A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VINCULAÇÃO DA RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DE PERELMAN COM O MOBILE LEARNING: O PROFESSOR COMO UM ARQUITETO DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS Vicente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VINCULAÇÃO DA RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DE PERELMAN COM O MOBILE LEARNING: O PROFESSOR COMO UM ARQUITETO DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS Vicente."— Transcrição da apresentação:

1 A VINCULAÇÃO DA RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DE PERELMAN COM O MOBILE LEARNING: O PROFESSOR COMO UM ARQUITETO DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS Vicente Eudes Veras da Silva UNESA - Universidade Estácio de Sá Programa de Pós-Graduação em Educação Doutorado em Educação

2 # Analogues Progression of the Digital Age Increasing Proficiency

3 # Analogues Digital Immigrants Progression of the Digital Age Increasing Proficiency

4 # Analogues Digital Immigrants Digital Natives Progression of the Digital Age Increasing Proficiency

5 # Geração Nativa Digital Pesquisa da Nielsen diz que as crianças (2 a 11 anos de idade) estão na rede em peso. Enquanto o número total de usuários cresceu 10% entre 2004 e 2009, o de crianças subiu 19%. E o número de horas na rede, entre a garotada, cresceu 63% no período, de 7 horas por mês em 2004 para mais de 11 horas em 2009, contra um aumento do número de horas online

6 # Mobile Learning ou m-Learning A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novoconceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-sena utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado,caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio, de forma transparente e com alto grau de mobilidade.

7 # Mobile Learning Melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, que poderá contar com um dispositivo computacional para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes; Prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com a conectividade do dispositivo; Aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição, educacional; Fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino e de treinamento, utilizando os novos recursos de computação e de mobilidade.

8 # Mobile Learning O instituto de pesquisa SRI (Stanford Research Institute) da California realizou uma pesquisa sobre a utilização de dispositivos móveis nas escolas. Foram pesquisadas mais de 100 instituições de ensino nos Estados Unidos. Este estudo concluiu que os dispositivos móveis podem oferecer benefícios únicos aos alunos, conforme descrito a seguir. 89% dos professores disseram que descobriram nos dispositivos móveis eficientes ferramentas de ensino; 93% dos professores acreditam que os dispositivos móveis podem ter um impacto positivo na aprendizagem dos alunos; 90% dos professores pretendem continuar a utilizar os dispositivos móveis em suas aulas; 75% dos professores que permitiram que os alunos levassem os dispositivos móveis para casa, constataram um aumento na conclusão dos trabalhos de casa.

9 #

10 #

11 # Mobile Learning Em geral, a maioria dos professores afirmou que a introdução da computação móvel na sala de aula aumentou a motivação para aprender, a colaboração e a comunicação entre os estudantes. Em particular, dispositivos de comunicação sem fio oferecem a uma extensão natural da educação a distância via computadores, pois contribuem para a facilidade de acesso ao aprendizado, por exemplo, na obtenção de conteúdo específico para um determinado assunto, sem hora e local pré- estabelecidos.

12 # Estudo com 650 jovens na Alemanha (2009) Hans-Bredow-Institut

13 #

14 # …the information literacy of young people has not improved with the widening access to technology: in fact, their apparent facility with computers disguises some worrying problems… A fluência informacional dos jovens [como um todo] não melhorou com o amplo acesso à tecnologia… e sua aparente familiaridade computacional esconde alguns problemas preocupantes... e isso pode muito bem ser o caso, especialmente no cenário mais específico de aprendizado online tratado pela Hans-Bredow-Institut em seu estudo.

15 # A VIRADA RETÓRICA DE PERELMAN Uma das implicações da virada retórica é que qualquer discurso, incluindo o da ciência, está marcado pela condição retórica: alguém expõe, negocia significados em um contexto próprio, e o auditório permanentemente julga o que lê, ouve e vê.

16 # Negociação de Significados Aprender uma ciência é, acima de tudo, apreender as regras pelas quais se produz o discurso referente às questões relevantes nela e para ela, as derivadas da negociação de significados próprios de uma ciência. Tais regras envolvem técnicas argumentativas como lógica, dialética, e, no todo, como metodologias.

17 # Adesão do Auditório Neste processo de adesão do auditório, a adoção de móbile-learning nos Cursos de Graduação à Distância deve encorajar os jovens na apropriação crítica de temas relacionados com controvérsias sócio- científicas e na procura de decisões, através da combinação do uso de conceitos científicos, do recurso a vivências pessoais e do uso de práticas argumentativas.

18 # Prática da Argumentação A prática da argumentação pode ajudar os estudantes de Cursos de Graduação à Distância a atingir uma compreensão de assuntos que, de outro modo, dificilmente poderiam alcançar e pode ter um papel crucial na preparação dos cidadãos para participarem democraticamente numa sociedade científica e tecnologicamente avançada.

19 # Tudo o que já existia no mundo antes de nascermos é absolutamente normal; tudo o que surge enquanto somos jovens é uma oportunidade e, com sorte, pode até ser uma carreira a seguir; mas o que aparece depois dos 30 é anormal, o fim do mundo como conhecemos… até que tenha estado aí por uma década, quando começa a parecer normal. Douglas Adams


Carregar ppt "A VINCULAÇÃO DA RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DE PERELMAN COM O MOBILE LEARNING: O PROFESSOR COMO UM ARQUITETO DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM HÍBRIDOS Vicente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google