A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa."— Transcrição da apresentação:

1 Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa CIEE de Educação a Distância Rosa Maria Simone – Zélia Ribas V. T. Soares – Claudia Xavier Perez –

2 Centro de Integração Empresa Escola - CIEE Organização não- governamental De assistência social De fins filantrópicos Sem intuito lucrativo Com foco na atuação socialmente responsável

3 Nossa missão é promover atividades que contribuam não só para a capacitação por via educacional, mas também para a ampliação de oportunidades profissionais ao jovem brasileiro, visando sua inclusão no mercado de trabalho e consequente exercício da cidadania. Centro de Integração Empresa Escola - CIEE

4 Programa de Educação a Distância Nosso objetivo é capacitar, aprimorar e atualizar o estudante do ensino médio, ensino profissional de nível médio e ensino superior para que obtenha conhecimentos e desenvolva habilidades e atitudes que facilite sua inserção nos programas de estágio, bem como promova o desenvolvimento profissional dos estagiários nas empresas.

5 Processos Administração interna de 30 cursos livres classificados entre atitudinais, conceituais e técnicos por uma equipe multidisciplinar de 16 profissionais. O processo de produção dos cursos envolve pesquisas, design instrucional, preparação do conteúdo, roteirização, produção web, projeto piloto, lançamento e melhoria contínua.

6 Processos A tutoria está presente em todos os cursos e possui apoio tecnológico síncrono e assíncrono.

7 Processos Papel da tutoria favorecer o aprendizado; motivar os participantes e ajudá-los a planejar e organizar o estudo; esclarecer dúvidas pedagógicas e técnicas; moderar atividades; melhorar os processos continuadamente; adotar um perfil proativo e motivador.

8 Processos Ferramentas de colaboração Atendi- mento on-line FórumFAQChatTelefone

9 Processos Suporte eletrônico ao desempenho Manuais disponíveis para download; FAQ. Suporte Externo Botão ajuda. Suporte Extrínseco Área de mensagens. Suporte Intrínseco

10 Processos O programa adota avaliações on-line. Alguns cursos utilizam pré-requisito para liberação de aulas seguintes. Todos os cursos contemplam exercícios de assimilação com feedback automático, reforçando ainda mais o aprendizado.

11 Processos Tecnologia LMS Solução comercial.Utiliza padrão SCORM. Oferece suporte adequado às necessidades do CIEE.

12 Utilizado na elaboração de conteúdos com recursos de som, imagens, vídeos e animações. Possibilidade de gerar pacotes no formato Scorm. Lectora Utilizado para encapsular o conteúdo formatado externamente para o formato Scorm. Course Designer Utilizado para capturar conteúdos (aplicativos, área do computador) e formatá-los em vídeo. Possui capacidade para som e interação. Camtasia Utilizado para criação de animações, interfaces e interações. Utiliza linguagem de programação própria e rica, agregando várias mídias de maneira intuitiva. Flash Processos Softwares para produção dos cursos

13 Resultados Os resultados apresentados foram constatados por meio de: pesquisa no portal CIEE; enquetes publicadas no hotsite do Programa e na plataforma de gerenciamento ; avaliação de reação preenchida pelos estudantes no final do(s) curso(s). Período: ao longo de Amostra: participantes.

14 Resultados Acreditam que os conhecimentos podem ser colocados plenamente em prática. Avaliaram como muito alta e alta a contribuição dos cursos de EaD para a vida profissional. Avaliação da contribuição dos cursos entre as categorias.

15 Resultados Uma amostra da avaliação de reação analisou se os estudantes se sentem mais preparados para o mercado. Resultado por categoria de cursos.

16 Resultados 94% dos participantes avaliaram que o seu nível de aprendizagem nos cursos ficou entre excelente e bom. 84% conseguiram executar muito bem as atividades com os conhecimentos adquiridos. 60% apontaram que o nível de conhecimento aumentou consideravelmente após a realização dos cursos. 46% indicaram que a execução das tarefas no estágio melhorou muito. 45% notaram mudanças no desempenho, mas acreditam que podem melhorar ainda mais se continuarem realizando os cursos do Programa.

17 Resultados dos participantes acreditam que os cursos contribuíram para aprovação nos processos seletivos. dos participantes conferem alto valor (reconhecimento) aos cursos de EaD, pois graças a eles estão mais preparados para o mercado de trabalho.

18 Resultados Até 2009 houve crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior e % em relação ao número de treinamentos realizados desde o lançamento do Programa. Até julho

19 Novas ações Manter e estabelecer novas parcerias. Consolidar as ações para negociação de produtos e serviços oferecidos pelo Programa. Continuar alinhando os objetivos organizacionais.

20 OBRIGADA! Rosa Maria Simone Zélia Ribas V. Teixeira Soares


Carregar ppt "Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google