A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação Corporativa e a Revolução Digital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação Corporativa e a Revolução Digital"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Corporativa e a Revolução Digital
IBGE Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos FGV Online Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010 1

2 Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem na Era Digital
Tópicos FGV Online Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem na Era Digital Universidade Corporativa Considerações finais Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 2

3 FGV Online

4 missão e visão Missão Desenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de educação a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade. Visão Ser referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade na educação a distância.

5 FGV Online

6 Cursos e Treinamentos Via Web
soluções e competências Cursos Via Satélite Cursos e Treinamentos Semipresenciais Cursos e Treinamentos Via Web Linguagem Adequada/ Desenho Instrucional Fábrica de Conteúdos MBAs a Distância e Blended (MEC – 2003) Ambiente Colaborativo Mecanismos de Avaliação On-line Banco de Relatórios Virtual Comunidade de Prática FGV Online Material Didático Multimídia TV Corporativa Suporte técnico e Acadêmico Gestão de Universidades Corporativas Tutoria Especializada Trocar: E-learning em Universidades Corporativas por Modelagem e Gestão de Universidades Corporativas Curso Lato Sensu MBAs (MEC-2003) por MBAs a Distância e Blended (MEC – 2003) Ferramentas de E-learning por Ferramentas de e-Learning Grupos de Pesquisa em EADA por Grupos de Pesquisa em EAD Web 2.0 por TV Corporativa Cursos e Treinamentos por Videoconferência por Fábrica de Conteúdos Acrescentar na parte externa: Banco de Relatórios Virtual Acrescentar na parte interna: Suporte técnico e acadêmico Comunidade de Prática Inserir links: Cursos e Treinamentos Via Web (para o Moodle) Ferramentas de e-Learning Biblioteca Virtual Projeto Acadêmico Específico Cursos e Treinamentos Corporativos Curso Superior em Tecnologia Cursos de Extensão, Atualização e Aperfeiçoamento Grupos de Pesquisa em EAD

7 Gestão do conhecimento e da aprendizagem
na Era Digital

8 Aprendizagem organizacional
O conhecimento é um processo constante de movimento e mudança, voltado para o futuro, na medida em que influencia a tomada de decisão e implica ação de significado relevante. Fonte: CARBONE, Pedro Paulo et alii. Gestão por competências e gestão do conhecimento. RJ: Editora FGV, 2005. O conhecimento pode levar à criação de valor porque... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores ...está voltado para o futuro gera inovação e melhorias para produtos e serviços ...influencia a tomada de decisão pode ser comercializado como um produto ou um serviço ...implica ação de significado relevante gera benefícios práticos à percepção dos clientes 8

9 A Revolução Digital “Não se trata da organização em rede da tecnologia, mas da organização em rede dos seres humanos através da tecnologia. Não se trata de uma era de máquinas inteligentes, mas de seres humanos que, através das redes, podem combinar a sua inteligência” Don Tapscott Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 9

10 Novas metodologias e ferramentas
Gestão do conhecimento e aprendizagem plataformas para gerir o ciclo de aprendizagem e aplicação de conhecimento Ferramentas Web 2.0 Mecanismos de comunicação interpessoais, eletrônicos e integrados Formais e informais Interação pessoal/sistemas TICs Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 10

11 Novo Ciberespaço de Comunicação e Redes
Sociedade em Rede mediada por computadores e demais tecnologias da informação e comunicação (TICs) estabelece novas sociabilidades construídas em um ambiente de comunicação integrado Nova dimensão de Comunicação - Ciberespaço espaço bastante heterogêneo que compreende uma complexidade de formas de interação funciona como uma extensão das relações que estabelecemos no mundo real Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

12 Redes Sociais Conceitos
uma rede serve como metáfora para apreender padrões de conexão de um grupo social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem as relações (conexões) estabelecidas (Recuero, 2009) redes sociais são pessoas interagindo segundo um padrão de organização de rede distribuída. Uma rede social necessariamente tem uma topologia mais distribuída do que centralizada e hierárquica e apresenta o maior número de conexões possíveis (Franco, 2009) as redes sociais não são somente um grupo de pessoas reunidas, mas sim o elo que as une, o conteúdo que há entre os membros, independente se de forma virtual ou presencial Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

13 Alguns Fatos e Dados De acordo com o jornal The New York Times, o aumento de frequentadores de redes sociais cresceu 24% em relação ao mesmo período do ano passado, atualmente os usuários passam em média seis horas na rede, antes passavam somente três horas e meia Em pesquisa feita pelo Instituto Nielsen, constatou-se que 86% dos usuários brasileiros de internet passam em média cinco horas mensais conectados a alguma rede social. O país recordista é a Austrália, onde os usuários passam 7 horas e 20 minutos (abril/2010) Segundo o Mapa Mundial das Redes Sociais, publicado anualmente pelo blog italiano Vincos, cuja versão 2010 foi disponibilizada em junho, no Brasil o site de relacionamento que se destaca em número de usuários é o Orkut, enquanto que o domínio mundial é do Facebook. Entretanto, em relação ao número de usuários, o site QQ, da China, ainda é o recordista. Apesar do grande número de usuários do Orkut, as principais marcas de redes sociais aqui no país são o Facebook e o YouTube. Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

14 Alguns Fatos e Dados O primeiro vídeo da série Social Revolution foi divulgado pelo Socialnomics, através do YouTube, em 30 de julho de A abordagem foi feita de forma instigante e os dados colocados de uma forma que poucos espectadores teriam analisado. Através de uma série de estudos e pesquisas, Qualman afirma que a evolução social causada pela internet pode ser considerada a maior mudança desde a Revolução Industrial. Em 2010 a chamada Geração Y já pode ser considerada maior que os BabyBoomers e 96% dela já está nas redes sociais Para atingir 50 milhões de usuários o rádio demorou 38 anos; a TV 13 anos; a internet 4 anos; o Ipod 3 anos; o Facebook atingiu 100 milhões em apenas 9 meses, tempo que também foram feitos mais de 1 bilhão de dowloads de aplicativos para Ipod/Iphone Se o Facebook fosse um país teria o 4º maior população do mundo, entre o EUA e a Indonésia. As redes sociais também estão interferindo diretamente no mercado de trabalho, empresas do mundo todo atualmente preferem as mídias sociais para achar candidatos para preencher suas vagas. Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

15 Alguns Fatos e Dados A atualização das redes sociais é feita de qualquer lugar através de dispositivos móveis por mais de 80% dos usuários. O que acontece em qualquer lugar do mundo está “just in time”, ou seja, em tempo real e em diversos locais da rede. Para a Geração Y, o é uma ferramenta totalmente ultrapassada. O YouTube hoje é o segundo maior mecanismo de busca, disponibilizando mais de 100 milhões de vídeos. O primeiro lugar é totalmente dominado pelo Google, tanto em número de acessos quanto na quantidade de conteúdo disponível. Na Wikipédia, enciclopédia de construção colaborativa, estão mais de 13 milhões de artigos, suas informações são mais precisas do que a Enciclopédia Britânica Já existem mais de 20 milhões de blogs sobre os mais distintos assuntos e 54% dos usuários de internet atualizam blogs ou alguma rede social diariamente. Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

16 Alguns Fatos e Dados Atualmente as notícias chegam até nós de formas tão diversas que não temos mais a necessidade de irmos buscá-las por conta própria. Até mesmo os maiores jornais impressos, em todo o mundo, sofreram quedas na circulação em detrimento aos leitores via web. O marketing das empresas é feito agora primeiro pensando em ouvir o cliente e depois em vender. 34% postam nas redes sociais opiniões sobre marcas e produtos. 78% dos consumidores confiam mais no que é dito on-line por “ pessoas comuns” do que em anúncios pagos. Conclusão : As mídias sociais não podem mais ser consideradas como um modismo, mas sim forma básica de comunicação. Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

17 INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO
Redes Sociais na Educação INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO redes sociais não são apenas um grupo de pessoas aleatórias, mas sim o elo entre elas, essas redes são feitas por diferentes capitais sociais, ou seja, é onde cada um dos integrantes aplica seus próprios conhecimentos em prol de algo ou algum tema que os une , a própria rede social Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

18

19 missão da área de modelagem e gestão de UCs
desenvolver soluções customizadas, visando... agregar valor à organização por meio do desenvolvimento de seu capital humano facilitar os processos de aprendizagem organizacional alinhar os programas à visão estratégica da organização

20 Referenciais educacionais
estratégia primária criarei meu próprio caminho ser especialista ajude-me a achar o que preciso compartilhar experiente ajude-me a fazer melhor fazer conhecedor mostre-me como fazer conhecer iniciante pilares da educação UNESCO convergências de iniciativas ROSENBERG

21 Trilhas de desenvolvimento
Conjunto integrado e sistemático de dinâmicas e soluções de desenvolvimento, recorrendo a múltiplas formas de aprendizagem, que visam à aquisição e ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e compartilhamento) requeridas para o desempenho das pessoas no dia-a-dia, e ao fortalecimento dos eixos estratégicos que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da empresa.

22 Dimensões da aprendizagem

23 Plano de ação formas modelos recepção interação produção estratégias
especialista avaliar formas sintetizar formas híbridas experiente formas audiovisuais analisar on-line formas escritas plano de ação modelos aplicar formas orais conhecedor compreender recepção interação produção conhecer estratégias iniciante

24 Plano de ação formas modelos recepção interação produção estratégias
especialista avaliar formas sintetizar formas híbridas experiente formas audiovisuais analisar on-line formas escritas plano de ação modelos aplicar formas orais conhecedor compreender recepção interação produção conhecer estratégias iniciante

25 Etapas identificação das necessidades atuais e futuras de conhecimento da organização gerenciamento da oferta do programa na organização avaliação do programa, dos processos e do desempenho dos participantes

26 Fatores críticos de sucesso
compromisso da direção com o projeto - governança; compreensão do papel da universidade corporativa – change management; definição do público-alvo, bem como dos produtos e serviços que serão oferecidos; indicação dos parceiros e da tecnologia, e de como esta deverá ser utilizada; desenvolvimento de ferramentas para avaliar as economias de custo proporcionadas; criação de estratégias de marketing e de comunicação.

27 Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem
27

28 Processo sem volta – nova dimensão de comunicação
Considerações Finais Processo sem volta – nova dimensão de comunicação Surgimeno de redes sociais verticalizadas – UCs Maior movimento de democratização de conhecimento da história Necessidade de adequação da legislação educacional Novos modelos de cadeias de valor na educação Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

29 A Construção do Patrimônio Educacional
“O único capital insubstituível que uma organização possui é o conhecimento de seus colaboradores e sua capacitação. A produtividade deste capital depende da relação de eficácia, entre o compartilhamento da competência de cada um com aqueles que possam utilizá-la.” Andrew Carnegie 29

30 Obrigado! Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Diretor Executivo FGV Online (21) 30


Carregar ppt "A Educação Corporativa e a Revolução Digital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google