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Projeto António Ferreira, RN, MPH, PhD - Doutorando em Enfermagem ICS-UCP

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Apresentação em tema: "Projeto António Ferreira, RN, MPH, PhD - Doutorando em Enfermagem ICS-UCP"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto António Ferreira, RN, MPH, PhD - Doutorando em Enfermagem ICS-UCP

2 Projeto EST – sessão 1

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4 Elementos por GRUPO 1 FOLHA papel Lápis, Caneta, Marcadores

5 Elementos por GRUPO 1 FOLHA papel Lápis, Caneta, Marcadores FINALIDADE voar maior distância Objeto capaz de voar maior distância com impulso do braço Criatividade Imaginação Originalidade Eficiência

6 EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM

7 Ensino Superior Ingresso… maiores dificuldades no processo de aprendizagem (Carelli & Santos, 1998; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2005) ênfase excessiva em processos de transmissão, memorização e evocação de conhecimentos (Paul, 2005; Pithers & Soden, 2000) não exibindo características de autoregulação (Dias, A., et al., 2011) reduzida capacidade critico-reflexiva e de tomada de decisão (Almeida et al., 2009; Pintrich & Zusho, 2002) autonomia limitada e eficiência reduzida na gestão das suas aprendizagens, pensamento crítico é esquecido e competências descuradas no currículo formal e informal (Dias, A., et al. 2011) métodos de estudo pouco eficazes (Almeida 2002, Carelli & Santos, 1998; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2005) Processo de TRANSIÇÃO

8 Ensino Superior Desafios… Processo de TRANSIÇÃO Centralidade no EU (estudante) Raciocinio clínico, Resolução problemas Aprendizagem Auto-dirigida e autoregulada Pensamento crítico-reflexivo, inovação, liderança Autonomia, responsabilização, gestão das suas aprendizagens ao longo da vida Método de estudo, gestão tempo

9 ENSINO DA ENFERMAGEM centrado no… Novas metodologias de ensino aprendizagem Maior apoio e orientação do estudante para a prática reflexiva Maior informação sobre a estrutura curricular e os learning outcomes Competências (ex: Pensamento crítico, tomada decisão, autoregulação) ESTUDANTE

10 Ensino Superior: Mudanças… … nos comportamentos sociais e nos paradigmas educacionais existentes O processo de formação deixa de ser centrado no ensino e passa a ser centrado na aprendizagem, ou seja, no estudante …; … as metodologias de aprendizagem devem propiciar o desenvolvimento não só de competências específicas, mas também ter capacidades e competências horizontais, como sejam o aprender a pensar, o espírito crítico, o aprender a aprender, a capacidade para analisar situações e resolver problemas, as capacidades comunicativas, a liderança, a inovação, a integração em equipa, a adaptação à mudança; … o papel do professor vai além do espaço físico da aula e passa a assumir funções de orientador, de apoio e de suporte; … (DGES, 2008)

11 EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM Quais os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de competências (metacognitivas) e seu uso efetivo, potenciando aprendizagem colaborativa, autoregulada, integradora e centrada nos estudantes? Avaliação (Mcmahon, 2012) Metodologias de aprendizagem (Cartney, 2010)

12 EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM Quais os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de competências (metacognitivas) e seu uso efetivo, potenciando aprendizagem colaborativa, autoregulada, integradora e centrada nos estudantes? Avaliação (Mcmahon, 2012) Metodologias de aprendizagem (Cartney, 2010) Estratégias interativas, colaborativas, com participação ativa dos estudantes, tais como: - Resolução de problemas (PBL) - Tutorias - Rolplaying - Simulação - Apresentação e discussão de temas Identificação das competências e dos learning outcomes, tais como: - Feedback (docente ou de pares) - Auto-avaliação - Hetero-avaliação e/ou avaliação por pares.

13 Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante O conceito de a valiação tem vindo a sofrer alterações, uma vez que este não serve apenas para medir o nível de conhecimentos, mas também é um fator crucial para a aprendizagem do estudante (Cartney, 2010). A valiação F eedback Avaliar/Classificar Requisito legal - IES Escala numérica 0 a 20 valores + Escala Europeia de Comparabilidade (A a E)

14 Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante Boud, D. and Associates (2010). Assessment 2020: Seven propositions for assessment reform in higher education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council.

15 Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante Boud, D. and Associates (2010). Assessment 2020: Seven propositions for assessment reform in higher education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council.

16 Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante não é substituto Complementar à avaliação por docentes, mas definitivamente, não é substituto da avaliação dos docentes. Estruturado para garantir ganhos para todos os estudantes em um ou mais domínios (ex: cognitivo, psíquico e relacional) Permite integrar os estudantes Têm papel ativo em todo processo de aprendizagem. Deve ser cuidadosamente organizado e monitorizado por docentes com uma concepção alargada do seu papel. Desenvolvimento competências profissionais: - pensamento crítico –reflexivo - - pensamento crítico –reflexivo - tomada de decisão - aprendizagem autodirigida (aprender a aprender ) - aprender a pensar - capacidade de estudo e feedback - capacidade para analisar situações e resolver problemas - capacidades comunicativas, - integração/interação em equipa - adaptação à mudança Peer Assessment/Feedback Richard K. Ladyshewsky, 2006 … EBP

17 Metodologia Problemática em estudo O processo de investigação foi orientado no sentido de dar resposta à seguinte questão por nós formulada: "Quais os contributos da utilização do peer feedback e auto-avaliação em contexto de ensino clínico em enfermagem, para o desenvolvimento de competências metacognitivas no estudante?

18 AC3Enf Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico Auto-avaliação Self Assessment Avaliação pares Peer Assessment Feedback Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Learning Outcomes Competências

19 AC3Enf Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico Auto-avaliação Self Assessment Avaliação pares Peer Assessment Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Learning Outcomes Competências

20 Auto-avaliação Self Assessment Avaliação pares Peer Assessment Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Learning Outcomes Competências AC3Enf Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico

21 Auto-avaliação Self Assessment Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Learning Outcomes Competências Feedback de pares Peer Feedback AC3Enf Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico

22 Auto-avaliação Self Assessment Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Learning Outcomes Competências Feedback de pares Peer Feedback AC3Enf Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico

23 Auto-avaliação Self Assessment Feedback de pares Peer Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico CentralidadeEstudante Matriz avaliativa… AC3Enf

24 Auto-avaliação Self Assessment Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Estudante Feedback Reflexão Mobilização Conhecimento Integração Conhecimento Tomada decisão Matriz avaliativa… AC3Enf Feedback de pares Peer Feedback

25 Auto-avaliação Self Assessment Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação Docente Orientador Ensino Clínico Estudante Feedback Reflexão Mobilização Conhecimento Integração Conhecimento Tomada decisão Feedback de pares Peer Feedback Matriz avaliativa… AC3Enf

26 Centralidade Docente Centralidade estudante Revisão Literatura Reuniões Grupos FocaisGF Grupo InvestigaçãoGI Investigador Do centes Es tudantes Tu tores IAP Investigação ação participativa - IAP GI A1 MCAI QACE QPAESF BLRI … MCAI QACE QPAESF BLRI … Avaliação Docente/tutor Avaliação Self Avaliação Peers Metodologias avaliação Docentes/ Orientador Estudantes 3º Ano Enfermeiro/ Tutor Brainstorming Quebra Gelo Role Playng seminário Preparação DoEsTus Apresentação Projeto Assentimento informado DoEsTu Intervenção preparação DoEsTus Avaliação Zero AC E Apresentação Plataforma Digital Avaliativa Centrada no Estudante - AC3Enf Antes Depois AC3Enf Plataforma - AC3Enf Investigador Formação IAP A3ES/CIPES ENQA P1 R1 P1 A1 R1 P1 A1 R1 Ciclo 1 Ciclo 3 GF GF DoEsTus Julho AC3Enf Março Metodologias avaliação &Aprendizagem Instituição: ESEnfCVPOA

27 Centralidade Docente Centralidade estudante Revisão Literatura Reuniões Grupos FocaisGF Grupo InvestigaçãoGI Investigador Do centes Es tudantes Tu tores IAP Investigação ação participativa - IAP GI A1 MCAI QACE QPAESF BLRI … MCAI QACE QPAESF BLRI … Avaliação Docente/tutor Avaliação Self Avaliação Peers Metodologias avaliação Docentes/ Orientador Estudantes 3º Ano Enfermeiro/ Tutor Brainstorming Quebra Gelo Role Playng seminário Preparação DoEsTus Apresentação Projeto Assentimento informado DoEsTu Intervenção preparação DoEsTus Avaliação Zero AC E Apresentação Plataforma Digital Avaliativa Centrada no Estudante - AC3Enf Antes Depois AC3Enf Plataforma - AC3Enf Investigador Formação IAP A3ES/CIPES ENQA Instituição: ESEnfCVPOA P1 R1 P1 A1 R1 P1 A1 R1 Ciclo 1 Ciclo 3 GF GF DoEsTus Março Julho AC3Enf Metodologias avaliação &Aprendizagem

28 A valiação C entrada no E studante no E nsino de Enf ermagem

29 É Preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença

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31 20 years from now you will be more disappointed by the things you didnt do than by those you did do. Mark Twain


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