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Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC

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Apresentação em tema: "Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC
Reunião com Dirigentes das Unidades da Administração Central - UFSC Síntese Florianópolis, novembro de 2010

2 Objetivos da Reunião Apresentação do processo e produtos das atividades de planejamento nas unidades universitárias; Apropriação, pelas unidades da administração central, dos planos estratégicos das unidades universitárias; Apresentação das próximas etapas do processo.

3 Escopo da Apresentação
Introdução Princípios Norteadores do Planejamento UFSC Histórico Planejamento UFSC Processo Metodologia – Unidades Universitárias Produto Quadro Síntese dos Planos Estratégicos – Unidades Universitárias - PDI Análise DPL Encaminhamentos Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) Construção do Plano Anual UFSC (Pan UFSC 2011) Institucionalização - Calendário UFSC Construção do Plano Estratégico da UFSC

4 Princípios Norteadores UFSC
Introdução Princípios Norteadores UFSC A gestão de uma universidade de excelência deve estar embasada num planejamento estratégico, com horizontes bem delineados (curto, médio e longo prazos). A gestão com cultura de avaliação constante permite mostrar uma filosofia de autocrítica permanente, em busca do aprimoramento institucional. A UFSC vem trabalhando no sentido de adotar o planejamento como instrumento para se construir uma universidade de excelência.

5 Histórico Histórico Instituição do CAPLAN em set/2008 (Portaria 1130/GR/2008) Contribuir como uma instância de discussão para o equacionamento de questões de grande relevância e urgência para a UFSC / Iniciar atividades de pré-planejamento envolvendo os Gestores da Instituição. Fomentar a concepção e a implementação das atividades de Planejamento, com foco nas unidades da administração central SEPLAN - DPL 2009 – Coordenação na elaboração do PDI Início da Expansão do Processo de Planejamento para as Unidades Universitárias 2010 – De acordo com o PDI Apresentação da Proposta de Planejamento (março 2010) Ciclo de Planejamento UFSC Processo Produto

6 Cada Unidade repassa o seu Plano Estratégico para as Subunidades que a compõe, para que ele possa ser analisado e por elas detalhado em ações que auxiliem na resposta às Questões Estratégicas da Unidade (níveis Tático e Operacional). Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Questões Estratégicas Foco: longo prazo, missão, visão Planejamento Tático Ações, projetos, termos de referência Foco: médio prazo, objetivos estratégicos Planejamento Operacional Ações mensuráveis e com prazos definidos Projetos apreciados no orçamento Foco: curto prazo, plano anual PAn

7 Planejamento Estratégico
Nível estratégico Campanha de sensibilização Planejamento Estratégico PDI PDI Nível tático Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Avaliações anuais Nível operacional

8 Planejamento de Curto Prazo
Continuidade do processo nas unidades da administração central (planejamento – ação – acompanhamento e avaliação); Ampliação da iniciativa incluindo as unidades universitárias Adoção de uma modelagem que integre as unidades – universitárias e administrativas. Estabelecimento do cronograma de planejamento visando contemplar os prazos para elaboração do orçamento . Plano UFSC 2011 (PAn)

9 Participantes do Processo de Planejamento
Adm Central (Pró-Reitorias e Secretarias) Unidades Universitárias (Centros) Conselho das Unidades Universitárias Pró-reitorias e Secretarias Etapa I – Seminário de Planejamento Etapa II – Elaboração dos Planos – Projetos Direção das Unidades Universitárias Pró-reitores e Secretários Gestão dos Planos

10 Acompanhamento Avaliação
Planejamento como processo processo Planejamento entrada produto Avaliação de Cenários Resultados da Autoavaliação Demandas internas Objetivos Planos Projetos Acompanhamento Avaliação Seminário de Autoavaliação CPA’s / CSA’s

11 Definição da Missão, Visão e Princípios da Unidade
O Seminário de Planejamento Estratégico conduzido em cada Unidade contou com o seguinte fluxo de atividades: Definição da Missão, Visão e Princípios da Unidade Como produto desse processo temos o documento de Planejamento da Unidade Análise ambiental dos fatores externos e internos Através das listas SWOT Levantamento das Questões Estratégicas Definição das ações necessárias para a resolução das Questões Estratégicas Preenchimento dos Termos de Referência

12 Linha do tempo 2009 – Seminários de Planejamento: CED, CCA e CDS;
Março/2010 – apresentação do modelo e processo de planejamento – Administração Central, Unidades Universitária, GR, Reitor e o Vice-Reitor; Mudança na Estrutura das Unidades Universitárias – Atribuição de CD’s aos vice-diretores para coordenação do planejamento nas unidades. Abril/2010 – Seminários de planejamento: CCJ, CCB, CFM, CSE, CCE, CTC, CCS e SEPLAN; Maio/2010 – Seminários de planejamento: CFH, SINTER e SECARTE; Maio/2010 – realizadas duas Oficinas sobre Projetos e Termos de Referência; Junho/2010 – concursos Julho/2010 – Seminário de planejamento Araranguá e PRDHS; Solicitação do RAV/Pan das unidades da administração central; Agosto/2010 – Seminário de planejamento: Joinville; Setembro/2010 – Seminário de planejamento: Curitibanos.

13 Plano Estratégico das Unidades Universitárias
Processo e Produto Produto até agora: Seminários de todas as Unidades Universitárias e Campi; Planos Estratégicos; O Departamento de Planejamento está agora recebendo os projetos das Unidades.

14 Alinhamento PDI - Ensino
Objetivos do PDI para o Ensino Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino Buscar novos patamares de excelência na pós-graduação Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação Institucionalizar ações de interação com os egressos

15 Alinhamento PDI - Ensino
QE1 Ensino de Graduação 1.1 Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2 Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4 Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5 Promover a criação de novos cursos de graduação 1.6 Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7 Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação QE2 Ensino de Pós-graduação 2.1 Rever as políticas de Pós-graduação 2.2 Consolidar os cursos de Pós-graduação 2.3 Implantar novos cursos de Pós-graduação 2.4 Estimular a integração da Pós-graduação 2.5 Identificar e buscar a Infraestrutura necessária

16 Alinhamento PDI - Pesquisa
Objetivos do PDI para a Pesquisa Promover a implantação de estruturas inovadoras de pesquisa Fortalecer o ambiente institucional da pesquisa de qualidade Fortalecer a inserção regional e a responsabilidade social da UFSC na área de pesquisa Ampliar a internacionalização das atividades de pesquisa QE3 Pesquisa 3.1 Identificar as demandas de pesquisa 3.2 Rever as políticas de pesquisa 3.3 Implantar novas linhas de Pesquisa 3.4 Promover a integração da pesquisa com ensino e extensão 3.5 Identificar e buscar a infraestrutura para a pesquisa 3.6 Buscar recursos financeiros para Pesquisa

17 Alinhamento PDI - Extensão
Objetivos do PDI para a Extensão Melhorar as ações e estimular propostas inovadoras de interação comunitária Ampliar e melhorar as ações de interação como os setores organizados da sociedade QE4 Extensão 4.1 Identificar as demandas de extensão 4.2 Rever as políticas de extensão universitária 4.3 Identificar o potencial para extensão na UFSC 4.4 Estimular novos projetos de extensão 4.5 Identificar demandas de infraestrutura para extensão

18 Alinhamento PDI - Gestão
Objetivos do PDI para Gestão Institucionalizar as práticas de planejamento e gestão estratégicos Aprimorar a gestão organizacional QE5 Estrutura organizacional 5.1 Rever a estrutura organizacional da UFSC 5.2 Rever as atribuições estabelecidas 5.3 Melhorar os processos administrativos 5.4 Atualizar e criar sistemas de apoio administrativos 5.5 Adequar os sistemas de indicadores e avaliação

19 Alinhamento PDI - Gestão
Objetivos do PDI para Pessoal Implementar ações inovadoras para o aprimoramento individual dos servidores visando a melhoria do desempenho institucional Fortalecer e profissionalizar a comunicação e o relacionamento interno e externo QE6 Pessoal 6.1 Rever as políticas de pessoal 6.2 Conhecer e buscar atendimento das demandas de pessoal 6.3 Rever e ampliar o programa de capacitação de pessoal 6.4 Rever os programas de integração e/ou de motivacão de pessoal 6.5 Incrementar a qualidade de vida no trabalho 6.6 Melhorar os meios para o trabalho

20 Alinhamento PDI - Gestão
Objetivos do PDI para Infraestrutura Adequar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade QE7 Infraestrutura 7.1 Identificar e buscar atendimento de necessidades de Espaço físico 7.2 Incrementar a mobilidade e acessibilidade nos Campi 7.3 Incrementar os programas de manutenção na UFSC 7.4 Melhorar e ampliar os meios de comunicação 7.5 Identificar e prover os equipamentos e meios necessários 7.6 Incrementar a segurança física e patrimonial

21 Alinhamento PDI - Gestão
Objetivos do PDI para Captação de Recursos Implementar ações buscando ampliar a captação de recursos para a consecução das políticas institucionais QE8 Recursos financeiros 8.1 Promover a captação de recursos financeiros de fontes adicionais 8.2 Buscar ampliação e rever a distribuição do orçamento da UFSC

22 Alinhamento PDI – Cultura e Arte
Ampliar o ambiente cultural e artístico da UFSC para aperfeiçoar a formação do ser humano Promover maior articulação com as unidades universitárias nas atividades artístico-culturais Ampliar as ações da UFSC como um centro irradiador de artes e da cultura em Santa Catarina

23 Questão Estratégica – Ação - Projeto
Exemplo – Dimensão Ensino 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais CCA Promover realização de eventos (seminários, semanas Universitárias, fóruns, e outros); Fortalecer as dimensões da sustentabilidade em seminários, conteúdos de disciplinas, projetos de pesquisa, extensão, trabalho de conclusão de curso e estágio conclusão de curso; Criar estratégias para motivar professores e alunos CDS Promover mecanismos de articulação entre os responsáveis pelas disciplinas Aumentar o nível de exigência nas disciplinas dos cursos (G e PG) CCE Analisar a situação atual dos cursos CCS Promover a integração entre cursos; Buscar contato com os egressos dos cursos; CFH Desenvolver o Ensino de Graduação Ampliar a quantidade de núcleos e laboratórios de ensino e pesquisa Promover a integração dos alunos em atividades de pesquisa e extensão Estabelecer critérios de avaliação; Promover a integração entre as unidades pertencentes ao centro; Uso dos novos instrumentos de socialização do conhecimento; Interdisciplinaridades; CAR Considerar a participação e valorização estudantis Promover a captação de alunos; Buscar formas de melhorar a permanência dos alunos;

24 Objetivos do PDI para o Ensino
Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino Buscar novos patamares de excelência na pós-graduação(é parte do primeiro) Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação Institucionalizar ações de interação com os egressos QE1 Ensino de Graduação (questões das Unid. Universitárias) 1.1 Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2 Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4 Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5 Promover a criação de novos cursos de graduaçaõ 1.6 Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7 Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação CCB - Implementar políticas para reconhecimento e compensação do CCB como centro de excelência no ensino CCA - Criar políticas de ensino que contenha perfil, sistema de avaliação contínua, apoio pedagógico, retroalimentação (egressos, produtores), código de conduta (docente - discente); CCA - Valorizar coordenadores, colegiado de cursos, coordenadorias de ensino e estágio; CDS - Estabelecer as políticas e prioridades em relação ao atendimento da sociedade Segue...

25 Análise Preliminar DPL
Identificação de temas transversais convergentes com o diagnóstico realizado ao longo de Grandes Temas - CAPLAN Estrutura e Organização Administrativa Processos organizacionais Atualização da Legislação Documentação Formal da Instituição Não-conformidades Distribuição de STAE Segurança e saúde no trabalho Sistemas de informações Logística (patrimônio, compras, distribuição e serviços) Projetos, Convênios e Contratos Projeto REUNI e Novos Campi Afetos a processos administrativos e normas Afetos a pessoal Afetos a infraestrutura

26 Análise Preliminar DPL
Temas destacados nas Unidades Universitárias Estrutura Administrativa Dificuldade na Gestão das Unidades Universitárias – profissionalização da gestão Distanciamento entre unidades administrativas e unidades de ensino Pouco conhecimento da estrutura e objetivos institucionais Distanciamento entre servidores tecnico administrativos e servidores docentes Desmotivação Pessoal Distribuição , capacitação (gestão) Excesso de carga horária docente em atividades administrativas Espaço Físico (expansão e adequação) Segurança Manutenção patrimonial e Compras Sistemas, Suporte TI Distanciamento endtre serv docentes e sta’s Desmotivação e descompromisso Infraestrutura

27 Encaminhamentos Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) Sistematização e Consolidação dos Planos das Unidades Construção do Plano Anual UFSC Composição dos Planos – PAn UFSC 2011 Aprovação do PAn UFSC 2011 Institucionalização do Planejamento Inserção no Calendário UFSC Planejamento Estratégico

28 Planejamento Estratégico
Nível estratégico Campanha de sensibilização Planejamento Estratégico PDI PDI Nível tático Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Plano Anual Avaliações anuais Nível operacional

29 Departamento de Planejamento – Seplan
Contatos: Hans Michael van Bellen – Eladir Maria Anália Domingos - Anna Petrassi – Fone: DPL – Seplan –


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