A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D ISCIPLINA : A MBIENTES S OCIOTÉCNICOS PARA E NSINO / APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Aluna: Luana Fabrícia Weblogs: Pedagogia e Prática Richardson (2009)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D ISCIPLINA : A MBIENTES S OCIOTÉCNICOS PARA E NSINO / APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Aluna: Luana Fabrícia Weblogs: Pedagogia e Prática Richardson (2009)"— Transcrição da apresentação:

1 D ISCIPLINA : A MBIENTES S OCIOTÉCNICOS PARA E NSINO / APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Aluna: Luana Fabrícia Weblogs: Pedagogia e Prática Richardson (2009)

2 A primeira vez que vi um weblog, eu sabia que estava olhando para algo muito diferente do Webpage regular. Nunca vou esquecer a primeira vez que eu postei minha opinião, e a primeira vez que alguém respondeu a ele. Havia alguma coisa realmente poderosa, facilmente capaz de compartilhar recursos e ideias com um público web. O Weblog tem um enorme potencial em um ambiente educacional.

3 O que é exatamente um blog ? Em seu sentido mais geral, um weblog é um website criado facilmente, facilmente atualizável que permite o autor (ou autores) publicar instantaneamente para a Internet de qualquer conexão de Internet.

4 Os blogs são compostos de reflexões e conversas que em muitos casos são atualizados todos os dias (se não três ou quatro vezes por dia). Os blogs envolvem os leitores com ideias, perguntas e links. Eles exigem interação. Os blogs são um espaço de colaboração, fazendo com que os leitores se tornem parte do processo de escrita e aprendizagem. Exemplo: Figura 2.1 David Jakes blog.

5 Dois novos blogs estão sendo criados a cada segundo, e esse ritmo não mostra sinais de abrandamento. Nem todos que criam um blog torna-se um blogger dedicado, dois terços de todos os blogs vão para mais de dois meses sem ser atualizado. Importante Muitos adolescentes usam sites (facebook.com, Myspace e Xanga.com) como ferramentas mais sociais do que ferramentas de aprendizagem, e seus comportamentos são, muitas vezes, imprudentes.

6 Eide (2005), mostra que blogs em sua forma mais autêntica tem um grande potencial de impacto positivo sobre os alunos. Eles descobriram que os blogs podem: Promover o pensamento crítico e analítico; Ser um promotor poderoso do pensamento criativo, intuitivo e associativo promovendo o pensamento analógico; Ser um meio poderoso para aumentar o acesso e a exposição à informação de qualidade; Combina o melhor da reflexão solitária e interação social.

7 W EBLOGS NA ESCOLA Os blogs estão sendo usados como portais escolares, portfólios, espaço colaborativo, gestão do conhecimento, e até mesmo sites da escola. Os alunos estão aprendendo a fazer leitura crítica e escrever com mais clareza. Os alunos estão construindo relacionamento com colegas, professores, orientadores e profissionais dentro do ambiente de weblog.

8 P ORTAL E SCOLAR Muitas escolas investem em sistemas de gerenciamento de conteúdo caros como Blackboard, mas os weblogs podem realizar tanto quanto a um custo muito menor. A partir de um teaching standpoint, há espaço para publicar o currículo do curso, conteúdo programático, regras de classe, tarefas de casa, rubricas?, folhetos e apresentações. O weblog pode ser uma poderosa ferramenta para gestão do curso.

9 ARQUIVO ON - LINE Dar aos estudantes seus próprios blogs pode mudar muito sobre a sala de aula tradicional: Criação de um arquivo digital; Portfólio on-line; Os trabalhos escolares ficam mais organizados; O professor e os pais podem acompanhar todo o processo do estudante.

10 E- PORTFOLIO Os estudantes podem destacar seus melhores trabalhos refletindo sobre as escolhas que fizeram, algo que eles podem facilmente fazer em um blog; Eles publicam o resultado para os outros verem.

11 E SPAÇO COLABORATIVO Um dos maiores potenciais de weblog é a capacidade de criar espaços onde os estudantes podem colaborar com outras pessoas online. O Read/Write Web abre todos os tipos de novas possibilidades para os alunos aprenderem uns com os outros ou com autores, cientistas ou outros profissionais que podem agora trabalhar lado a lado em espaços digitais embora possam estar muito longe um do outro fisicamente. Figura 2.3

12 G ESTÃO DO CONHECIMENTO E ARTICULAÇÃO Nem todo uso de weblogs nas escolas tem de envolver os alunos; Os blogs são um ótima maneira de se comunicar internamente também; Professores já não têm que estar na mesma sala para discutir o que trabalhar em sala de aula.

13 S ITE DA ESCOLA Figura 2.4 – Tim Lauer, tem usado weblogs para aumentar a comunicação com os pais e funcionários, postando fotos e trabalhos dos alunos, mantendo o calendário anual, e realmente criando uma comunidade em torno do site. Segundo Anne Davis, as possibilidades são infinitas.

14 A PEDAGOGIA DE WEBLOGS O que exatamente os weblogs podem fazer para melhorar o aprendizado do aluno? Por que os professores consideram os blogs como uma ferramenta para entregar seu currículo? Há alguns aspectos básicos dos blogs que os tornam uma adição atrativa a caixa de ferramentas do professor.

15 Os weblogs são realmente uma ferramenta construtivista para a aprendizagem; Eles ultrapassam as paredes da sala de aula; Os blogs arquivam a aprendizagem que os professores e os alunos fazem; O weblog é uma ferramenta democrática. Os alunos (tímidos) têm a oportunidade de compartilhar, por escrito, suas ideias. Podem melhorar o desenvolvimento de experiência em um assunto particular;

16 U M GÊNERO N EW W RITING Os blogs é uma nova forma de gênero que poderia ser chamado de escrita conectiva. Faz com que o usuário leia criticamente e cuidadosamente, exige clareza e poder de persuasão em sua construção e é feito para um público amplo. A possibilidade de interação irá definir a autoria (Peter Brantley.

17 Quando eu posto em meu blog, eu antecipo a resposta do leitor, tanto quanto posso, mas em última instância, o meu post ainda é um rascunho, uma forma de testar minhas melhores ideias e escrever contra uma plateia. Quando os leitores respondem ou fazem comentários, o blog continua. A escrita está dentro; blogging está fora; Escrever é monólogo; blog é conversa.

18 A NDAIMES DE BLOG ? Como introduzir este novo gênero para os alunos? Qual é a idade apropriada para começar a ensinar nossos alunos as habilidades que o blog abrange? Nunca é cedo demais para começar a pensar em trazer fontes primárias, como autores, cientistas, políticos e similares em sala de aula através do blog para que os alunos possam fazer perguntas e refletir sobre as respostas.

19 B LOGGING EM TODO O CURRÍCULO Os educadores estão usando blogs em todas as áreas do currículo para colaborar com assuntos específicos, para arquivar aprendizagem, compartilhar os resultados de experimentos, e para publicar o trabalho do assunto. AP Calculus (http://tinyurl.com/2v4862)http://tinyurl.com/2v4862 Biologia Extrema (http://tinyurl.com/63zbl9)http://tinyurl.com/63zbl9 O Weblog Write (http://tinyur.com/5lyr59)http://tinyur.com/5lyr59

20 B LOGS COMO RECURSOS É importante aprender avaliar quanto à precisão e grau de confiança de um blog. Um primeiro passo é tentar descobrir o máximo que puder sobre o autor do blog; Descobrir que tipo de reputação o blogueiro tem entre seus pares; Ler alguns posts no site e clicar nos links para obter mais informações.

21 U SO DOS W EBLOGS NA SALA DE AULA Lista de dicas, página 37 e 38. Normas para as artes de língua inglesa e patrocinado pela NCTE e IRA A visão orientadora é que todos os alunos devem ter as oportunidades e recursos para desenvolver as competências linguísticas que precisam para buscar objetivos de vida e participar plenamente dos membros produtivos da sociedade, conforme informado.

22 R EFERÊNCIA RICHARDSON, W. Blogs, wikis, podcasts, and other powerful web tools for classrooms. 2.ed. Thousand Oaks/California: Corwin Press- a SAGE Company, 2009.


Carregar ppt "D ISCIPLINA : A MBIENTES S OCIOTÉCNICOS PARA E NSINO / APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Aluna: Luana Fabrícia Weblogs: Pedagogia e Prática Richardson (2009)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google