A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ANDRÉ BORDINI ENEM 2009 LINGUAGENS E CÓDIGOS COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 AULA 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ANDRÉ BORDINI ENEM 2009 LINGUAGENS E CÓDIGOS COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 AULA 2."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROF. ANDRÉ BORDINI ENEM 2009 LINGUAGENS E CÓDIGOS COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 AULA 2

3 Competência de área 3 Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

4 HABILIDADE 10 RECONHECER A NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DE HÁBITOS CORPORAIS EM FUNÇÃO DAS NECESSIDADES CINESTÉSICAS

5 ENTENDENDO A HABILIDADE 10 RECONHECIMENTO NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO HÁBITOS CORPORAIS EM FUNÇÃO NECESSIDADES CINESTÉSICAS

6 ANEXOS EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE

7 A prática esportiva profissional exige do atleta moderno uma postura muito mais rigorosa que a exigida na década de 70. Programas cientificamente elaborados garantem que o corpo trabalhe com aproveitamento máximo. O aperfeiçoamento das técnicas de condicionamento foi impulsionado em conseqüência da (A)sofisticação dos padrões esportivos tradicionais. (B) propagação de formas de lazer mais apuradas. (C) metamorfose ocorrida na esfera sociocultural. (D) difusão globalizada dos eventos esportivos. (E) rigidez da ciência

8 ANEXOS CONDICIONAMENTOS E ESFORÇO FÍSICO

9 Comer muito pouco enfraquece; comer demais engorda; muita atividade, sem descanso, desgasta rápido. Muito descanso, com pouca atividade, também adoece. Pensar pouco emburrece; pensar demais enlouquece! CANALONGA, W. Folha de S. Paulo, 01 de agosto de Esse texto, de uma forma bem humorada, sugere que uma vida saudável deve (A)combinar com equilíbrio a prática de atividades com descanso. (B) exigir dietas alimentares para não engordar. (C) pedir muita atividade e pouco descanso. (D) ser exclusivamente intelectual. (E) ser farta de alimentos e de esportes.

10 ANEXOS O ESPORTE

11 Os vínculos entre o esporte e as guerras foram muito estreitos. Há cem anos, na França, sociedades de ginástica, de tiro e de esgrima se desenvolveram sob o controle rígido do Exército. Cabia ao esporte preparar os futuros quadros políticos do país. Atualmente o esporte praticado pelas pessoas está mais relacionado ao lazer. Adaptado de RAGACHE, G. Esportes e Jogos. São Paulo: Ática, A partir da leitura do texto, pode-se inferir que, na atualidade, a prática esportiva pessoal está mais relacionada (A)ao treinamento militar. (B) à preparação de quadros políticos. (C) ao interesse pela diversão. (D) à participação nas Olimpíadas. (E) à guerra.

12 ANEXOS AS LUTAS

13 É bastante conhecida, no caso brasileiro, a história do povo africano que, vivendo nas senzalas, inventou a capoeira. Enquanto fingia estar dançando, treinava golpes para defender-se dos seus opressores. A partir da leitura do texto, é possível afirmar que os povos (A) copiam movimentos de outros lugares. (B) criam movimentos relacionados às suas necessidades. (C) são incapazes de elaborar movimentos. (D) limitam-se aos movimentos que já conhecem. (E) Criam movimentos quando são escravizados

14 O texto abaixo é parte de uma entrevista de Tarcísio Barros concedida a Drauzio Varella. Profissionais propensos a problemas de coluna

15 Drauzio – De acordo com sua experiência pessoal, quais profissões favorecem o aparecimento de problemas na coluna? T. Barros – Carregadores de peso, como os estivadores, por exemplo, acabam apresentando mais problemas porque expõem a coluna à sobrecarga contínua. Por paradoxal que pareça, pessoas que trabalham paradas na mesma posição sem relaxar a musculatura, como os caixas de bancos ou quem fica horas em frente do computador, também representam uma população de risco. Nesse caso, é recomendável levantar-se a cada 40 ou 50 minutos, andar um pouco e colocar um tablado para erguer alternadamente os pés e relaxar a musculatura. Motoristas de veículos pesados também se incluem no grupo de risco. Há um estudo interessante mostrando que quem dirige carros mais velhos tem mais problemas de coluna do que quem dirige carros novos e em melhores condições mecânicas. (Entrevista de Tarcísio Barros, médico e professor de Ortopedia da USP a Drauzio Varella, in

16 A entrevista indica atitudes que diminuem as causas de problemas na coluna. Qual das opções abaixo indica uma dessas atitudes? (A) Dirigir com mais atenção os carros em más condições mecânicas. (B) Descansar os pés sobre um tablado, após andar por mais de 40 minutos. (C) Intercalar movimentos no período em que se trabalha sentado. (D) Aumentar a resistência da coluna com o levantamento de pesos. (E) Trabalhar menos.

17 O anúncio, em novembro de 1991, de que o jogador de basquete Magic Johnson tinha o vírus da AIDS motivou a discussão sobre a prática de esportes por portadores do HIV. Respeitando-se as condições físicas e psicológicas do portador, existe hoje um consenso de que a prática esportiva pode auxiliar na qualidade de vida dos atletas, especialmente por mantê-los integrados socialmente. Segundo o texto acima, a prática de esporte por portadores de HIV (A)é contra-indicada por exigir esforço físico. (B) favorece o convívio do atleta em grupo. (C ) compromete a recuperação psicológica. (D) pode reforçar o isolamento social. (E) aumenta o contágio do vírus.

18 Todos em roda, bate o pandeiro, soa atabaque, vibram os berimbaus. É capoeira. No meio, dois jogando. Um pé aqui, outro ali. Aquele para o lado, o segundo mais atrás. Gira, lenta, uma estrela no ar. Geometria pura!? A professora carioca Adriana de Souza Lima encontrou na capoeira e, também, na geometria que ela desenha no chão e no ar o caminho para conquistar uma turma de 26 crianças da escola municipal Jônatas Serrano, no Rio de Janeiro, pela Matemática. Revista Nova Escola, Agosto Pp /28 /29 A partir do texto acima, depreende-se que (A) um bom professor de capoeira utiliza a Matemática para explicar seus movimentos. (B) a música da capoeira estimula o aprendizado da Matemática. (C) é possível aprender Matemática a partir dos desenhos dos movimentos da capoeira. (D) o rigor dos movimentos da capoeira tem por base os estudos da Geometria. (E) matemática e geometria, em última análise, são a mesma coisa.

19 Nas incursões em espaços públicos da cidade de Porto Alegre – na pele de turista viajante –, em busca de contato com jovens durante os últimos anos, temos observado que seus investimentos em vestimentas e outras marcas corporais retratam o que muitos autores denominam de novas formas de socialidades [e sociabilidades]3 presentes nas culturas contemporâneas. Jovens das tribos Animes mostram seus sinais de identidade através de piercings, tatuagens, brincos, e práticas de Cosplay4 afirmando uma singularidade que já não indica tanto uma forma de dissidência ou inconformismo social e sim mais uma prática que simplesmente significa 'estar na moda', 'ser do grupo', crises familiares e não 'protesto contra o sistema capitalista', ou 'protesto contra as regras hipócritas do mundo adulto'. Já os adeptos da cultura punk, tornam visíveis em seus corpos inscrições culturais que consistem na marcada apropriação de discursos em torno da resistência – aqui entendida como ações que procuram alterar relações sociais, nas quais, sempre, de um modo ou de outro, com maior ou menor intensidade, implicam relações de poder –, como aspecto constituinte da engendrada atitude punk, da qual fazem parte o visual, a música punk rock, a leitura, produção e circulação de fanzines, gestos, linguagens e outras marcações identitárias em exibição pela cidade. (GARBIN, E. M.; PEREIRA, A. S. ; CULTURAS JUVENIS URBANAS: PISTAS PARA PENSAR NOVAS PRÁTICAS, NOVOS SABERES, NOVAS SUBJETIVIDA-DES E NOVOS CURRÍCULOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS; Disponível emhttp://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2014B%20-%20GARBIN.pdfhttp://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_texto/MESA%2014B%20-%20GARBIN.pdf ) Levando-se em conta que tudo o que se refere a relações de poder pode ser chamado de político, e que tudo o que trata de arte e beleza pode ser chamado de estético, a partir do que consta no texto acima, é possível afirmar que: (A) Animes e punks são iguais política e esteticamente; (B) São diferentes esteticamente, mas idênticos politicamente; (C) Punks e Animes se identificam politicamente com a resistência aos padrões do capitalismo; (D) Embora sejam esteticamente identificados pelo visual diferente dos padrões comuns, Punks e Animes são politicamente diferentes; (E)Tanto Punks quanto Animes são movidos pela busca de uma resistência estética aos desmandos da política.


Carregar ppt "PROF. ANDRÉ BORDINI ENEM 2009 LINGUAGENS E CÓDIGOS COMPETÊNCIA DE ÁREA 3 AULA 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google