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Www.gs1pt.org The global language of business e-Commerce SEMINÁRIO GS1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA 07 ABRIL 2009.

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1 The global language of business e-Commerce SEMINÁRIO GS1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA 07 ABRIL 2009

2 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 e-Commerce

3 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 e-Commerce

4 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 e-Commerce Definição Tecnologia empresarial que satisfaz a necessidade dos participantes de um mercado global. Termo que equivale a comprar e vender produtos, serviços e informação através de uma infra-estrutura de redes. Poderosa ferramenta de negócio para as organizações que, apoiando-se sobre a infra-estrutura de redes e as novas tecnologia ampliam os seus mercados e tornam-se mais competitivas. Na variante do Business to Business (B2B) pode ser definido como todo o comercio conduzido entre parceiros comerciais através da intranet, extranet, internet.

5 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Standards Globais para a identificação baseada em RFID Informação mais segura, imediata e com custos eficazes na sua visibilidade Meios para a sincronização de dados globais Standarização, dados seguros nas transacções comerciais eficientes Standards globais para identificação automática Identificação rápida e captura de artigos ou locais Portfolio de produtos e soluções da GS1 Portugal - CODIPOR Standards globais para mensagens comércio electrónico Troca rápida, eficiente e segura de dados comerciais e-Commerce

6 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Standards globais para as mensagens de comércio electrónico Transacção de dados comerciais rápida, segura e eficiente. Standards globais para as mensagens de comércio electrónico (GS1 EANCOM ® e GS1 XML) Transmissão electrónica automática, rápida, eficiente e segura, de dados comerciais acordados entre todos os parceiros de negócio, ao longo da cadeia de abastecimento Aumento da visibilidade e eficiência na cadeia de fornecimento e-Commerce

7 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Introdução à EDI Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Eficiência de Mercado Redes EDI Fechadas e Caras Comércio electrónico básico Venda one-to-one no Site Publicidade on-line, Venda off-line Comércio electrónico B2B Comunidades, Modelos Colaborativos Tempo B2B Enquadramento

8 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Introdução à EDI Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Eficiência de Mercado Redes EDI Fechadas e Caras Comércio electrónico básico Venda one-to-one no Site Publicidade on-line, Venda off-line Comércio electrónico B2B Comunidades, Modelos Colaborativos Tempo B2B Fornecedor Cliente Fornecedor Enquadramento

9 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Produção Distribuição Consumidor Final Matérias Primas Fornecedor Cliente Introdução à EDI

10 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 CLIENTE Nota de Encomenda Encomendar ! FORNECEDOR Recepção Leitura Digitação / Sist. Inform. Envio Preparação / Expedição Encomenda - Sist. Inform. CTT/ FAX EDI Introdução à EDI Nota de encomenda

11 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Introdução à EDI EDI = Electronic Data Interchange = Transferência Electrónica de Documentos EDI é a transferência de MENSAGENS NORMALIZADAS entre SISTEMAS INFORMÁTICOS de parceiros comerciais, utilizandoTELECOMUNICAÇÕES e com a menor intervenção humana Factura Encomenda SI FORNECEDOR TELECOMUNICAÇÕES SI CLIENTE Definição EDI

12 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Solicitação de GLN UNH+ME INVOIC:D:96A:UN:E AN008' BGM+380+IN432097' DTM+137: :102' RFF+ON:ORD9523' RFF+PL:PL99523' RFF+DQ:53662' NAD+BY ::9' RFF+VA: ' NAD+SU ::9' RFF+VA:VR12345' NAD+DP ::9' CUX+2:BEF:4' PAT+1++5:3:M:2' PAT+22++5:3:D:10' ALC+C++6++FC' LIN :EN++47: :GP ::CAT' TAX+7+VAT+++:::5+S' ALC+A+++1' PCD+1:10' LIN :EN' QTY+46:5' MOA+203:2530' Software tradutor de EDI Recursos externos Comunicações Software de Gestão O que é EDI O que é necessário para EDI

13 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil A identificação das localizações permite a troca eficiente de mercadoria e informação entre parceiros comerciais através de: troca de mensagens EDI roteamento das informações nas unidades logísticas marcação da localização física GLNs são a chave de acesso à informação O que é EDI GLN

14 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Empresa Sucursais/Filiais Departamento de Contabilidade Departamento de Compras Armazém Loja O que é EDI Os GLNs identificam Localizações Legais Localizações Físicas Localizações Funcionais Função do GLN

15 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Base de Dados O que é EDI GS1 Portugal - Codipor R. Prof. Fernando da Fonseca Nº 16 – Esc II Lisboa Tel Fax Contacto de Compra Maria Luiza Carreira Contacto EDI: Nuno Miranda NIF GLN - Informação

16 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 UNB +UNOA: : : : EANCOM UNH+ME INVOIC:D:01B:UN:EAN008' BGM+380+IN432097' DTM+137: :102' RFF+ON:ORD9523' RFF+PL:PL99523' RFF+DQ:53662' NAD+BY ::9' RFF+VA: ' NAD+SU ::9' RFF+VA:VR12345' NAD+DP ::9' CUX+2:BEF:4' PAT+1++5:3:M:2' PAT+22++5:3:D:10' ALC+C++6++FC' LIN :EN' QTY+47:40' MOA+203:2160' LIN :EN' QTY+46:5' MOA+203:2530' PRI+AAA:200:CA::1:KGM' TAX+7+VAT+++:::19+S' MOA+124:480.70' UNS+S' MOA+86: ' MOA+79:4690' MOA+131:120' UNT+53+ME000001' UNZ GS1 Portugal – Codipor - R. Prof. Fernando da Fonseca Nº 16 – Esc II Lisboa Tel Fax Contacto de Compra – Maria Luiza Carreira Contacto EDI: Nuno Miranda NIF O que é EDI

17 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Os benefícios dos Global Location Numbers: Identificação única das localizações, a nível mundial Sistema flexível e internacionalmente conhecido Essencial para EDI eficiente Possibilidade de ser usado através de aplicações de Códigos de Barras O que é EDI Função do GLN

18 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Segurança Social Comércio Finanças SegurosSaúde Banca Transporte s Alfândegas O que é EDI Áreas de Aplicação

19 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 FORNECEDOR BANCO DO CLIENTE BANCO DO FORNECEDOR Factura Situação Bancária Aviso de Pagamento (Remessa) Ordem de Pagamento Situação do Pagamento Cancelar Pagamento Aviso de Débito Aviso de Crédito TEI / SWIFT O que é EDI Banca

20 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 O que é EDI Banca – Evolução dos serviços

21 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Colocação de Encomenda Preparação p/ recebimento de mercadorias Recebimento de mercadoriasCliente/Consignatário Encomenda aceite Mercadoria pronta para embarque Ordem para transporte Recolha de mercadorias Mercadorias em circulação Recebimento de mercadorias e aceitação Exige pagamento das mercadoriasFornecedor/ConsignanteTransportador/Expedidor Chegada de camião Encomenda de camião NOTA DE ENCOMENDA (ORDERS) RESPOSTA À NOTA DE ENCOMENDA (ORDRSP) AVISO DE EXPEDIÇÃO (DESADV) AVISO DE RECEPÇÃO (RECADV) FACTURA (INVOIC) INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE (IFTMIN) SITUAÇÃO DE TRANSPORTE (IFTSTA) O que é EDI Transportes

22 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Previsão executada Encomenda efectuada Reserva de transporte Mercadoria entregue Cliente/ Consignatário Mercadoria pronta para expedição para o PSL Mercadoria recebida pelo PSL Pedido de serviços de manuseamento Exige pagamento das mercadorias Mercadoria pronta para expedição para o comprador Mercadoria recebidaFornecedor/Consignante Reserva de camião Chegada de camião Carregamento de camião Reserva de camião Mercadoria recolhida no Prest. Serv. Logíst. Transportador /Expedidor Embalagem e preparação p/ despacho Instrução de manuseamento completa Prestador de serviços de Logística (PSL) NOTA DE ENCOMENDA (ORDERS) RESPOSTA À NOTA DE ENCOMENDA (ORDRSP) PREVISÃO DE ENTREGA (DELFOR) AVISO DE RECEPÇÃO (RECADV) FACTURA (INVOIC) INST. MANU./MOVI. MERCADORIA (HANMOV) RELATA. ESTADO DA ENCOMENDA (OSTRPT) INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE (IFTMIN) SITUAÇÃO DE TRANSPORTE (IFTSTA) AVISO DE RECEPÇÃO (RECADV) AVISO DE EXPEDIÇÃO (DESADV) INSTRUÇÃO DE TRANSPORTE (IFTMIN) O que é EDI Prestador de serviços logística

23 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Seguros Hospitais Farmácia Produtor Distribuidor Clinica Geral O que é EDI Saúde

24 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 APERAK - Application Error And Acknowledgment CNTCND -Condições Contratuais COACSU-Resumo de Conta Comercial COMDIS-Disputa Comercial CONTRL-Relatório de Serviço e Sintaxe DELFOR-Previsão de Entrega deMercadorias DESADV-Aviso de Expedição GENRAL-Mensagem Geral INSDES -Instrução para Expedição INVOIC-Factura INVRPT-Relatório de Inventário MSCONS-Relatório de Consumo dos Serviços Mensuráveis ORDCHG-Pedido de Alteração à Nota de Encomenda ORDERS-Nota de Encomenda ORDRSP-Resposta à Nota de Encomenda COMÉRCIO – EANCOM 2002 OSTRPT-Relatório da Situação da Nota de Encomenda PARTIN-Informação sobre o Parceiro Comercial PRICAT-Catálogo de Preços/Produtos PRODAT-Dados do Produto PROINQ-Inquérito sobre o Produto QUALTY-Relatório de Testes de Qualidade QUOTES-Cotação RECADV-Aviso de Recepção REMADV-Aviso de Remessa REQOTE-Pedido de Cotação RETANN-Informação de Retorno de Mercadorias RETINS-Instrução de Retorno de Mercadorias SLSFCT-Relatório de Previsão de Vendas SLSRPT-Relatório de Vendas TAXCON-Controlo de Impostos Mensagens GS1 EANCOM O que é EDI

25 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 BANCA – EANCOM 2002 TRANSPORTES - EANCOM 2002 BANSTA-Situação do Pagamento CREMUL-Aviso de Crédito DEBMUL-Aviso de Débito DIRDEB- Débitos Directos FINCAN-Cancelamento Financeiro FINSTA-Situação Financeira PAYMUL-Ordem de Pagamento HANMOV-Instrução para Manuseamento/Movimento de Mercadorias IFCSUM-Instrução de Transporte Múltipla IFTMAN-Informação de Chegada IFTMBC-Confirmação da Reserva de Transporte IFTMBF-Reserva Definitiva de Transporte IFTMIN-Instrução de Transporte IFTSTA-Situação de Transporte Mensagens GS1 EANCOM O que é EDI

26 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Resposta N. Encomenda FORNECEDOR Nota de Encomenda Pedido Alteração Enc. Factura Aviso de Expedição Aviso de Recepção Disputa Comercial Relatório de Inventário Relatório de Vendas (Local) Informação Parceiro Comercial Catálogo de Preços/Produtos CLIENTE O que é EDI Comércio

27 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 FornecedorCliente Base de Dados deLocais deProdutos Departamento de Vendas Departamento de Compras MarketingLogísticaProduçãoProdutoReferênciaReaprovisiona. PARTIN PRICAT O que é EDI PARTIN - PRICAT

28 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 Nota de Encomenda Aviso de Expedição Factura Aviso de Recepção Resp. à Nota Encomenda EvoluçãoFORNECEDOR CLIENTE FORNECEDOR CLIENTE Relatório de Inventário Aviso de Expedição Factura Relatório de Vendas (Loja) (ID Produtos ; Tempos) Processo Decisão Processo Decisão O que é EDI Processo de decisão - evolução

29 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 DIRECTOS –Diminuição drástica dos CUSTOS DE PROCESSAMENTO das transacções: envio, recepção, arquivo e tratamento de documentos introdução manual dos dados –Ex: Encomenda - Custo Processamento (US $) - 3M Corporation –Maior rapidez tratamento transacções (tempo real) $16 $22 $52 $105 $0$20$40$60$80$100$120 Manualmente Por Computador Por Computador, com EDI Por Computador, com EDI & Códigos de Barras Vantagens da EDI Benefícios - custos

30 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 ESTRATÉGICOS –Projecto comum (win-win) de aumento da eficácia, maior colaboração com os parceiros comerciais, relação mais estreita –Redução dos stocks e prazos de entrega (cliente) –Satisfação dos clientes pela melhoria significativa da prestação de serviços (fornecedor) maior rapidez maior frequência menos erros melhor informação Benefícios - estratégicos Vantagens da EDI

31 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 OUTROS –Maior consistência do sistema de informação ao adoptar standards –Reavaliação dos processos de trabalho utilizados Re-engineering WAL-MART (US): Vendas - Reposição Produtos TESCO (UK): EDI obrigatório Banca (UK): Data Transacção = Data Valor Vantagens da EDI Benefícios - outros

32 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 OUTROS A EDI serve de suporte às práticas de negócio que são fundamentais no mundo cada vez mais global: Quick Response (QR) Sales Based Ordering (SBO) Gestão de materiais integrada MRP - Material Requirements Planning JIT - Just In Time Computer Automated Ordering (CAO) Continuous Replenishment Program (CRP) Modelos colaborativos de Negócio CPFR GDSN (GPC & UNSPSC) Vantagens da EDI Benefícios - outros

33 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 OUTROS –Maior rapidez na transmissão de dados: sendo um sistema que actua em tempo real, a actualização dos níveis de stock é permanente e o envio de ordens de compra pode demorar desde alguns segundos a escassos minutos; –Redução substancial dos erros nas ordens de compra: sendo um sistema que transmite aplicação a aplicação, sem intervenção dos indivíduos para introdução de informação digitada, elimina a possibilidade de erro associada ao factor humano. Este aumento de fiabilidade traduz-se indirectamente numa redução de custos incrementada pela libertação da mão-de-obra para outras tarefas; Vantagens da EDI Benefícios - outros

34 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 OUTROS –Redução do tempo gasto no lançamento de ordens de compra: sendo processadas e lançadas automaticamente, as ordens de compra são mais céleres, permitindo reduzir o período que decorre até à recepção do produto físico. Consequentemente, os níveis de stock vão ser mais baixos e a rotação destes mais elevada, permitindo reduzir os custos; –Melhoria na qualidade do serviço ao cliente: por via da redução do tempo de resposta às suas solicitações e da diminuição da possibilidade de ocorrência de ruptura de stocks; –Melhoria na relação entre os elementos da cadeia ligados pelo EDI : maior capacidade de resposta do conjunto. Vantagens da EDI Benefícios - outros

35 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil % do custo de uma transacção comercial deve-se ao envio e reenvio de dados. Até 40% do custo de um produto é papel (formulários, correio, tempo de processamento). Entre 25% e 50% das despesas operacionais devem-se a esforços por corrigir os erros. 70% dos dados introduzidos num computador provêm de outro computador. Vantagens da EDI Benefícios - resumo

36 © 2009 GS1 Portugal Seminário GS1 - IPL – 07 Abtil 2009 João Picoito IT / E-Com Manager E. CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos R. Prof. Fernando da Fonseca, 16 – Esc.II Lisboa T F W.www.gs1pt.org


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