A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: Sábado (28) – Dinâmica painel de opiniões Sábado (05) – Atividade em sala (equipes) Para justificar a falta: Texto para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: Sábado (28) – Dinâmica painel de opiniões Sábado (05) – Atividade em sala (equipes) Para justificar a falta: Texto para."— Transcrição da apresentação:

1 CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: Sábado (28) – Dinâmica painel de opiniões Sábado (05) – Atividade em sala (equipes) Para justificar a falta: Texto para entrega até (domingo) – um dos assuntos apresentados, no formato artigo.

2 DISCIPLINA: Gestão de pessoas em organizações públicas Aula 3 Assuntos: A organização como um sistema aberto. Gerenciamento de pessoas em processo de mudança. Gestão Estratégica de Pessoas. Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.com

3 Gestão de pessoas na área privada e na pública são semelhantes, embora com particularidades O procedimento de administrar pessoas em um órgão público ou privado é similar, o que muda é a função social, a cultura organizacional e a legislação específica do ramo de atividade.

4 Gestão de pessoas na área privada e na pública são semelhantes, embora com particularidades Na verdade, nos últimos anos a administração pública passou a se inspirar nos modelos de gestão privada para modernizar suas políticas públicas. Em ambas são necessárias pessoas qualificadas e capacitadas, pois são as pessoas que colaboram com o sucesso das organizações, ou não...

5 I assunto: A organização como um sistema aberto. O QUE É SISTEMA ? Exs: Astrologia (sistema solar); Biologia (sistema digestivo, sistema endócrino); Economia (sistema monetário); Física (sistema atômico); Administração: Sistema administrativo

6 Origem de Sistemas Teoria Geral dos Sistemas (1956): Foi criada por um biólogo alemão K. L. Bertalanfy ( ) em busca por uma teoria interdisciplinar capaz de transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (comuns) que sirvam a todas as ciências envolvidas (biologia, física, química, administração,etc). Permitindo assim maior aproximação entre as ciências e que a descoberta efetuada em uma ciência pudesse ser usada nas outras.

7 Quanto a natureza, os sistemas se classificam : Sistemas Fechados: Não mantém ou mantém pouquissimo intercâmbio com o ambiente externo. Ex: Mecânicos (máquina; Equipamentos; relógio) Entrada-processamento- saída Sistemas Abertos: Intercâmbio com e no ambiente. Ex:Pessoas;empresas Entrada- processamento – saida Sofre:retroalimentação/influênciasdiversas/ controles/feedback

8 Segundo Katz e Kahn: As organizações são sistemas abertos, sendo assim para que possam coexistir no meio ambiente competitivo e são influenciadas por recursos materiais, financeiros e mercadológicos em constantes mudanças, através e com o auxilio dos recursos humanos.

9 II assunto:Gerenciamento de pessoas em processo de mudança. Relembrando a primeira aula, a área de gestão de pessoas está em processo de mudança...

10 Em uma perspectiva de evolução, podemos tratar a gestão de pessoas em três estágios: Administração de pessoal – rotinas de geração de folha de pagamento, manutenção de registros, assentamentos funcionais e controle dos servidores; Administração ou gerência de recursos humanos – sensível avanço quanto ao elemento humano e nos processos de trabalho, análise sistêmica da organização e destaque no ambiente laboral; Gestão de pessoas(1980) – organizações voltadas às pessoas como seu mais valioso componente de capital e recurso capaz de gerar riquezas.

11 MUDANÇA É ALGO SIMPLES OU COMPLEXO??? Texto: livro Pra Canoa Não Virar pg 9

12 A gestão de pessoas, no setor público e privado, é dinâmica e passa por constantes mudanças e influências: Evolução dos direitos do cidadão; Da mídia, principalmente na ampla divulgação dos direitos dos cidadãos; Ciclos de mudanças na Administração; Sociedade mais exigente; E, até da globalização !

13 Influenciadores das organizações como sistemas abertos:

14 Exemplo de mudanças: No âmbito das administrações públicas e baseadas na plataforma Internet, designa-se toda a prestação de serviços e informações, de forma eletrônica, para outros níveis de governo, para empresas e para os cidadãos por expressões, como: governo eletrônico ou, mais recentemente, governo digitalou governo virtual.

15 OUTRO EXEMPLO DE MUDANÇA: (23-3 3) III assunto: Gestão estratégica de pessoas na gestão pública!!!

16 Segundo Dutra (2009) Gestão estratégica de pessoas: Pode ser compreendida como a definição de políticas e diretrizes em relação aos recursos humanos para aumentar a habilidade dos servidores – e, por conseqüência, do próprio órgão público – para realizar seu trabalho de modo a alcançar seus objetivos. Sabe-se da importância de uma administração eficiente, com planejamento em todas as suas áreas. Na gestão de pessoas não é diferente, precisa ser elaborada com seriedade, pois é ela responsável em analisar as qualidades e habilidades de cada servidor, para encaminhá-lo ao setor no qual melhor desenvolva suas atribuições, gerando um atendimento de excelência à população. A gestão estratégica do RH na organização pública tem início com uma vasta discussão sobre seu papel diante das necessidades atuais da sociedade, pois são os fatores econômicos e políticos do ambiente que definirão as restrições orçamentárias a serem enfrentadas, além das competências e atribuições do quadro pessoal.

17 A gestão estratégica de pessoas Sabe-se que a gestão de uma organização, pública ou privada, deve estar orientada para resultados, com mecanismos que levem aos objetivos traçados, mas o desempenho de uma organização depende das pessoas que a compõem, da forma como elas estão organizadas, estimuladas e capacitadas, além do ambiente em que trabalham. (CABRERA, 2008)

18 Surgimento da Gestão Estratégica de Pessoas A expressão gestão estratégica de pessoas ou gestão estratégica de recursos humanos surgiu na literatura internacional na década de 1980, sob diferentes argumentações, seja a partir das críticas ao papel funcional, burocrático, operacional e nas fraquezas percebidas na área, seja por pressões ambientais que demonstravam a natureza estratégica de recursos humanos (DUTRA, 2009, p. 27).

19 Estratégia é o caminho para chegar a um objetivo. x SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO DESEJADA

20 Como podemos atuar para que as políticas e as práticas de Gestão de Pessoas estejam alinhadas com as estratégias organizacionais? Primeiramente, conhecer a estratégia que está sendo usada, em seguida é muito importante atualizar, qualificar, motivar e comprometer os responsáveis pela prestação de serviços da administração pública.

21 São ações de programas sobre Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolver projetos voltados à avaliação, com vistas à promoção, realocação inteligente de pessoas e mapeamento do capital intelectual por órgão público e não por estado ou município como um todo, por intermédio de avaliações e certificação ocupacional, fixação do padrão de lotação e criação de um banco de talentos. Fornecer e intensificar o suporte operacional e tecnológico aos órgãos de recursos humanos. Desenvolver estudos, pesquisa e análises voltados à adequação dos planos e estruturas de cargos, carreiras, salários, vantagens e benefícios à política de Recursos Humanos.

22 Referência: DUTRA, Ademar. Material do Curso de Especialização em Administração Pública. Gestão de pessoas na área pública Recomendação de leitura: CABRERA, Luiz Carlos. FUNDAP – Gestão de recursos humanos na administração pública. A perspectiva da Gestão de Pessoas Disponível em: CTIVAS_GESTAO_PESSOAS.ppt.> Acesso em: 4 jan


Carregar ppt "CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: Sábado (28) – Dinâmica painel de opiniões Sábado (05) – Atividade em sala (equipes) Para justificar a falta: Texto para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google