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Com notáveis e crescentes potencialidades De utilização mais atractiva e flexível Em acelerada expansão e diversificação Com uma produção específica (mais.

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1 Com notáveis e crescentes potencialidades De utilização mais atractiva e flexível Em acelerada expansão e diversificação Com uma produção específica (mais acessível ?) Com maior complexidade de utilização Mais difícil de conhecer e de utilizar Num mercado emergente, com regras contraditórias e com significativa vivacidade comercial. Software educativo / formativo é um recurso curricular

2 Sensibilizar e de divulgar. Estimular e de apoiar a utilização. Formar os utilizadores [em contexto e em acção] Promover a qualidade dos conteúdos Desenvolver e inovar produtos em português Importância do Software para a Educação e para a Formação reforça a necessidade de:

3 Promover a adequação e o rigor Estimular a qualidade e a inovação Contribuir para um uso adequado Ajudar a regular o mercado Autonomia de apreciação ( comercial, científica ) Rigor e consistência Agilidade e eficácia Responsabilidade de serviço público

4 Equipa de Missão CRIE / DGIDC do Ministério da Educação Parcerias Instituto para a Qualidade na Formação (IQF) Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres (CIDM) Assessoria Científica Universidade de Évora (UE) Apoio Financeiro Programa de Assistência Técnica (POAT) FSE- QCA III Sistema de avaliação, certificação e apoio à utilização de software para a educação e a formação

5 Registo (com dossier de candidatura, contrato) Catalogação Certificação (avaliação descritiva; 30 dias) Software de reconhecido interesse educativo e, ou, formativo -SACAUSEF, 2006 Avaliação (em contexto, compreensiva, personalizada, vários meses) (Consultadoria se necessário) Informação e apoio à utilização comunidade on-line partilha de experiências e opiniões divulgação de diversa informação Entidade interessada Supervisores Avaliadores Consultores Supervisores Avaliadores Utilizadores Avaliadores

6 Rigor científico Qualidade pedagógica Integração curricular Adequação técnica Acessibilidade Igualdade quanto ao género

7 Dados Gerais F1. Título: / F2. Autoria: / F3. Editor/a: / F4. Versão: /F5. Ano de Edição: / F6. Língua(s): / Área curricular F7. Componentes do Produto / F8. Distribuidor/a em Portugal / F9. Preço: / F10. Apoio adicional ao/à utilizador/a (apoio técnico por telefone, correio postal, correio electrónico,s ítio de apoio, nas instalações da editora) /F11. Hardware recomendado / F12. Sistema Operativo / F13. Conformidade com as normas de acessibilidade (portaria 989793) / F14. Idade(s) do público destinatário 9-10 F15. Nível ou níveis de ensino F16. Articulação com áreas curriculares (disciplinares, não disciplinares) F17. Temas e/ou tópicos F18. Breve descrição sobre as funcionalidades e usos do software F19. Tipo de Software ( Software educativo geral, Software educativo específico)

8 Avaliação Global do domínio técnico: aspectos relevantes e fundamentos das observações (incluindo mais valias relevantes, descrição de erros de programação e/ou omissões do software, se aplicável): Domínio Técnico A1: Instalação do produto A2: Compatibilidade com outro software A3: Design A4: Interface A5: Navegação e/ou orientação do/a utilizador/a A6: Funcionalidades disponíveis A7: Ajuda ao/à utilizador/a

9 Avaliação Global do domínio do conteúdo: aspectos relevantes e fundamentos das observações (incluindo mais valias relevantes, descrição de erros e/ou omissões do software, se aplicável ): A8: Rigor científico (incluindo qualidade e correcção científica do conteúdo, actualidade da informação e clareza no uso de termos e conceitos) científico (incluindo qualidade e correcção científica do conteúdo, actualidade da informação e clareza no uso de termos e conceitos). A9: Adequação dos conteúdos ao público-destinatário A10: Pertinência dos conteúdos face à natureza da temática e aos objectivos curriculares Domínio do Conteúdo

10 Avaliação Global do domínio linguístico : aspectos relevantes e fundamentos das observações (incluindo mais valias relevantes, descrição de erros e/ou omissões do software, se aplicável): A15: Adequação da linguagem ao público-alvo e aos conteúdos desenvolvidos A16: Correcção linguística A17: Clareza da Linguagem Domínio Linguístico

11 A18: Ausência de preconceitos ou estereótipos A19: Promoção da igualdade entre homens e mulheres A20: Ausência de conteúdos que incitem à violência A21: Relevância na promoção de atitudes positivas face à Natureza e ao Ambiente Avaliação Global do domínio dos valores e atitudes : aspectos relevantes e fundamentos das observações (incluindo mais valias relevantes, descrição de erros e/ou omissões do software, se aplicável): Domínio dos Valores e Atitudes

12 Início do funcionamento público Alargamento do campo de intervenção: Sítios virtuais (websites) Software open source Avaliação / reformulação

13 Muito obrigado Vasco Graça CRIE vasco.graca@crie.min-edu.pt www.crie.min-edu.pt


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