A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e."— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e atuais que podem ser aplicados no cotidiano dos seus alunos e da escola também. Nesta atividade, vamos alinhar um tema atual a uma das formas de comunicação mais antiga da nossa história: o Jornal. A idéia é que os alunos investiguem o passado, escrevam sobre a atualidade e revelem a importância do esporte na escola e na vida deles. Divididos em grupos, os alunos realizarão pesquisas na Internet, entrevistas com alunos e professores da escola e vão publicar e distribuir o Jornal do Pan. Além de aprenderem sobre os Jogos Pan-americanos, eles saberão como funciona a redação de um jornal e os valores que estão ligadas as publicações como ética, veracidade dos fatos, edições de textos e imagens. Pronto para esta jogada de mestre? Vamos lá! Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental Disciplina: Língua Portuguesa e Educação Física Tema transversal: História, Cultura e Esporte Softwares necessários: Internet Explorer e Microsoft Word Tempo previsto: 8 aulas ! A atividade aqui desenvolvida tem como base atividades publicadas no site internacional da Microsoft. Ela está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade The Olympic Games

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade O Pan dá notícia! inicia na sala de aula, onde é apresentada a proposta de trabalho aos alunos e é contada um pouco da história do Pan-americano afim de instigar pesquisas sobre o tema. Além disso, será debatido o texto de apoio. Na segunda parte da atividade, os alunos são levados ao laboratório de informática para pesquisarem sobre o tema e montam o Jornal. A idéia é que eles o imprimam e distribuam para a comunidade escolar. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (2 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao Tema; Etapa 2 – Preenchimento da folha de atividade; NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Edição de textos; Etapa 3 – Montagem do Jornal; Etapa 4 – Avaliação da atividade Etapa 5 – Impressão e distribuição créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA
Inicie a aula comentando que atualmente temos diversas fontes de informação sobre os acontecimentos ao nosso redor e no mundo. Anote na lousa os meios de comunicação que os alunos forem citando. Distribua o texto A Comunicação de Massa: o Jornal (antes da aula, tire cópias do texto para cada aluno. Ele está pronto, basta imprimí-lo). Em seguida discuta os principais pontos. Comente que uma notícia atual são os jogos Pan-Americanos de 2007, que terá como sede o Rio de Janeiro. Aproveite para perguntar o que os alunos conhecem sobre a história dos jogos, os competidores, os países participantes... Use como texto de apoio o arquivo Jogos Pan-americanos. Então, apresente a proposta de trabalho. Comente que eles farão um Jornal sobre o Pan. Peça que os alunos elejam 2 líderes, um que será responsável pelos textos e o outro pelas imagens. A função desses alunos será ajudá-lo na orientação dos demais alunos, além da produção da capa do Jornal. Por fim, divida os alunos por afinidade em 4 grupos. Cada grupo será responsável por uma editoria: História do Pan, Pan no Brasil, Os Atletas ou Jogos na Escola. A Comunicação de Massa Jogos Pan-americanos Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

5 NA SALA DE AULA ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE
DICAS ETAPA 2 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE Já reunidos em grupos, os alunos vão pensar em quais os assuntos que vão abordar em cada Editoria. A idéia é que eles desenvolvam um roteiro de pesquisa para quando chegarem no laboratório de informática possam ir direto ao objetivo. Distribua uma folha de atividade para cada grupo, ela contém todos os dados que os alunos deverão apresentar no trabalho. Veja o arquivo Folha da Atividade ( já está pronto, basta imprimir). Junto com os 2 alunos líderes, pense nas reportagens que poderia ter cada Editoria. Depois passe por cada grupo e compartilhem as idéias. Uma boa sugestão para a Editoria História do Pan, por exemplo, é abordar curiosidades de cada competição, ter uma tabela com o quadro de medalhas, um box de destaque com os países que foram sede e datas do evento... Siga o mesmo caminho para as demais editorias. Lembre os alunos que a última pergunta da Folha de Atividade deverá ser respondida apenas no final da atividade. Ajude seus alunos neste processo, verificando se é ou não coerente as sugestões de pauta. Lembre-se você é o Editor do Jornal e precisa orientar seus jornalistas-mirins nesta tarefa. Folha de atividade Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

6 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DICAS ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Oriente os alunos para que dividam os temas a serem pesquisados na Internet e trabalhem em pares, ou seja, cada dupla fica responsável por um tema (texto e as respectivas imagens). Auxilie os alunos na busca dos dados. Veja como proceder no arquivo Passo a passo pesquisa. É interessante que você estipule um prazo de aproximadamente 40 minutos para esta tarefa, depois o grupo deve se reunir e verificar se há necessidade de continuar a pesquisa ou se já podem editar os textos. Os dois alunos líderes devem acompanhar cada um dos grupos e anotar as matérias que acharem mais importantes, pois um pequeno resumo delas serão usadas como chamadas na capa do Jornal. ETAPA 2 – EDIÇÃO DOS TEXTOS No Microsoft Word, peça que os alunos editem os textos, ou seja, façam um breve resumo sobre tudo que encontraram do tema. Lembre-os que a linguagem jornalística é leve e direta. E que o texto ainda não é o final, pois quando for diagramado na página do Word poderá sofrer cortes. Estipule aproximadamente 50 minutos para esta tarefa. Site Oficial dos Jogos Pan Uol Terra Esportes Rio 2007 Passo a passo pesquisa

7 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 3 – MONTAGEM DO JORNAL Com todas as informações em mãos, agora é hora de montar o Jornal. É nesta etapa que os alunos vão organizar as idéias e as imagens que coletaram. Cada grupo será responsável pela montagem de uma página. Você deverá ajudar os alunos a executarem a atividade, mostre as ferramentas e os passos necessários. Para saber como montar, siga os passos do arquivo Passo a Passo Jornal. ETAPA 4 – AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para que o conteúdo e o layout do Jornal possa ser debatido. Cada grupo deverá apresentar o desenvolvimento e o resultado final das pesquisas que realizaram sobre a editoria escolhida. Os outros alunos também participam, eles vão comentar as perguntas: - A informação/matéria está de acordo com o tema? - Todos os detalhes foram apresentados de forma que não haja dúvidas? - O texto está interessante? - As imagens estão apropriadas para a matéria? - O layout é esteticamente atraente? Se necessário proponha que os alunos corrijam o material conforme o que foi discutido. Para então, imprimir. Passo a passo Jornal

8 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 5 – IMPRESSÃO E DISTRIBUIÇÃO DO JORNAL Imprima os arquivos dos alunos em cores no sulfite A4. Monte o jornal seguindo o exemplo abaixo, colando o mesmo em um papel cartão de maneira que possa ser fotocopiado em uma folha tamanho A3 ( frente e verso), cujo o formato é o dobro do tradicional e permite que a folha seja dobrada. Então mande fazer cópias, ao menos 200, para distribuir para toda a comunidade escolar. Pág. 4 Capa Pág. 2 Pág. 3 Frente Verso

9 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica XXXXXXX Revisão Idéia Original CORP Confira a atividade em: < Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com os seus alunos. Envie um para nós contando a sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Os Jogos Pan-americanos estão chegando e é a abertura de um tema vasto, rico, interessante, repleto de assuntos históricos e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google