A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Financeira Equivalência de Capitais e de Planos de Pagamentos Prof. Ms. Cristiane Attili Castela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Financeira Equivalência de Capitais e de Planos de Pagamentos Prof. Ms. Cristiane Attili Castela."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Financeira Equivalência de Capitais e de Planos de Pagamentos Prof. Ms. Cristiane Attili Castela

2 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela2 Equivalência de Capitais Os capitais V 1, V 2, V 3,...,V n com vencimentos nas datas t 1, t 2, t 3,...,t n, respectivamente, considerados a partir da data t 0, são considerados equivalentes se os seus respectivos valores atuais na data de referência t 0, considerada determinada taxa de juros i, forem iguais, ou seja, esse capitais serão equivalentes se:

3 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela3 Equivalência de Capitais

4 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela4 Exemplo 1 Dados os capitais $ ,13 e $ ,13, vencíveis de hoje a 5 e 8 meses, respectivamente, verificar se são equivalentes, na data de hoje, considerada uma taxa de juros de 4% ao mês. Se os capitais forem equivalentes, teremos que: São Equivalentes!

5 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela5 Equivalência de Planos de Pagamentos Dois planos de pagamentos serão considerados equivalentes quando os valores atuais (VP) dos termos de ambos os planos, numa data de referência t 0, forem iguais, considerando uma determinada taxa de juros.

6 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela6 Exemplo 2 Um cliente pode escolher um dos planos abaixo para liquidar um empréstimo de $ ,00 sendo que a taxa de juros cobrada em qualquer dos planos é de 4%a.m. Plano A: 18 parcelas vencidas mensais e iguais a $7.899,33 Plano B: 6 parcelas trimestrais de ,56 a)Verifique se há equivalência entre os planos. b) Se a taxa de juros for de 3%, estes planos serão equivalentes?

7 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela7 Solução (item a) São equivalentes

8 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela8 Solução (item b) Não são equivalentes

9 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela9 Exercício 1 Encontre um plano de 6 pagamentos mensais uniformes e postecipados que seja equivalente ao seguinte plano: 12 parcelas mensais iguais e postecipadas de $4.500,00 considerando uma taxa de 2,5% ao mês. 6 parcelas de $8.380,33

10 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela10 Encontre um plano de 5 pagamentos mensais, iguais e postecipados que seja equivalente ao seguinte plano: 6 parcelas mensais, iguais e postecipadas de $4.000,00 mais 4 parcelas iguais e postecipadas de $6.000,00, considerando uma taxa de 1,0% ao mês. Exercício 2 $9.320,58

11 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela11 Exercício 3 A Homogênea é uma loja de eletrodomésticos que vende seus produtos a prazo, cobrando uma taxa de 4,5% ao mês, qualquer que seja o plano escolhido. Sabendo-se que num dos planos uma geladeira pode ser adquirida por $ 8.483,35 de entrada e mais 2 prestações semestrais de mesmo valor, calcular quais seriam os valores dos pagamentos para os seguintes planos: Plano A: 10 prestações mensais iguais sem entrada. Plano B: $ 2.000,00 de entrada mais 6 prestações bimestrais. Plano A: 10 de $ 2.527,58 Plano B: $ 2.000,00 de entrada + 6 de $ 4.036,87

12 Matemática FinanceiraProf. Cristiane A. Castela12 Exercício 4 Um veículo pode ser adquirido por $ ,00, com 30% de entrada e o restante financiado em até 36 meses. Hélio, que está interessado na aquisição, não possui recursos para pagar a entrada exigida. Mas, como conseguiu fazer um bom saldo médio em um banco, obtém os $ ,00 para a entrada por meio de uma operação de crédito pessoal, para ser liquidada em 6 prestações iguais; na financeira, consegue o financiamento necessário para completar o valor do veículo, optando por um plano com prazo de 36 meses, sendo 30 de amortização e 6 de carência (ou seja, a primeira prestação será paga no final do 7º mês). Sabendo-se que o banco cobra uma taxa de 5% ao mês e a financeira 4,5%, determinar o plano de liquidação da dívida total. 6 iniciais de $ ,57 (banco) + 30 de $ ,03 (financeira)


Carregar ppt "Matemática Financeira Equivalência de Capitais e de Planos de Pagamentos Prof. Ms. Cristiane Attili Castela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google