A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura. Curso de Elaboração de Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura. Curso de Elaboração de Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura

2 Curso de Elaboração de Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos mas complexas interações entre personalidades, interesses, contextos sociais e experiências de vida. Fernando Hernandez – Universidade de Barcelona

3 Curso de Elaboração de Pilar Humano Auxilia no crescimento profissional respeitando o ser humano e valorizando o caráter empreendedor. Pilar Técnica Conhecer e ensinar técnicas que serão um diferencial competitivo na vida. Pilar Profissional Contribui para o professor desenvolver suas atividades com respeito e sucesso. 3 Pilares Básicos da Elaboração de Projetos

4 Curso de Elaboração de É um instrumento de gestão da aprendizagem que serve como estratégia para melhoria da aprendizagem e construção da autonomia nos seguimentos envolvidos na escola, projeta uma promessa frente a determinadas rupturas; Contribui para o bom funcionamento do processo ensino-aprendizagem na escola, propicia habilidades e traços exclusivos, que passam a ser o retrato da escola e do seu funcionamento. Elaboração de Projetos por quê?

5 Curso de Elaboração de Quanto a Formação? Formação de profissionais FORMADORES, dispositivos de formação Plano de formação Zona de incerteza Necessidade de formação Projeto educativo Novas ações pedagógicas e educativas

6 Curso de Elaboração de Formação para quem? PROJETO EDUCATIVO COMUNIDADE EDUCATIVA EXTERIORES Á ESCOLA ENTORNO

7 Curso de Elaboração de Por que um Projeto? É coletivo e comum a todos os envolvidos na comunidade escolar, produz conhecimento e serve para avaliar informações e desempenho da comunidade escolar; É um instrumento de trabalho que enriquece as relações humanísticas na escola, como instrumento teórico metodológico auxilia nos desafios da escola, que ressignifica a ação de todos os agentes da instituição.

8 Curso de Elaboração de Por que um Projeto? É uma forma de colocar em prática o princípio da liberdade de ensino, como modo de orientar e facilitar a gestão escolar, diminui a indisciplina e baixa estima; É uma forma de facilitar a constante e coerente auto avaliação dos processos, relações e resultados na construção de uma escola de qualidade. Valorizando o papel da escola e a tomada decisões.

9 Curso de Elaboração de Característica de um Projeto? Deve ser simples, flexível, curto, de estrutura de fácil execução, organizar o trabalho pedagógico, ação articulada; Deve manter relação entre os objetivos, os meios de realização, a realidade da comunidade escolar, sem exageros, modesto, possibilitar em relação ao que a educação quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade.

10 Curso de Elaboração de Avaliação em um Projeto? Deve ser periódica, fazer parte do sistema de avaliação da escola no Projeto Pedagógico, avaliar cada etapa pelos participante de forma interativa; Fazer parte do plano anual e no âmbito geral no final de cada ano lectivo ou de acordo com sua vigência.

11 Curso de Elaboração de Avaliação em um Projeto? HOUVE MELHORAMENTO? ATINGIRAM-SE OS OBJETIVOS FIXADOS? OS MECANISMOS FORAM ADEQUADOS? CONTINUAR COM O PROJETO NÃO CONTINUAR COM O PROJETO REFORMULAR NÃO REFORMULAR

12 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo é? PROCESSO GLOBAL INACABADO PARTICIPATIVO MOTIVADOR DEMOCRÁTICO INTEGRADOR ENDÓGENO

13 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo nasce? DA PERCEPÇÃO HUMANA Para solucionar um PROBLEMA; Buscando algo eficaz para melhorar situações; Ao diagnosticar ou analisar situações; Capaz de tornar algo envolvente; Em Imaginar soluções para um problema; Saber escolher, planejar e distribuir responsabilidades.

14 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo depende? O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois implica no desejo de transformar sonhos em realidade; Processo de busca entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando a melhor qualidade das atividades humanas; Planejar visa dar respostas a um problema estabelecendo fins e meios que apontem uma superação, de modo a atingir os objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro – para onde ir?; Nortear a ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da ação – quais as formas de se chegar lá. Do Planejamento

15 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo depende? Curricular retrata a dinâmica da ação escolar e a previsão sistemática da vida escolar do aluno por meio dos componentes curriculares; De Ensino como um processo de tomada de decisões que visem a racionalização das atividades do professor e do aluno em situações de ensino e aprendizagem. Escolar que faz uma reflexão de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição articulando a problemática escolar e o contexto social. Planejamento: Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional

16 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo depende? Político Social que se preocupa com o para quê, para quem e o que se fará para definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; Operacional que trata prioritariamente dos meios, enfatizando a técnica; Planejamento: Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional

17 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo deve? É um documento utilizado como registro, sobre o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer – produto do planejamento; O plano é um guia, tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, não é rígido, nem é absoluto, apresenta níveis como: Nacional - reflete a política educacional de um povo, no contexto histórico, Escolar - global que sintetiza o projeto pedagógico da escola, Curso - representa um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e Ensino - É o de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos e comunidade. Ser contextualizado em um Plano: Nacional de Educação, Escolar, de Curso, de Ensino

18 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo precisa? É a preocupação com a melhoria da qualidade da educação – necessidade de descentralização e democratização da gestão escolar. Na etmologia Participação, vem do latim participatio (pars + in + actio) que significa parte da ação. Nesse processo é trabalhar em conjunto – compreender os processos grupais para desenvolver competências; Participação :

19 Curso de Elaboração de O Projeto Educativo precisa? Grupo – conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de espaço e tempo, articulados por uma mútua representação interna interatuando através de complexos mecanismos de assunção e atribuição de papéis; É a ideia que se forma ao se executar ou realizar algo, no futuro, no plano interno é um empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema. Formação de Equipes :

20 Curso de Elaboração de Princípios do Projeto Educativo. IGUALDADE – de condições para acesso e permanência na escola. A uma desigualdade no ponto de partida, mas na chegada deve haver essa igualdade; QUALIDADE – para todos a escola de qualidade tem que garantir meta qualitativa e desempenho satisfatório; GESTÃO DEMOCRÁTICA – repensar a estrutura de poder da escola onde todos possam ter autonomia e participação coletiva; LIBERDADE – liberdade para ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente; VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO – formação inicial e continuada – centrada na escola – que deve levantar as necessidades e elabore programas de formação do educador.

21 Curso de Elaboração de Princípios do Projeto Educativo. IGUALDADE – de condições para acesso e permanência na escola. A uma desigualdade no ponto de partida, mas na chegada deve haver essa igualdade; QUALIDADE – para todos a escola de qualidade tem que garantir meta qualitativa e desempenho satisfatório; GESTÃO DEMOCRÁTICA – repensar a estrutura de poder da escola onde todos possam ter autonomia e participação coletiva; LIBERDADE – liberdade para ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente; VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO – formação inicial e continuada – centrada na escola – que deve levantar as necessidades e elabore programas de formação do educador.

22 Curso de Elaboração de Projeto Educativo para qual escola?

23 Curso de Elaboração de Projeto Educativo para qual escola? O CEGO E O PUBLICITÁRIO

24 Dizem que havia um cego sentado na calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "Por favor, ajude-me, sou cego".

25 Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.

26 Pela tarde o publicitário voltou ao passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali. O publicitário respondeu: - Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e continuou seu caminho.

27 O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é Primavera em Paris, e eu não posso vê-la."


Carregar ppt "Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura. Curso de Elaboração de Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google