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A Construção de um Modelo/Sistema de Gestão da assistência Dr. Guilherme Baptista Villa Hospital Quinta DOr Diretor Médico.

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1 A Construção de um Modelo/Sistema de Gestão da assistência Dr. Guilherme Baptista Villa Hospital Quinta DOr Diretor Médico

2 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão CONTEÚDO Níveis de Gestão Gestão Funcional x Gestão Departamental Importância de equilibrar diversas dimensões de indicadores Case Hospital Quinta D`Or Construção dos painéis de Gestão Alinhamento Estratégico e organizacional Ferramentas utilizadas Coleta das informações Análise Crítica dos Resultados Sistemática da Gestão implementada Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or 2

3 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão ESCOPO DE TRABALHO - TG 3 LIDERANÇA CONHECIMENTOMÉTODO Planejamento Estratégico Gestão por Resultados Apoio aos Especialistas Corporativos de Processos Apoio aos Escritórios de Qualidade

4 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão NÍVEIS DE GESTÃO 4 Objetivos Ações Políticas GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO GERENCIAMENTO DE PROJETOS SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO Gerenciamento da rotina RESULTADOS Melhorias Inovações Gerenciamento das Melhorias Gerenciamento da Inovação Gerenciamento Diretrizes METAS ANUAIS Longo prazo (ANOS) Curto prazo (ANO / MÊS) Imediato (DIÁRIO)

5 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Gestão Funcional x Gestão Departamental 5 Gerenciamento Funcional Gerenciamento Departamental Direção EmergênciaCCUTI Unidades Internação Grupos Funcionais Risco Prontuário Óbito Cuidados Críticos Cuidados cirúrgicos Rummler

6 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Importância de equilibrar diversas dimensões de indicadores 6 Financeira Clientes Processos Aprendizado e Crescimento Qualidade Técnica Qualidade Percebida Econômico Financeiro Riscos Recursos Humanos Operacional Tático Estratégico Qualidade Técnica Econômico Financeiro Qualidade Percebida

7 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Case Hospital Quinta D`Or 7 Formulação dos Painéis de Gestão Construção dos Painéis Alinhamento Estratégico e Organizacional Resultados Coleta de Informações Análise Crítica dos Resultados Sistemática de Gestão Estratégica Tática Operacional

8 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Formulação dos Painéis de Gestão - Construção dos Painéis 8 Entrevistas com a Direção para formulação do Pl. Estratégico Entrevistas com os Gestores das áreas e Líderes de Times/Comitês/Comissão Construção do Painel por Responsabilidade de Gestão Matriz SWOT Obj. Estratégicos Projetos Painel Estratégico Conteúdo da Entrevista Participa de Algum Projeto Estratégico Participa de algum Time/Comissão/Comitê Metas do Time/Comissão/Comitê para a Gerência Metas Anuais da Gerência Planos anuais para atingir as Metas Registros e Controle das Intercorrências e NC´s Relatório Gerencial (conteúdo, periodicidade, fluxo) Estrutura que o gestor possui Painéis Construídos Time de Cuidados Críticos Time de Cuidados Cirúrgicos Times de Apoio Emergência Centro Cirúrgico CTI UTI´s... UPO UHB UVE USI UCI Unidades de Internação Pediatria Serviços de Apoio Recebíveis

9 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Formulação dos Painéis de Gestão – Alinhamento Estratégico e Organizacional Analisando os Painéis Problema 1 – Existiam indicadores iguais nos painéis dos times e das áreas. Problema 2 – Existiam indicadores e metas com visão departamental. 9 Solução 1 – Reuniões de alinhamento entre o Time e áreas com a presença do diretor para definir as responsabilidades. Alguns indicadores foram alocados em mais de um painel, porem com responsabilidades diferentes. Solução 2 – Reuniões de alinhamento com áreas e times com a direção analisando o Mapa Estratégico. O Diretor apresentava o Mapa e perguntava em que objetivos/indicadores a área ou o time contribuía. Além disso, houve alinhamento das metas com as metas estratégicas.

10 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Ferramentas Utilizadas Sistema Prime D`OR Painel de Indicadores FCA - Fato Causa e Ação Projetos (Escopo e Cronograma)

11 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Coleta das informações Dificuldades Encontradas 1)Alguns indicadores não possuíam instrumentos para coleta de dados que depois se consolidariam em indicadores (planilhas de apoio foram construídas) 2) Diversas Fontes de dados e indicadores dificultaram a coleta. (Ex.Epimed, WPD, CCIH, etc.) 3) A data de apuração dos indicadores não eram padrão, ou seja, cada indicador era consolidado em um momento (de acordo com as fontes), necessitando um planejamento para consolidação das informações e algumas novas contratualizações. 11

12 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Análise Crítica dos Resultados 12 Análise Crítica do Resultado Análise algumas condições existentes: Human, Hardware, Software. Análise dos Eventos /Não Conformidades que ocorreram no período Análise do Perfil dos pacientes no período Análise junto as estruturas funcionais para entendimento da influência na Linha de Cuidado Análise de indicadores das outras dimensões

13 Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Sistemática de Gestão Implementada 13 Operacional Tático Estratégico Conteúdo Acompanhamento do desempenho dos objetivos no mapa estratégico e as relações de causa e efeito. Acompanhamento do Cronograma dos Projetos e seu impacto nos resultados. Conteúdo Acompanhamento dos indicadores táticos (anuais mensalizados) confrontando com as metas Acompanhamento dos FCA`s Acompanhamento do Cronograma dos Projetos e seu impacto nos resultados. Conteúdo Acompanhamento dos indicadores táticos (anuais mensalizados) confrontando com as metas Acompanhamento dos FCA`s Acompanhamento do Cronograma dos Projetos e seu impacto nos resultados. Semestral Direção do Hospital apresenta para o Comitê Executivo da Rede Bimestral Direção do Hospital apresenta para a Diretoria Regional e Presidência Mensal Áreas e Times apresentam para a Direção do Hospital

14 14 Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or

15 AÇÃO: PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO POR DESEMPENHO DO CORPO DE ENFERMAGEM – PBDCE Time de Liderança e Time de Gestão de Pessoas ANÁLISE: Resultado Ruim de QT + Alto Absenteísmo (Produção) + Baixa Percepção de Qualidade do Cliente (QP) AÇÃOAÇÃO Fonte: Prime Rede D`Or AÇÃOAÇÃO Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or Indicadores de Qualidade Técnica

16 AÇÃO: PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO POR DESEMPENHO DO CORPO DE ENFERMAGEM – PBDCE Time de Liderança e Time de Gestão de Pessoas AÇÃOAÇÃO ANÁLISE: Resultado não satisfatório de QT + Alto Absenteísmo (Produção) + Baixa Percepção de Qualidade do Cliente (QP) Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or Fonte: Prime Rede D`Or Indicador de Qualidade Técnica

17 AÇÕES: Mudança de cultura + Programa de Bonificação por Desempenho de Enfermagem + Maior contato com os cirurgiões + Maior Priorização das cirurgias eletivas de alta complexidade + Piloto do Plano de bonificação para equipes cirúrgicas Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or 17 ANÁLISE: Turn over da equipe de técnicos de enfermagem (Produção) + equipe desmotivada + Responsabilidades pelas tarefas + Parque de equipamentos + Percepção do cliente cirurgião AÇÃOAÇÃO AÇÃOAÇÃO Fonte: Prime Rede D`Or Indicador Economico-financeiro

18 AÇÃO: Implantação do SMART TRACK - Time de Liderança Fonte: Prime Rede D`Or AÇÃO ANÁLISE: Baixa Percepção de Qualidade do Cliente (QP) + Alto volume de pacientes com baixa complexidade em horários de pico (Produção) + Tempo longo para 1º atendimento médico (QT) Análise de Indicadores de Qualidade na Tomada de Decisão Melhorias Evidenciadas no Hospital Quinta D`Or Indicador de Qualidade Percebida

19 Obrigado Raul F. Marinheiro Neto Consultor de Gestão - TG Guilherme Villa Diretor Médico – H. Quinta D´OR


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