A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ROSA MARIA SIMONE ZÉLIA RIBAS VARAJÃO TEIXEIRA SOARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ROSA MARIA SIMONE ZÉLIA RIBAS VARAJÃO TEIXEIRA SOARES"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ROSA MARIA SIMONE ZÉLIA RIBAS VARAJÃO TEIXEIRA SOARES ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS EDUCAÇÃO CONTINUADA EM GERAL DESCRIÇÃO DE PROJETO EM ANDAMENTO EXPERIÊNCIA INOVADORA

2 ORGANIZAÇÃO E NEGÓCIO O CIEE é uma organização não-governamental, de assistência social, de fins filantrópicos e sem intuito lucrativo, tem foco na atuação socialmente responsável, como forma de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável do País.

3 Oferecer à comunidade brasileira soluções que contribuam efetivamente para a capacitação profissional da juventude, visando à sua integração ao mercado de trabalho e ao exercício da cidadania. Ser reconhecida como a maior e melhor instituição brasileira na interação educação e trabalho. MISSÃO VISÃO

4 VALORES: responsabilidade social; comunidade bem atendida; postura ética e imparcial; confiança e credibilidade; aprimoramento contínuo; soluções ágeis e inovadoras; profissionais competentes, valorizados e motivados; dedicação e lealdade; trabalho em equipe; crescimento contínuo auto-sustentável; orientação para resultados.

5 PROGRAMAS OFERECIDOS: programas de estágio; programas de trainee; desenvolvimento estudantil e profissional; orientação e informação profissional; aprendiz; pessoas com deficiência; alfabetização de adultos.

6 PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O programa surgiu a partir das percepções dos dirigentes da instituição que sempre enfatizaram a necessidade de aperfeiçoamento constante dos estudantes, independente da sua localização geográfica e disponibilidade de tempo. PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

7 OBJETIVO Capacitar, aprimorar e atualizar os estudantes do ensino médio, ensino profissional de nível médio e ensino superior, visando a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que venham a facilitar sua inserção nos programas de estágio, bem como promover o desenvolvimento profissional dos estagiários nas empresas.

8 MISSÃO Integrar nossa rede de disseminação de conhecimentos, os milhares de jovens que, por causa da geografia e/ou desigualdade no acesso à educação, estão à margem dos processos de capacitação que facilitam sua inserção no mercado de trabalho.

9 CONTEÚDOS: cursos desenvolvidos sob medida; formato peculiar e diferenciado para atender uma clientela bastante heterogênea; simulações para que o estudante possa vivenciar a situação na prática.

10 CONTEÚDOS: CARACTERÍSTICAS Conteúdos adaptados às necessidades dos estudantes, criando conexões com o cotidiano, transformando-os em comunidades vivas de investigação, com atividades de comunicação e pesquisa. Cursos interativos, ilustrados, animados e totalmente auto-instrucionais, com a vantagem de se adaptar ao ritmo de aprendizagem de cada um.

11 CURSOS CONCEITUAIS Atualização Gramatical Currículo sem Segredo Entrevista: Como Encará-la! Dinâmicas e Testes na Seleção Postura e Imagem Profissional Produção de Textos e Redação Empresarial Orientação e Informação Profissional Como Administrar suas Finanças

12 CURSOS TÉCNICOS Microsoft Excel Microsoft Word Microsoft PowerPoint Microsoft Access Fundamentos de Rede Flash CURSOS TÉCNICOS

13 CURSOS ATITUDINAIS Atitude Empreendedora Atenção Concentrada Relacionamento Interpessoal: da Inteligência Emocional à Negociação Resolução de Problemas Lógica e Criatividade Introdução a Projetos Administração do Tempo Cidadania e Meio Ambiente

14 BENEFÍCIOS: qualificação e preparo para os processos seletivos; desenvolvimento de habilidades e atitudes valorizadas pelas empresas; construção do conhecimento; desenvolvimento do autodidatismo, criatividade, responsabilidade, comunicação e cooperação; facilidade no acesso à informação.

15 Chat Fórum Apostila Turmas fechadas para instituições de ensino e empresas FERRAMENTAS E AÇÕES Acompanhamento tutorial proativo Suporte pedagógico e técnico Profissionais capacitados Investimentos em tecnologia Pesquisas e avaliações constantes

16 TAIS AÇÕES IMPACTARAM EM: ampliação das ferramentas para troca de experiência com outros estudantes, facilitando ainda mais a aquisição do conhecimento; profissionais motivados e altamente capacitados; acompanhamento da tecnologia e recursos de ponta; padronização e agilidade nas solicitações dos estudantes; aumento significativo no número de participantes em relação aos anos anteriores; melhoria na qualidade dos serviços prestados pela equipe de tutoria; cursos ainda mais ricos e interativos.

17 TUTORIA ATIVA estabelecer um ambiente propício para o aprendizado; orientar e ambientar os estudantes no curso; promover a participação e a integração entre os estudantes; acompanhar o desempenho dos estudantes em relação ao cronograma do curso; comunicar-se com os estudantes em linguagem adequada; utilizar palavras estimulantes e positivas; animar a turma estimulando a discussão e reforçando o conteúdo do curso; interagir com o grupo, mantendo-se presente; valorizar os conhecimentos e as experiências trazidas pelos estudantes, estimulando-os no desenvolvimento de novos esquemas mentais; fazer acompanhamento individual, quando necessário. RESPONSÁVEL POR:

18 LIÇOES APRENDIDAS E MELHORES PRÁTICAS: Plataforma de gerenciamento: com a transferência do servidor para uma empresa externa, aumentamos em 50% a capacidade. Equipe: com um trabalho de equipe coeso e sinérgico foi possível trabalhar em sintonia, atingir objetivos e superar desafios. Evasão: graças a uma série de ações de acompanhamento e motivação dos estudantes foi possível diminuir o nível de evasão.

19 MOTIVOS DE EVASÃO:

20 RESULTADOS:

21 Em apenas três anos de atuação atingimos a marca de treinamentos realizados.

22 CRESCIMENTO DO PROGRAMA COMPARAÇÃO DO NÚMERO DE TREINAMENTOS REALIZADOS DE 2006 A 2008 (até agosto) 595%278%

23 PESQUISAS Acreditam ser possível trocar experiências com outros alunos em ambientes virtuais: Acreditam ser possível aprender por meio de ambientes virtuais: Indicariam os cursos de Educação a Distância do CIEE a seus amigos: Afirmam que os cursos contribuíram para sua vida pessoal e profissional: Avaliam a equipe de tutoras como boa e ótima: Afirmam que os cursos os ajudaram em processos seletivos: Enquetes realizadas com estudantes:

24 Empresas Acreditam que os cursos de Educação a Distância contribuem para o desenvolvimento profissional de seus estagiários. Instituições de Ensino Acreditam que os cursos de Educação a Distância contribuem na capacitação de seus alunos para a inserção do mundo do trabalho. PESQUISAS Enquetes realizadas com Empresas e Instituições de Ensino:

25 MÉTRICAS avaliações contínuas realizadas durante os cursos; avaliação de reação; depoimentos. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO / HABILIDADES E MELHORIA DE DESEMPENHO RETENÇÃO DO CONHECIMENTO / HABILIDADES Relacionadas à: avaliação de reação; depoimentos.

26 MÉTRICAS manual do curso; cronograma de estudos que o estudante tem a disposição no momento de sua inscrição; relatórios de acompanhamento dos estudantes; ficha de informação do perfil dos estudantes; avaliação e plano para melhoria da tutoria; avaliação de reação; avaliação contínua; sistema de notas; avaliação institucional; depoimentos.

27 TECNOLOGIA Utilizamos a plataforma de gerenciamento MPLS2 da MicroPower. SCORM: linguagem padrão de mercado na administração de conteúdos, reaproveitamento dos objetos de aprendizagem, sistema para acompanhamento dos estudantes, extração de informações com rapidez. SUPORTE: bom atendimento da empresa em relação às necessidades do CIEE. FERRAMENTAS: é possível utilizar recursos de fórum, chat e FAQ. Benefícios:

28 PLANEJAMENTO FUTURO: investir em recursos humanos e tecnológicos; manter e estabelecer novas parcerias; atualizar constantemente os cursos já existentes; buscar novos títulos de acordo com a demando do mercado; criar estratégias que levem o estudante a desenvolver competências, mantendo-o interessado e motivado; divulgar o programa; implantar um plano de negócios.

29 OBRIGADA!


Carregar ppt "PROGRAMA CIEE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ROSA MARIA SIMONE ZÉLIA RIBAS VARAJÃO TEIXEIRA SOARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google