A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação Florestal Vale do Sousa. A Associação Florestal do Vale do Sousa é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída a 30 de Março de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação Florestal Vale do Sousa. A Associação Florestal do Vale do Sousa é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída a 30 de Março de."— Transcrição da apresentação:

1 Associação Florestal Vale do Sousa

2 A Associação Florestal do Vale do Sousa é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída a 30 de Março de 1994 Trata-se da primeira associação de nível sub- regional criada no âmbito do movimento de fomento do associativismo florestal, desencadeado com a criação da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal. Esta associação tem como objectivo fundamental, através da união dos proprietários florestais, criar serviços que os apoiem no sentido de valorizar o seu património florestal, procurando desta forma ultrapassar dificuldades que teriam se actuassem isoladamente.

3 Vale do Sousa O Vale do Sousa confina a norte com o Vale do Ave, a sul com o Entre-Douro e Vouga, a poente com a Área Metropolitana do Porto e a nascente com o Baixo Tâmega. No total, os seis concelhos integram 144 Freguesias, que abrangem uma área de aproximadamente 767,1 Km2.

4 Serviços prestados pela AFVS A AFVS disponibiliza aos seus associados um conjunto de serviços que permite uma melhoria na gestão das suas propriedades florestais e um aumento da sua rentabilidade económica, recorrendo ao uso de boas práticas florestais. Sensibilização e educação ambiental e Florestal Apoio Técnico Projectos Florestais Formação Avaliação de material Lenhoso Levantamentos GPS Equipa de Sapadores

5 Sensibilização e educação ambiental e Florestal Uma vez detectada uma escassez de conhecimento por parte da população acerca da floresta do Vale do Sousa e com consequência sobre os seus direitos e deveres para usufruir desta, a associação criou um novo serviço de Sensibilização e Educação Ambiental e Florestal organizando com sucesso quatro caminhadas, um concurso de artes plásticas nas escolas de 1ºciclo e uma prova aventura de orientação 1ª Caminhada Ecológica: 21 de Março de 2009, Capela, Penafiel 2ª Caminhada Ecológica: 5 de Julho de 2009, Sobreira Paredes 3ª Caminhada Ecológica: Paço de Sousa, Penafiel, 7 de Novembro de ª Caminhada Ecológica: Lagares, Penafiel, 21 de Março de 2010 Concurso "Vamos cuidar da Floresta" 1ª Prova Aventura: Raiva, Castelo de Paiva, 1 de Maio de 2010

6 Apoio Técnico Apoio Técnico: 1 - Aconselhamento técnico sobre espécies a instalar, adubações, controle de infestantes, prevenção e combate a pragas e doenças, acções de prevenção de incêndios e outras; 2 - Acompanhamento da execução de trabalhos no terreno; 2 - Apoio na execução de podas de formação e desramações.

7 Projectos Florestais A AFVS presta aos seus associados apoio em projectos de investimentos com e sem financiamento público: 1 - Informação sobre os diversos programas de apoio e sua adequação ao associado; 2 - Visitas ao terreno para avaliação da situação; 3 - Elaboração das candidaturas e respectivas cartografias digitais; 4 - Acompanhamento dos trabalhos no terreno; 5 - Apoio na organização de Agrupamentos de Proprietários Florestais.

8 Formação Realizamos várias acções de formação para proprietários, empreiteiros florestais e bombeiros. Estas acções são coordenadas pela FORESTIS e são realizadas de acordo com um diagnóstico que efectuamos junto dos nossos associados. Acções já realizadas: 1 - Gestão e Protecção Florestal 2 - Silvicultura de Pinheiro Bravo 3 - Silvicultura do Eucalipto 4 - Nutrição, Fertilização e Produtos Fitofármacos na Floresta 5 - Podas de Desramações 6 - Pragas e Doenças 7 - Prevenção de Incêndios Florestais 8 - Adubação do Eucalipto

9 Avaliação de material Lenhoso Avaliação de Material Lenhoso Realizamos medições que permitem estimar o volume de madeira que existe numa determinada mata, e assim, aumentar o nível de conhecimento do associado no momento da venda.

10 Levantamentos GPS Levantamentos de áreas com equipamento GPS A AFVS possui dois equipamentos de GPS para efectuar levantamentos perimetrais das propriedades. A recolha da informação com este equipamento permite obter um mapa com a sua localização e área.

11 Equipa de Sapadores Em 1999 a Associação Florestal do Vale do Sousa constituiu a sua primeira equipa de sapadores florestais. Em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras estiveram na origem da constituição, em 2001, da segunda equipa para prestar serviços aos associados do Concelho durante 6 meses e à Câmara Municipal nos outros 6. Estas prestam serviços aos nossos associados, às Câmaras Municipais e à Direcção Geral dos Recursos Florestais. Durante o Inverno executam acções de silvicultura (limpeza de mato, selecção de rebentos de eucalipto, podas e desramações, plantações, aplicação de herbicida em infestantes lenhosas, manutenção de caminhos florestais, etc.). Durante o período crítico (Julho a Setembro) fazem vigilância, 1.ª intervenção e apoio ao combate a fogos florestais.


Carregar ppt "Associação Florestal Vale do Sousa. A Associação Florestal do Vale do Sousa é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída a 30 de Março de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google