A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Armazenamento em Embalagem Laminada Com: Márcia Rocha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Armazenamento em Embalagem Laminada Com: Márcia Rocha."— Transcrição da apresentação:

1 Armazenamento em Embalagem Laminada Com: Márcia Rocha

2

3 São embalagens feitas com multicamadas de plástico laminado e alumínio. Que têm 7 mm (milímetros) de espessura e proporcionam proteção para os alimentos contra umidade e insetos.

4 Qual a capacidade de ar- mazenamento das embalagens?

5 Elas tem capacidade para armazenar 3,8 de produtos o que corres- ponde em média a 4Kg de alimento seco.

6 Quando o alimento a ser armazenado for em menor quantidade que o tamanho total da embalagem, como fazer?

7 As embalagens podem ser recortadas em tamanhos menores, devendo-se então fechar as emendas utilizando a solta da própria máquina seladora. Importante lembrar que o alimento deve ser armazenado de acordo com sua utilização. EX: milho de pipoca, milho p/canjica (devem ser armazenados em saquinhos com capacidade para 500 gramas).

8 Ao preparar embalagens para macarrão tipo espaguete leve em consideração o comprimento da massa, confeccione embalagens com 35 cm de comprimento por 15 cm de largura.

9

10 Não enferrujam Têm capacidade maior (15%) do que uma lata São mais baratas do que latas próprias para armazenagem Podem ser cortadas em embalagens menores Fácil de reutilizar Mais fácil de transportar do que as latas

11

12 Alimentos secos, que não sofram alteração mediante a umidade, e que não sejam oleosos. Exemplos de Alimentos Oleosos: Gergelim, Amendoim...

13

14 Não Não. Os alimentos não entram em contato com o alumínio das embalagens. Pois a camada de alumínio (que é importante para proteger o alimento de umidade e oxigênio) fica separada do alimento por uma camada interna de polyethileno, aprovada pelo FDA(USA) Órgão responsável pela aplicação dos aspectos da Lei relacionada à proteção do suprimento alimentar visto que as embalagens são importadas dos Estados Unidos. No Brasil o correspondente seria o ministério da Saúde.

15

16 Não Não.As embalagens transparentes ou translúcidas não possuem as mesmas barreiras e qualidade. Já as embalagens de Zip. O fecho não provê um selamento adequado.

17

18 NÃO. As embalagens devem ser usadas apenas para alimentos secos.

19

20 Recomenda-se armazenar água para 2 semanas pelo menos. A quantidade recomendada para duas semanas é de 30 litros por pessoa para beber e outros 30 para asseio pessoal (mãos, dentes e para lavar a louça). Total 60 litros por pessoa para 2 semanas.

21 Esterilize o recipiente. Ferva a água mantendo 5 minutos em ebulição. Espere esfriar e coloque a água no recipiente. Adicione 2 gotas de Hipoclorito de Sódio (alvejador ou cloro) para cada litro de água ou ½ colher de chá para 20 litros de água. Verifique a concentração do cloro (5%) para estar seguro de quanto se deve usar.

22 Outra maneira de purificar a água é usar HIDROSTERIL. (Hidrosteril: Usado para purificar a água e higienizar frutas e saladas. - Onde encontrar o produto: farmácias e super mercados Uma gota de Hidrosteril para cada 1/2 litro de água.

23

24 Não Não. Embora sejam resistentes, as embalagens não são à prova de roedores. Se eles são um problema potencial na área do armazena- mento, as embalagens devem ser colocadas em grandes e resistentes recipientes tais como: vasilhas plásticas, tambores de metal.

25

26 Devem ser estocadas em pra- teleiras, caixas de papelão, ou outros recipientes. Evitando o contato com o chão ou com- creto. Não devem ser expostas ao sol.

27 Deve-se também colocar uma etiqueta na frente da embalagem com as informações sobre o produto:

28

29 Não Não. Talvez seja mais barato e aceitável armazenar alguns produtos em sua embalagens originais. Alimentos que são guardados em boas condições de armazenamento e frequentemente usados talvez não necessitem de embalagens adicionais. O sal por exemplo pode ser armazenado mais chega um tempo que ele fica úmido.

30 Já a Soja é um produto que normalmente não é atacado por insetos, podendo durar 5 anos ou mais em pacotes plásticos normais. O açúcar pode ser colocado nos laminados, mas também pode ser armazenado em garrafas plásticas PET, tomando-se o cuidado para lacrar evitando assim a entrada de formigas.

31

32 Os saches (saquinhos) absorventes de oxigênio removem o ar na embalagem. O baixo oxigênio mantido é mortal para os insetos. Como são vendidos em caixa com uma grande quantidade, vale apenas lembrar que, deve-se tirar para manusear apenas o que será utilizado no momento sendo o restante guardado imediatamente.

33

34 Produtos a serem embalados à seco devem ter uma baixa umidade ( 10% de umidade ou menos), de boa qualidade e livres de insetos.A embalagem em sacos laminados deve ser limitada a alimentos que melhor retém o sabor e valores nutritivos. Podendo ser realizada a pré-secagem dos grãos, para uma melhoria na questão da umidade interna do grão (aumentando assim o seu tempo de armazenagem).

35 *Leite em pó desnatado *Chocolate em pó *Farinha de trigo tradicional ou especial *Aveia em flocos comum

36 *Leguminosas ervilhas secas, feijão, grão de bico, lentilha, soja. *Massa que não contenha ovos(Com Sêmola) *Açúcar granulado ou em pó

37

38 O seguintes itens são exemplos de produtos que não são aprovados para armazenamento em sacos de alumínio devido ao alto teor de umidade ou oleosidade que possuem. Devendo ser armazenados de outra forma ou no freezer:

39 * Grãos processados- Farinha de trigo integral, fubá, cereais, Granola *Grãos/semente/oleosas- Nozes, arroz integral, cevada, gergelim.

40 O açúcar mascavo pode ser armazenado em sua embalagem original.

41 Armazenar é um ato de obediência à palavra do profeta e um gesto de amor e respeito para nossa família e ao próximo. (Márcia Maria Portela Rocha)

42 Passaremos agora para a aula prática embalando nossos alimentos.


Carregar ppt "Armazenamento em Embalagem Laminada Com: Márcia Rocha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google