliação: ACOMPANHAMENTO, AJUDA

6 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA: -a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. -ideologicamente comprometido. - político-social (comprometido com as finalidades sociais), - científico (conhecimento da realidade) e - técnico (exige definição de meios eficientes para se obter os resultados). a crítica do percurso de uma ação. Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação | O ato de planejar é : A avaliação é:

7 Finalidade do Planejamento Concepção dialética: Transformar a realidade Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

8 Dimensões do planejamento Realidade Finalidade Mediação Avaliação Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

9 Desafio do educador: Fazer planejamento é: refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula; perceber as necessidades; ressignificar o trabalho; buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. Mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

10 Finalidade da Avaliação Favorecer que o aluno possa aprender mais e melhor. Ajudar a garantir a construção do conhecimento por parte do aluno.

11 Caracterização da avaliação educativa Juan M.A. Méndez, 2002 Processual e contínua: ligada à concepção de conhecimento e currículo; processo permanente de ação-reflexão-ação; ocorre no processo de aprendizagem e não após. Investigativa e diagnóstica: respeito ao processo de construção de conhecimento do aluno; erro construtivo como ponto de reflexão; processo permanente de observação. Participativa: Inclui todos os sujeitos envolvidos no processo. Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

12 CASOS DE AVALIAÇÃO Ao final da 1ª série do Ensino Fundamental as professoras de uma escola estadual de periferia urbana, reúnem-se para decidir quais os alunos aptos a seguirem para a 2ª série. Consideraram aprovada uma aluna que fez a seguinte redação e depois a leu com entonação e fluência: A casa é bonita. A casa é da mamãe. A casa é verde. Utilizando os mesmos critérios, reprovaram um aluno que escreveu o texto abaixo, lendo com dificuldade na entonação: Era umaveiz um filinho quetinhaceperdido dasua manzia. Aiele precuro a manzia portoda a viziansa e não axo a maim dele ai ele pecuro notros luga e ningen sabia dise aí ele foi na poliça i a manzia dele tavalaxorãdo ai eles fora pra caza velisis. Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

13 Nota como fator de alienação da relação pedagógica Aluno Professor Nota Nota RELAÇÃO DE ENSINO – APRENDIZAGEM PREOCUPAÇÃO Quanto eu preciso? Quanto ele merece? Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

14 Avaliação Participativa Professora Denise Helena La Salvia Avaliação AlunoProfessor Comunidade EscolaFamília

15 Muda o significado da avaliação Professora Denise Helena La Salvia PARA O ALUNO PARA O PROFESSOR PARA A FAMÍLIA -De acomodação pelo julgamento externo para -Tomada de consciência de seus avanços e dificuldades. - De instrumento de verificação para - Análise reflexiva dos avanços do aluno. De entrega dos resultados da avaliação para - Análise reflexiva dos avanços do filho.

16 Avaliação Emancipatória Autoavaliação Autorregulação Coavaliação

17 Autoavaliação do aluno Objetivos: tomada de consciência de seu próprio desenvolvimento escolar; inclusão no processo de avaliação da aprendizagem; responsabilidade pelo seu desempenho; melhoria da auto- estima. Procedimentos: questionário de autoavaliação; entrevista individual. Conteúdo da avaliação: deve contemplar aspectos trabalhados durante o período que está sendo avaliado, isto é conceitos, procedimentos e atitudes. Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

18 Autoavaliação O que eu queria conseguir? O que eu aprendi? Que dificuldades encontrei? Como resolvi as dificuldades? Alcancei os objetivos? Minhas propostas futuras: Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

19 Avaliação do grupo de trabalho Aspectos a avaliar SimEm parteNãoComo fazer melhor? Planejamos bem o trabalho? Distribuímos bem as tarefas? O resultado do trabalho foi o esperado? Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

20 Avaliação dos membros do grupo Nomes dos componentes do grupo Participação no planejamento Participação na realização do trabalho O que trouxe para o grupo? Respeitou as ideias dos demais? Ana Breno Maria Vera Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

21 Coavaliação e autoavaliação Um exemplo: 1. Cada aluno responde individualmente às questões propostas. 2. A professora resolve a tarefa no quadro com a ajuda da turma. 3. Cada aluno analisa o seu trabalho e responde: Em que me enganei? Como devo explicar? 4. Em duplas, os alunos trocam suas avaliações e analisam as considerações de seu colega: Está bem explicado? O que você recomenda para ele melhorar? 5. Cada aluno lê o que o colega escreveu e avalia se está de acordo ou não.

22 Instrumento de Autorregulação: O Contrato Didático Envolvimento dos alunos na representação dos objetivos; na previsão e planejamento das ações; na decisão dos critérios de avaliação; na auto-gestão ou co-gestão das dificuldades e erros; na coavaliação e autoavaliação. Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

23 Proposta de Contrato Didático Ballester, 2003 Trabalho Cooperativo da Turma O quê? (Desejamos ou precisamos aprender?) Por quê? (Objetivos) Como? (De que maneira conseguiremos?) Como vamos avaliar? (perceber se os resultados foram os esperados) Assinatura: Data: Elaboração | Professora Denise Helena La Salvia Diagramação |

24 Eu sou especial Professor, talvez eu não siga As suas instruções tão bem Como o senhor gostaria. Talvez eu não fale tão claramente como o senhor. Talvez eu não leia com tanta fluidez como o senhor. Talvez eu não expresse minhas idéias por escrito com igual precisão. Mas estou aprendendo no meu próprio ritmo. O senhor se dá conta disso? (SALINAS, 2004, p. 59)

25 Para refletir... O aluno não vem para a escola escutar aula. Vem para reconstruir conhecimento e arquitetar sua cidadania. Sala de aula é, antes de tudo, ambiente de estudo e pesquisa, pela razão simples de que pesquisa é o ambiente da aprendizagem (...) Mais que acatar conhecimento, precisa saber confrontar-se com ele desconstruindo e reconstruindo. A finalidade da avaliação é cuidar todos os dias deste processo. Muda a posição do professor. Não é transmissor de conhecimento, porque sua função não é instruir, mas educar, formar. Seu desafio socrático emerge com toda a força: é de provocação, orientação, instigação, sobretudo de cuidado Professora Denise Helena La Salvia PEDRO DEMO

26 Avaliação para a inclusão... todos necessitam de CUIDADOS Aluno Escola Professor.


Carregar ppt "Os estudos mostram que a avaliação é a prática pedagógica que menos motiva os professores e mais os aborrece. Ao mesmo tempo, para os alunos, a avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google