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Hipervídeo.

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Apresentação em tema: "Hipervídeo."— Transcrição da apresentação:

1 Hipervídeo

2 Porque usar O vídeo é o auxiliar didático mais próximo ao “Objeto Real”. Tem contexto de lazer e entretenimento, muda a conotação de aula: é lúdico, cria expectativa, mostra a realidade, passado, presente e futuro, ver e rever o real e irreal, o concreto e o abstrato, materializa o imaginário, mostra o que não se vê. Tiellet

3 Atenção O ícone leva a mais informações pertinentes ao conteúdo

4 O que é Estrutura baseada em linguagem videográfica
Para retornar a esta apresentação, pressione a tecla ESC. Estrutura baseada em linguagem videográfica Conceito e lógica semelhante ao hipertexto Relações dialógicas entre autor e usuário

5 Agora é a hora Evolução do computador processador octuplo
Custo era alto agora é barato Avanços em rede protocolos banda larga Armazenamento CD, DVD, BluRay, HDV, sítios Compressão, descompressão MPEG4 (h.264) Tempo real maior motivação 64 GB

6 Modos de cognição (Normam, 1993; Chambel, 2005)
Experiencial Reações à eventos que nos rodeiam sem esforço Comportamento especializado Componente chave no desempenho eficiente Surge rapidamente, sem esforço Seduz a confundir ação com raciocínio Divertimento, não substituem participação ativa Novas experiências, mas sem novas idéias Necessário esforço para reflexão

7 Modos de cognição (Normam, 1993; Chambel, 2005)
Reflexiva Comparação Contraste Raciocínio Tomada de decisão Conduz a novas idéias Respostas inovadoras Requer alguma estrutura e organização Pensamentos Relacionados Normam, D., 1993 Bruner, J.S., 1986 James, William, 199_ Laurel, Brenda, 1993

8 Diferenciação cognitiva (Chambel, 1999)
Estilos de aprendizagem Reflexivo Pragmático Teórico Ativista Fases do processo de aprendizagem Conceptualização Construção Diálogo Modelo clássico centrado na Aprendizagem

9 Mídia e Aprendizagem Mídia afeta a forma (Normam, 1993) Leitura
Controla ritmo e reflexão Lenta e difícil, requer treino e prática Raciocínio reflexivo Isolado, não permite composição Televisão Fácil, não requer treino e esforço mental Não há tempo para reflexão Nos torna passivos (Mander, 1999) Ver ECO, 1979

10 Porque usar Imagem é mais um tipo de dados (Negroponte, 1996)
Novos programas (Boyle, 1997) Comunicação gráfica (Preece et al, 1994) Aplicação MM destaque (Cooper et al, 1996) Nova fusão de Som e Imagem (Bartolemé, 1999) Nova forma de Tempo e Espaço (Chambel, 2001) Criativo e educativo ideal para “era”do PC (Monet, 1996) Arte do século XXI (Armes, 1999)

11 Mídia e Aprendizagem WWW Diferentes mídias Elevada interatividade
Correio eletrônico Sistemas de notícias Ilimitadas aplicações Hipermídia Navegação Suporte à pesquisa de informação

12 Mídia e Aprendizagem Hipervídeo (Chambel, 2005; Sawhney, 1986)
Usuário controla ritmo Escolhe o que vê Avança, recua e para quando quer Faz anotações Compara Relaciona com outros materiais Usa a WWW Mídias Móveis Compreensão Reflexão

13 Mídia e Aprendizagem Hipervídeo Dimensão espacial e temporal
Chambel, 1999 Gessler, 1995 Liestol, 1994 Sawney, 1996 Mídia e Aprendizagem Hipervídeo Dimensão espacial e temporal Semântica definida Novos conceitos e suporte a navegação Aspectos estéticos Retórica

14 Suporte à Aprendizagem
Nielsen, 1995 Gessler, 1995 Liestol, 1994 Sawney, 1996 Suporte à Aprendizagem Aplicações abertas Aluno toma a iniciativa Tem liberdade de ação Acomoda diferentes situações Diversos estilos de aprendizagem Características desejadas na aprendizagem assistida

15 Concepção Desenho conceitual Desenho da apresentação
Boyle, 1997 Reeves e Harmon, 1994 Reeves e Reeves, 1997 Summer e Taylor, 1998 Taylor et al. 1997 Concepção Desenho conceitual Estruturação do conteúdo – currículo Estruturação das interações – pedagogia Desenho da apresentação Estrutura holística – características perceptivas Expectativa Unidade e harmonia – componentes individuais Reconhecimento de padrões Clareza Simplicidade Inerentes ao vídeo Novo contexto hipermidiático

16 Utilização Funcionalmente integrado ao contexto Integração de meios
Máximo controle ao aluno Funções similares ao vídeo

17 Hiper-Hitchcok

18 Hiper-Hitchcok Segmentação

19 Hiper-Hitchcok

20 Storyspace

21 VideoClix

22 VideoClicx

23 VideoClicx

24 VideoClicx

25 Claudio Afonso Baron Tiellet
Obrigado! Claudio Afonso Baron Tiellet Professor adjunto 4 - Médico Veterinário Mestre em Tecnologia da Informação Doutorando em Informática na Educação - UFRGS Universidade Federal de Santa Maria,RS, Br.

26 Sítio

27 Outros autores Bruner, D.L., 1986 James, W., 199_ Laurel, B., 1993
Narrativo: histórias, drama e experiências Paradigmático: científico, lógico James, W., 199_ Narrativo: descritivo e contemplativo Raciocínio Laurel, B., 1993 Experiencial Produtivo


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