A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA NOS ESPORTES. Professor: Franklin Silva Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA NOS ESPORTES. Professor: Franklin Silva Santos."— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA NOS ESPORTES

2 Professor: Franklin Silva Santos

3

4 PARA COMEÇAR... A pratica interdisciplinar é, atualmente, algo inovador e de acordo com a realidade que vivemos, afinal, um dado objetivo de estudo está ligado a outro. Podemos definir interdisciplinaridade de forma clara como sendo a conciliação entre conceitos de diversas áreas na construção do conhecimento.

5 A MATEMÁTICA E O ESPORTE A presença da matemática nos esportes é inegável, uma vez que conceitos como medidas, direção e sentido, velocidade, espaço, proporcionalidade, contagem, possibilidade, dentre outros conteúdos matemáticos, estão por certo presentes nas ações desenvolvidas pelo esportista ao longo da atividade.

6 Mais do que a realização da atividade entre si, o seu preparo, tais como demarcação do espaço, a organização dos esportistas em equipes, a definição de tabelas de campeonato, a precisão de cronogramas, a atribuição de pontuações positivas e negativas numa partida ou no conjunto delas ao longo das etapas do campeonato. Bem sabemos o quanto as atividades esportistas tem se tornado de grande importância para a sociedade, tanto do ponto de vista competitivo quanto saudável. O esporte possibilita um vasto e rico material de estudos ligados a conteúdos matemáticos.

7 CÁLCULOS MATEMÁTICOS PRESENTES NO ESPORTE Existem inúmeras situações envolvendo as operações da adição, subtração, multiplicação, divisão entre outros fundamentos. Os esportes individuais ou coletivos utilizam técnicas matemáticas, por exemplo, no futebol, a elaboração dos confrontos, distribuição dos pontos, saldo de gols, cálculos geométricos, probabilidade e estatística utilizam os fundamentos matemáticos

8

9 As regras de pontuação do campeonato brasileiro são as seguintes: vitória vale três pontos (3) empate um ponto (1) derrota nenhum ponto (0) Podemos trabalhar diversas situações matemáticas utilizando os dados da tabela. Observe: Razão A razão entre o número de pontos do último colocado e o campeão: 35 / 75 = 7 / 15. Chegamos à conclusão que a cada 7 pontos que o Ipatinga marcava, o São Paulo marcava 15. Operação entre números inteiros O saldo de gols é calculado subtraindo os gols marcados (GP) pelos gols sofridos (GC). Saldo de gols do Santos: 44 – 53 = – 9 Saldo de gols do Vasco: 56 – 72 = – 16

10 Determinação dos pontos de uma equipe de acordo com as regras São Paulo: 21 vitórias = 21 * 3 = 63 pontos 12 empates = 12 * 1 = 12 pontos 05 derrotas = 0 ponto Total = = 75 pontos Problemas envolvendo contagem Cada time realizou 38 jogos, pois foram 19 em cada turno. Foram jogadas 760 partidas. Cada time realizou 38 jogos e como são 20 equipes temos: 38 * 20 = 760. Estatística O time com o melhor ataque foi o Flamengo. Ele marcou 67 gols em 38 partidas, uma média de 1,76 gols por partida, a melhor do campeonato. O Grêmio foi o time com a melhor defesa. Ele sofreu 35 gols em 38 partidas, uma média de 0,92 gols por partida.

11 Geometria no esporte Os conceitos geométricos estão presentes no cálculo das dimensões do campo, área do círculo central, superfície da grande e pequena área, distância entre os gols, tamanho do gol e ângulos formado entre as dimensões. A utilização deste tipo de atividade em sala de aula desperta a curiosidade do aluno, motivando o interesse pela disciplina, pois ele percebe que os fundamentos matemáticos aprendidos possuem aplicabilidade.

12

13

14

15

16

17

18 A Copa do Mundo e as Olimpíadas já trazem investimentos ao Brasil e prometem abrir ainda diversas oportunidades, tanto para o país como um todo, quanto para as empresas nacionais, das micro às grandes e de todos os setores.

19

20

21

22 Falar sobre esportes, em especial sobre atletismo, implica necessariamente a mobilização de conceitos matemáticos tais como as noções de espaço, tempo, massa com suas medidas, proporcionalidades, comparações.

23

24 Avanços tecnológicos como tênis mais leves, contribuem para superar marcas em modalidades que exigem velocidade.

25

26 GRÁFICO E TABELA

27

28 INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO MUNDO REAL

29

30 Referencia Bibliográfica ALMOULOUD,Saddo.Ag.Fundamentos da matemática. Curitiba: Editora da Universidade Federal do paraná, 2008 Disponível em: ensino/calculos-matematicos-presentes-no-esporte.htm mundo-2014/ Acesso em: 04/04/2013

31 Obrigado...


Carregar ppt "MATEMÁTICA NOS ESPORTES. Professor: Franklin Silva Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google