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Epaminondas de Souza Lage (31)3379 7920 Ser ou não ser digital? eis a Questão ! Novembro/2000.

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2 Epaminondas de Souza Lage (31) Ser ou não ser digital? eis a Questão ! Novembro/2000

3 ? ? ? ? ? ? ?

4 Quem entendeu alguma coisa?

5 Quantos ? Mas se você fosse um computador, certamente entenderia.

6 Trata-se de uma seqüência de bits bit = é a informação pura, ocupa pouco espaço e trafega à velocidade da luz.

7 Então traduzindo a seqüência de bits teremos...

8 B O A N O I T E ! ! ! ! ! ! ! !

9 1 -A balança do poder se inclina a favor dos consumidores; 2-novos canais revolucionam vendas e o manejo das marcas; 3-a concorrência se intensifica em todas as suas dimensões; 4-cresce o ritmo de negócios; 5-as empresas se ampliam; 6-as empresas se reavaliam como elas, seus sócios e concorrentes agregam valor, e 7-o conhecimento se transforma em um ativo estratégico. 7 Megatendencias da era digital

10 Graças a Internet, ser Digital tornou-se imperativo. Pense em seu negócio como algo que: Não ocupa lugar físico Está no mundo todo Muda a todo instante A Empresa Digital

11 Como a Internet Impacta o nosso Negócio A Internet representa para a Revolução Digital, o que a máquina a vapor representou para a Revolução Industrial. Em cinco anos, todas as empresas serão empresas da Internet ou simplesmente não serão empresas (Andy Grove - Pres. Conselho de Administração - INTEL) (Revista Exame - 11/08/99)

12 Não se trata de o grande engolir o pequeno. Agora é o mais rápido que engole o mais lento. Velocidade é o mote da gestão Digital Na velocidade Digital (Revista Exame - 11/08/99) (Larry Carter - Executivo da Cisco)

13 Aperfeiçoar e reinventar negócios tradicionais do mundo átomos como: Reinvenção dos bits Ambas estão alcançando ganhos de produtividade ao redor de 42% contra 2,2% da economia dos EUA. A Cisco e a Dell, produzem equipamentos para rede de computador e micros, respectivamente Fonte : Revista Exame

14 Quanto mais digital for sua empresa: mais informal ela será menos satisfações os funcionários darão aos chefes menos tempo será perdido em reuniões estratégicas de diretoria menos ela falará e mais se fará Tradução A informalidade das empresas digitais é absoluta.

15 A Música e a Internet ? MP3 Napster

16 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Basta ligar para meu número. Se eu não estiver, o sistema tentará meu escritório e, então, meu pager. E aqui estão meus dois endereços eletrônicos. Claro que uso . Minha secretária imprime as mensagens que recebo. Depois, escrevo respostas que ela digita e envia para mim.

17 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Não podemos confiar apenas em nossa tecnologia. Não podemos contar isso aos nossos subordinados! (Eles provavelmente já sabem.)

18 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Não podemos confiar apenas no marketing. O caminho que sempre segui ainda é o melhor.

19 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Vou enviar este comunicado para nosso painel interno de boletins. (Quando dita pelo presidente da empresa.) Nosso site é um sucesso. Todos os dias registramos um número enorme de visitas.

20 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Não podemos ficar fora do comércio eletrônico Ainda não é o momento de vender na Internet Meu produto não tem jeito de vender na Internet.

21 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Vamos ajudar nossos fornecedores/clientes a entender como eles se encaixam em nossos planos de comércio eletrônico. Nossos clientes/fornecedores estão em contato conosco por fax permanentemente.

22 ...você está Estas frases mostram que......você não está na era digital Será que precisamos mesmo de um logotipo rebuscado que leva um minuto para aparecer na tela? Por que todo mundo está encomendando livros na Amazon?

23 Caia na rede Lições para aprender com as empresas digitais Use as novas tecnologias de rede para se conectar com consumidores, parceiros, fornecedores e empregados. Isso gera velocidade e produtividade.

24 Mire o cliente Lições para aprender com as empresas digitais Deixe que os principais clientes ditem sua estratégia. Eles sabem mais sobre o que precisam dos seus executivos.

25 Forme alianças Lições para aprender com as empresas digitais Una-se a parceiros com base na confiança mútua e no potencial de que ambos lucrem a curto, médio e longo prazo.

26 Compre bem Lições para aprender com as empresas digitais Adquira outras empresas, não para acelerar o crescimento ou ganhar participação no mercado, mas para capturar capital intelectual e produtos para a próxima geração.

27 Dê as cartas Lições para aprender com as empresas digitais A tecnologia vai só até certo ponto. O líder deve passar boa parte do tempo com seus funcionários, mostrando-lhes os rumos a serem seguidos.

28 Divida Riqueza Lições para aprender com as empresas digitais Distribua planos de opção de compra de ações para premiar e reter os funcionários importantes antes que eles saiam para montar seus próprios negócios na Internet.

29 A fotografia e a Internet ?

30 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Facilita a comunicação entre os subordinados. Comunica-se bem com os subordinados.

31 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Responde a todos os s no mesmo dia em que os recebe. Responde a todos os memorandos.

32 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Leva em conta o consenso do grupo na hora de estabelecer metas. Estabelece metas claras.

33 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Certifica-se de que todos os membros do departamento estejam em sua lista de . Divulga as recomendações dos superiores.

34 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Orienta os subordinados a fazerem bem suas tarefas e a adquirirem habilidades específicas na carreira. Orienta os subordinados a fazerem bem suas tarefas.

35 O gestor digital Estilo digital de gestão O gestor tradicional Tem senso de humor.

36 Um novo paradigma Basear o negócio em bits também permite que se cuide de um ativo essencial: Conhecimento Por isso, negócios puramente baseados em bits tornaram-se um novo paradigma de gestão. Eles centralizam a inteligência e terceirizam todo o resto. As empresas não serão valorizadas por sua base de ativos físicos, mas quanto conhecem seus clientes. (Revista Exame - 11/08/99) (Gabriel Bitran -MIT) (Revista Exame - 11/08/99)

37 Colaboração –Trabalho em grupo - workflow Conteúdo –Gerenciamento de grandes massas de dados –Performance –Segurança anytime - anywhere Comércio –Transação on-line –Integração e-business

38 Business Integration

39

40 Mobile Computer Palm PDAs Wireless network WAP

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42 Business to Business - B2B –fornecedores, parceiros, clientes Business to Consumer - B2C –consumidor final Fonte: IDC - Global Market Forecast for Internet Comércio eletrônico

43 É um ambiente de neutralidade comercial baseado na Internet, onde um grande número de fornecedores e compradores relacionam-se comercialmente. E-marketplace- Reduzindo o ciclo de compra

44 Portais - Disponibilizando serviços

45 Marketing Direto é uma especialização do marketing, que envolve a utilização de técnicas de propaganda e venda e que permitem atingir o mercado-alvo de forma muito dirigida e obter respostas diretas e mensuráveis. Os principais instrumentos do Marketing Direto são: o Telemarketing, a Mala Direta, Propaganda de Resposta, Clubes de Fidelização, Database, Catálogos, Internet. Marketing Direto

46 Data warehouse um armazém de dados que conduz ao CRM, cujo objetivo primordial é mudar a maneira como as empresas realizam negócios CRM é uma estratégia de negócios projetada para elevar a lucratividade e a receita da empresa, por meio do aumento do nível de satisfação daqueles que utilizam os bens e serviços por ele comercializados CRM

47 A informação deixou de ser um instrumento tático para se transformar em um diferenciador estratégico que separa os negócios de alto crescimento dos que serão deixados para trás. Graças à Web, os consumidores estão melhor preparados e são mais exigentes do que nunca. Mas, também graças à Web, você pode estar mais e melhor informado sobre o que realmente desejam seus clientes. Hoje em dia, é fundamental que os varejistas utilizem seus dados para melhorar o serviço aos clientes e assegurar a fidelidade deles. BI- Business Inteligence

48 Estudar a cadeia de valor do setor ou sub-setor em que a empresa opera, desde os fornecedores até o cliente final. Uma cadeia de valor consiste do conjunto de atividades ou funções exercidas pelos vários participantes de uma cadeia produtiva. Estudar a cadeia de valor de um negócio significa identificar, no contexto do setor ou sub-setor que se examina, quais são as funções exercidas por cada elemento na cadeia produtiva. Quantos e quais os tipos de fornecedores existentes e que funções são exercidas por cada um? E as empresas fabricantes de produtos ou fornecedoras de serviços ao mercado final, que funções realizam? E os distribuidores ou outros intermediários? Os clientes do setor realizam algumas funções para poder comprar o produto? Quais? SCM

49 Procurement (busca do melhor fornecedor em termos de preço e serviços) Gestão de Estoques e Demanda Armazenagem Logística Entrada de Pedidos Cronograma de Produção Extranets Sites customizados Servidores para Internet Groupware ( ) ERPs O processos do SCM

50 Processamento crescente: (2 x 18 meses) Memórias : Mega, Giga, Tera, Iota...Bytes

51 Personalizar a interação e a Proposta de valor Atrair consumidores através de criação de audiências Gerar interesse e participação Assegurar que os consumidores voltarão Captura de informações, aprendizado contínuo Marketing Digital

52 Uma solução de segurança eficaz precisa oferecer os seguintes recursos : Autorização: permitir que somente os usuários autorizados tenham acesso aos sistemas, aplicações de dados e redes. Responsabilização: identificar quem executou uma determinada ação e que ações ocorreram durante um intervalo específico de tempo. Garantia: demonstrar e periodicamente validar o nível de proteção de segurança oferecido. Disponibilidade: manter os sistemas, redes de dados e aplicações utilizáveis. quando necessário. Administração: definir, manter, monitorar e modificar as informações quanto à política de segurança. Segurança

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54 Wireless Modem de 56 Kbps ISDN (128 Kbps) Modem rádio digital Cable modem ADSL,HDSL Rede elétrica VoIP - Voice over Internet Protocol Conexão à Internet

55 Open Source - GPL

56 História do sistema operacional Linux Um aluno de computação e seu passatempo Inspirado no Minix Código aberto nos termos da GPL Milhares de programadores em todo o mundo em um esforço conjunto Desenvolvimento contínuo. Linux

57 Aplicativos: –StarOffice –Apache –Netscape –Bancos de Dados DB2 Oracle Inprise. Aplicativos Disponíveis em Linux

58 Crie, acesse e organize suas informações com o StarDesktop. * Criar um documento de texto: StarWriter. * Calcule, analise e visualize informações com facilidade e rapidez: StarCalc. * Gerencie e organize suas informações com o Gerenciador de Banco de dados StarBase. * Apresentações visuais de alto impacto :StarImpress. * Desenhos e figuras: StarDraw. * Use o StarMail como um verdadeiro Portal para seus trabalhos com correios eletrônicos. * Agenda de compromissos: StarSchedule. * Editor de páginas HTML e navegar na internet: StarWeb. StarOffice

59 Formas de distribuição StarOffice

60 Para lembrar Não há nada mais difícil de realizar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais difícil de manejar que iniciar uma nova ordem das coisas. Porque o reformador tem inimigos em todos os que se beneficiam da velha ordem, e apenas defensores tíbios nos que se beneficiariam da nova ordem. Nicolau Maquiavel

61 Obrigado ! Download da Apresentação: Epaminondas Souza Lage Diretor Comercial da Planetarium


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