A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Embora os seres humanos sejam biologicamente equipados para desenvolver formas de pensamento e comportamento complexas, sem cultura o comportamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Embora os seres humanos sejam biologicamente equipados para desenvolver formas de pensamento e comportamento complexas, sem cultura o comportamento."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Embora os seres humanos sejam biologicamente equipados para desenvolver formas de pensamento e comportamento complexas, sem cultura o comportamento humano seria ingovernável e caótico. O comportamento humano é aprendido, diferentemente do comportamento animal, que é basicamente instintivo. Através da internalização dos padrões culturais de uma sociedade, os seres humanos podem desenvolver suas capacidades essencialmente humanas, como a comunicação simbólica.

2 Cultura A cultura opera como mecanismos de controle sobre o comportamento. Ela define os termos em que a satisfação de nossos impulsos e desejos pode ocorrer. Por exemplo: a cultura possui regras acerca do comportamento sexual: com quem relacionar-se sexualmente, quando e onde as relações sexuais podem se dar.

3 Cultura Definição: padrão historicamente transmitido de sentidos incorporados em símbolos; sistemas de concepções herdadas que se expressam simbolicamente através das quais os seres humanos comunicam-se entre si e desenvolvem conhecimento sobre a realidade.

4 Cultura Símbolo: pode ser um objeto, evento, ação, entre outros, que serve como um veículo de sentido (exemplos: a linguagem, vestuário, marcas corporais, carnaval, datas comemorativas, etc.), quer dizer, os símbolos nos dizem qual é o sentido dos objetos a nosso redor. Os símbolos são socialmente compartilhados, o que permite a compreensão mútua. Os símbolos nos permitem conhecer e avaliar a realidade a nosso redor.

5

6 Cultura Valores – crenças compartilhadas acerca dos fins ou objetivos para os quais a ação humana deve se orientar. Os valores definem o que é importante, válido e desejável.

7 Cultura Normas – regras de comportamento que refletem ou incorporam os valores da cultura. Essas regras informam como devemos agir para nos aproximarmos dos ideais valorizados na sociedade (ou grupo social). As normas geram expectativas de comportamento nas interações sociais.

8 Cultura Sanções – recompensas ou punições que promovem ou encorajam a adesão às normas. Há sanções negativas (ou punições), bem como sanções positivas (recompensas).

9 Cultura Valores – vida e bem-estar individual Normas – leis que proíbem assassinato, agressões físicas, etc. Sanções – condenação à prisão Valores justificam normas que, por sua vez, justificam sanções.

10 Cultura Valores – igualdade entre seres humanos e animais; Normas – regras que impedem o consumo de alimentos que contenham produtos derivados de animais; Sanções – marginalização ou exclusão do grupo.

11 Cultura Valores e normas variam enormemente através das culturas. Algumas culturas valorizam fortemente o individualismo, enquanto outras colocam maior ênfase sobre necessidades em comum. Na Grã-Bretanha, por exemplo, copiar trabalho de outra pessoa ou colar na prova é ultrajante, pois vai contra os valores centrais de realização individual, igualdade de oportunidades, de trabalho duro, etc. Entre estudantes russos, diferentemente, ajudar um outro a passar em um exame seria visto como algo desejável, refletindo o valor que dão à solução coletiva de problemas.

12 Cultura Mesmo dentro de uma mesma sociedade, os valores podem ser contraditórios. Algumas pessoas podem preferir o conforto material e sucesso, enquanto outras podem preferir a simplicidade e consumo frugal. Enquanto alguns grupos valorizam o progresso e compartilham uma visão otimista do futuro, outras nem mesmo acreditam que um futuro é possível (ex.: movimento punk).

13 Etnocentrismo x relativismo cultural Etnocentrismo é a prática de julgar uma cultura qualquer comparando-a com a nossa. Relativismo cultural, ao contrário, implica que diferentes práticas culturais, valores e normas não podem ser entendidos separadamente da cultura mais ampla da sociedade. Pensar dessa forma significa suspender temporariamente suas próprias crenças culturais e examinar uma situação de acordo com os padrões de outra cultura (ex.: Ramadã: jejum da alvorada ao pôr- do-sol).

14 Questão para discussão O relativismo cultural significa que todos os costumes e comportamentos são igualmente legítimos? Há padrões universais aos quais todos os humanos deveriam aderir?

15 Socialização Socialização é o processo pelo qual os indivíduos aprendem o modo de vida de sua sociedade. Os agentes de socialização são grupos ou contextos sociais em que ocorrem processos significativos de socialização (ex.: família, escola, grupo de amigos, local de trabalho, etc.). As interações sociais nesses contextos ajudam as pessoas a aprender os valores, normas e práticas que constituem os padrões de uma cultura.

16 Papéis sociais Através do processo de socialização, os indivíduos aprendem sobre papéis sociais. Estes são expectativas socialmente definidas associadas a uma posição social (ex.: papéis sociais do professor, mulher, músico, etc.) As expectativas de comportamento são desempenhadas de forma criativa pelos indivíduos (atores).

17 Papéis sociais As expectativas de comportamento associadas a posições sociais são aprendidas nas interações sociais, através de sanções mútuas entre as partes na interação. Um mesmo indivíduo ocupa posições sociais diferentes e, portanto, desempenha papéis sociais distintos.

18 Texto para discussão Bowiechick (garota Bowie, de David Bowie) surgiu na internet contando o fim do seu namoro, mas ninguém ficou interessado no assunto. O que todo mundo queria saber era como ela havia criado os efeitos especiais do vídeo. Bowiechick - "nick" de uma americana de 17 anos - ficou famosa depois de postar o vídeo "Break Up" no site YouTube (www.youtube.com). A garota usou recursos da sua webcam para colocar sobre seu rosto desenhos de óculos, máscara de mergulho e de gás e olhos de gato. "Break Up" virou sucesso e foi visto por mais de 275 mil pessoas desde que entrou no site há duas semanas. Foi ainda um dos vídeos mais discutidos do mês. "Não tinha a menor idéia que o filme seria tão popular", contou Bowiechick ao Folhateen. Para quem pretende começar a fazer vídeos, ela dá apenas um conselho (que não depende de nenhum recurso técnico): "Seja você mesmo". (FSP, 03 de abril de 2006)


Carregar ppt "Cultura Embora os seres humanos sejam biologicamente equipados para desenvolver formas de pensamento e comportamento complexas, sem cultura o comportamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google