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Novos Modelos de Empresas

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Apresentação em tema: "Novos Modelos de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Modelos de Empresas

2 Empresa Objeto

3 Informações sobre a estratégia do negócio
TWISY, acrônimo para The World is Yours, é uma agência de viagens destinada a atender os públicos A e B, com os mais variados gostos de entretenimento. Para atender as exigências do vasto público, a empresa é compreendida por quatro unidades de negócios distintas as quais têm a missão de mostrar ao cliente a idéia de especialização em alguns tipos de viagens:

4 Informações sobre a operação do negócio
- Desenvolvimento do país impulsionado pela realização de grandes eventos esportivos. Interesse por mais esportes além do futebol. Disseminação das informações via internet e televisão a cabo. Festas de grande porte ao redor do mundo passam a ser de conhecimento de todos. - A não exigência de vistos para estrangeiros vindos de países pertencentes ao Mercosul. - Sites de internet para a divulgação do Brasil como um destino turístico. - Entre os 10 países de onde mais se originam turistas para o Brasil, divulgação pela internet é o segundo meio que mais se dissemina o nome do país. - Inserção da cidade de São Paulo como uma das maiores do mundo (principal ponto empresarial do país)

5 Introdução

6 Informações sobre a Organização

7 Após um ano de preparo e estudo a empresa foi fundada em 28 de janeiro de 2010 por seus sócios Guilherme Goes e Hugo Ruano. Atualmente a organização conta com os dois sócios como funcionários, os quais desempenham todas as funções do dia a dia. Hoje, as tarefas são divididas da seguinte forma: Sócio I - Marketing - definição de estratégias de penetração - opções por melhores mídias - desenvolvimento de novos produtos Captação de clientes Atendimento a clientes Desenvolvimento de fornecedores

8 Sócio II - Financeiro - relacionamento com contador - serviços de banco (fechamento de câmbio e manutenção de conta bancária) - controle do fluxo de caixa Captação de clientes Atendimento a clientes Desenvolvimento de fornecedores ** Utilização de amigos para divulgação e vendas **

9 Cenário global

10 - Turismo ganha importância em todo o mundo, em virtude do seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social, gerando renda e empregos diretos e indiretos. É uma atividade de demanda, associada ao consumo, sendo seu desempenho fortemente influenciado pelo crescimento no nível de renda dos consumidores efetivos e dos demandantes potenciais. E Este setor emprega cerca de 231 milhões de pessoas e gerando mais de 10,4% do PIB mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), entre 2000 e 2008, as viagens internacionais cresceram 4,2% ao ano, alcançando o total de 922 milhões de turistas em 2008, gerando uma renda de aproximadamente US$ 5 trilhões (Fonte: OMT. World Tourism Barometer. Madri, v. 7, n. 2, junho 2009).

11 Gráfico 1- Comportamento do Fluxo Turístico Internacional - 1995-2008
Fonte: Organização Mundial do Turismo – OMT

12 - Cenário favorável ao crescimento do turismo mundial interrompido pela crise financeira internacional que atingiu a economia global em meados de 2008. Combinado a este cenário de incerteza econômica, há contribuição do surto de gripe H1N1. - Apesar da maior volatilidade da taxa de crescimento do turismo, os períodos de crescimento da economia mundial coincidem com os períodos de aumento do fluxo turístico internacional. Gráfico 2 - Taxa de Crescimento do Turismo Mundial e da Economia Mundial – 2008 Fonte: Organização Mundial do Turismo – OMT - e Fundo Monetário Internacional - FMI

13 Informações sobre o Ambiente

14 - Economia: O desenvolvimento econômico do país por si só é grande influenciador sobre o desempenho do Turismo. Assim, a estabilidade econômica e cambial, o índice de desemprego do país,o poder aquisitivo da população e o acesso a crédito atuam diretamente sobre o setor. - Infra-estrutura: Turismo está intimamente ligado a infra-estrutura. Lugares de péssima infra-estrutura deixa uma má impressão sobre turistas e, assim, influenciam diretamente sobre a performance do setor. Dessa forma, tem-se que transporte público eficiente e de qualidade são primordiais, redes hoteleiras capazes de suportar grandes demandas (eventos de grande porte) também. Além disso, o sistema de informação deve ser de altíssimo nível para que os turistas sintam-se à vontade em explorar novos locais.

15 - Cultural: A educação da população e o preparo pra receber pessoas de diferentes culturas (capacidade de se falar um segundo e terceiro idioma, compreensão de diferenças culturais entre povos etc) têm influência direta sobre o setor. - Político-legal: Legislações favoráveis que estimulem o setor fomentam o turismo. Com o apoio do poder público, eventos de grande porte são facilmente atraídos ao país – vide exemplo Copa do Mundo e Olimpíadas. - Político Externo: A estabilidade da política externa (diplomacia entre países, atentados terroristas, guerras etc) tem influência direta sobre câmbio e, principalmente, sobre o desejo de se viajar.

16 Perspectivas para 2010 e 2011

17 - Para o ano de 2010 e 2011, espera-se que a economia brasileira cresça por volta de 5,2% e 5,3% respectivamente. O aquecimento econômico deverá fazer com que os investimentos voltem a ocorrer. - Elevação do rendimento médio. - Valorização do câmbio combinada com esse fator deve fazer com que destinos domésticos sejam trocados pelos internacionais. - Retomada das grandes economias internacionais, principalmente em 2011, deve reaquecer as viagens empresariais. - PNT 2007/2010 (Plano Nacional de Turismo): ampliará a eficiência do atendimento do setor deve fazer com que o ritmo de crescimento do turismo continue acelerando.

18 Desafios do Setor de Entretenimento

19 Aspectos Políticos/Legais - Política de reciprocidade
Aspectos Políticos/Legais - Política de reciprocidade. Exemplo: A exigência de visto para americanos impede o ingresso de mais turistas vindos dos EUA, a maior justificativa é a burocracia para retirar o visto de entrada no Brasil. O fim dessa exigência aumentaria em 30% a quantidade de turistas americanos, o que faria deles o país que mais envia turistas ao Brasil. - Problemas de infra estrutura são as principais avaliações negativas vindas de estrangeiros que visitam o Brasil. - Para o turismo entre estados e cidades a falta de infra estrutura das rodovias federais e estaduais é um dos aspectos que mais influenciam as viagens domésticas. - A má qualidade da segurança pública é um dos pontos que interferem na decisão do turista doméstico de viajar ou não.

20 Aspectos Econômicos - O desencadeamento da crise mundial diminuiu o número de estrangeiros com destino ao Brasil. O turismo, principalmente o emissivo, é bastante influenciado pelas variações cambiais. Aspectos Sociais/Ambientais Índices de violência verificados no Brasil, é um ponto fundamental para a escolha do destino feita pelos turistas. A violência regional, verificada em certas cidades do país, é um empecilho maior para o turista doméstico do que em relação ao turista estrangeiro, já que o acesso a informação de como está a violência é acompanhada de perto pelos residentes.

21 Aspectos Tecnológicos
Deficiência da telecomunicação brasileira é o principal fator tecnológico avaliado negativamente pelos estrangeiros no Brasil. A falta de infra estrutura do setor de telecomunicações (fraca e lenta rede de internet) Fracos sinais de celular Influenciam a decisão da sua volta ou não ao país.

22 Ambiente Externo

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24 Análise SWOT

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26 Matriz Importância x Desempenho

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28 Ações Propostas

29 GESTÃO A gestão de serviços absorveu conceitos e ferramentas que foram aplicados com sucesso em manufatura. Devemos levar em conta as diferenças entre as duas áreas. Não conseguimos estocar (facilmente) serviços. Em serviços, o principal gargalo é o tempo gasto pelos profissionais envolvidos. Em serviços, a pré-venda (assessoria ao cliente), venda (negociação), execução e entrega são executados de forma sobreposta. A percepção do consumidor desenrola-se durante a prestação do serviço e é vital para o sucesso do relacionamento. - A demanda por serviços pode variar de forma abrupta (estocástica); um pedido de “só mais um relatório” ou consulta pode ter sérios desdobramentos.

30 TECNOLOGIA - Sites de internet para a divulgação do Brasil e de serviços diferenciados. Sistemas de reservas online. Disponibilização da maior quantidade de informações para apoiar a decisão de compra. PESSOAS - Atendimento personalizado. Atendimento a domicílio. Leitura do cliente e de seus gostos pessoais (esportista, baladeiro, gay, corporativo etc)

31 DIVERSIFICAÇÃO/AGREGAÇÃO DE VALOR
- Diversificar é o ponto delimitador da barreira entre ser um empresário comum ou de sucesso, já que o processo de apenas atender o cliente já é feito por todas as demais empresas desse segmento. - Primar pela qualidade da prestação de serviços de sua empresa (item obrigatório, não se trata de diversificação). - Resultado: facilitar os seguintes itens abaixo: a) Trabalhar com a fidelização de clientes, gerando confiança, respeito. b) Pesquisa de satisfação com a clientela. c) Banco de dados de todos os seus clientes atuais e futuros (prospecções). d) Inovar sempre (novos produtos oferecidos aos clientes).

32 e) Manter relacionamento com fornecedores de ponta.
f) Implementar um contínuo ciclo de treinamentos e capacitação de seu quadro de servidores. g) Oferecer atendimento em mais de um idioma; h) Ser criativo na elaboração de roteiros e produtos que denotem os atrativos turísticos da região de atuação da agência de viagem; i) Ter e manter amplos conhecimentos do mercado nacional e internacional; j) Demonstrar capacidade de captação de clientes pessoas jurídicas, mantendo exclusividade na vendas de passagens, hospedagem e outros serviços requeridos por tais clientes.

33 Resultados Esperados

34 Para o final de 2010 é esperado que a empresa seja reconhecida pela excelência em seus serviços.
Tornar-se referência, inicialmente , pela atuação no segmento esportivo impulsionado pela Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

35 A influência da tecnologia da informação no setor

36 Qualidade do sistema de telecomunicações.
Propagação de informações positivas e negativas sobre destinos. Facilidade para divulgação de produtos. Melhoria na infra-estrutura dos pontos e atrações turísticas. Rapidez de locomoção (economia de tempo)

37 A influência de outros setores

38 Transporte: Infra-estrutura.
Finanças: Acesso a crédito, aumento do poder aquisitivo, alterações na política monetária e variação cambial. - Varejo: Com aumento do turismo, há consequente aumento do consumo. Reflexo imediato no Setor do Varejo. - Alimentício: exigências de novas culturas inseridas em um novo contexto. - Commodities: aumento do investimento em infra estrutura representa aumento do consumo de commodities, especialmente os relativos à construção civil.

39 Obrigado!


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