A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA – CAMPO DE SABERES Cursos de Pedagogia – campo da formação inicial SISTEMAS DE ENSINO - campo de práticas e da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA – CAMPO DE SABERES Cursos de Pedagogia – campo da formação inicial SISTEMAS DE ENSINO - campo de práticas e da."— Transcrição da apresentação:

1 IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA – CAMPO DE SABERES Cursos de Pedagogia – campo da formação inicial SISTEMAS DE ENSINO - campo de práticas e da formação continuada INTERLOCUÇÃO ? Diretrizes Curriculares Nacionais dos Curso de Pedagogia = construção possível em 2006

2 IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA Ausências na produção de saberes Formação inicial desvinculada das necessidades da prática SISTEMAS DE ENSINO – em dissonância com a formação inicial INTERLOCUÇÃO ? Diretrizes Curriculares Nacionais dos Curso de Pedagogia = construção possível em 2006

3 Cursos alimentam-se a si próprios com a sua produção e a cada dia se afastam mais da realidade escolar. Ausência da instituição ESCOLA e toda sua complexidade como organização e realidade social, como base das pesquisas acadêmicas. Necessidade de mergulhar nas demandas urgentes da escola relacionadas às competências de gestão escolar para conseguirmos compreender qual seria, evidentemente, o papel do Pedagogo na escola. Necessidade urgente de criarmos grupos de pesquisa que invistam em estudos no campo da gestão da Escola Básica para oferecermos referenciais teóricos capazes de sustentar uma atuação crítica dos profissionais, especialistas, que hoje estão nas escolas e também àqueles que são eleitos para ocuparem estes espaços. Precisamos oferecer suporte às práticas pedagógicas escolares de modo a não permitir que lacunas relacionadas à fragilidades de atuação exijam que se criem profissionais diversos para sustentar a busca pela qualidade do ensino e da educação no país.

4 Projeto Vetor Norte UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

5 POLOS

6 O Curso Pedagogia UAB/UFMG visa à formação inicial de professores para a educação infantil e os quatro anos iniciais do ensino fundamental. Curso na modalidade a distância, definidos no Edital SEED/MEC no 1/2005, de 16 de dezembro de O curso tem como referência o Veredas – Formação Superior de Professores, que foi oferecido a professores em exercício nas redes públicas de Minas Gerais. APRESENTAÇÃO

7 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO PEDAGOGIA UAB / UFMG Organização: Graduação plena Em oito módulos semestrais Duração prevista de quatro anos Carga horária total = 3270 h Desenvolvimento: Uso de tecnologias da informação integradas Habilidades de informática para domínio da comunicação virtual Desenvolvimento de competências necessárias para o trabalho coletivo e a ampliação dos horizontes pessoais dos alunos.

8 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO Sua estrutura prevê: Guias de Estudo Veredas Textos complementares produzidos para o curso Atividades instrucionais e auto-instrucionais para WEB para atender às especificidades da Educação a distância Oficinas presenciais realizadas uma vez por mês no Pólo Atividades culturais organizadas pela coordenação do próprio Pólo. O estágio curricular presencial, previsto para ser desenvolvido desde o início do curso

9 Sua estrutura prevê: CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO A formação dos formadores e dos tutores presenciais e à distância Essa formação acontecerá ao longo do processo, de modo a garantir a eficácia do trabalho de tutoria e dos processos de aprendizagem dos estudantes; O monitoramento contínuo e a avaliação externa do projeto - visará acompanhar sua implementação para verificar se efetivamente se concretiza de acordo com os objetivos e propósitos previstos, e se o projeto implantado se mostra de fato capaz de responder às necessidades que lhe deram origem.

10 LOGISTICA DE FORMAÇÃO TURMA 1 25 ALUNOS TURMA 2 25 ALUNOS TUTOR PRESENCIAL TUTOR À DISTÂNCIA PROFESSOR FORMADOR COORDENAÇÃO SISTEMA DE TUTORIA

11 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Relação Pedagógica FOCO sujeitos de aprendizagem Concepção inclusiva de avaliação Avaliação educar trabalho pedagógico Ênfase no processo Ênfase no produto Monitoramento Perspectiva - aprendizagem - atividades - produções - reflexão/ação - motivação - aprovação

12 SISTEMA DIDÁTICO FOCO Guias de estudo + textos complementares MAIS Relações Pedagógicas criadas em torno dos componentes curriculares por meio : encontros mensais; atividades na plataforma moodle ; outros suportes e propostas complementares TutorPapel - dialogar com o material - auxiliar o aluno no percurso proposto O Sistema - Rompe a fragmentação das áreas específicas de conhecimento - Re-significa a dimensão pedagógica no trabalho docente

13 EQUIPE UAB EQUIPE UAB 1 professor formador: 1 professor formador: Realiza a gestão pedagógica do processo na formação do tutor local. O professor formador vai ao pólo nos encontros presenciais mensais e também utiliza o ambiente virtual de aprendizagem do curso. 1 tutor a distância: 1 tutor a distância: É responsável por gerenciar o ambiente virtual de aprendizagem, atender as demandas e acompanhar as propostas para o desenvolvimento do curso 2 tutores presenciais: 2 tutores presenciais: Residentes no município - pólo, são responsáveis diretos pelo processo educativo dos estudantes. Cumprindo uma carga horária de 20h semanais, procuram assegurar que os alunos tenham atendimento durante a semana, nos períodos manhã, tarde e noite e aos sábados.

14 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO PEDAGOGIA-UAB MÓDULOSMÓDULOS NÚCLEO DE CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Núcleo de Integração Fundamentos da Educação Organização do Trabalho Pedagógico Filosofia da Educação Matemática e Ciência Identidade Cultural e Sociedade Linguagens e Códigos Matemática II Língua Portuguesa I Matemática ILinguagem Alfabetização e Letramento Matemática III História ILíngua Portuguesa II Ciências da Natureza II Geografia I Educação Artística Ciências da Natureza I História II Projetos Inter- disciplinares I, II e III Educação Corporal Ciências da Natureza III Psicologia da Educação II Psicologia da Educação I Psicologia Social História da Educação Política Educacional no Brasil Política e Educação Economia e Educação Sistema Educacional no Brasil Sociologia da Educação Antropologi a e Educação Diretrizes Curriculares Dimensão institucional e PPP da escola Eixo integrador IV Definição de um Problema de Pesquisa Pedagógica Eixo integrador III Educação Sociedade e Cidadania. Ciência Realidade – Fontes da Pesquisa em Educação Eixo integrador II Eixo integrador I O campo da Educ e da Pedag Educação Família e Sociedade Metodologi a da Pesquisa Organização do Ensino e do Trabalho Escolar Bases pedagógicas do trabalho escolar Metodologi a da Pesquisa Gestão Democrática da Escola Escola: Campo da Prática Pedagógica Oficinas de Monografia II Especifidade do Trabalho Docente Ação Docente e Sala de Aula Oficinas de Monografia I Dinâmica psicossocial da classe Planejamento e Avaliação do Ensino Eixo integrador V Eixo integrador VI Eixo integrador VII Eixo integrador Seminários de Ensino e Pesquisa Identidade do Profissional da Educação Geografia II NÚCLEO DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Infância – 0 a 6 anos Educação Infantil Proj Político Pedagógico Múltiplas Linguagens I Múltiplas Linguagens II Múltiplas Linguagens III Dinâmica do trabalho 8 Projetos Inter- disciplinares I, II e III Especificida de do Trabalho Docente Ação Docente e Sala de Aula Eixo integrador VIII Oficinas de Monografia III

15 ATIVIDADES DO CURSO PLANILHA DE ATIVIDADES DO CURSO PEDAGOGIA UAB/UFMG Sérgio Dias Cirino Atividades do curso Horas por semana e por módulo Totais no curso SemModSemModSemModSemModSemModSemMod Se m Mod Se m Mod Atividades individuais a distância Prática Pedagógica orientada Atividades coletivas presenciais Atividades de avaliação * Memorial Monografia Totais

16 LIVROS

17 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE - 9 PÓLOS 18 TURMAS 36 PROFESSORES / TUTORES 365 ALUNOS

18 FÓRUNS TAREFAS WIKIS BLOGS

19 Fórum de Notícias: cujo objetivo é de manter os alunos informados, por meio da publicação, em sua maioria pela equipe de tutoria, de notícias e avisos sobre o curso. Fórum de Dúvidas: espaço para envio, pelos alunos, de quaisquer dúvidas sobre os conteúdos em estudo ou sobre o próprio curso. Hora do Cafezinho: espaço aberto para os alunos e tutores conversarem sobre assuntos diversos. Fóruns Temáticos: Fórum com atividade para Integração dos Guias (com temas variados) Fórum sobre metodologia de pesquisa e de apoio à construção da monografia. MOODLE

20 FÓRUNS Fórum de Notícias Hora do Cafezinho Fórum de Dúvidas Fóruns Temáticos Metodologia de Pesquisa

21 Tarefas: Atividades postadas pelos tutores, realizada (off line) pelos alunos e enviada em arquivo de texto. Wikis: Os alunos se organizam em grupos para a construção de textos coletivos on-line. Blog: Cada aluno publica sua página, divulgando o tema de sua monografia, apresentando estudos relacionados e a evolução de sua pesquisa. MOODLE

22 Blog: Cada aluno publica sua página, divulgando o tema de sua monografia, apresentando estudos relacionados e a evolução de sua pesquisa.

23 FOTOS ENCONTRO NOS POLOS CURSO DE CAPACITAÇÃO

24 CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2009 PEDAGOGIA UAB

25 CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009

26 PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009 Curso de Capacitação de Tutores da UAB 27 e 28 de julho de 2009 PEDAGOGIA DIA 27 9:00 Recepção 9:30 Abertura Profª Ângela I. Loureiro Dalben Profª Tânia Margarida Lima Costa 10:00 às 12:00 Palestra: Avaliação em Pauta Profª Maria Alba de Souza 13:30 às 16:30 Oficina Moodle Profª Zulmira Medeiros Roque Profª Letícia Siqueira Lemos DIA 28 9:00 às 12:00 Oficina Moodle Profª Zulmira Medeiros Roque Profª Letícia Siqueira Lemos 13:30 Experiência da Gestão do Conhecimento EAD 16:00 às 16:30 Informações sobre Estágio Jane Coelho

27 PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2010 Curso de Capacitação de Tutores da UAB 27 e 28 de julho de 2009 PEDAGOGIA CAPACITAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS, TUTORES A DISTÂNCIA PROFESSORES FORMADORES DA UAB DE 25 A 27 DE JANEIRO DE DE JANEIRO (TERÇA FEIRA) PASSEIO EDUCAÇÃO – SANTUÁRIO DO CARAÇA Roteiro Local de saída: Faculdade de Educação Horário: a partir de 07:30 Orientações: Usar roupas leves, bonés, protetor solar, óculos escuros, beber água, utilizar o banheiro da FaE ou CP antes do embarque, utilizar bolsas tipo pochete ou pequenas mochilas (não levar bolsas tira-colo). 27 DE JANEIRO (QUARTA FEIRA) MANHÃ – Sala de Teleconferência/FaE/UFMG 08:30 as 12:00 – Encontro com a equipe Moodle Zulmira Medeiros Letícia Siqueira Lemos ALMOÇO – 12:00 as 13:30 TARDE – Sala de Teleconferência/FaE/UFMG 13:30 as 14:30 – Encontro com a coordenação. Profª Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Profª Tânia Margarida Lima Costa 15:00 as 17:00 – Troca de Experiências entre os pólos Zulmira Medeiros Letícia Siqueira Lemos

28 ALUNOS FORMADOS NO MAGISTÉRIO PERFIL DOS ALUNOS

29 TEMPO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO PERFIL DOS ALUNOS

30 TEMPO QUE PRETENDE ESTUDAR PERFIL DOS ALUNOS

31 PERFIL TECNOLÓGICO DOS ALUNOS

32 PERFIL DOS ALUNOS PERFIL TECNOLÓGICO DOS ALUNOS

33 CAED – CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA UAB Coordenador Geral: Professor Fernando Fidalgo * Endereço: UFMG – Centro de Apoio à Educação a Distância Campus da Pampulha Unidade Administrativa III Av. Antônio Carlos, * Telefones: (31) / (31) * CAED/UFMG

34 Excelência acadêmica? Qualidade do ensino? Qualidade da relação pedagógica? Vivência universitária? EAD na UFMG ROMPE OS MITOS DO SENTIDO DA DISTÂNCIA


Carregar ppt "IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA – CAMPO DE SABERES Cursos de Pedagogia – campo da formação inicial SISTEMAS DE ENSINO - campo de práticas e da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google