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Angola – Um mercado de oportunidades

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Apresentação em tema: "Angola – Um mercado de oportunidades"— Transcrição da apresentação:

1 Angola – Um mercado de oportunidades

2 Ficha de mercado Angola é um parceiro com muito significado para Portugal. Apresentando-se como, potencialmente, um dos mais prósperos países de África, devido às suas reservas de petróleo, às capacidades hidroelétricas, aos minerais de que dispõe e às grandes extensões de terra cultivável, das quais só uma pequena parte está aproveitada. Designação oficial: República de Angola Área: km2 (14 vezes maior que Portugal) Capital: Luanda Outras cidades importantes: Huambo; Lobito; Benguela; Lubango; Namibe; Malanje e Cabinda. População: 14,3 milhões de habitantes (estimativa de 2005); dos quais Luanda tem 4 milhões de habitantes Língua: A língua oficial é o português, mas são falados diversos dialectos africanos (umbundu, kimbundu, kikongo, chokwe, entre outros)

3 Esperança de Vida: 40,1 anos
Estrutura Etária: 0-14 anos: 43% 15-64 anos: 53,7% + 65 anos: 2,8% Esperança de Vida: 40,1 anos Portos: Cabinda, Luanda, Lobito, Namibe e Soyo Moeda: Kwanza (AOA) Províncias: 18

4 Estatísticas O investimento privado em Angola desempenha, hoje, um papel crucial no desenvolvimento da economia angolana. Pela mesma razão, o Governo de Angola estabeleceu um regime legal de incentivos suficientemente atrativo para os potenciais investidores. Não só ao nível da oferta de garantias credíveis de segurança e estabilidade jurídicas para os seus investimentos, como também, e sobretudo, estabelecendo regras e procedimentos claros, simples e céleres para os respetivos processos de aprovação. Foi, assim, adotado um quadro legal que possibilite a realização de empreendimentos que envolvam investimentos privados, sejam estes nacionais ou estrangeiros. Uma iniciativa governamental que auxilia Angola na apresentação de números como os que apresentamos nos Gráficos que se seguem.

5 Meio envolvente FICHA 1 - Análise do Meio Envolvente
2008 2009 2010 2011 2012 Fatores Económicos Anos N-5 N-4 N-3 N-2 N-1 Taxa de Crescimento do PIB 13,2 0,9 1,6 3,4 8,2 Taxa de Inflação 12 13,7 13,3 13,5 10 Taxa de Desemprego 9,89 33,4 35,4 Fatores Demográficos Taxa de Natalidade 44,09 43,69 43,33 42,91 39,36 Taxa de Mortalidade 24,44 24,08 23,74 23,4 12,06 Esperança Média de Vida 37,92 38,2 38,48 38,76 54,59 Fatores Tecnológicos Quantificar entre Muito Difícil; Difícil; Razoável; Fácil; Muito Fácil Acessibilidade a Novas Tecnologias muito dificil dificil razoável fácil Integração das Novas Tecnologias Difícil Disponibilidade de Pessoal Qualificado Fatores Político-legais O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, em que o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, tem ainda poderes legislativos e nomeia o supremo tribunal, de modo que o princípio da divisão entre poderes legislativo, executivo e judiciário, fundamental para um sistema democrático, está abolida. Fatores Socioculturais A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de Fatores Socioculturais crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima. Cada empresa, está envolvida por variáveis chave que determinam de alguma forma o seu modo de atuação.

6 Segmento 1 – Luanda Dimensão – Características – Luanda é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro económico do país. Constitui um município subdividido em 13 distritos urbanos e é também a capital da província homónima.

7 Segmento 2 – Huambo Dimensão – Características – Huambo é uma cidade e município em Angola, sede da província do Huambo. A cidade teve a designação oficial de Nova Lisboa entre 1928 e O município tem km2 e cerca de habitantes. É limitado a norte pelo município de Bailundo, a Este pelo município de Tchicala – Tcholoanga, a Sul pelo município do Chipindo, e a Oeste pelos municípios de Caála e Ekunha. É constituído pelas comunas de Chipipa, Huambo e Kalima.

8 Clientes/consumidores

9 Miguel Vieira vai abrir loja em Angola Calçado
O ‘designer' português Miguel Vieira prepara-se para entrar no mercado angolano, com a abertura de uma loja na capital Luanda. A estreia insere-se na estratégia de reforço da internacionalização da marca. "Em Angola, estamos dependentes da inauguração do centro comercial, que já esteve previsto abrir no ano passado", explica o ‘designer.

10 Principal concorrente
Concorrência Atualmente existe um forte investimento nacional e internacional no setor de calçado em Angola, pois este mercado está a apresentar imensas oportunidades. Os produtos são introdutores e a concorrência cada vez mais rápida por se estar a competir neste país (Angola)e ganhar uma boa percentagem de quota de mercado. Principal concorrente

11 Seaside calça Angola A Seaside inaugurou a sua primeira loja com nome próprio em território angolano. O espaço, localizado em Luanda, conta com uma exposição aproximada de 500 metros quadrados, e implicou um investimento a rondar os 240 mil euros.

12 “Queremos revolucionar o mercado com o nosso produto de qualidade, a preços competitivos. Queremos atingir todos os segmentos socioeconómicos, não esquecendo todos aqueles que por motivos económicos não podem ter acesso a calçado de qualidade a preços acessíveis. Pretendemos democratizar o acesso ao calçado”, explica Paulo Condeço, Diretor Geral da Seaside. Até 2015 a Seaside prevê a abertura de mais 15 lojas em Angola, num investimento total que deverá chegar aos 4 milhões de euros.

13 A estratégia com que a Seaside calça o negócio
Com mais de duas décadas de experiência no setor do calçado e raízes 100% portuguesas, a Seaside quer contrariar a crise e continuar a crescer. Em 2012 vendeu mais de 4 milhões de unidades e cresceu 8% face ao ano anterior. A estratégia de crescimento da marca que na última década tem apostado em rostos mediáticos para darem a cara pela marca e criar, assim, uma relação mais próxima com os consumidores. Posiciona-se como uma marca de produtos de qualidade a preços acessíveis, a grande parte da sua oferta é destinada ao segmento feminino. Ao longo dos anos a marca tem tentado adaptar-se constantemente à evolução do mercado. e apesar de se ter recusado a entrar nos centros comerciais, agora estes espaços já representam um volume de vendas de 60%. Tem já mais de 70 lojas em Portugal, mas quer dar novos passos rumo ao mercado externo. Em entrou em Angola, onde espera chegar aos 7 espaços em Para este ano deseja também crescer 20%.

14 Estudo de mercado Angola

15 Os objetivos pretendidos
Este trabalho tinha como objetivo procurarmos informações sobre este país (Angola) para se apostar numa internacionalização de uma empresa nacional, mas, para isso, tivemos que estudar o seu mercado para sabermos se valeria a pena ou não.

16 O plano de trabalho decidido
O nosso plano de trabalho decidido foi um plano de procura de diversas informações acerca do mercado angolano, procurando também uma breve pesquisa sobre o mercado de calçado em Angola para ficarmos a saber se podemos, de facto, apostar nele. Atualmente em Angola, o crescimento económico e financeiro tem vindo a aumentar, o que é relevante para este estudo, pois se as pessoas têm dinheiro, maior é a sua procura.

17 Os dados recolhidos e seu tratamento
Demografia População em milhões – 18,05 Densidade populacional hab/m2 – 19,9 Estrutura etária: 0-14 anos – 43,2% 15-64 – 54,1% +65 anos – 2,7% Taxa de natalidade (nascimento por cada mil habitantes) – 39,36% Taxa de mortalidade(mortes por cada mil habitantes) – 12,06% Taxa de mortalidade infantil (mortes por cada mil habitantes) – 83,53% Taxa de alfabetização – 67,4%

18 Os dados recolhidos e seu tratamento
Política O regime político atual em Angola é a presidência, em que o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, tem ainda poderes legislativos e nomeia o supremo tribunal, de modo que o princípio da divisão entre poderes legislativo, executivo e judicial, fundamental para um sistema democrático, está abolida.

19 As conclusões da equipa que o realizou
Fazer um estudo de mercado, de facto tens muitos aspetos relevantes que temos que ter em conta. O Marketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para melhorarem a sua relação com os clientes, promoverem os seus produtos e marca que irá resultar num aumento do volume de vendas para a empresa, e que engloba muitos temas. O mercado é um conjunto de atuais e potencias compradores de um produto. O estudo de mercado é um estudo muito complexo, pois envolve imensos conceitos entre o consumidor, o produtor/vendedor com o meio envolvente. O estudo deste mercado deve ser objetivo, ter toda a informação necessária e correta para facilitar a tomada de decisão. Um estudo de mercado é muito importante para ajudar qualquer empresa a preparar-se para entrar no mercado ou se a mesma empresa está a sofrer alterações, este é fundamental para o conhecimento do comportamento dos clientes e da concorrência. Há que ter em atenção todos os fatores que interagem com um mercado específico, pois todo o trabalho inserido num estudo pode ser posto em causa.


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