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O Banco Possui pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos. Sendo que 95% de suas agências possuem salas de auto-atendimento.

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2 O Banco Possui pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos. Sendo que 95% de suas agências possuem salas de auto-atendimento (são mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

3 Nossa História... Foi criado em 12 de outubro de 1808;
O banco fez parte da construção da História do nosso país: Independência do Brasil, esteve presente na Segunda Guerra Mundial, atuou no desenvolvimento industrial,implantação do Pano Real, etc Presente há 70 anos no exterior, o Banco do Brasil é o banco brasileirode maior presença no mercado internacional. Aquisições: Banco Nossa Caixa, parceria estratégica com o Banco Votorantim, adquiriu o controle do Banco Patagônia, compra de 100% do capital social do EuroBank.

4 Retorno sobre investimento
Lucro Líquido registrado no primeiro trimestre de 2010: R$ milhões;

5 Valor de Mercado

6 No 1T11 foram distribuídos R$ 1.173 milhões aos acionistas
O crescimento de 24,7% verificado no resultado recorrente do trimestre comparado ao mesmo período do ano anterior deve-se, principalmente, ao incremento de 21,2% em crédito (carteira de crédito, títulos privados e garantias prestadas) e ao controle das despesas administrativas, associado aos ganhos de sinergia da aquisição do BNC, proporcionou crescimento de 7,4%.

7 Nossa missão ”Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência. “ Valores Ética e transparência; Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do País; Responsabilidade socioambiental; Respeito ao consumidor; Respeito à diversidade;

8 Objetivo Ser o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para  trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e  responsabilidade socioambiental. Ética O Código de Ética é um instrumento que busca formalizar procedimentos, práticas e condutas há muito exercidas pela Empresa e reiterar seus Princípios, Valores, Visão e Missão. Além disso, procura também orientar as ações de seus colaboradores independente de seu nível hierárquico e apresentar a postura social da Empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage, tendo como objetivo maior a disseminação e a conscientização desses conceitos e práticas, visando torná-los efetivos. Compete às Diretorias, Gerências, Chefias e a todos os colaboradores a responsabilidade pela aplicação e observância deste Código de Ética.

9 Estratégias Intensificar vendas por meio de correspondentes bancários.
melhorar a eficiência operacional e ampliar a rentabilização das carteiras, *contratatação de mais 10 mil funcionários. Investimentos em reforma e abertura de agências. Abertura 600 novas agências neste ano.

10 O Conselho de Administração
Competência Desempenha atribuições estratégicas, eletivas e fiscalizadoras não abrange funções operacionais ou executivas Composição: É composto por sete membros, eleitos dentre os acionistas, pela Assembléia Geral Os acionistas minoritários têm o direito de eleger pelo menos dois de seus sete membros (, se maior número não lhes couber pelo processo de voto múltiplo) Cabe à União a indicação de até cinco membros no Conselho de Administração (Estatuto, art. 18, § 2º e 4º) das sete vagas no Conselho, no mínimo duas são preenchidas por Conselheiros Independentes

11 Membros do Conselho Presidente (indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda) Nelson Henrique Barbosa Filho Vice-Presidente ( Presidente do Banco do Brasil S/A) Aldemir Bendine Representante da União (indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda) Adriana Queiroz de Carvalho Representante da União (indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento,Orçamento e Gestão) Francisco de Assis Leme Franco Membros eleitos pelos acionistas minoritários (Conselheiros Independentes) Henrique Janger Bernardo Gouthier Macedo Sergio Eduardo Arbulu Mendonça

12 Alta Administração A Diretoria Executiva, responsável pela administração dos negócios, é composta pelo Presidente, pelos vice-presidentes e pelos diretores. A Diretoria Executiva tem mandato de três anos e é permitida a reeleição. O Presidente do BB é nomeado e demissível pelo Presidente da República. Os vice-presidentes e diretores são eleitos pelo Conselho de Administração mediante indicação do Presidente do BB. Já o cargo de Diretor é privativo de funcionários da ativa. A alta administração é totalmente profissional e preparada para suas devidas funções

13 Aldemir Bendine (Presidente)
Ingresso no Bando do Brasil: 14/06/1978 – Menor Estagiário Formação: Graduação em Administração MBA Formação Geral para Altos Executivos - FIPECAFI USP (SP) MBA Finanças – PUC Rio de Janeiro (RJ) Experiência profissional Cargos no Banco do Brasil: Vice-Presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo Vice-Presidente de Varejo e Distribuição Secretário Executivo do Conselho Diretor Gerente Executivo da Diretoria de Varejo – Área de Cartões Gerente de Administração – Superintendência Comercial (SP) Gerente de Agencia – Piracicaba (SP) Funções em Conselhos e Associações Presidente do Conselho de Administração da CCSS (Visa Vale) Presidente do Conselho Consultivo da BB Turismo Diretor Presidente da BB Administradora de Consórcios Diretor Executivo da FEBRABAN Membro do Conselho de Administração da CBMP (Visa Vale) Diretor Presidente da ABECS – Associação Bras. das Emp. de Cartões e Servoços Membro do Conselho Deliberativo da ABECIP Membro do Conselho de Administração da ALIANÇA DO BRASIL Diretor Presidente da BB Administradora de Cartões Membro do Conselho Regional da Visa International – Região América Latina

14 Recursos da Corporação
Marketing Institucional Apoio ao Esporte O Banco do Brasil incentiva e patrocina o esporte brasileiro desde 1991. Em 2010,o BB investiu R$ 54 milhões no esporte nacional, beneficiando atletas de vôlei de quadra, vôlei de praia, iatismo, futebol de salão, tênis e ciclismo. Apoio à Cultura O Banco do Brasil é um dos mais importantes patrocinadores e investidores em cultura do país. Foram investidos 41,2 milhões em 2010

15 Centro Cultural Banco do Brasil
Unidades: Rio de Janeiro. Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Áreas de atuação: artes plásticas, artes cênicas,música, cinema, palestras, debates e programas educativos. Apenas em 2010, receberam mais de 4,3 milhões de visitantes, com apresentações de música, dança, teatro, entre outros. Em 2010, estudantes participaram das atividades educativas do CCBB. CCBB Itinerante: leva cultura a todas as regiões do país. Em 2010, 16 cidades brasileiras foram visitadas, com eventos em todas as áreas da cultura.

16 Recursos Humanos O BB encerrou o exercício de 2010 com funcionários Treinamentos nas modalidades presencial, autoinstrucional ou em serviço, totalizando mil horas O programa de concessão de bolsas contribuiu para a melhoria do nível de escolaridade dos funcionários Programa de Certificação Interna de Conhecimentos, como estratégia de capacitação e qualificação profissional Programa de Reconhecimento de Funcionários e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

17 Tecnologia Em 2010, o Banco do Brasil investiu R$ 1,7 bilhão na expansão da rede de agências e postos de atendimento bancário, modernização do parque tecnológico, em soluções de negócios suportados em TI e na atualização dos terminais de autoatendimento, representando um incremento de 31% em relação a Esses investimentos tiveram como objetivo criar condições de infraestrutura física e tecnológica para suportar o crescimento de negócios do Banco do Brasil.

18 Ouvidoria A Ouvidoria Externa do BB foi criada para, dentre outras atribuições, receber e tratar as reclamações de seus clientes e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas agências ou pelos serviços de atendimento telefônico ou eletrônico. O BB disponibiliza a seus clientes diversos canais de atendimento com a Ouvidoria Externa. Além de um número de telefone gratuito há um número de atendimento para deficientes auditivos e de fala, o site do BB e um endereço para contato através do envio de cartas. Mais que atender às determinações legais, a Ouvidoria BB representa o comprometimento do Banco do Brasil com as boas práticas de mercado, em respeito aos direitos dos consumidores e a busca constante por aprimoramento e melhoria de seu relacionamento com os diversos públicos atendidos.

19 Sustentabilidade A responsabilidade socioambiental faz parte da tradição bicentenária da Empresa e está expressa em suas políticas e estratégias corporativas. O crédito, concedido de forma responsável aos mais diferentes setores produtivos da economia - agricultura familiar, demais produtores rurais, comércio exterior, micro e pequenas empresas - impulsiona o progresso dos municípios brasileiros. É desafio contínuo do Banco do Brasil fazer com que a responsabilidade socioambiental permeie todos os processos da empresa. Ao adotar o referencial da sustentabilidade como orientador estratégico, o BB busca avaliar sua performance organizacional não somente com base em indicadores econômicos, mas também em indicadores de natureza social e ambiental, como a defesa e promoção dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, conservação ambiental, entre outros.

20 Programa Água Brasil O Banco do Brasil abraçou publicamente, em 2010, a causa da água. Com o Programa Água Brasil o BB assume o compromisso de promover a conscientização, de investir recursos para a preservação e conservação de recursos hídricos e de buscar soluções, em conjunto com a sociedade, para os problemas relacionados ao tema. Estão previstos, no período de cinco anos, investimentos de aproximadamente R$ 57 milhões.

21 Produtos e Serviços Cartões Seguros, Previdências e Capitalização
Produtos e Serviços com apelo sócio ambiental

22 Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
*Amplitude da linha de produto/serviços *Apoio e financiamento do comércio exterior Cultura altamente internalizada e bom clima organizacional *Financiamento de agronegócios *Lucratividade da empresa Fraquezas * Processos licitatórios lentos * Demora na manutenção dos terminais de auto-atendimento * Burocratização elevada * Ineficiência no monitoramento das metas de vendas *Plano de carreira ultrapassado Oportunidades *Concessão de crédito para a classe C *Incentivo às internacionalizações *Autorização para fusões e aquisições *Responsabilidade socioambiental * Crescimento da carteira de crédito Ameaças *Legislação trabalhista * Mercados globais * Mudanças na taxa de juros * Greves e paralisações * Crise econômica mundial

23 Plano Estratégico para os próximos 5 anos
Rentabilização Eficiência Operacional e Negocial Atendimento ao Cliente Comércio Exterior

24 Disciplina: Planejamento e Orçamento Professor: Alexandre Figueiredo
ALUNOS Felipe Lando Jan Gartung Leandro Cardoso Luciana Assad Matheus Marinho Maria Luiza Terra


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