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PublicouSarah Parra Alterado mais de 11 anos atrás
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Projeto António Ferreira, RN, MPH, PhD - Doutorando em Enfermagem ICS-UCP
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Projeto EST – sessão 1
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Elementos por GRUPO 1 FOLHA papel Lápis, Caneta, Marcadores
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Objeto capaz de voar maior distância com impulso do braço
Elementos por GRUPO 1 FOLHA papel Lápis, Caneta, Marcadores FINALIDADE Objeto capaz de voar maior distância com impulso do braço Criatividade Imaginação Eficiência Originalidade
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EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM
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Processo de TRANSIÇÃO Ensino Superior Ingresso…
maiores dificuldades no processo de aprendizagem (Carelli & Santos, 1998; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2005) ênfase excessiva em processos de transmissão, memorização e evocação de conhecimentos (Paul, 2005; Pithers & Soden, 2000) não exibindo características de autoregulação (Dias, A., et al., 2011) reduzida capacidade critico-reflexiva e de tomada de decisão (Almeida et al., 2009; Pintrich & Zusho, 2002) autonomia limitada e eficiência reduzida na gestão das suas aprendizagens, pensamento crítico é esquecido e competências descuradas no currículo formal e informal (Dias, A., et al. 2011) métodos de estudo pouco eficazes (Almeida 2002, Carelli & Santos, 1998; Vasconcelos, Almeida, & Monteiro, 2005)
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Ensino Superior Processo de TRANSIÇÃO
Desafios… Centralidade no EU (estudante) Processo de TRANSIÇÃO Método de estudo, gestão tempo Raciocinio clínico, Resolução problemas Aprendizagem Auto-dirigida e autoregulada Pensamento crítico-reflexivo, inovação, liderança Autonomia, responsabilização, gestão das suas aprendizagens ao longo da vida
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ENSINO DA ENFERMAGEM centrado no…
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Ensino Superior: Mudanças… … nos comportamentos sociais e nos paradigmas educacionais existentes
O processo de formação deixa de ser centrado no ensino e passa a ser centrado na aprendizagem, ou seja, no estudante …; … as metodologias de aprendizagem devem propiciar o desenvolvimento não só de competências específicas, mas também ter capacidades e competências horizontais, como sejam o aprender a pensar, o espírito crítico, o aprender a aprender, a capacidade para analisar situações e resolver problemas, as capacidades comunicativas, a liderança, a inovação, a integração em equipa, a adaptação à mudança; … o papel do professor vai além do espaço físico da aula e passa a assumir funções de orientador, de apoio e de suporte; … (DGES, 2008)
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EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM
Quais os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de competências (metacognitivas) e seu uso efetivo, potenciando aprendizagem colaborativa, autoregulada, integradora e centrada nos estudantes? Avaliação (Mcmahon, 2012) Metodologias de aprendizagem (Cartney, 2010)
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EDUCAÇÃO em ENFERMAGEM
Quais os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de competências (metacognitivas) e seu uso efetivo, potenciando aprendizagem colaborativa, autoregulada, integradora e centrada nos estudantes? Avaliação (Mcmahon, 2012) Metodologias de aprendizagem (Cartney, 2010) Identificação das competências e dos learning outcomes, tais como: - Feedback (docente ou de pares) Auto-avaliação Hetero-avaliação e/ou avaliação por pares. Estratégias interativas, colaborativas, com participação ativa dos estudantes, tais como: - Resolução de problemas (PBL) - Tutorias - Rolplaying - Simulação - Apresentação e discussão de temas
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Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante
O conceito de avaliação tem vindo a sofrer alterações, uma vez que este não serve apenas para “medir” o nível de conhecimentos, mas também é um fator crucial para a aprendizagem do estudante (Cartney, 2010). Avaliação Feedback Avaliar/Classificar Requisito legal - IES Escala numérica 0 a 20 valores + Escala Europeia de Comparabilidade (A a E)
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Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante
Boud, D. and Associates (2010). Assessment 2020: Seven propositions for assessment reform in higher education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council.
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Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante
Boud, D. and Associates (2010). Assessment 2020: Seven propositions for assessment reform in higher education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council.
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Avaliação: foco interesse/preocupação do Estudante
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Metodologia Problemática em estudo
O processo de investigação foi orientado no sentido de dar resposta à seguinte questão por nós formulada: "Quais os contributos da utilização do peer feedback e auto-avaliação em contexto de ensino clínico em enfermagem, para o desenvolvimento de competências metacognitivas no estudante?”
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Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico
Auto-avaliação Self Assessment Ensino Clínico Avaliação pares Peer Assessment Feedback Learning Outcomes Competências Avaliação Docente Orientador
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Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico
Auto-avaliação Self Assessment Ensino Clínico Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação pares Peer Assessment Feedback Learning Outcomes Competências Avaliação Docente Orientador
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Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico
Auto-avaliação Self Assessment Ensino Clínico Avaliação Tutor Enfermeiro Avaliação pares Peer Assessment Feedback Learning Outcomes Competências Avaliação Docente Orientador
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Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico
Auto-avaliação Self Assessment Ensino Clínico Avaliação Tutor Enfermeiro Feedback de pares Peer Feedback Learning Outcomes Competências Avaliação Docente Orientador
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Matriz referencial… AC3Enf Avaliação & Desenvolvimento Competências em contexto Ensino Clínico
Auto-avaliação Self Assessment Ensino Clínico Avaliação Tutor Enfermeiro Feedback de pares Peer Feedback Learning Outcomes Competências Avaliação Docente Orientador
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Matriz avaliativa… AC3Enf
Auto-avaliação Self Assessment Centralidade Estudante Feedback de pares Peer Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Ensino Clínico Matriz avaliativa… AC3Enf Avaliação Docente Orientador
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Matriz avaliativa… AC3Enf
Auto-avaliação Self Assessment Estudante Feedback de pares Peer Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Ensino Clínico Matriz avaliativa… AC3Enf Avaliação Docente Orientador
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Matriz avaliativa… AC3Enf
Auto-avaliação Self Assessment Estudante Feedback de pares Peer Feedback Avaliação Tutor Enfermeiro Ensino Clínico Matriz avaliativa… AC3Enf Avaliação Docente Orientador
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Investigação ação participativa - IAP Avaliação Docente/tutor
Grupo Investigação GI Antes Depois Reuniões Grupos Focais GF Preparação DoEsTu’s Investigador Formação IAP A3ES/CIPES ENQA MCAI QACE QPAESF BLRI … Avaliação Docente/tutor Avaliação Self Avaliação Peer’s Apresentação Projeto Assentimento informado MCAI QACE QPAESF BLRI … Plataforma - AC3Enf Investigador Docentes Estudantes Tutores Intervenção preparação DoEsTu’s Avaliação Zero Docentes/ Orientador R1 Revisão Literatura Instituição: ESEnfCVPOA Centralidade Docente P1 “Quebra Gelo” Brainstorming A1 GF R1 Metodologias avaliação & Aprendizagem P1 Metodologias avaliação DoEsTu’s GI GF Estudantes 3º Ano A1 P1 Centralidade estudante seminário R1 Role Playng A1 Ciclo 1 Ciclo 1 Ciclo 3 Apresentação Plataforma Digital Avaliativa Centrada no Estudante - AC3Enf Março Julho Plataforma - AC3Enf Enfermeiro/ Tutor AC3Enf
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Investigação ação participativa - IAP Avaliação Docente/tutor
Grupo Investigação GI Antes Depois Reuniões Grupos Focais GF Preparação DoEsTu’s Investigador Formação IAP A3ES/CIPES ENQA MCAI QACE QPAESF BLRI … Avaliação Docente/tutor Avaliação Self Avaliação Peer’s Apresentação Projeto Assentimento informado MCAI QACE QPAESF BLRI … Plataforma - AC3Enf Investigador Docentes Estudantes Tutores Intervenção preparação DoEsTu’s Avaliação Zero Docentes/ Orientador R1 Revisão Literatura Instituição: ESEnfCVPOA Centralidade Docente P1 “Quebra Gelo” Brainstorming A1 GF R1 Metodologias avaliação & Aprendizagem P1 Metodologias avaliação DoEsTu’s GI GF Estudantes 3º Ano A1 P1 Centralidade estudante seminário R1 Role Playng A1 Ciclo 1 Ciclo 1 Ciclo 3 Apresentação Plataforma Digital Avaliativa Centrada no Estudante - AC3Enf Março Julho Plataforma - AC3Enf Enfermeiro/ Tutor AC3Enf
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Avaliação Centrada no Estudante no Ensino de Enfermagem
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É Preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença
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20 years from now you will be more disappointed by the things you didn’t do than by those you did do. Mark Twain
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