A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenheiros na Administração Equipe: Gustavo, Mauro Pask,Paulo, Terry, Túlio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenheiros na Administração Equipe: Gustavo, Mauro Pask,Paulo, Terry, Túlio."— Transcrição da apresentação:

1 Engenheiros na Administração Equipe: Gustavo, Mauro Pask,Paulo, Terry, Túlio

2 Áreas de atuação do engenheiro O engenheiro, dependendo de sua qualificação, pode atuar em diversas áreas. Em todas elas, o interesse e a facilidade em lidar com a Matemática é fundamental. PESQUISA: buscando novos conhecimentos e técnicas; PRODUÇÃO: transformando matérias primas em produtos; CONSTRUÇÃO: concretizando os desenhos; OPERAÇÃO: mantendo e administrando as máquinas para otimizar a produtividade; VENDAS: oferecendo serviços, ferramentas e produtos; ADMINISTRAÇÃO: planificando, organizando, programando, dirigindo e controlando o desenvolvimento de projetos.

3 Mercado de trabalho Atualmente, o mercado de trabalho requer que os profissionais com formação técnica atuem não apenas como decisores e gestores da tecnologia, mas também como gestores administrativos no âmbito mais amplo do termo. Hoje, os engenheiros precisam entender o funcionamento do sistema dinâmico e complexo que caracteriza uma empresa moderna, versando trabalhos que envolvem questões legais, financeiras, econômicas, relacionadas ao gerenciamento das pessoas envolvidas nos processos.

4 DIFERENCIAIS DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA

5 Lógica Quantos táxis há em Nova York? Quantas bolinhas de pingue- pongue cabem em um Boeing 737? Um engenheiro dificilmente perde a cabeça diante de perguntas como essas, típicas de entrevistas de recrutamento. "Antes de chegar a alguma conclusão sobre o todo, você quebra em pedacinhos, analisa cada um e então monta tudo e resolve a questão", diz o headhunter Ricardo Rocco, diretor da Russell Reynolds. Ele sabe o que está falando: é formado em engenharia mecânica e aeronáutica.

6 Exatidão Engenheiros não lidam com margem de erro, aquela possibilidade de dar tudo errado. Ao olhar um problema, identificam todas as variáveis e questionam os dados até achar a resposta certa.

7 Raciocínio analítico Engenheiros aprendem a pensar de maneira estruturada e têm capacidade de abstrair e criar fórmulas para chegar a uma resposta, mesmo com informações incompletas.

8 Autodidatismo Pergunte a um engenheiro formado em uma escola de primeira linha sobre apostilas que ele usou no curso. "Do que é que você está falando?", ele deve responder. Uma característica marcante das boas faculdades de engenharia, que aparece também em escolas de outras áreas, é que os alunos não recebem nada mastigado, condensado em apostilas. "Eles precisam correr atrás da matéria, conseguir as informações sozinhos. Essa é uma das maiores contribuições da faculdade, diz o professor Roberto Nasser, coordenador de orientação vocacional do Colégio Bandeirantes, em São Paulo.

9 Familiaridade com números Com tantas informações e dados ao alcance de todos, a capacidade de lidar com matemática e com estatística tornou fundamental para um bom gestor e os cursos de administração não oferecem esse conhecimento matemático avançado.

10 OPNIÕES DE ESPECIALISTAS

11 Luís Testa Gerente comercial da Vagas Tecnologia A procura por esse tipo de profissional aumentou muito nos últimos anos. O engenheiro hoje ocupa posições estratégicas nas companhias e participa de decisões importantes onde atua. Vemos também uma crescente movimentação desse público em busca de novas oportunidades. Há muitas ofertas para quem trabalha nessa área.

12 Luis Carlos Cabrera Diretor da Panelli Mota Cabrera Eles sabem resolver problemas como ninguém. Na prática, isso quer dizer que não desistem de encontrar uma solução, não se contentam com os dados aparentes, têm uma ordem lógica para trabalhar.

13 Paulo Helene Coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola Politécnica de Engenharia, da Universidade de São Paulo Por causa da disciplina e da visão de planejamento, eles sempre se saíram bem na alta cúpula das empresas.

14 Carlos da Costa Diretor do Ibmec, em São Paulo O mercado continua precisando de gente que raciocine de maneira estruturada e isso os engenheiros fazem como ninguém. Essa habilidade falta em muitos administradores, que geralmente recorrem ao feeling.

15 REPORTAGENS A RESPEITO

16 Engenheiro é o profissional mais buscado para cargos executivos Terra Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Os engenheiros são os profissionais mais procurados no País, sendo 37% das vagas de cargos executivos disponíveis destinadas para profissionais dessa área, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pela empresa de recrutamento executivo Michael Page. A engenharia também é líder de vagas abertas na Argentina (34%), Colômbia (28%) e Chile (18%). No Brasil, a segunda área com mais vagas em aberto é administração, com 25%, seguida por tecnologia, com 8%. A administração também está em segundo lugar no México, Colômbia, Argentina e Chile. A empresa também mostrou a importância do idioma para a maioria das vagas. Os dados apontam que o inglês é exigido em 51% das vagas disponíveis no País - 6% exigem o espanhol. A pós-graduação ou MBA também é relevante para algumas empresas, sendo que 10% das vagas pedem MBA, enquanto 7% necessitam de pessoas pós-graduadas. Habilidades comportamentais O estudo também avaliou as habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas na hora de contratar profissionais. No Brasil, gestão de pessoas (43%) e relacionamento interpessoal (31%) são as habilidades mais visadas nas oportunidades publicadas. Liderança (19%), foco em resultados (12%) e capacidade de execução (9%) também foram lembrados. O estudo considerou ofertas de emprego no Brasil, México, Colômbia, Argentina e Chile no primeiro semestre de 2013.

17 Alguns executivos-engenheiros Henrique Meirelles gerente financeiro no Bank Boston Leasing vice-presidente de marketing, crédito e operações do Bank Boston Brasil presidente do Bank Boston Brasil presidente da Bank Boston Corporation presidente de Global Banking (área internacional) do FleetBoston's Global and Wholesale Bank

18 Alguns executivos-engenheiros Paulo Zotollo Foi presidente da Nivea e da Philips Fernando Terni Presidente na Alliar Medicina Diagnóstica Conselheiro na Terni & Associados Ltda Presidente na Schincariol Vice-Presidente na Nokia America Latina Presidente na Nokia do Brasil Presidente na Intelig Telecom Vice Presidente Transmissão e Distribuição na ABB Brazil

19 Alguns executivos-engenheiros Maurício Botelho Diretor da Cobrel Maquip S.A. Comércio e Engenharia De 1988 a Presidente da OTL – Odebrecht Automação e Telecomunicações Ltda Vice-Presidente Executivo na Tenenge – Técnica Nacional de Engenharia S.A Diretor presidente da Embraer Presidente do Conselho de Administração da Embraer até janeiro de 2012 Faz parte do Conselho de Administração da CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração Compõe o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal Em Dezembro de 2009 foi eleito pela Harvard Business Review, um dos cem melhores executivos do mundo, ocupando a 65ª colocação.

20 OBRIGADO!


Carregar ppt "Engenheiros na Administração Equipe: Gustavo, Mauro Pask,Paulo, Terry, Túlio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google