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Psicologia do Esporte STS – Santana Training Systems Psicóloga: Dalila Ayala.

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Apresentação em tema: "Psicologia do Esporte STS – Santana Training Systems Psicóloga: Dalila Ayala."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Esporte STS – Santana Training Systems Psicóloga: Dalila Ayala

2 Perguntas freqüentes Será que os pensamentos e emoções do atleta têm um efeito poderoso sobre seu desempenho? E, nesse caso, de que maneira pensamentos e emoções podem ser controlados, a fim de melhorar o desempenho? Quais são os componentes da autoconfiança, da concentração e da autocontrole, e como essas habilidades podem ser ensinadas aos atletas?

3 Para que serve? Possibilita ao atleta aproveitar melhor os treinos Transferir o desempenho dos treinos para as competições Maximizar o desempenho competitivo Ajuda nos conflitos emocionais dentro do âmbito esportivo Adquirir autocontrole e outras habilidades

4 O QUE É? Psicologia do Esporte e do Exercício procuram entender e ajudar atletas e praticantes de atividade física em geral a alcançarem um desempenho máximo, satisfação pessoal e desenvolvimento por meio da participação esportiva

5 Público alvo Atletas Técnicos Professores de Educação Física Pais ou responsáveis Pessoas em geral que praticam alguma atividade física ou desejam praticar Árbitros Dirigentes Pessoas portadoras de deficiência física ou mental

6 Onde atua? Clubes Escolas Agremiações Instituições Federações Prefeituras (programa de esporte) Academias Clínicas de fisioterapia Hospitais ou centros de reabilitação cardíaca Clínica particular

7 O que faz o psicólogo do esporte? Psicodiagnóstico: Através de instrumentos com testes psicológicos, observação de treinos e competições, entrevistas diretas e conversas com a comissão técnica são identificadas carências e potencialidades do indivíduo e do grupo como um todo. Treinamento Mental no esporte: Desenvolvimento de habilidades psíquicas para a melhora do desempenho do atleta, através de técnicas aplicadas nas diferentes fases de treinamento da modalidade esportiva Técnicas de visualização (antecipação da prova, mentalização para a vitória, melhora da técnica, lidar com adversidades) Técnica de respiração Técnicas de relaxamento e ativação muscular Técnicas de auto-sugestão (programação mental através de recursos da linguagem verbal).

8 Continuação... Dinâmicas de grupo: Desenvolvimento da coesão de grupo com foco no desenvolvimento da confiança e na melhora da comunicação dentro da equipe. Psicoterapia individual dentro do âmbito esportivo: Desenvolvimento do autoconhecimento, controle emocional e bem estar psicológico. Programa psicológico para recuperação de atletas lesionados.

9 Atletas: Definição de metas e objetivos Análise das causas de baixa performance Desenvolvimento da percepção, confiança, autocontrole e concentração Treinamento mental Estratégia para aumentar a motivação Melhora no relacionamento interpessoal/capacidade de comunicação Diminuição de riscos de estresse, tensões e contusões Suporte emocional pré, durante e pós-competição

10 Técnicos Suprimento de informações sobre a equipe e o desenvolvimento do atleta através de psicodiagnóstico Auxílio no controle de situação de estresse durante a rotina de treinamentos e competições Auxílio no relacionamento/comunicação técnico-atleta Auxílio na conduta com pais de atletas Árbitros Trabalhos relativos a autocontrole Aumento da concentração Aumento da confiança

11 Pais ou responsáveis Conscientização sobre benefícios do esporte Escolha do esporte Motivos para a prática esportiva Vida familiar e vida esportiva Como incentivar sem pressionar Fisioterapeutas Programa psicológico para a recuperação de atletas lesionados Educadores Como motivar seus alunos Conhecendo melhor os alunos e aprendendo a respeitar a individualidade Desenvolvimento de liderança positiva e a boa comunicação Valores dentro do esporte

12 Pensamentos Emoções Ações Psicologia do Esporte

13 PRÁTICA: Eliminar causas do nervosismo e tensão Reconheça e modifique o pensamento negativo – Reavaliação cognitiva (maneira de encarar o evento), ex pacientes Concentre-se naquilo que você pode controlar Pense naquilo que quer fazer Reveja mentalmente exemplos anteriores de desempenho bem sucedido Se desligar e dar deixas de pensamentos relaxantes Não ver os erros como ruins ou desastrosos, mas como um caminho para o sucesso

14 Exemplos Técnica de auto-motivação Nos últimos 100m eu estarei com toda minha energia Técnica de tranqüilização Ainda faltam 400m para o final, fique calmo e entre no teu ritmo Técnicas de racionalização Na outra competição eu estava muito pior e consegui superar este problema Modificação de atenção Minha atenção ficará toda aqui na piscina, o resto não me interessa Técnica de reavaliação Não é possível terminar a prova em 435 mas um tempo de 438 não é um mau resultado Samulski, 1998

15 Afirmações Positivas São declarações fortes e positivas sobre algo que é verdadeiro ou tem potencialidade de se concretizar É preciso dirigir o próprio pensamento e não deixar espaço ao acaso. As palavras realmente podem mudar a qualidade e rumo de sua vida Não são ilusões, são um direcionamento pessoal. Colocam seus pés na direção que você escolher e lhe dão mais motivação pra fazer o necessário para atingir seus objetivos Seja positivo Seja atual Seja conciso Seja constante Frases em vários lugares, falar e imaginar

16 ASPECTOS EMOCIONAIS ASPECTOS FISIOLÓGICOS Psicologia do Esporte

17 Diretrizes para auto-regulação Indicadores Aumento da ativação Redução da ativação Respiração Inspiração mais rápida Curta e rápida Expiração mais forte Lenta e profunda Movimento Aumento da intensidade do movimento Mover-se lentamente Imaginação Situações de movimentos rápidos e dinâmicos Criar imagens que representem situação de força Imaginar movimentos lentos Imaginar situações tranqüilas (lago) Linguagem Frases estimulantes: eu quero... Procurar uma palavra- chave: Garra! Entusiasmo! Formar frases tranqüilizantes: fica calmo Procurar uma palavra- chave: Relaxe (Allmer & Teipel, 1990)

18 FINALIZANDO... O que separa a vitória da derrota é a preparação emocional. Quem quer que esteja fisicamente bem preparado pode fazer coisas incríveis com o seu corpo. Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada, é capaz de feitos excepcionais. Alexander Popov Nadador Russo – Campeão Olímpico

19 Mitos e Verdades 1. Deve haver um trabalho interdisciplinar na comissão técnica de uma equipe, trabalhando juntos para um objetivo comum. 2. Deve-se tomar cuidado com a contratação do psicólogo esportivo apenas em momentos de crise, muitas vezes o mesmo é chamado apenas para apagar o fogo. O profissional acaba sendo visto como intruso, e não como alguém que faz parte integrante da equipe. 3. Uma palestra ou dinâmica isolada não resolve problemas de ninguém. 4. O psicólogo do esporte não é médico de loucos, nem tem divã ou fala de Freud. 5. O psicólogo do esporte não é milagreiro, curandeiro, nem Salvador da Pátria. Através de um trabalho sério e contínuo vem somar valores junto à equipe técnica.

20 Muito Obrigada!!! Dalila Victoria Ayala Fone:


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