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Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC Síntese Florianópolis, novembro de 2010 Reunião com Dirigentes das Unidades da Administração Central.

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1 Plano Estratégico das Unidades Universitárias - UFSC Síntese Florianópolis, novembro de 2010 Reunião com Dirigentes das Unidades da Administração Central - UFSC

2 Objetivos da Reunião Apresentação do processo e produtos das atividades de planejamento nas unidades universitárias; Apropriação, pelas unidades da administração central, dos planos estratégicos das unidades universitárias; Apresentação das próximas etapas do processo.

3 Escopo da Apresentação Introdução –Princípios Norteadores do Planejamento UFSC –Histórico Planejamento UFSC –Processo –Metodologia – Unidades Universitárias –Produto Quadro Síntese dos Planos Estratégicos – Unidades Universitárias - PDI Análise DPL Encaminhamentos –Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) –Construção do Plano Anual UFSC (Pan UFSC 2011) –Institucionalização - Calendário UFSC –Construção do Plano Estratégico da UFSC

4 A gestão de uma universidade de excelência deve estar embasada num planejamento estratégico, com horizontes bem delineados (curto, médio e longo prazos). A gestão com cultura de avaliação constante permite mostrar uma filosofia de autocrítica permanente, em busca do aprimoramento institucional. A UFSC vem trabalhando no sentido de adotar o planejamento como instrumento para se construir uma universidade de excelência. Princípios Norteadores UFSC Introdução

5 Histórico Instituição do CAPLAN em set/2008 (Portaria 1130/GR/2008) Contribuir como uma instância de discussão para o equacionamento de questões de grande relevância e urgência para a UFSC / Iniciar atividades de pré- planejamento envolvendo os Gestores da Instituição Fomentar a concepção e a implementação das atividades de Planejamento, com foco nas unidades da administração central SEPLAN - DPL 2009 – Coordenação na elaboração do PDI Início da Expansão do Processo de Planejamento para as Unidades Universitárias 2010 – De acordo com o PDI Apresentação da Proposta de Planejamento (março 2010) –Ciclo de Planejamento UFSC –Processo –Produto Histórico

6 Cada Unidade repassa o seu Plano Estratégico para as Subunidades que a compõe, para que ele possa ser analisado e por elas detalhado em ações que auxiliem na resposta às Questões Estratégicas da Unidade (níveis Tático e Operacional). Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Questões Estratégicas Foco: longo prazo, missão, visão Planejamento Tático Ações, projetos, termos de referência Foco: médio prazo, objetivos estratégicos Planejamento Operacional Ações mensuráveis e com prazos definidos Projetos apreciados no orçamento Foco: curto prazo, plano anual PAn

7 Planejamento Estratégico PDI Plano Anual Avaliações anuais Campanha de sensibilização Plano Anual Nível estratégico Nível tático Nível operacional

8 Continuidade do processo nas unidades da administração central (planejamento – ação – acompanhamento e avaliação); Ampliação da iniciativa incluindo as unidades universitárias Adoção de uma modelagem que integre as unidades – universitárias e administrativas. Estabelecimento do cronograma de planejamento visando contemplar os prazos para elaboração do orçamento. Plano UFSC 2011 (PAn) Planejamento de Curto Prazo

9 Participantes do Processo de Planejamento Unidades Universitárias (Centros) Adm Central (Pró-Reitorias e Secretarias) Etapa I – Seminário de Planejamento Etapa II – Elaboração dos Planos – Projetos Conselho das Unidades Universitárias Pró-reitorias e Secretarias Gestão dos Planos Direção das Unidades Universitárias Pró-reitores e Secretários

10 entrada processo produto Acompanhamento Avaliação Planejamento como processo Objetivos Planos Projetos Seminário de Autoavaliação CPAs / CSAs Avaliação de Cenários Resultados da Autoavaliação Demandas internas Planejamento

11 O Seminário de Planejamento Estratégico conduzido em cada Unidade contou com o seguinte fluxo de atividades: Análise ambiental dos fatores externos e internos Através das listas SWOT Levantamento das Questões Estratégicas Definição da Missão, Visão e Princípios da Unidade Definição das ações necessárias para a resolução das Questões Estratégicas Preenchimento dos Termos de Referência Como produto desse processo temos o documento de Planejamento da Unidade

12 Linha do tempo 2009 – Seminários de Planejamento: CED, CCA e CDS; Março/2010 – apresentação do modelo e processo de planejamento – Administração Central, Unidades Universitária, GR, Reitor e o Vice-Reitor; Mudança na Estrutura das Unidades Universitárias – Atribuição de CDs aos vice-diretores para coordenação do planejamento nas unidades. Abril/2010 – Seminários de planejamento: CCJ, CCB, CFM, CSE, CCE, CTC, CCS e SEPLAN; Maio/2010 – Seminários de planejamento: CFH, SINTER e SECARTE; Maio/2010 – realizadas duas Oficinas sobre Projetos e Termos de Referência; Junho/2010 – concursos Julho/2010 – Seminário de planejamento Araranguá e PRDHS; Solicitação do RAV/Pan das unidades da administração central; Agosto/2010 – Seminário de planejamento: Joinville; Setembro/2010 – Seminário de planejamento: Curitibanos.

13 Processo e Produto Plano Estratégico das Unidades Universitárias Produto até agora: 1.Seminários de todas as Unidades Universitárias e Campi; 2.Planos Estratégicos; 3.O Departamento de Planejamento está agora recebendo os projetos das Unidades.

14 Objetivos do PDI para o Ensino Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino Buscar novos patamares de excelência na pós- graduação Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação Institucionalizar ações de interação com os egressos

15 QE1Ensino de Graduação 1.1Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5Promover a criação de novos cursos de graduação 1.6Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação QE2Ensino de Pós-graduação 2.1Rever as políticas de Pós-graduação 2.2Consolidar os cursos de Pós-graduação 2.3Implantar novos cursos de Pós-graduação 2.4Estimular a integração da Pós-graduação 2.5Identificar e buscar a Infraestrutura necessária

16 Objetivos do PDI para a Pesquisa Promover a implantação de estruturas inovadoras de pesquisa Fortalecer o ambiente institucional da pesquisa de qualidade Fortalecer a inserção regional e a responsabilidade social da UFSC na área de pesquisa Ampliar a internacionalização das atividades de pesquisa QE3Pesquisa 3.1Identificar as demandas de pesquisa 3.2Rever as políticas de pesquisa 3.3Implantar novas linhas de Pesquisa 3.4Promover a integração da pesquisa com ensino e extensão 3.5Identificar e buscar a infraestrutura para a pesquisa 3.6Buscar recursos financeiros para Pesquisa

17 Objetivos do PDI para a Extensão Melhorar as ações e estimular propostas inovadoras de interação comunitária Ampliar e melhorar as ações de interação como os setores organizados da sociedade QE4Extensão 4.1Identificar as demandas de extensão 4.2Rever as políticas de extensão universitária 4.3Identificar o potencial para extensão na UFSC 4.4Estimular novos projetos de extensão 4.5Identificar demandas de infraestrutura para extensão

18 Objetivos do PDI para Gestão Institucionalizar as práticas de planejamento e gestão estratégicos Aprimorar a gestão organizacional QE5Estrutura organizacional 5.1Rever a estrutura organizacional da UFSC 5.2Rever as atribuições estabelecidas 5.3Melhorar os processos administrativos 5.4Atualizar e criar sistemas de apoio administrativos 5.5Adequar os sistemas de indicadores e avaliação

19 Objetivos do PDI para Pessoal Implementar ações inovadoras para o aprimoramento individual dos servidores visando a melhoria do desempenho institucional Fortalecer e profissionalizar a comunicação e o relacionamento interno e externo QE6Pessoal 6.1Rever as políticas de pessoal 6.2Conhecer e buscar atendimento das demandas de pessoal 6.3Rever e ampliar o programa de capacitação de pessoal 6.4Rever os programas de integração e/ou de motivacão de pessoal 6.5Incrementar a qualidade de vida no trabalho 6.6Melhorar os meios para o trabalho

20 Objetivos do PDI para Infraestrutura Adequar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade QE7Infraestrutura 7.1Identificar e buscar atendimento de necessidades de Espaço físico 7.2Incrementar a mobilidade e acessibilidade nos Campi 7.3Incrementar os programas de manutenção na UFSC 7.4Melhorar e ampliar os meios de comunicação 7.5Identificar e prover os equipamentos e meios necessários 7.6Incrementar a segurança física e patrimonial

21 Objetivos do PDI para Captação de Recursos Implementar ações buscando ampliar a captação de recursos para a consecução das políticas institucionais QE8Recursos financeiros 8.1Promover a captação de recursos financeiros de fontes adicionais 8.2Buscar ampliação e rever a distribuição do orçamento da UFSC

22 Cultura e arte Ampliar o ambiente cultural e artístico da UFSC para aperfeiçoar a formação do ser humano Promover maior articulação com as unidades universitárias nas atividades artístico-culturais Ampliar as ações da UFSC como um centro irradiador de artes e da cultura em Santa Catarina

23 1.3Melhorar os cursos de graduação atuais CCAPromover realização de eventos (seminários, semanas Universitárias, fóruns, e outros); CCA Fortalecer as dimensões da sustentabilidade em seminários, conteúdos de disciplinas, projetos de pesquisa, extensão, trabalho de conclusão de curso e estágio conclusão de curso; CCACriar estratégias para motivar professores e alunos CDSPromover mecanismos de articulação entre os responsáveis pelas disciplinas CDSAumentar o nível de exigência nas disciplinas dos cursos (G e PG) CCEAnalisar a situação atual dos cursos CCSPromover a integração entre cursos; CCSBuscar contato com os egressos dos cursos; CFHDesenvolver o Ensino de Graduação CFHAmpliar a quantidade de núcleos e laboratórios de ensino e pesquisa CFHPromover a integração dos alunos em atividades de pesquisa e extensão CCS Estabelecer critérios de avaliação; CCS Promover a integração entre as unidades pertencentes ao centro; CCS Uso dos novos instrumentos de socialização do conhecimento; CCS Interdisciplinaridades; CARConsiderar a participação e valorização estudantis CARPromover a captação de alunos; CARBuscar formas de melhorar a permanência dos alunos; Exemplo – Dimensão Ensino

24 Objetivos do PDI para o Ensino 1.Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica 2.Institucionalizar ações inovadores nas atividades de ensino 3.Buscar novos patamares de excelência na pós-graduação(é parte do primeiro) 4.Expandir a oferta de cursos de mestrado profissional e de pós - graduação lato sensu com impacto social 5.Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação 6.Institucionalizar ações de interação com os egressos 24 QE1 Ensino de Graduação (questões das Unid. Universitárias) 1.1 Rever as políticas para os cursos de graduação 1.2 Incrementar o plano pedagógico dos cursos 1.3 Melhorar os cursos de graduação atuais 1.4 Expandir as vagas de cursos de graduação atuais 1.5 Promover a criação de novos cursos de graduaçaõ 1.6 Promover planos de qualificação e de capacitação visando a graduação 1.7 Buscar o atendimento de demandas de infra-estrutura para a graduação CCB - Implementar políticas para reconhecimento e compensação do CCB como centro de excelência no ensino CCA - Criar políticas de ensino que contenha perfil, sistema de avaliação contínua, apoio pedagógico, retroalimentação (egressos, produtores), código de conduta (docente - discente); CCA - Valorizar coordenadores, colegiado de cursos, coordenadorias de ensino e estágio; CDS - Estabelecer as políticas e prioridades em relação ao atendimento da sociedade Segue...

25 Grandes Temas - CAPLAN Identificação de temas transversais convergentes com o diagnóstico realizado ao longo de Grandes Temas - CAPLAN Estrutura e Organização Administrativa Processos organizacionais Atualização da Legislação Documentação Formal da Instituição Não-conformidades Distribuição de STAE Segurança e saúde no trabalho Sistemas de informações Logística (patrimônio, compras, distribuição e serviços) Projetos, Convênios e Contratos Projeto REUNI e Novos Campi Afetos a processos administrativos e normas Afetos a pessoal Afetos a infraestrutura

26 Temas destacados nas Unidades Universitárias Estrutura Administrativa Dificuldade na Gestão das Unidades Universitárias – profissionalização da gestão Distanciamento entre unidades administrativas e unidades de ensino Pouco conhecimento da estrutura e objetivos institucionais Distanciamento entre servidores tecnico administrativos e servidores docentes Desmotivação Pessoal Distribuição, capacitação (gestão) Excesso de carga horária docente em atividades administrativas Espaço Físico (expansão e adequação) Segurança Manutenção patrimonial e Compras Sistemas, Suporte TI Infraestrutura

27 27 Finalização dos Planos Anuais (Un. Univ e Adm Central) Sistematização e Consolidação dos Planos das Unidades Construção do Plano Anual UFSC Composição dos Planos – PAn UFSC 2011 Aprovação do PAn UFSC 2011 Institucionalização do Planejamento Inserção no Calendário UFSC Planejamento Estratégico Encaminhamentos

28 Planejamento Estratégico PDI Plano Anual Avaliações anuais Campanha de sensibilização Plano Anual Nível estratégico Nível tático Nível operacional

29 29 Contatos: Hans Michael van Bellen – Eladir Maria Anália Domingos - Anna Petrassi – Fone: DPL – Seplan – Departamento de Planejamento – Seplan


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