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Hipervídeo
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Porque usar O vídeo é o auxiliar didático mais próximo ao “Objeto Real”. Tem contexto de lazer e entretenimento, muda a conotação de aula: é lúdico, cria expectativa, mostra a realidade, passado, presente e futuro, ver e rever o real e irreal, o concreto e o abstrato, materializa o imaginário, mostra o que não se vê. Tiellet
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Atenção O ícone leva a mais informações pertinentes ao conteúdo
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O que é Estrutura baseada em linguagem videográfica
Para retornar a esta apresentação, pressione a tecla ESC. Estrutura baseada em linguagem videográfica Conceito e lógica semelhante ao hipertexto Relações dialógicas entre autor e usuário
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Agora é a hora Evolução do computador processador octuplo
Custo era alto agora é barato Avanços em rede protocolos banda larga Armazenamento CD, DVD, BluRay, HDV, sítios Compressão, descompressão MPEG4 (h.264) Tempo real maior motivação 64 GB
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Modos de cognição (Normam, 1993; Chambel, 2005)
Experiencial Reações à eventos que nos rodeiam sem esforço Comportamento especializado Componente chave no desempenho eficiente Surge rapidamente, sem esforço Seduz a confundir ação com raciocínio Divertimento, não substituem participação ativa Novas experiências, mas sem novas idéias Necessário esforço para reflexão
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Modos de cognição (Normam, 1993; Chambel, 2005)
Reflexiva Comparação Contraste Raciocínio Tomada de decisão Conduz a novas idéias Respostas inovadoras Requer alguma estrutura e organização Pensamentos Relacionados Normam, D., 1993 Bruner, J.S., 1986 James, William, 199_ Laurel, Brenda, 1993
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Diferenciação cognitiva (Chambel, 1999)
Estilos de aprendizagem Reflexivo Pragmático Teórico Ativista Fases do processo de aprendizagem Conceptualização Construção Diálogo Modelo clássico centrado na Aprendizagem
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Mídia e Aprendizagem Mídia afeta a forma (Normam, 1993) Leitura
Controla ritmo e reflexão Lenta e difícil, requer treino e prática Raciocínio reflexivo Isolado, não permite composição Televisão Fácil, não requer treino e esforço mental Não há tempo para reflexão Nos torna passivos (Mander, 1999) Ver ECO, 1979
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Porque usar Imagem é mais um tipo de dados (Negroponte, 1996)
Novos programas (Boyle, 1997) Comunicação gráfica (Preece et al, 1994) Aplicação MM destaque (Cooper et al, 1996) Nova fusão de Som e Imagem (Bartolemé, 1999) Nova forma de Tempo e Espaço (Chambel, 2001) Criativo e educativo ideal para “era”do PC (Monet, 1996) Arte do século XXI (Armes, 1999)
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Mídia e Aprendizagem WWW Diferentes mídias Elevada interatividade
Correio eletrônico Sistemas de notícias Ilimitadas aplicações Hipermídia Navegação Suporte à pesquisa de informação
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Mídia e Aprendizagem Hipervídeo (Chambel, 2005; Sawhney, 1986)
Usuário controla ritmo Escolhe o que vê Avança, recua e para quando quer Faz anotações Compara Relaciona com outros materiais Usa a WWW Mídias Móveis Compreensão Reflexão
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Mídia e Aprendizagem Hipervídeo Dimensão espacial e temporal
Chambel, 1999 Gessler, 1995 Liestol, 1994 Sawney, 1996 Mídia e Aprendizagem Hipervídeo Dimensão espacial e temporal Semântica definida Novos conceitos e suporte a navegação Aspectos estéticos Retórica
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Suporte à Aprendizagem
Nielsen, 1995 Gessler, 1995 Liestol, 1994 Sawney, 1996 Suporte à Aprendizagem Aplicações abertas Aluno toma a iniciativa Tem liberdade de ação Acomoda diferentes situações Diversos estilos de aprendizagem Características desejadas na aprendizagem assistida
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Concepção Desenho conceitual Desenho da apresentação
Boyle, 1997 Reeves e Harmon, 1994 Reeves e Reeves, 1997 Summer e Taylor, 1998 Taylor et al. 1997 Concepção Desenho conceitual Estruturação do conteúdo – currículo Estruturação das interações – pedagogia Desenho da apresentação Estrutura holística – características perceptivas Expectativa Unidade e harmonia – componentes individuais Reconhecimento de padrões Clareza Simplicidade Inerentes ao vídeo Novo contexto hipermidiático
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Utilização Funcionalmente integrado ao contexto Integração de meios
Máximo controle ao aluno Funções similares ao vídeo
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Hiper-Hitchcok
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Hiper-Hitchcok Segmentação
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Hiper-Hitchcok
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Storyspace
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VideoClix
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VideoClicx
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VideoClicx
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VideoClicx
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Claudio Afonso Baron Tiellet
Obrigado! Claudio Afonso Baron Tiellet Professor adjunto 4 - Médico Veterinário Mestre em Tecnologia da Informação Doutorando em Informática na Educação - UFRGS Universidade Federal de Santa Maria,RS, Br.
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Sítio
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Outros autores Bruner, D.L., 1986 James, W., 199_ Laurel, B., 1993
Narrativo: histórias, drama e experiências Paradigmático: científico, lógico James, W., 199_ Narrativo: descritivo e contemplativo Raciocínio Laurel, B., 1993 Experiencial Produtivo
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