A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade da Informação
Prof. Alexandre Monteiro Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

3 Roteiro Sociedade da Informação
Comportamento Digital influenciando o trabalho Direito Digital Segurança da Informação

4 Sociedade da Informação
Vivemos, nos últimos anos, grandes mudanças sócio-comportamentais. Uso do celular; IPad; IPhone; Internet; Games; Consoles; GPS; Google Maps;

5 Sociedade da Informação
Indivíduos com estruturas sócio-culturais baseadas em conceitos diferentes. Co-existem basicamente 4 gerações nessa Era da Informação. Veteranos (nascidos entre 1922 e 1945) Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) Geração Y (nascidos a partir de 1980)

6 Sociedade da Informação
Os principais especialistas neste tema são os norte-americanos William Strauss e Neil Howe, com mais de sete livros publicados desde 1991.

7 Sociedade da Informação
Veteranos (nascidos entre 1922 e 1945) As pessoas com mais de 65 anos; Nasceram na primeira metade do século passado; Viveram a II Guerra Mundial; São caracterizados como pessoas disciplinadas e obedientes, que respeitam as hierarquias. Em termos de trabalho, são (ou foram) leais às organizações por muitos anos, demonstrando compromisso e longo vínculo. Atualmente, boa parte dos Veteranos já está fora do mercado de trabalho.

8 Sociedade da Informação
Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) As pessoas entre 50 e 65 anos; A origem da palavra é relativa ao crescimento da natalidade, ou seja, o “boom” de bebês no pós-guerra, sobretudo, nos Estados Unidos, quando os soldados retornavam à pátria; São os que viveram os movimentos estudantis; Beatles; As ditaduras na América Latina; Luta contra poderes tiranos;

9 Sociedade da Informação
Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960) A Guerra do Vietnã; O movimento hippie; A Tropicália no Brasil; Viram a chegada do homem à Lua em 1969; São workaholics e valorizam títulos, status e crescimento profissional. Pode-se dizer que são os responsáveis pelo estilo de vida baseado no consumismo, em conquistas materiais ou que representam algum tipo de poder (intelectual, por exemplo).

10 Sociedade da Informação
Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) As pessoas entre 31 e 49 anos; Podem ser considerados céticos com relação à política, como decorrência da repressão que viveram e da frustração da geração anterior; Gostam de alguma informalidade no trabalho, porém são mais desprovidos (materialmente) que os Baby Boomers;

11 Sociedade da Informação
Geração X (nascidos entre 1961 e 1979) Visam melhor qualidade de vida e um maior equilíbrio. Apreciam as atividades esportivas, os aspectos de saúde, de lazer. Estas pessoas não cogitam permanecer por 20 ou 30 anos em uma mesma organização. Considera a carreia pessoal. São menos Patrinomialista. Colonizador Digital.

12 Sociedade da Informação
Geração Y (nascidos a partir de 1980) As pessoas com 30 anos de idade ou menos; composta pelos “jovens online”, os amantes da tecnologia, da Internet, dos celulares; São multitarefa (conseguem desempenhar várias atividades simultaneamente); Têm elevada preocupação com o meio ambiente, com a diversidade e causas sociais, engajando-se em trabalhos voluntários e ONGs; (ISO 26000) Nativo Digital

13 Sociedade da Informação
Geração Y (nascidos a partir de 1980) Preocupados com a sustentabilidade Encontro SWU – Start With You = Começa com você ISO 26000 Possuem responsabilidade ambiental Exigem Selo Verde ISO 14000 Embora dedicados ao trabalho, estão mais preocupados com suas vidas pessoais que as outras gerações. São imediatistas e informais em suas relações interpessoais; Tratam pais e superiores no ambiente de trabalho (por “você” e “tu”), o que por vezes, faz com que aparentem ser arrogantes.

14 Sociedade da Informação
Geração Z (nascidos a partir de 2000) As pessoas com 10 anos de idade ou menos; A geração hiper-conectada; Nasceu com um “mouse” na mão e um olho na tela do computador; Possui celular enquanto criança; Perfis na web, antes mesmo de nascer; Também é Nativo Digital; Profissionalmente está em formação.

15 Sociedade da Informação
Dados Interessantes: 25% da crianças já nascem com perfis na web antes de nascer; 7% dos recém-nascidos já têm contas de 23% das primeiras fotografias dos pequenos publicadas na rede são seus primeiros ultrasons; 80% delas aos 2 anos já contam com um “rastro digital” deixado pela web. 70% dos pais reconhecem que publicam fotos de seus filhos online para as compartilhar com amigos e familiares. no exato instante em que nasce, uma criança já tem em média 6 meses de “vida online” em sites como o Facebook ou Twitter. *Pesquisa realizada pela empresa de segurança AVG, feita no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, EUA, Canadá e Austrália Fonte:

16 Grupos Sociais Digitais

17 Exemplo de Nativo Digital

18 Usuários da Informação

19 Comportamento Digital
Tecnologia mudando comportamento: Celular (informação através do BINA); Skype substitui telefone fixo; (R$ 0,00 - Brasil/EUA) Chats torna-se meios de relacionamentos virtuais; subtitui carta; (documento de valor legal) Exposição da vida pessoal; (facebook, twiter, blogs) Todos somos potenciais artistas (youtube) Albúm de fotos digital; (diminui revelação) Google responde a tudo; (Adeus Barsa e Mirador) Ambientes Colaborativos; (todos somos escritores) Cartão de Crédito, Internet e Mobile Banking (sem filas e sem dinheiro de papel)

20 Comportamento Digital

21 Comportamento Digital
Tecnologia mudando comportamento: Games tornam-se profissão (jogar a trabalho) Castigo no quarto com notebook, celular ou IPad. (janela pro mundo) Home Office (trabalhar em casa e à distância) Conferências (sala de casa) Tempo Real (notícias, cirurgia, comunicação) Face to Face (proibido mentir) Musica Digital (fim do CDs) Som com pendrive (Cases de CDs no lixo)

22 Comportamento Digital

23 Comportamento Digital

24 Referências PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999 THE RESULTS-DRIVEN MANAGER. Taking control of time. Boston: Harvard Business Scholl Press, 2005. ZEISS, Tony. Get'em while they're hot. Nashville: Thomas Nelson Inc, 2005. Rosenfeld, Louis; Morville, Peter: Information Architecture. KINNI, Theodore; KINNI, Donna. No substitute for victory. Upper Saddle River: Pearson Education, 2005. LESSER; ZBA. Zen of business administration. Novato: New World Library, 2005. (Patrícia Peck Pinheiro)


Carregar ppt "Sociedade da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google