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Conceitos importantes

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Apresentação em tema: "Conceitos importantes"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos importantes
Produção de texto Conceitos importantes Andréia Gripp

2 Jornal Jornal Jornal

3 O que queremos com o jornalismo na Igreja
Ser construtores da comunhão pastoral. A sermos ponte entre a Igreja e o homem de hoje. Mas só se constrói comunhão e diálogo com humildade e paixão! Só com humildade e sentimento penetramos no coração do homem.

4 Missão Somos chamados a fazer uma evangelização inculturada, porém, sem complexo de inferioridade – não temos que ser igual aos meios de comunicação seculares. Temos que apresentar a novidade do Espírito para esse tempo histórico. Somos enviados aos cegos, aos paralíticos, aos coxos, às crianças – aos que estão fora da Igreja.

5 É PRECISO ESTAR ATENTO A TUDO!
Notícia Pode-se dizer que é tudo o que os jornalistas escolhem para oferecer ao público. Dá trabalho descobrir notícias. A notícia pode estar no detalhe de uma história. A notícia pode estar no ambiente em que a um fato aconteceu. A notícia pode estar no silêncio do entrevistado. É PRECISO ESTAR ATENTO A TUDO!

6 Qualidade da notícia Novidade; Verossimilhança; Interesse público;
Importância; Oportunidade jornalística. Uma notícia precisa ser bem apurada! Sua fonte tem que ser a mais segura possível. NUNCA AFIRME ALGO QUE NÃO TENHA CERTEZA E NÃO TENHA COMPROVADO A INFORMAÇÃO RECEBIDA! Na dúvida, não escreva! NUNCA!

7 Para jornais Notícia / Reportagem / Entrevista
Notícia é o relato de um fato de maneira integral e sucinta. Reportagem é uma notícia ampliada. Traz informações apuradas em mais de uma fonte de informação, abordando diversos ângulos do assunto. A reportagem procura, além de informar, interpretar os fatos. Box – Texto curto associado a outro mais longo. Entrevista – representa uma das principais fontes de coleta de informação. Chamadas – resumos de 1ª página.

8 Para fazer um bom texto Leia, leia, leia Aprenda a filtrar
Aprenda a resumir Aprenda a detalhar Aprenda a contextualizar Aprenda a desconfiar Aprenda a navegar

9 Por onde começamos? Pauta – Ponto de partida Definição do conteúdo/objetivo Orientação dada ao repórter para a realização de reportagens/notas/notícias

10 Matéria (o texto) Etapas Apuração: Marcar entrevista ou apurar em outros meios ou no local Sempre mediante orientação da pauta Pequem pelo exagero. Apurem mais informações do que irão precisar para escrever a notícia. É melhor dispensar informações que descobrir que não as têm.

11 2. Redação do texto (matéria):
A medida que apurarem, comecem a esboçar mentalmente o texto que escreverão depois. A importância de um fato é que determina a extensão de uma notícia. Mas mesmo uma notícia de 30 linhas, ganhará mais credibilidade se for contada em detalhes. Antes de terminar a apuração, pergunte TUDO sobre o fato.

12 O texto CARACTERÍSTICAS Claro – clareza X superficialidade
Objetivo – o que você quer dizer? Simples – público heterogêneo Correto - normas formais da língua – coloquialismo x gírias

13 O texto jornalístico A frase jornalística tem que ser construída de tal forma que não só se entenda bem, mas que não se possa entender de outra forma. Íñigo Dominguez O texto jornalístico é feito para ser lido, entendido e, se possível, apreciado. O texto jornalístico deve estar focado no leitor: quem é ele?

14 Dicas para um bom texto jornalístico
Prefira frases curtas e na ordem direta. Evite o gerúndio - subustitua por ponto. Livre-se do “já que” – evite, tb, o queísmo. Não faça períodos longos demais. Prefira dividi-los com ponto. Prefira as palavras mais curtas e simples. Utilize formas positivas. Prefira a voz ativa. Dê nome aos bois: utilize termos específicos. Evite adjetivos. Toda pessoa tem nome e sobrenome – escreva os nomes da forma correta.

15 Elementos de um texto Título – Maior parte dos leitores lê apenas o título. Síntese precisa das informações do texto. Lead (lide) – Síntese da notícia. Síntese precisa das informações do texto. Intertítulo – no meio de textos longos, serve para “arejar” a leitura. Olhos – destaca uma frase do texto. Legenda – completa a informação visual

16 Notícia/matéria ESTRUTURA
Título Cabeça (lead) síntese da notícia (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que) Corpo da matéria

17 A fórmula do lead

18 FÓRMULA DE CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA
Perguntas Elementos Respostas (dados) QUEM? Personagens Dom Raimundo Damasceno O QUE? Fato Eleito presidente daCNBB QUANDO? Data/hora Durante a Assembleia da CNBB, dia 9 de maio ONDE? Local No Santuário de Aparecida, no Centro de Convenções COMO? Modo Eleição direta POR QUÊ? Motivo Porque a presidência da CNBB se renova há cada 4 anos.

19 O Lead(lide)

20 IGREJA E CULTURA DIGITAL

21 Cultura de uso da internet
Livre manifestação de ideias e opinião Formação de redes entre pessoas com mesmos interesses, apesar da distância geográfica Acesso a conteúdos gratuitos (influência do software livre)

22 A palavra é compartilhar
Agentes de transformação do homem e das estruturas sociais Formação de redes e comunidades Orkut Facebook Youtube Blogs Twitter Tecnologia Informação

23 A palavra é conectar Redes sem fio: a expansão dos dispositivos móveis
Venda de notebooks já ultrapassa a de computadores de mesa Smartphones: venda cresceu 800% no Brasil em 2008

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30 Passado O poder da comunicação estava nas mãos de poucos
Falta de acesso aos meios de produção Custo + Tempo Opinião de quem recebe a informação não era ouvida

31 Mídia tradiconal x Internet
Mídias tradicionais – jornal / rádio / tv: Comunicação unidirecional, sem interação ou feedback Mídias sociais – internet: Comunicação multidirecional. As pessoas recebem, criam e compartilham conteúdo ilimitado entre si A internet amplifica a maneira como as pessoas se relacionam e transforma a expectativa dessas pessoas em relação às instituições As Igreja tem uma oportunidade única de estar mais próxima das pessoas.

32 O poder da Internet No Brasil, são mais de 70 milhões de usuários (35%) O internauta brasileiro é o que mais navega no mundo: 26,6 horas mensais contra 23,7 em média dos outros países O Brasil está no topo do ranking mundial de penetração de redes sociais (85% contra 75% dos estados unidos) Maior mercado internacional do Orkut e um dos que mais cresce no uso do Twitter e do Facebook O fenômeno não é exclusivo das classes A/B. Na classe C, a penetração chega a 35% e, nos próximos 10 anos deve se igualar às classes A/B.

33 O Brasil está no topo do ranking mundial de penetração de redes sociais (85% contra 75% dos estados unidos) Segundo em volume de acesso a blogs Maior mercado internacional do Orkut Um dos que mais cresce no uso do Twitter e do Facebook

34 Redes sociais? As pessoas buscam nas redes sociais o que têm nas relações pessoais: querem ser ouvidas, reconhecidas individualmente e prontamente atendidas Fazer o novo exige novos jeitos de pensar e agir. O digital não transforma só a relação entre a Igreja e o mundo exterior, mas também pode mudar a forma de se relacionar com a própria comunidade.

35 ATENÇÃO! Mídias sociais não funcionam como mídias tradicionais
Se criou um perfil, mantenha atualizado Cuidado com o excesso de propaganda Prepare-se para o volume de interações com as pessoas O uso das redes sociais deve envolver toda a comunidade Planeje: o que vou divulgar? Para quem? Como? Em quais redes?

36 Faça bem feito Crie uma estratégia específica para cada rede
Avalie resultados e mude o que for necessário Mantenha-se atualizado Ouça sua comunidade

37 Reflexão & AÇÃO Como posso estabelecer um planejamento de comunicação em minha comunidade? Quem é o meu público? Para quem eu falo? De que modo posso explorar os meios (jornais impressos, sites, TV, internet, murais, reuniões em grupo) para concretizar o processo comunicativo? A comunidade aceitaria a comunicação digital? Quem podemos mobilizar para criar perfis nas redes sociais?

38 O que nos diz o Papa Bento XVI?
“Quero convidar os cristãos a unirem- se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana.” (Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações)

39 Questões práticas Internet Festa da Padroeira Aviso Quadro de avisos
na missa Quadro de avisos Mídias tradicionais Secretaria Internet

40 Festa da Padroeira – divulgação digital
Matéria do jornal Cartaz Faixa História Site

41 Blog Novidades da programação Convite à participação Noticias
Bastidores Blog

42 Atenção: reunião extra da equipe de animação da festa de Nossa Senhora no salão paroquial, hoje, às 20h. Confirmado show na festa de Nossa Senhora O hino da nossa padroeira já está disponível no MySpace...

43 Criar comunidade da festa e tópicos sobre organização
Incluir na programação de eventos. Linkar para site das atrações (ex. Pe. Fábio) Postar fotos da padroeira Postar comentários sobre a festa Agradecer às pessoas que ajudaram Postar fotos no Flickr e Vídeos no Youtube

44 “A comunicação, como ato social vital, nasce com o próprio homem”
(Documento de Puebla) BOM TRABALHO!!!


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